[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Apesar do meu sistema atual ser melhor que o meu i7 10700, acho mais lento o inicio até a tela de login do Windows. Acreditem, ainda não me acostumei.

2Schf4b

Galera um 7800x3d tem o limite de temperatura de 89o C

Qual dessas temperaturas que devo levar em consideração o máximo? a do Processador, CPU Diodo ou CPU Package?

Coloquei na foto aí em cima pra terem uma ideia, está em idle, meu WC não é dos melhores

Não sei qual programa está usando para monitorar, essas informações estão um pouco confusas. Utilize o HWInfo, é o que a maioria das pessoas usa, no caso do HWInfo é o "CPU (Tctl/Tdie)" que o pessoal leva em conta :)

Apesar do meu sistema atual ser melhor que o meu i7 10700, acho mais lento o inicio até a tela de login do Windows. Acreditem, ainda não me acostumei.

Você habilitou o Memory Context Restore? 🤔

Não sei qual programa está usando para monitorar, essas informações estão um pouco confusas. Utilize o HWInfo, é o que a maioria das pessoas usa, no caso do HWInfo é o "CPU (Tctl/Tdie)" que o pessoal leva em conta :)

Amigo a foto anterior é do AIDA64

Qual seria destes? Usei o HWMonitor, agradeço a ajuda

Já, mas mesmo assim... Mas é questão de costume mesmo. Acho que quanto mais recursos a gente tem, mais checkups é feito antes do boot.

A innodisk apareceu com uns pentes de 64GB CUDIMM 6200MHz no catálogo deles

Modules from Innodisk comply with all relevant JEDEC standards and are available in 8GB, 16GB, 24GB, 32GB, 48GB, and 64GB capacities.
[td]64GB[/td][td]4Gx8[/td][td]M510-CGM9KC1S[/td][td]2Rx8[/td][td]1.1V[/td][td]DDR5 6400 CUDIMM[/td]

Agora é esperar pra algum desses aparecer a venda.

Já, mas mesmo assim... Mas é questão de costume mesmo. Acho que quanto mais recursos a gente tem, mais checkups é feito antes do boot.
Acho que há mais de um fator envolvido mas tem relação com o "conjunto da obra" (marca/chipset da placa mãe e marca/modelo/velocidade das memórias, principalmente).

Por aqui os tempos de boot/post sempre foram bem satisfatórios e tive que a sensação de que ficaram até um pouco melhores quando migrei do 7900 para o 9900X, entre apertar o botão no gabinete e digitar o pin no Win11 normalmente não passa de 15-20s, que é basicamente o tempo de ligar os monitores, abrir a janela e sentar na cadeira.

Não sei se isso é muito ou pouco mas não >me< incomoda, tanto que desligo completamente o PC quando não estou usando, não uso fast boot, hibernação e nem nada do tipo.

Pois é a única coisa que não gostei dessa nova config foi isso tbm... Tinha um i7 6700k + MSI z270 iniciava bem mais rápido que essa nova config 7900X3D + Asus TUF B650...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acredito que seja pelos checkups da Asus TUF (pq ela é baseada em requisitos militares)

Acho que há mais de um fator envolvido mas tem relação com o "conjunto da obra" (marca/chipset da placa mãe e marca/modelo/velocidade das memórias, principalmente).

Por aqui os tempos de boot/post sempre foram bem satisfatórios e tive que a sensação de que ficaram até um pouco melhores quando migrei do 7900 para o 9900X, entre apertar o botão no gabinete e digitar o pin no Win11 normalmente não passa de 15-20s, que é basicamente o tempo de ligar os monitores, abrir a janela e sentar na cadeira.

Não sei se isso é muito ou pouco mas não >me< incomoda, tanto que desligo completamente o PC quando não estou usando, não uso fast boot, hibernação e nem nada do tipo.
Vixi então é normal desses novos processadores... Placas mãe... Pq eu ligava o filtro de linha, ligava a tv, o pc, e logo em seguida sentava na cadeira, já estava na tela de carregando o Windows todo esse processo não levava 10s...

Última edição:
Chegou a fazer algum bench pra ver se teve alguma diferença de desempenho entre as configs que vc conseguiu?
Acredito que seja pelos checkups da Asus TUF (pq ela é baseada em requisitos militares)
Essa coisa de "requisitos militares" é só propaganda.
Vixi então é normal desses novos processadores... Placas mãe... Pq eu ligava o filtro de linha, ligava a tv, o pc, e logo em seguida sentava na cadeira, já estava na tela de carregando o Windows todo esse processo não levava 10s...
DDR5 é mais lento mesmo, mas já não tentou dar uma olhada se o valor do timeout da bios não tá alto?

Military Grade não é sinônimo de "qualidade máxima", é apenas um "requisito mínimo" onde os componentes precisam aguentar certas condições de uso (temperatura, umidade, choque físico, etc.)

Na propaganda deles existe kkkkkkk

As vezes o único requisito militar levado em consideração é o checkups de todos os componentes da placa kkkkk...
O que acaba demorando mais o bot...

Essa da marketing vai longe... estão chamando tudo de "gamer", o que eu acho bizarro.

As vezes o único requisito militar levado em consideração é o checkups de todos os componentes da placa kkkkk...
Em termos de software não tem absolutamente nada disso. Como dito acima, isso é só umas questões de componentes (tipo capacitores, VRMs e tal).
Novamente, dá uma olhadinha na config de timeout da sua bios, ela pode só vir alta por padrão.

Em termos de software não tem absolutamente nada disso. Como dito acima, isso é só umas questões de componentes (tipo capacitores, VRMs e tal).
Novamente, dá uma olhadinha na config de timeout da sua bios, ela pode só vir alta por padrão.
Blz... Vou ver quando chegar em casa... vlw

Não cara, não tem nada de software envolvido, apenas especificações técnicas dos componentes (resistores, capacitores, transistores etc.) conforme expliquei aqui:

Military Grade não é sinônimo de "qualidade máxima", é apenas um "requisito mínimo" onde os componentes precisam aguentar certas condições de uso (temperatura, umidade, choque físico, etc.)

Excelente, incluindo os timmings secundários. Agora sobe um pouquinho o FCLK.

Temperatura máxima 35C com 1.6 VDD?! Mora na Sibéria?
Certificar que vai permanecer estável após retrainings, após isso começo a mexer em FCLK e etc. Ainda não remontei o custom, estou esperando uma segunda bomba do Aliexpress, mas isso aí é com ar condicionado no 23c e fan em cima das RAM, mas vão ser blocadas em breve.
Chegou a fazer algum bench pra ver se teve alguma diferença de desempenho entre as configs que vc conseguiu?
Sim, deixei anotado aqui 6400CL26 vs 8200CL34, isso CPU stock (padrão da BIOS) e sem desligar SMT:

434fps no SOTTR com 8200CL34 e FCLK 2200Mhz (lucky run?)
305.43fps no Cyberpunk 2077 com 8200CL34 e FCLK 2200Mhz
388fps no HZD com 8200CL34 e FCLK 2200Mhz

424fps no SOTTR com 6400CL26 e FCLK 2200Mhz
304.97fps no Cyberpunk 2077 com 6400CL26 e FCLK 2200Mhz
389fps no HZD com 6400CL26 e FCLK 2200Mhz

Certificar que vai permanecer estável após retrainings, após isso começo a mexer em FCLK e etc. Ainda não remontei o custom, estou esperando uma segunda bomba do Aliexpress, mas isso aí é com ar condicionado no 23c e fan em cima das RAM, mas vão ser blocadas em breve.

Sim, deixei anotado aqui 6400CL26 vs 8200CL34, isso CPU stock (padrão da BIOS) e sem desligar SMT:

434fps no SOTTR com 8200CL34 e FCLK 2200Mhz (lucky run?)
305.43fps no Cyberpunk 2077 com 8200CL34 e FCLK 2200Mhz
388fps no HZD com 8200CL34 e FCLK 2200Mhz

424fps no SOTTR com 6400CL26 e FCLK 2200Mhz
304.97fps no Cyberpunk 2077 com 6400CL26 e FCLK 2200Mhz
389fps no HZD com 6400CL26 e FCLK 2200Mhz
6400CL26 usa qual VDD?

Em condições mais "usuais" como: 6000cl30, 6400cl32 e 8000cl38 a diferença entre cada configuração fica na casa dos 2% max fps e 3% mínimo.

Alguém aqui vai pegar o 9950X3D? Eu peguei o 9900X mas estou afim de trazer o 9950X3D e a 5090 quando lançarem.

AMD Ryzen 5 9600 não-X SKU supostamente será lançado no final de janeiro

A linha AMD Ryzen 9000 deve se expandir no próximo mês com 3 novos SKUs
O 9000X3D e a nova CPU de 6 núcleos serão esperados para o mês que vem.

dfzbO4g.png

A linha AMD Ryzen 9000 está supostamente definida para ficar maior, de acordo com o confiável vazador Hoang Anh Phu. O vazador já sugeriu que a AMD planeja introduzir o Ryzen 9 9950X3D e o Ryzen 9 9900X3D no final de janeiro. Além disso, novas informações apontam para a chegada de um novo processador de 6 núcleos na série.

Embora os detalhes permaneçam não confirmados, parece que a AMD pode lançar o Ryzen 5 9600 (variante não X). O Ryzen 5 9600X existente já apresenta um TDP de 65 W, então o novo modelo pode manter um TDP semelhante, mas com velocidades de clock base e boost ligeiramente mais baixas. É improvável que os tamanhos de cache mudem, a menos que a AMD use silício alternativo, como o Strix Point. Esta não seria a primeira vez que a AMD usaria silícios não padrão para seus SKUs Ryzen não X.

Há rumores de que a AMD também lançará dois novos SKUs para o soquete AM5 com base na arquitetura Zen 5 com 3D V-Cache. Se confirmado, todos os três processadores mencionados — Ryzen 5 9600, Ryzen 9 9950X3D e Ryzen 9 9900X3D — devem ser lançados no final de janeiro. Isso também pode significar um levantamento coordenado do embargo para todos os três modelos.

Houve rumores anteriores de que a AMD estaria trabalhando em uma variante X3D de 6 núcleos (Ryzen 5 9600X3D), mas atualmente não há menção a tal produto. Espera-se que o Ryzen 5 9600 (não X) tenha como alvo um ponto de preço mais baixo do que o Ryzen 5 9600X, que recentemente caiu de seu MSRP original de US$ 279 para US$ 245. Se o novo SKU chegar, ele pode entrar no mercado por cerca de US$ 220 e acelerar seu ajuste de preço para US$ 200, como vimos com a geração anterior.

wzotcqA.png

Fonte: Hoang Anh Phu

Users who are viewing this thread

Voltar