[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Saudações pessoas,

Depois de pesquisar bastante acabie comprando o seguinte:
AMD Ryzen 5 9600X
MSI MAG X670E Tomahawk
XPG Lancer RGB 2x16GB CL30 6000MHz - AX5U6000C3016G-DCLARBK
Adata Legend 960 Max 1TB - ALEG-960M-1TCS

Tudo revisado no site da MSI quando ao HCL.

Chegaram as peças, montei e os leds de disagnóstico CPU e memória acessos.
Já atualizaei BIOS.
Já troquei as memórias de lugar, sempre nos slots recomendados (A2 e B2).
Revisei o slot do processador (com lupa), nenhum pino torto.
Como não tenho outra CPU AM5, outras memórias DDR5 ou outra mobo AM5, não tenho como testar independentemente.
Não sei mais o que fazer, todas as peças vieram na suas respectivas caixas lacradas.
Já li muito fórums que essa mobo tem algumas "seletividades"...

Qualquer 1 que possa dar uma dica, agradeço !

Liga o sistema e vai tomar um cafezinho ☕ Quando troquei a CPU da minha Asus demorou quase 5 minutos pra dar boot, cheguei a achar que tinha feito alguma besteira, mas pesquisando no Reddit vi que haviam casos iguais ao meu, daí um cara "descobriu" que deixando o sistema ligado acabou dando boot depois de esperar MUITO. Segui a dica e de fato o sistema deu boot 👍

Teremos cache 3D nas CPUs mobile também.

Isso é algo muito interessante para os laptops, pois a maioria utilizam resolução FHD, que é a resolução onde os jogos mais se beneficiam do cache x3D.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Saudações pessoas,

AMD Ryzen 5 9600X
MSI MAG X670E Tomahawk

Já atualizaei BIOS.
Como não tenho outra CPU AM5, outras memórias DDR5 ou outra mobo AM5, não tenho como testar independentemente.
Não sei mais o que fazer, todas as peças vieram na suas respectivas caixas lacradas.

Faz o que o amigo falou das memórias, mas ignore os slots. Teste com apenas uma memória, e teste em cada um dos 4 slots, se não der certo com a memória, faça o mesmo com a outra.
Se mesmo assim não der certo, só levando em alguma assistência, pq o certo é testar cada componente pra ter certeza onde está o problema.

Última edição:
Liga o sistema e vai tomar um cafezinho ☕ Quando troquei a CPU da minha Asus demorou quase 5 minutos pra dar boot, cheguei a achar que tinha feito alguma besteira, mas pesquisando no Reddit vi que haviam casos iguais ao meu, daí um cara "descobriu" que deixando o sistema ligado acabou dando boot depois de esperar MUITO. Segui a dica e de fato o sistema deu boot 👍
Deixei 1 hora

Saudações pessoas,

AMD Ryzen 5 9600X
MSI MAG X670E Tomahawk

Já atualizaei BIOS.

Difícil dizer... Sendo tudo novo, não tem confirmação anterior de que alguma peça está ok.
Imagino que vc não ativou XMP, overclock ou Curve Optimizer pq ainda não acessou a BIOS.
Talvez checar as conexões de energia, ATX 24 pinos e CPU 12 Volts (a sua deve ter duas CPU_PWR, mas em teoria funciona com apenas um CPU_PWR conectado), e do cooler da CPU (algumas placas não ligam sem CPU Cooler detectado).

Em termos de defeito de fábrica, na minha opinião a maior probabilidade é na placa-mãe, depois RAM e depois CPU.

Comprei uma placa mãe MSI x670E Gaming Plus Wifi quarta-feira passada em uma loja física, na ocasião pedi para atualizarem a bios pra mim pois pretendia usá-la com um 9800x3d. Levaram a placa para o técnico e devolveram depois de 10 minutos dizendo que tinha dado certo. Logo em seguida o vendedor me mostrou a placa a uma distância de 1 metro e pediu para assinar que eu estava retirando a placa em perfeito estado (aí minha cagada, não conferi nem tirei foto e assinei). Além disso, ele não recolocou o plástico de proteçao do soquete. Peguei a caixa com a placa e fui embora, passados 3 dias chegou o processador. Peguei a placa pelas laterais como sempre faço e levei para a mesa. Instalei o M2 no slot abaixo do slot do processador e quando fui colocar o processador verifiquei um brilho diferente no socket, peguei o celular e tirei uma foto. Então pude ver que estava com um pino com coloração diferente, dando mais zoon vi que estava torto. Na mesma hora peguei a placa e voltei na loja. Chegando lá, como era esperado, o vendedor disse que entregou a placa em perfeito estado e eu assinei o termo. Aì é claro ficou o jogo de empurra de quem entortou o pino, o que eu tenho consciência que nem relei no socket onde vai a cpu. Mas não posso negar que assinei e que peguei na placa umas 3 ou 4 vezes, nunca pelo meio, sempre pelas pontas. Também tenho certeza que não bati o m2 nem nada no soquete. Bom, já aceitei o prejuízo, eu assinei o termo e não tirei foto, me ferrei bonito. Preju de 2.500 reais. A placa está lá com a loja e o técnico disse que ia tentar desetortar o pino. A questão é, se ele desentortar, vou ter coragem de ligar a placa com um processador de 4k nela e arriscar queimá-lo? O que vocês acham? Melhor encarar o preju mesmo e jogar a placa no lixo eletrônico? Segue a foto do pino torto.

1PRqz3o.png

Última edição:
Comprei uma placa mãe MSI x670E Gaming Plus Wifi quarta-feira passada em uma loja física, na ocasião pedi para atualizarem a bios pra mim pois pretendia usá-la com um 9800x3d. Levaram a placa para o técnico e devolveram depois de 10 minutos dizendo que tinha dado certo. Logo em seguida o vendedor me mostrou a placa a uma distância de 1 metro e pediu para assinar que eu estava retirando a placa em perfeito estado (aí minha cagada, não conferi nem tirei foto e assinei). Além disso, ele não recolocou o plástico de proteçao do soquete. Peguei a caixa com a placa e fui embora, passados 3 dias chegou o processador. Peguei a placa pelas laterais como sempre faço e levei para a mesa. Instalei o M2 no slot abaixo do slot do processador e quando fui colocar o processador verifiquei um brilho diferente no socket, peguei o celular e tirei uma foto. Então pude ver que estava com um pino com coloração diferente, dando mais zoon vi que estava torto. Na mesma hora peguei a placa e voltei na loja. Chegando lá, como era esperado, o vendedor disse que entregou a placa em perfeito estado e eu assinei o termo. Aì é claro ficou o jogo de empurra de quem entortou o pino, o que eu tenho consciência que nem relei no socket onde vai a cpu. Mas não posso negar que assinei e que peguei na placa umas 3 ou 4 vezes, nunca pelo meio, sempre pelas pontas. Também tenho certeza que não bati o m2 nem nada no soquete. Bom, já aceitei o prejuízo, eu assinei o termo e não tirei foto, me ferrei bonito. Preju de 2.500 reais. A placa está lá com a loja e o técnico disse que ia tentar desetortar o pino. A questão é, se ele desentortar, vou ter coragem de ligar a placa com um processador de 4k nela e arriscar queimá-lo? O que vocês acham? Melhor encarar o preju mesmo e jogar a placa no lixo eletrônico? Segue a foto do pino torto.

iOwK25k.jpeg
Dá pra desentortar de boas, geralmente não dá problema.
Pior dos casos a CPU tem garantia de toda forma.

Dá pra desentortar de boas, geralmente não dá problema.
Pior dos casos a CPU tem garantia de toda forma.
O mais incrível é tentar entender como entortou esse pino já que nem tentei colocar o processador e os pinos são na horizontal e aquele está todo deformado. Pra mim isso veio com defeito de fábrica mas não adiantou argumentar, assinou não leu se f...

O mais incrível é tentar entender como entortou esse pino já que nem tentei colocar o processador e os pinos são na horizontal e aquele está todo deformado. Pra mim isso veio com defeito de fábrica mas não adiantou argumentar, assinou não leu se f...
Isso ja aconteceu com amigo meu, é na hora de colocar o processador no soquete, ele escapa da mão e a quina do processador cai sobre os pinos. Por isso toda vez que vou trocar de processador aqui eu seguro bem firme:clo: antes de encaixar no soquete.

Isso ja aconteceu com amigo meu, é na hora de colocar o processador no soquete, ele escapa da mão e a quina do processador cai sobre os pinos. Por isso toda vez que vou trocar de processador aqui eu seguro bem firme:clo: antes de encaixar no soquete.
Só que eu nem tentei colocar o processador. O técnico da loja fez update de bios na hora da compra mas ele diz que também não colocou processador.

Alguém consegue saber o que faz o pino danificado pela imagem abaixo, por favor?

sVIEyZ3.jpeg

1739px-Socket_AM5_pinmap.svg.png

Última edição:
Só que eu nem tentei colocar o processador. O técnico da loja fez update de bios na hora da compra mas ele diz que também não colocou processador.

Alguém consegue saber o que faz o pino danificado pela imagem abaixo, por favor?

sVIEyZ3.jpeg

Socket_AM5_pinmap.svg
Dando uma olhada rápida, parece ser ou um vcc ou gnd. Pino de energia.

sVIEyZ3.jpeg

1739px-Socket_AM5_pinmap.svg.png
Eu nem encontrei o pino danificado...kkkkkk

1PRqz3o.png
Loja física tem dessas, numa olhada rápida é pouco provável conseguir detectar alguma coisa relevante mas se eu tivesse tido um tratamento próximo ao que vc relatou eu simplesmente teria ido embora sem comprar nada.

O erro na verdade foi pedir pra loja atualizar quando vc mesmo poderia ter feito em casa antes mesmo de colocar o processador em cima, assim ninguém teria baforado em cima dela e provavelmente isso não teria ocorrido (se foram eles mesmo).

Por fim, não sei se é impressão minha mas observando a última foto do socket a placa mãe nem nova parece ser, mas talvez seja a qualidade da foto.

Loja física tem dessas, numa olhada rápida é pouco provável conseguir detectar alguma coisa relevante mas se eu tivesse tido um tratamento próximo ao que vc relatou eu simplesmente teria ido embora sem comprar nada.

O erro na verdade foi pedir pra loja atualizar quando vc mesmo poderia ter feito em casa antes mesmo de colocar o processador em cima, assim ninguém teria baforado em cima dela e provavelmente isso não teria ocorrido (se foram eles mesmo).

Por fim, não sei se é impressão minha mas observando a última foto do socket a placa mãe nem nova parece ser, mas talvez seja a qualidade da foto.
Sim, concordo, nunca mais faço isso. Acho que a placa é nova sim, embora não estivesse lacrada, os componentes todos estavam e está com cheirinho de nova..... pelo que o Igor e outros amigos do reddit responderam parece ser mesmo um pino vddcr ou terra. Menos mal, mas mesmo assim acho que não vou ter coragem de usá-la mesmo desentortando ou arracando o pino. Por quando será que eu consigo vender esta placa no ML dando ciência do ocorrido? Vou ver se pelo menos amenizo um pouco o prejuízo.

Última edição:
Alguém sabe uma loja confiável que tenha o 9800x3d por menos de 4.5k?

to vendo que não vai baixar tão cedo, na kabum 5100

Alguém sabe uma loja confiável que tenha o 9800x3d por menos de 4.5k?

to vendo que não vai baixar tão cedo, na kabum 5100
Acho difícil já que na gringa vc não encontra ele por menos de $640

Estou vendo o preço do 9800X3D, tem lojas ai estourando os 6 mil. Ficaram insanos. Ridículo demais.

Estou vendo o preço do 9800X3D, tem lojas ai estourando os 6 mil. Ficaram insanos. Ridículo demais.
Acho difícil já que na gringa vc não encontra ele por menos de $640
O meu amigo comprou a placa mãe, ficou com pena de pagar 4200 no processador lá em dezembro, agora ta xorando o preço.
ainda eu falei pra ele na época que não ia baixar de 4k, mas ele teimou falando sobre 7800x3d, etc.
Agora ja era

Sim, concordo, nunca mais faço isso. Acho que a placa é nova sim, embora não estivesse lacrada, os componentes todos estavam e está com cheirinho de nova..... pelo que o Igor e outros amigos do reddit responderam parece ser mesmo um pino vddcr ou terra. Menos mal, mas mesmo assim acho que não vou ter coragem de usá-la mesmo desentortando ou arracando o pino. Por quando será que eu consigo vender esta placa no ML dando ciência do ocorrido? Vou ver se pelo menos amenizo um pouco o prejuízo.
Espero que tenha aprendido. Loja física, de hardware, em 98% dos casos quando você está andando na rua e vê uma, passa para o outro lado, e se possível dá uma corridinha, sem olhar pra trás.

O que os caras devem ter feito é comprado a placa mais barata pelo fato do pino já estar torto, e te vendido ela mais caro do que a nova. Mexo com hardware há praticamente 30 anos, e nada mudou nesse período no que tange à picaretagem das lojas físicas.

Que safra horrorosa de processadores, tanto da AMD quanto da Intel, tudo com preço astronômico. Vou na geração passada da Intel gastando 50% a menos pra ter 1% a menos de performance.

Última edição:
Fica de olho, o preço da Kabum está bem volátil. Eu paguei 4400 na quarta-feira na quinta subiu para 5k. Na Pichau estava 4.100 logo após o Natal, fiquei enrolando acabou o estoque.

Espero que tenha aprendido. Loja física, de hardware, em 98% dos casos quando você está andando na rua e vê uma, passa para o outro lado, e se possível dá uma corridinha, sem olhar pra trás.

O que os caras devem ter feito é comprado a placa mais barata pelo fato do pino já estar torto, e te vendido ela mais caro do que a nova. Mexo com hardware há praticamente 30 anos, e nada mudou nesse período no que tange à picaretagem das lojas físicas.

Que safra horrorosa de processadores, tanto da AMD quanto da Intel, tudo com preço astronômico. Vou na geração passada da Intel gastando 50% a menos pra ter 1% a menos de performance.
Tá bom de comprar Intel, 14600k na gringa esta menos de $200.

ASUS apresenta ROG Crosshair X870E APEX, primeira placa APEX OC para CPUs AMD Ryzen

ASUS ROG APEX com chipset AMD X870E será lançado no final do primeiro trimestre de 2025
A ASUS lança sua primeira placa OC de ponta para sistemas AMD.

Rv1n2VZ.jpeg

A empresa acaba de revelar o novíssimo ROG Crosshair APEX. Esta placa-mãe usa o chipset AMD X870E e foi projetada para entusiastas e overclockers. Ela visa ajudar a AMD a solidificar sua presença no cenário de recordes mundiais de overclock. A ASUS já anunciou vários recordes mundiais alcançados hoje.

A ASUS também está anunciando que o trabalho em uma placa E-ATX (larger form factor) progrediu, e a empresa revelará em breve a placa ROG Crosshair X870E Extreme, sua principal placa-mãe para entusiastas. Espera-se que este produto “estabeleça novos padrões para a série em desempenho, conectividade e personalização”.

Semelhante a outras placas ROG Crosshair, a APEX possui dois slots DDR5 DIMM, uma configuração tipicamente usada em placas de overclocking entusiastas. A maioria dos recordes mundiais é alcançada com um ou dois slots DIMM, já que os entusiastas tendem a preferir configurações dual-DIMM para atingir frequências mais altas e menor latência.

A ASUS confirmou que seu “SAFEDISK” com overclock já atingiu um overclock de memória de 10.200 MT/s com resfriamento a ar usando a APU Ryzen 5 8500G.

O profissional OC-er SAFEDISK já alcançou oito recordes de Primeiro Lugar Global usando o ROG Crosshair X870E Apex e um AMD Ryzen 9 9950X. Há mais, e certamente atrairá a atenção de qualquer pessoa com cargas de trabalho sensíveis à memória. Instalamos um kit de memória DDR5 de 48 GB particularmente selecionado da G.SKILL e executamos o show com uma CPU AMD Ryzen 5 8500G. Conseguimos levar o kit de memória até 10.200 MT/s — usando resfriamento a ar.

EcseBls.jpeg

yCesasg.jpeg

O ROG Crosshair X870E Apex é equipado com soluções de resfriamento avançadas para dar suporte às suas capacidades de alto desempenho. Ele apresenta dissipadores de calor altos e grossos conectados por um tubo de calor em forma de L para dissipação de calor eficiente, integrado com a tampa de E/S. Vários conectores de ventoinha, incluindo um conector de bomba AIO de 4 pinos e um conector W_PUMP+ de alta amperagem, permitem ampla personalização de resfriamento. O ROG Memory Fan Kit incluso fornece fluxo de ar direcionado para cartões de memória e dissipadores de calor VRM, enquanto a armadura de metal na parte traseira adiciona reforço estrutural e resfriamento passivo.

Projetada para hardware de última geração, esta placa-mãe se destaca em overclocking e conectividade de alta velocidade. Ela suporta slots PCIe 5.0 x16 duplos para as placas de vídeo mais rápidas, com uma configuração x8/x8 para configurações multi-GPU. As opções de armazenamento incluem três slots PCIe 5.0 M.2 com instalação M.2 Q-Latch sem ferramentas, dois slots PCIe 4.0 M.2 via placa ROG DIMM.2 e quatro portas SATA de 6 Gbps. Esses recursos oferecem velocidades de transferência extremamente rápidas e ampla capacidade de armazenamento, atendendo tanto a criadores quanto a jogadores.

85VxsEW.jpeg

O Apex oferece WiFi 7 com um módulo 2×2 com suporte a canais de 320 MHz e otimização de rede aprimorada por IA por meio do AI Networking II. Ele possui duas portas USB4 de 40 Gbps para dispositivos externos e monitores de alta velocidade, junto com oito portas USB adicionais de velocidades variadas. Uma porta USB de 20 Gbps no painel frontal com Quick Charge 4+ suporta carregamento rápido de até 60 W para smartphones e outros dispositivos.

A ASUS confirmou que o ROG Crosshair X870E Apex estará disponível no primeiro trimestre deste ano . As informações de preço ainda não estão disponíveis.

9iWps4K.png

Fonte: ASUS , HXL

Atualmente não vejo nenhuma lógica em pegar essas placas Premium, apenas se a pessoa realmente precisar de 7 NVME e 3 slots 8x.

Users who are viewing this thread

Voltar