[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
é pessoal pejo jeito nao era so a mobo nao, chegou a nova, tudo instalado corretamente, e nada do PC dar sinal de vida, testei com 1 memoria, com as duas, com a gpu, sem a gpu, com o processador, sem o processador, e nada, nenhum sinal de vida msm com uma mobo nova.
Deixou um tempinho (5-10min) o PC ligado pra ver se não vai? Perguntando só porque já vi bastante gente falar que o PC não deu sinal de vida também mas a pessoa ligava e se não desse vídeo em 1-2min ela dava reboot ou desligava sendo que as vezes o 1o boot demora um tanto a mais que isso, e esperando um pouquinho mais resolveu o caso da maioria

é pessoal pejo jeito nao era so a mobo nao, chegou a nova, tudo instalado corretamente, e nada do PC dar sinal de vida, testei com 1 memoria, com as duas, com a gpu, sem a gpu, com o processador, sem o processador, e nada, nenhum sinal de vida msm com uma mobo nova.
Quando vc disse que uma assistência tinha condenado a placa anterior imaginei que eles tinham testado todos os demais componentes em outra placa mãe.

"Sinal de vida" seria o básico tipo rodar os fans e acender leds aleatórios ou só não dá boot/post? Os leds de diagnóstico abaixo não acusaram nada?

1735244712821.png

Essa placa tem leds mais específicos de debug também, dá uma olhada no manual dela (link).

1735245124098.png

A outra hipótese é o que disse o colega acima (especialmente se estiver acendendo CPU e DRAM), deixa mais um tempo.

Quando vc disse que uma assistência tinha condenado a placa anterior imaginei que eles tinham testado todos os demais componentes em outra placa mãe.

"Sinal de vida" seria o básico tipo rodar os fans e acender leds aleatórios ou só não dá boot/post? Os leds de diagnóstico abaixo não acusaram nada?

Ver anexo 136483

Essa placa tem leds mais específicos de debug também, dá uma olhada no manual dela (link).

Ver anexo 136484

A outra hipótese é o que disse o colega acima (especialmente se estiver acendendo CPU e DRAM), deixa mais um tempo.
na verdade ele não liga mesmo, ja tentei ligar na chave de fenda, no power, o pc simplesmente não liga.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

na verdade ele não liga mesmo, ja tentei ligar na chave de fenda, no power, o pc simplesmente não liga.
nao acende nada, nao roda fan, nao acende as memorias, nada

nao acende nada, nao roda fan, nao acende as memorias, nada
Fonte e/ou tomada então.

Fonte e/ou tomada então.
estou aguardando meu irmao chegar em casa, vou testar a fonte dele. a minha eu fiz aquele teste do clips, e ela rodou normal no teste, mas tem chance de nao estar energizando o pc o suficiente ne?

Fonte e/ou tomada então.
a unica coisa q acontece e um pequeno choque qnd encosta em algo do pc

estou aguardando meu irmao chegar em casa, vou testar a fonte dele. a minha eu fiz aquele teste do clips, e ela rodou normal no teste, mas tem chance de nao estar energizando o pc o suficiente ne?
Não lembro se vc mencionou sua fonte em algum dos posts anteriores mas é pouco provável, especialmente em um teste simples sem GPU que normalmente é o que mais consome.

Nenhuma chance de ter ligado algum dos cabos invertidos (em especial EPS-12v e PCIe) ?

a unica coisa q acontece e um pequeno choque qnd encosta em algo do pc
:jac1:

Não lembro se vc mencionou sua fonte em algum dos posts anteriores mas é pouco provável, especialmente em um teste simples sem GPU que normalmente é o que mais consome.

Nenhuma chance de ter ligado algum dos cabos invertidos (em especial EPS-12v e PCIe) ?

montei e remontei 3 vezes, conferi tudo, os cabos estão todos certos

a fonteé uma rm1000e

bizarro, ligou no lugar certo o botão do power?:que:

montei e remontei 3 vezes, conferi tudo, os cabos estão todos certos

a fonteé uma rm1000e
A essa altura e tendo em vista a questão "choque" eu já teria montado apenas o básico fora do gabinete.

Olhando as especificações dessa mobo vi que que ela tem um conector PCIe (8P) na parte inferior, não sei bem qual a serventia dele mas caso tenha plugado a fonte ali, experimentou tirar?

Já com relação aos conectores de CPU (EPS12v) na parte superior, geralmente apenas um deles é suficiente, experimentou um por vez também?

A ideia é montar o mínimo possível e ir adicionando demais componentes aos poucos pra ver onde/quando o problema aparece.

A essa altura e tendo em vista a questão "choque" eu já teria montado apenas o básico fora do gabinete.

Olhando as especificações dessa mobo vi que que ela tem um conector PCIe (8P) na parte inferior, não sei bem qual a serventia dele mas caso tenha plugado a fonte ali, experimentou tirar?

Já com relação aos conectores de CPU (EPS12v) na parte superior, geralmente apenas um deles é suficiente, experimentou um por vez também?

A ideia é montar o mínimo possível e ir adicionando demais componentes aos poucos pra ver onde/quando o problema aparece.
vou testar so com 1 conector da cpu, e daqui a pouquinho vou montar fora do gabinete com outra fonte, se não funcionar, sinceramente, não sei mais o que fazer

nao sei se é util essa informação, mas o led do cabo de rede qnd conectado na placa mãe não acende tb

Última edição:
Galera, qual processador me recomendam para ter um ótimo desempenho em games, fazer transmissão ao vivo e renderizar vídeos? Pensei em pegar o 7800X3D mas não sei se ele terá um bom desempenho na parte de renderização.

Galera, qual processador me recomendam para ter um ótimo desempenho em games, fazer transmissão ao vivo e renderizar vídeos? Pensei em pegar o 7800X3D mas não sei se ele terá um bom desempenho na parte de renderização.
Considerando o atual preço hiper inflado do 7800x3D é questão de ver se prefere o desempenho extra em jogos dele ou o multi-thread de um CPU como o 7900 (1k mais barato) ou do 7950x que tá custando +- o mesmo que o 7800x3D, pra render vão atropelar o 7800x3D, em jogos vão ficar um pouco atrás, pra stream depende, eu prefiro usar o NVENC da GPU pra isso há anos, mas um CPU com mais cores dá mais margem se for usar CPU pra isso, qualquer um desses 3 pode ser uma boa escolha e vai do que você mais prioriza

vou testar so com 1 conector da cpu, e daqui a pouquinho vou montar fora do gabinete com outra fonte, se não funcionar, sinceramente, não sei mais o que fazer
E aí, novidades?

nao sei se é util essa informação, mas o led do cabo de rede qnd conectado na placa mãe não acende tb
Nunca analisei esse tipo de coisa no detalhe mas cada placa/chip de rede tem um comportamento diferente, em tese deveria acender mas não dá pra considerar piamente.

Aproveitei um cupom de aniversário na Kabum para abraçar uma MSI Pro B650M-P para a patroa e um kit de memórias bbb da Kingston.

Ver anexo 136481
Ver anexo 136480

Em termos de desempenho acho que não será muito diferente das Corsair atuais (5600@6000 CL36-36-36-1.25v, chips Samsung), apesar de não haver necessidade a ideia era migrar para um kit de 48 ou 64GB mas atualmente há poucas opções disponíveis no mercado e o que tem tá bem caro, como ano que vem viajo para o exterior de repente pego lá.

Outra vantagem é que elas são 0.1mm mais baixas que as Corsair Vengeance então não vai interferir no offset atual dos fans do NH-D15, pouquíssimas opções são mais baixas do que elas.

Mais curioso pra ver se/como irá influenciar nos tempos de boot que sempre foram ótimos com as Corsair sem precisar mexer no MCR.
Nem tudo são flores :miau:

1735299086876.png

Primeira vez que me acontece isso, logo após a compra vieram vários e-mails confirmando o pagamento (pix) e que estava "em separação" como de costume, porém, ontem passou o dia com status um pouco diferente relacionado a fornecedor e hoje mudou para este acima que -a meu ver- quer dizer basicamente a mesma coisa.

Não sei se venderam tantas memórias num curto período de tempo ou se venderam sem estoque mas elas seguiram disponíveis por mais um bom tempo após a minha compra, agora não mais.

Como não tenho pressa à principio vou aguardar, só cancelo se por ventura encontrar algo melhor nesse meio tempo, o prazo de entrega até o momento não mudou.
EDIT: Resolvi entrar em contato, falaram que provavelmente vai embolar o prazo de entrega e perguntando se quero trocar, mas lá não há opções na mesma faixa de preço e specs :kidding:

A nova AGESA 1.2.0.2b parece ter ajudado na latência... 60ns com inicialização normal do Windows com todos software no background.

Não aguentei e montei sem a VGA mesmo!
Ainda preciso configurar os led, organizar os cabos na parte de trás, comprar a placa de vídeo que ainda será lançada e fazer a configuração na BIOS dos componentes.
Quando comprar a VGA será só conectar.
:julio:

Alguém tem alguma dica do que posso fazer pra melhorar processador, memória e demais componentes na BIOS?

E como faz pra colocar as fotos em spoiler pra não sobrecarregar o fórum?!

nACJgPW.jpeg

kRejhLG.jpeg

xHoID7p.jpeg

Última edição:
Ainda preciso configurar os led, organizar os cabos na parte de trás, comprar a placa de vídeo que ainda será lançada e fazer a configuração na BIOS dos componentes.

Alguém tem alguma dica do que posso fazer pra melhorar processador, memória e demais componentes na BIOS?

Ative o XMP/EXPO nas memórias.

Será que o 7800x3d não volta pros estoques mais não? OLX até acha, mas galera tá no modo demônio com escalpers.

Falar a real que depois dessa subida do dólar e a escassez dos últimos tempos, me arrependo de não ter pego o 1o lote de 9800x3D da GK por 3800 (ou 3900?), com o preço que a galera tá pedindo nos 7800x3D usados até que não sairia caro o upgrade :haha:

Falar a real que depois dessa subida do dólar e a escassez dos últimos tempos, me arrependo de não ter pego o 1o lote de 9800x3D da GK por 3800 (ou 3900?), com o preço que a galera tá pedindo nos 7800x3D usados até que não sairia caro o upgrade :haha:
é tipo os 5800X3D...
Quando chegou a 1,5k eu não comprei, mas ainda dei sorte de vender o 5900X e pegar o 5800X3D pelo mesmo valor que vendi
Depois o 5800X3D subiu e sumiu das lojas
Hoje é só usado ou acima de 2k quando aparece a venda

mHCShgp.jpeg

cVotSnY.jpeg

oixHGhi.jpeg
Vendi minha SB AE-5 recentemente depois que troquei o gabinete
Saiu uma lagrima aqui de ver que hoje ela não esta mais no meu setup e eu uso o onboard com DAC e um AMP
Sinto uma diferença na qualidade, falta algo

é tipo os 5800X3D...
Quando chegou a 1,5k eu não comprei, mas ainda dei sorte de vender o 5900X e pegar o 5800X3D pelo mesmo valor que vendi
Depois o 5800X3D subiu e sumiu das lojas
Hoje é só usado ou acima de 2k quando aparece a venda
Foda, infelizmente não dá pra prever, imaginei que fosse dos 4k pra baixo mas se duvidar as próximas levas vem até mais caras até talvezzz dar uma baixada futuramente kkkkk

Saiu uma lagrima aqui de ver que hoje ela não esta mais no meu setup e eu uso o onboard com DAC e um AMP
DAC/Amp via de regra é pra ser "transparente", talvez a placa de som aplicava algum EQ/preset?

DAC não usa a placa onboard, ele mesmo faz tudo. Tenho um Topping DX3 Pro e é superior à minha antiga AE-5.

Users who are viewing this thread

Voltar