[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Pois é, meu último upgrade também foi com o "circo montado" pois era apenas processador e não vou negar que a pouca área de manobra e a iluminação mais ou menos quase me fizeram desmontar tudo pois mais da metade já tinha saído (cooler e gpu), mas bastou dar uma respirada e no fim deu tudo certo.

Baita azar, por mais experiência que o cara tenha às vezes a afobação pode causar acidentes.
pior que foi muito sem querer mesmo, quando fui colocar no socket, ele escorregou e caiu :(

pior que foi muito sem querer mesmo, quando fui colocar no socket, ele escorregou e caiu :(
O segredo é ser o mais grosso e despreocupado possível, eu nunca vi o cara que pega CPU com migalhas de pão na mão e encaixa sem nem olhar fazer merda, acho que é o medo e o cuidado que trava a gente, kkkkk :limo:

Pois é, meu último upgrade também foi com o "circo montado" pois era apenas processador e não vou negar que a pouca área de manobra e a iluminação mais ou menos quase me fizeram desmontar tudo pois mais da metade já tinha saído (cooler e gpu), mas bastou dar uma respirada e no fim deu tudo certo.

Baita azar, por mais experiência que o cara tenha às vezes a afobação pode causar acidentes.

Na primeira montagem sim, mas no caso das memórias já vi gente quebrando slot ao virar a placa mãe pra lá e pra cá em gabinetes mais apertados, eu prefiro colocá-las depois.
A verdade é que pra instalar CPU e MEM (principalmente esse) é preciso ter muita segurança e tranquilidade. Já aconteceu comigo de memórias sambarem pro lado, mas por Deus não quebrou. Com o tempo vc vai se acostumando com a força necessária, ou algumas formas de posicionar as mãos pra evitar essas coisas. Mas eu prefiro instalar os dois antes de colocar a placa mãe no gabinete, de forma a garantir que elas estão devidamente pressionadas. Cansei de ter instabilidades no PC pq as memórias estavam mal encaixadas..

Preguiça de fazer um thread separado então deixar aqui se tiver algum interessado e pra registrar o valor, link na imagem

Tentador, enquanto isso sigo com um 7900 guardado pensando se coloco para a patroa ou passo pra frente.

Ainda faltariam as memórias (pra mim ou pra ela) então gastaria fácil uns 2-2.5k antes de abater algo vendendo o kit atual dela (10700f).

Opinião dela sobre o tema:

n-quero-quero-n.gif

Chegaram as peças novas. Fazem muitos anos que não saia da Intel pra AMD.. vou precisar estudar um pouco pra conhecer melhor a plataforma:

Fk0Pffy.jpeg

PEZ0khD.jpeg

Boa aquisição.

Em que loja voce comprou ? Estou a procura da mesma placa mas agora parece que tudo esta fora de estoque.

CPUs AMD Ryzen R9 9000X3D supostamente mantêm frequência mais alta sem surpresa

AMD Ryzen 9 9000X3D provavelmente oferecerá clocks não-X3D
O vazador afirma que não haverá redução de frequência nas próximas CPUs dual-CCD.

ExhxyYl.png

O Ryzen 7 9800X3D foi lançado com uma frequência menor em comparação ao Ryzen 7 9700X3D, apesar de apresentar um TDP mais alto. No entanto, a série dual-CCD, conhecida como Ryzen 9 9950X3D e 9900X3D, que devem ser lançadas no mês que vem, não terá a mesma limitação de frequência.

O vazador de hardware HXL afirma que não haverá nenhuma redução de frequência para essas CPUs, o que não é surpreendente, dado que a nova série não contará com CCDs duplos com 3D V-Cache. Em vez disso, um dos CCDs priorizará alta frequência, enquanto o outro incluirá 64 MB de 3D V-Cache, semelhante à série da geração anterior.

Os fabricantes de placas-mãe começaram a introduzir seus modos 'X3D Turbo' antes mesmo do lançamento do processador 9800X3D de 8 núcleos. Essas empresas já confirmaram que a tecnologia essencialmente desabilita um CCD e desliga o SMT.

O vazador também deu a entender que o desempenho single e multithread deve corresponder ao do Ryzen 9 9950X:

Vale a pena notar que a série Ryzen 9 7000X3D também não foi afetada por frequências mais baixas. Essas CPUs ofereciam a mesma frequência máxima que suas contrapartes não X3D, permitindo que os usuários realizassem tarefas exigentes de thread único em CCD de alta frequência.

Então isso não é surpreendente, mas ainda é importante. Os modelos Ryzen 9 X3D visam claramente usuários diferentes, criadores de conteúdo que podem jogar de vez em quando, e vice-versa.

Fonte: HXL

CPUs AMD Ryzen R9 9000X3D supostamente mantêm frequência mais alta sem surpresa

AMD Ryzen 9 9000X3D provavelmente oferecerá clocks não-X3D
O vazador afirma que não haverá redução de frequência nas próximas CPUs dual-CCD.

ExhxyYl.png

O Ryzen 7 9800X3D foi lançado com uma frequência menor em comparação ao Ryzen 7 9700X3D, apesar de apresentar um TDP mais alto. No entanto, a série dual-CCD, conhecida como Ryzen 9 9950X3D e 9900X3D, que devem ser lançadas no mês que vem, não terá a mesma limitação de frequência.

O vazador de hardware HXL afirma que não haverá nenhuma redução de frequência para essas CPUs, o que não é surpreendente, dado que a nova série não contará com CCDs duplos com 3D V-Cache. Em vez disso, um dos CCDs priorizará alta frequência, enquanto o outro incluirá 64 MB de 3D V-Cache, semelhante à série da geração anterior.

Os fabricantes de placas-mãe começaram a introduzir seus modos 'X3D Turbo' antes mesmo do lançamento do processador 9800X3D de 8 núcleos. Essas empresas já confirmaram que a tecnologia essencialmente desabilita um CCD e desliga o SMT.

O vazador também deu a entender que o desempenho single e multithread deve corresponder ao do Ryzen 9 9950X:

Vale a pena notar que a série Ryzen 9 7000X3D também não foi afetada por frequências mais baixas. Essas CPUs ofereciam a mesma frequência máxima que suas contrapartes não X3D, permitindo que os usuários realizassem tarefas exigentes de thread único em CCD de alta frequência.

Então isso não é surpreendente, mas ainda é importante. Os modelos Ryzen 9 X3D visam claramente usuários diferentes, criadores de conteúdo que podem jogar de vez em quando, e vice-versa.

Fonte: HXL

A única mancada é não tem duplo CCD...

Alias, os duplos ficaram só pros futuros TRs?

A única mancada é não tem duplo CCD...

Alias, os duplos ficaram só pros futuros TRs?
9900X em diante seguem sendo dual CCD, assim como 9900X3D e 9950X3D também serão.

Talvez (e olhe lá) a AMD não coloque logo o 3D cache nos dois CCDs pra vermos até onde esses CPUs vão
Meu sonho era um Cache 3D dobrado acessível pelos 2 CCDs simultaneamente, mas entendo que seja algo praticamente impossível de se conseguir devido à complexidade.

Meu sonho era um Cache 3D dobrado acessível pelos 2 CCDs simultaneamente, mas entendo que seja algo praticamente impossível de se conseguir devido à complexidade.
Ou até pq pode não escalar tão bem, vai saber
Mas em servidores poderia ser uma boa

Ou até pq pode não escalar tão bem, vai saber
Mas em servidores poderia ser uma boa
Servidores já tem. Última gen foram os Genoa-X, aparentemente os Turin não vão ter versão com cache extra, deve ficar pra uma próxima.

Qual formato? 3D cache para cada CCD ou um 3D cache centralizado com os dms CCDs compartilhando o uso?
Ah, em cada CCD. Compartilhar o uso isso já funciona, mas um único chiplet de cache é inviável com o desenho atual da AMD. Se moverem pra algum outro tipo de layout pra MCM (tipo o da intel) talvez role, mas não vejo muitas vantagens pessoalmente.

Hoje quase tive um troço, quase um infarto. Liguei o PC e não dava BOOT e o LED DRAM estava ligado direto.
Resolvi esperar e pronto, deu boot. Mas é estranho, pois está habilitado o Memory Context Restore. Então não era para eu ter que esperar.

Alguma teoria?

Hoje quase tive um troço, quase um infarto. Liguei o PC e não dava BOOT e o LED DRAM estava ligado direto.
Resolvi esperar e pronto, deu boot. Mas é estranho, pois está habilitado o Memory Context Restore. Então não era para eu ter que esperar.

Alguma teoria?

É normal, o MCR faz você pular o treinamento de memória, porém vez ou outra o sistema vai querer fazer o treinamento completo no boot. Se você for na BIOS e ler a descrição vai estar lá, diz que "quando possível" vai pular o treinamento da memória.

ryTHP6A.png

É normal, o MCR faz você pular o treinamento de memória, porém vez ou outra o sistema vai querer fazer o treinamento completo no boot. Se você for na BIOS e ler a descrição vai estar lá, diz que "quando possível" vai pular o treinamento da memória.

ryTHP6A.png
Ah tá bom, bom saber disso. Lembro que um dia anterior passei o dia jogando Red Dead 2. Até levei um susto hoje pensando que algo estaria errado.

Obrigado!!

Aproveitei um cupom de aniversário na Kabum para abraçar uma MSI Pro B650M-P para a patroa e um kit de memórias bbb da Kingston.

1735225511293.png

1735225496933.png

Em termos de desempenho acho que não será muito diferente das Corsair atuais (5600@6000 CL36-36-36-1.25v, chips Samsung), apesar de não haver necessidade a ideia era migrar para um kit de 48 ou 64GB mas atualmente há poucas opções disponíveis no mercado e o que tem tá bem caro, como ano que vem viajo para o exterior de repente pego lá.

Outra vantagem é que elas são 0.1mm mais baixas que as Corsair Vengeance então não vai interferir no offset atual dos fans do NH-D15, pouquíssimas opções são mais baixas do que elas.

Mais curioso pra ver se/como irá influenciar nos tempos de boot que sempre foram ótimos com as Corsair sem precisar mexer no MCR.

Aproveitei um cupom de aniversário na Kabum para abraçar uma MSI Pro B650M-P para a patroa e um kit de memórias bbb da Kingston.

Ver anexo 136481
Ver anexo 136480

Em termos de desempenho acho que não será muito diferente das Corsair atuais (5600@6000 CL36-36-36-1.25v, chips Samsung), apesar de não haver necessidade a ideia era migrar para um kit de 48 ou 64GB mas atualmente há poucas opções disponíveis no mercado e o que tem tá bem caro, como ano que vem viajo para o exterior de repente pego lá.

Outra vantagem é que elas são 0.1mm mais baixas que as Corsair Vengeance então não vai interferir no offset atual dos fans do NH-D15, pouquíssimas opções são mais baixas do que elas.

Mais curioso pra ver se/como irá influenciar nos tempos de boot que sempre foram ótimos com as Corsair sem precisar mexer no MCR.

A Gigabyte caprichou muito na série 600 de placas-mãe AM5, aqui também o boot sempre foi muito rápido com uma B650M Aorus Pro AX independente do kit de processador + memórias. As mais enjoadas são as Asus, relatei algumas páginas atrás que ao fazer a troca de processador saindo de um 7800X3D para um 9800X3D numa X670E ProArt o treinamento de memórias passou a demorar até 5 minutos. Migrei o kit para uma B650E Taichi e resolveu o problema da lentidão, o boot ficou super rápido (não tão rápido quanto a Gigabyte, mas anos luz a frente se comparado a lentidão da Asus). Vai entender... 🤔 Enfim, da minha experiência: Gigabyte > AsRock > Asus.

As MSI não faço ideia de como se comportam nesse aspecto, pois nunca tive uma em mãos, se puder compartilhar a sua experiência quando montar o kit, será um relato bem interessante 😄

Vazamento de especificações do AMD Ryzen 9 9950X3D CPU-Z: clock máximo de 5,65 GHz, TDP de 170 W e CCD V-Cache 3D único

AMD Ryzen 9 9950X3D com aumento de até 5,65 GHz
O principal processador Granite Ridge.

j1bAOOT.png

A AMD está prestes a anunciar suas CPUs Ryzen 9000 de 16 e 12 núcleos na CES 2025. A empresa adicionará mais dois SKUs com 3D V-Cache, a saber, o 9900X3D e o 9950X3D. Uma captura de tela do CPU-Z deste último acaba de ser compartilhada por um vazador de hardware.

De acordo com a captura de tela, o Ryzen 9 9950X3D, listado com um código OPN oculto e marcado como (ES) , que significa Engineering Sample, apresenta 16 núcleos e 32 threads. A CPU é identificada como revisão GNR-B0 , onde GNR significa Granite Ridge. Na seção de cache de nível 3, ele mostra 96 MB + 32 MB de cache L3 , que se alinha com a configuração esperada para um processador Granite Rapids dual-CCD. Um CCD (Core Complex Die) tem 32 MB de cache L3 com uma camada adicional de 64 MB 3D V-Cache, enquanto o outro tem 32 MB.

Esta é a mesma abordagem para a configuração 3D V-Cache de seu predecessor, o Ryzen 9 7950X3D, que também apresentava especificações semelhantes. A configuração combinada fornece 128 MB de cache L3 ou 144 MB de cache L3+L2 total.

Rz1SidI.png

Recentemente, houve um vazamento sugerindo que o Ryzen 9 9950X3D não terá velocidades de clock mais baixas em comparação com a variante não X3D existente. A captura de tela do CPU-Z parece confirmar isso ou sugere que a CPU pode ser overclockada. Ela mostra um multiplicador de 56,5, confirmando um clock de boost de 5,65 GHz .

Além disso, a captura de tela fornece um número para TDP , que supostamente atinge até 170 W . A menos que isso seja específico para a amostra de engenharia ou o TDP tenha sido ajustado pela pessoa que capturou a captura de tela, o 9950X3D teria o mesmo TDP que a versão não X3D de 16 núcleos.

Atualmente, as únicas informações que faltam são desempenho e preço, ambos esperados na CES 2025.

0rIZ9ST.png

Fonte: Huang514613

Vazamento de especificações do AMD Ryzen 9 9950X3D CPU-Z: clock máximo de 5,65 GHz, TDP de 170 W e CCD V-Cache 3D único

AMD Ryzen 9 9950X3D com aumento de até 5,65 GHz
O principal processador Granite Ridge.

j1bAOOT.png

A AMD está prestes a anunciar suas CPUs Ryzen 9000 de 16 e 12 núcleos na CES 2025. A empresa adicionará mais dois SKUs com 3D V-Cache, a saber, o 9900X3D e o 9950X3D. Uma captura de tela do CPU-Z deste último acaba de ser compartilhada por um vazador de hardware.

De acordo com a captura de tela, o Ryzen 9 9950X3D, listado com um código OPN oculto e marcado como (ES) , que significa Engineering Sample, apresenta 16 núcleos e 32 threads. A CPU é identificada como revisão GNR-B0 , onde GNR significa Granite Ridge. Na seção de cache de nível 3, ele mostra 96 MB + 32 MB de cache L3 , que se alinha com a configuração esperada para um processador Granite Rapids dual-CCD. Um CCD (Core Complex Die) tem 32 MB de cache L3 com uma camada adicional de 64 MB 3D V-Cache, enquanto o outro tem 32 MB.

Esta é a mesma abordagem para a configuração 3D V-Cache de seu predecessor, o Ryzen 9 7950X3D, que também apresentava especificações semelhantes. A configuração combinada fornece 128 MB de cache L3 ou 144 MB de cache L3+L2 total.

Rz1SidI.png

Recentemente, houve um vazamento sugerindo que o Ryzen 9 9950X3D não terá velocidades de clock mais baixas em comparação com a variante não X3D existente. A captura de tela do CPU-Z parece confirmar isso ou sugere que a CPU pode ser overclockada. Ela mostra um multiplicador de 56,5, confirmando um clock de boost de 5,65 GHz .

Além disso, a captura de tela fornece um número para TDP , que supostamente atinge até 170 W . A menos que isso seja específico para a amostra de engenharia ou o TDP tenha sido ajustado pela pessoa que capturou a captura de tela, o 9950X3D teria o mesmo TDP que a versão não X3D de 16 núcleos.

Atualmente, as únicas informações que faltam são desempenho e preço, ambos esperados na CES 2025.

0rIZ9ST.png

Fonte: Huang514613
Acho que este 5.7ghz e o ccd sem X3D. O ccd com X3D deve ser a mesma velocidade do 9800X3D.

Boa noite rapaziada, peço perdão se o tópico apropriado não for esse.
A alguns dias, o gênio aqui foi instalar o WC no PC, e num descuido ou burrice, acabei entortando e quebrando alguns pinos da minha placa mãe ASUS TUF X670E. Pois bem, o PC parou de ligar, e a assistência condenou o obvio, no caso a placa mãe.
Bom minha dúvida agora esta entre duas placas mães que seriam a ASROCK X670E Steel Legend, ou a B650E-E Asus Rog Strix, ambas na mesma faixa de preço. Na opinião de vocês, qual delas vocês pegariam, visto que o processador é um ryzen 7 7800x3d.
Tem essa aqui tb https://www.gigantec.com.br/placa-m...jY0u7S7LdhrvAgHOZG4xZo7f_uxRGvdBoCZEYQAvD_BwE
é pessoal pejo jeito nao era so a mobo nao, chegou a nova, tudo instalado corretamente, e nada do PC dar sinal de vida, testei com 1 memoria, com as duas, com a gpu, sem a gpu, com o processador, sem o processador, e nada, nenhum sinal de vida msm com uma mobo nova.

Users who are viewing this thread

Voltar