[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Mês que vem com 5090 essa distância vai aumentar mais :salario:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depois faz um teste com o clock travado :rub1:

Clock travado? Mas durante o teste o clock fica sempre em 5200Mhz dos núcleos.
Já fez benchs pra comparar o desempenho com aquela história de IF em 1:1 com uCLK? (ou algo assim, não lembro ao certo).
Como tá sendo a experiência de brincar de OC nos Ryzen? Mesma coisa da Intel, já que vc só tá mexendo nas memórias, ou muita diferença?
Ainda não, mas eu sei que é bem próximo 1:1 ajustado e 1:2 ajustado, tipo 6600CL26 vs 8200CL32 por exemplo.

Por enquanto nem fiz OC na CPU e nem no FCLK, apenas na RAM mesmo, achei bem fácil por enquanto, mas tbm não forcei nada ainda. O ganho nos 3D vem mais do clock da CPU e do clock do IF pelo que vi, RAM tbm traz ganho mas não tanto como nos Intel.
Timmings estão excelente.

Memória vai a que temperatura com essa configuração?

Esta precisando mesmo de 1.52 de VVDQ para estabilizar?
Por enquanto tô no ar, tá batendo 35 com uma fan e a ambiente em 23c. Não sei se precisa de 1.52, ainda não ajustei pro mínimo.

Clock travado? Mas durante o teste o clock fica sempre em 5200Mhz dos núcleos.

Ainda não, mas eu sei que é bem próximo 1:1 ajustado e 1:2 ajustado, tipo 6600CL26 vs 8200CL32 por exemplo.

Por enquanto nem fiz OC na CPU e nem no FCLK, apenas na RAM mesmo, achei bem fácil por enquanto, mas tbm não forcei nada ainda. O ganho nos 3D vem mais do clock da CPU e do clock do IF pelo que vi, RAM tbm traz ganho mas não tanto como nos Intel.

Por enquanto tô no ar, tá batendo 35 com uma fan e a ambiente em 23c. Não sei se precisa de 1.52, ainda não ajustei pro mínimo.
Quase certo que 8200 vai ser mais rápido que 6600... e que sorte pra conseguir UCLK em 3300, pqp!
E se o teu processador roda 6600Mhz, com certeza UCLK em 2000 pode baixar ainda mais esse VSOC de 1.2v para algo próximo de 1.1v

Ar condicionado com fan, ai vai..... VDD em 1.52v deve precisar mesmo, mas VVDQ provavelmente deve funcionar com a mesma padrão da memória em 1.4v. (VDDQ e VDDIO)

Quase certo que 8200 vai ser mais rápido que 6600... e que sorte pra conseguir UCLK em 3300, pqp!
E se o teu processador roda 6600Mhz, com certeza UCLK em 2000 pode baixar ainda mais esse VSOC de 1.2v para algo próximo de 1.1v

Ar condicionado com fan, ai vai..... VDD em 1.52v deve precisar mesmo, mas VVDQ provavelmente deve funcionar com a mesma padrão da memória em 1.4v. (VDDQ e VDDIO)
No caso não foi o meu, foram testes que vi de 6600 vs 8200/8400.

No caso não foi o meu, foram testes que vi de 6600 vs 8200/8400.
Ah bom... porque com a limitação da AMD de com até 1.3v conseguir rodar UCLK 3300 é literalmente um chip premiado.

Esse posts tem um baita detalhamento de otimizações e possíveis cenários.
Só ter em mente que nem todo setup consegue chegar nesses timings, melhor começar com valores mais relaxados.

E apesar de serem para a série 7000, os testes ainda se aplicam, na real com série 9000 e Agesas mais atuais os resultados sejam até melhores em alguns casos.

Importante notar que chega uma hora que a diferença entre meio e final é de poucos %, então as vezes o meio do caminho sendo mais fácil de atingir é melhor.

Esse longo video é bastante detalhado, mas dá pra dar skip pra hora que ele começa a desenhar as combinações de MCLK / UCLK / FCLK, a partir daí tem muita informação e explicação de quais combinações vão performar melhor (especialmente para games), o que é mais simples de atingir, etc.

Basicamente indo 1:1 é sempre bom tentar deixar FCLK em 3:2, testando os valores 1 acima e 1 abaixo (foi meu caso aqui, o exato 3:2 não foi o que performou melhor nos benchs de games)

to vendo o ryzen 7 9700x por 2,3k numa loja
eu vivo nessa de esperar as coisas melhorarem mas parece que a tendência e preço so aumentar, to ficando meio desesperado.

para os processadores AMD 9000s e preciso fazer updte na bios das placas maes atuais ou estas ja sao compatíveis de fabrica?

para os processadores AMD 9000s e preciso fazer updte na bios das placas maes atuais ou estas ja sao compatíveis de fabrica?
Mobos com chipset da série 800 já devem vir com suporte pros Ryzen 9000, mas é sempre recomendável atualizar antes a BIOS pra última versão estável.

to vendo o ryzen 7 9700x por 2,3k numa loja
eu vivo nessa de esperar as coisas melhorarem mas parece que a tendência e preço so aumentar, to ficando meio desesperado.
Se tá com a grana e quer/precisa manda ver logo, pouco provável baixar no curto/médio prazo e se ocorrer será bem ocasional.

Como disse o colega acima, nas x670 e anteriores sim (precisará atualizar), mas não é necessário ter outro processador para fazer isso.

AMD espera que a disponibilidade do Ryzen 7 9800X3D melhore ao longo do trimestre

AMD trabalhando no fornecimento de mais CPUs 9800X3D
Os jogadores precisam ser pacientes.

8oLZY40.png

A AMD claramente não estava preparada para que o 9800X3D fosse tão popular. O processador rapidamente se tornou um campeão de vendas na maioria dos varejistas, mas apenas aqueles que ainda tinham estoque disponível. A disponibilidade deste processador de jogos tem sido escassa, e não seria errado dizer que é quase inexistente.

Atualmente, lojas como Amazon , Newegg e Best Buy não têm estoque. Na verdade, nenhuma delas sequer lista quando estará disponível. Os jogadores não podem nem mesmo pré-encomendar a CPU neste momento, mas podem ter mais sorte em encontrar uma em varejistas menos populares ou em lojas físicas.

D1Vny1a.jpeg

Paul Alcorn (Tom's Hardware) entrou em contato com a AMD para uma atualização sobre a disponibilidade do 9800X3D, e a empresa respondeu com uma garantia de que eles estão trabalhando para enviar mais CPUs para atender à demanda. A AMD agora espera que a disponibilidade melhore no próximo trimestre.

De acordo com a HardwareLuxx , a CPU AMD 9800X3D ainda está em estoque em varejistas alemães como a Mindfactory, e eles ainda estão permitindo que os clientes façam a pré-encomenda da CPU a um preço próximo ao MSRP. No entanto, o varejista agora espera remessas até o final de dezembro ou até janeiro, conforme listado na época em que a HardwareLuxx publicou sua história.
5YelLOz.jpeg

Parece que os jogadores provavelmente terão que esperar até o início de 2025 para uma disponibilidade mais ampla. Há um bom motivo para essa mudança, além da AMD enviar mais volume. A empresa também está lançando suas CPUs 9000X3D de 12 e 16 núcleos, esperadas para o final de janeiro . Além disso, a AMD lançará suas séries de placas-mãe B850 e B840 de médio porte, dando aos clientes mais opções e possivelmente gerando interesse em produtos de ponta e de ponta.

Fonte: HardwareLuxx

Rapaziada, chegou aqui meu 7950x3d mas estou pegando uns 1890 pts no Cinebench R24 e 31k no R23.
Me parece uns 10% abaixo do que costumo ver por ai, o que pode ser? Liguei o PBO e zero diferença.

ASUS apresenta o recurso “Core Tuning Config For Gaming” no BIOS AM5, reduz a latência geral do sistema para desempenho mais rápido em CPUs Ryzen

kPPNXfN.jpeg

A ASUS tem uma variedade de recursos exclusivos de BIOS para sua linha de placas-mãe AM5 e a empresa agora está introduzindo um novo recurso chamado "Core Tuning Config For Gaming", que deve aumentar o desempenho dos jogos em sistemas que executam as mais recentes CPUs AMD Ryzen.

Dos detalhes que conseguimos reunir, o novo recurso ajusta os tempos do clock (CAS) para a memória e os CCDs em execução em uma placa-mãe AM5 e resulta em latências mais baixas do que as que os usuários conseguiam obter anteriormente. No melhor cenário, os usuários verão uma redução de latência na faixa de dois dígitos, que está no topo da correção de latência do CCD entre núcleos que foi implementada nas atualizações anteriores do AMD AGESA BIOS .

6yMjFo1.jpeg

O recurso BIOS é definido como Automático por padrão no painel AM5 BIOS e pode ser definido como habilitado pelo usuário se ele estiver disposto a experimentá-lo para obter benefícios em termos de jogos. Em termos de testes no mundo real, um sistema executando a CPU Ryzen 7 9800X3D em uma placa-mãe ROG Crosshair X670E Gene e os resultados são os seguintes:

Configuração do ASUS Core Tunings para jogos desabilitada:
VSDVLbr.jpeg

Configuração do ASUS Core Tunings para jogos habilitados:
yGYsh48.jpeg

Como você pode ver, no modo padrão, o sistema produziu uma latência de 63,9 ns, enquanto com o recurso BIOS "Core Tuning Config for Gaming" habilitado, o sistema produziu uma latência de 58,9 ns, mantendo a mesma largura de banda de memória. Isso é uma redução de 8% na latência geral do sistema, e vimos em exemplos anteriores que alguns jogos podem tirar vantagem de menor latência geral e maior largura de banda geral do sistema.

• BIOS ROG CROSSHAIR X870E HERO 0706
  • BIOS DE WI-FI PARA JOGOS ROG STRIX X870-A 0706
  • BIOS DE WI-FI PARA JOGOS ROG STRIX X870-F 0706
  • BIOS DE WI-FI PARA JOGOS ROG STRIX X870-I 0825
  • BIOS DE WI-FI PARA JOGOS ROG STRIX X870E-E 0706
  • PROART X870E CREATOR WIFI BIOS 0706
  • BIOS TUF GAMING X870-PLUS 0825
  • ROG CROSSHAIR X670E HERO BETA BIOS 2604
  • ROG CROSSHAIR X670E GENE BETA BIOS 2604
  • ROG CROSSHAIR X670E EXTREME BETA BIOS 2604
  • ROG STRIX X670E-A GAMING WIFI BETA BIOS 2604
  • ROG STRIX X670E-E GAMING WIFI BETA BIOS 2604
  • ROG STRIX X670E-F GAMING WIFI BETA BIOS 2604
  • ROG STRIX X670E-I GAMING WIFI BETA BIOS 3065
  • BIOS BETA TUF GAMING X670E PLUS 3065
  • TUF GAMING X670E PLUS WIFI BETA BIOS 3065
  • PROART X670E CREATOR WIFI BETA BIOS 2604

O novo BIOS ASUS AM5 está atualmente disponível em estado BETA para todas as placas-mãe AM5, incluindo as séries de ponta X870E e X670E. O novo patch é parte do BIOS AGESA 1.2.0.2b.

Pessoal, boa tarde! Espero que todos estejam bem.
Há um tempo venho adotando a plataforma Intel de processadores da linha XX400F, por serem mais frios, consumirem menos para a plataforma que utilizo, no caso os Itx e sabendo que uma 4070Ti já da conta do recado em 1440px, sem precisar de muito processador pra isso. ( Se eu estiver enganado me corrijam pessoal, sério mesmo).
Porém, venho querendo dar uma incrementada no pc, deixando o hardware mais equivalente entre eles, sem alterar muita coisa. Pensando em mudar para AMD mas manter o padrão itx, e um processador que esquente menos e consuma menos, mas que renda mais do que meu atual 13400f, mas procurei aqui e vi que temos poucas opções itx de mobos abaixo dos 2k para isso no Brasil. Alguém recomenda algum lugar mais acessível? Processador estou pensando no Ryzen 7 7700.
Obrigado.

Há um tempo venho adotando a plataforma Intel de processadores da linha XX400F, por serem mais frios, consumirem menos para a plataforma que utilizo, no caso os Itx e sabendo que uma 4070Ti já da conta do recado em 1440px, sem precisar de muito processador pra isso. ( Se eu estiver enganado me corrijam pessoal, sério mesmo).
Porém, venho querendo dar uma incrementada no pc, deixando o hardware mais equivalente entre eles, sem alterar muita coisa. Pensando em mudar para AMD mas manter o padrão itx, e um processador que esquente menos e consuma menos, mas que renda mais do que meu atual 13400f, mas procurei aqui e vi que temos poucas opções itx de mobos abaixo dos 2k para isso no Brasil. Alguém recomenda algum lugar mais acessível? Processador estou pensando no Ryzen 7 7700.
Obrigado.
Só achei a itx da Asus mesmo e não está bem perto do seu orçamento =\

Só achei a itx da Asus mesmo e não está bem perto do seu orçamento =\
Pois é cara, 2,5k> é complicado. Tem uma Asrock A620 no ml, mas a loja não me pareceu de confiança.

Obrigado.
Mobo boa só vai ser nessa faixa de 2.5k mesmo, se quiseres mais barato vais ter que ir nessa A620 ou então pegar uma B650 chinesa sem garantia

Pois é cara, 2,5k> é complicado. Tem uma Asrock A620 no ml, mas a loja não me pareceu de confiança.
Considerando que a garantia da asrock é com o lojista você fez uma boa decisão em não comprar lá.

Agora você é só itx? Porque m-atx você acha mais opções de compra.

Considerando que a garantia da asrock é com o lojista você fez uma boa decisão em não comprar lá.

Agora você é só itx? Porque m-atx você acha mais opções de compra.
Até olhei umas m-atx, já que meu case acomoda, mas acho que ficaria mais confortável uma itx aqui. Vou olhar com mais calma para as m-atxs também, obrigado.

9800X3D está trabalhando lindo aqui nos games... por enquanto prefiro não fazer overclock para 5.4 Ghz pois prefiro menor consumo de energia e temperatura. O Curve Optimizer ficou em -25 All cores e estou satisfeito com as temperaturas e consumo ficaram boas em comparação com o 7800X3D.

Fiz o vídeo testando World of Warcraft além das melhoras no AVG/média de FPS o uso de CPU é menor no 9800X3D.

Atualização do AMD Ryzen Master permite alterações de memória EXPO sem reinicializações
AMD Ryzen Master atualizado para a série 9000
A AMD lançou uma nova versão do Ryzen Master, listada como 2.14.1.3286. Esta versão foca em certas otimizações para a nova série Ryzen 9000, bem como EXPO, perfis de overclocking de memória da AMD.

yMjOvrn.png

O Ryzen Master atualizado agora permite que o EXPO seja aplicado em tempo real, o que significa que não é necessário reiniciar. Os usuários podem fazer alterações sem sair do Windows ou entrar no BIOS. Além disso, há novas otimizações e parâmetros incluídos nesta atualização.

A AMD também está introduzindo um novo Modo ECO, que define o TDP para 105 W para modelos Ryzen 9000/X3D. Esse recurso altera a configuração de energia para CPUs suportadas, o que pode ser útil para usuários que executam sistemas para jogos e trabalho.

Embora esta atualização mencione que a AMD confirma que esta versão não suporta mais as séries Threadripper 1000 e 2000, deve-se notar que a AMD já havia abandonado o suporte para essas CPUs em setembro. Portanto, o changelog abaixo simplesmente repete as alterações que foram introduzidas em atualizações anteriores.

AMD Ryzen Master 2.14.1.3286

• Adiciona suporte para o Modo Eco de 105 W a sistemas que utilizam processadores AMD Ryzen™ série 9000 de 65 W e 120 W para desktop
  • Adiciona suporte para sistemas que utilizam processadores de desktop AMD Ryzen™ série 9000 para a plataforma AM5
  • Novos recursos introduzidos (aplicáveis a CPUs selecionadas)
  • A memória pode ser overclockada em tempo real (a aplicação do perfil EXPO não requer reinicialização do sistema)
  • Parâmetros adicionais de ajuste de memória são introduzidos, fornecendo mais opções de personalização para otimizar o desempenho da memória
  • As informações do estado DF P são fornecidas na visualização inicial
  • No modo de controle IRM, os usuários podem ajustar os parâmetros PBO (EDC, TDC e PPT) até os limites do IRM, mas não excedê-los
  • No modo de controle manual, a velocidade da CPU pode ser ajustada em etapas de 5 MHz
  • Foi incorporado um banner publicitário, fornecendo informações sobre os produtos AMD
  • Suporte descontinuado para processadores AMD Ryzen™ e AMD Ryzen™ Threadripper™ séries 1000 e 2000
Para otimizações de CPU e overclocking, o changelog também relata a capacidade de ajustar a frequência da CPU em incrementos de 5 MHz (também presente na versão anterior). O Curve Optimizer continua sendo uma das abas mais populares para entusiastas que usam este software, então quaisquer melhorias aqui provavelmente serão amplamente utilizadas.

Fonte: AMD via PC Games Hardware

Em março vou pegar um 7800X3d. Precisava de placa mãe, e aproveitando uma viagem a Foz sexta passada, passei no Paraguai e peguei uma Taichi lite X870. A diferença de preço era pequena contra a B650e dela. Mas foi puro consumismo, racionalidade não teve na hora. #medo
Que memórias pra um 7800X3D vcs recomendam? Tava pensando num kit 2x16GB mas já que tô pisando o pé na jaca, talvez um 2x24GB.

Em março vou pegar um 7800X3d. Precisava de placa mãe, e aproveitando uma viagem a Foz sexta passada, passei no Paraguai e peguei uma Taichi lite X870. A diferença de preço era pequena contra a B650e dela. Mas foi puro consumismo, racionalidade não teve na hora. #medo
Que memórias pra um 7800X3D vcs recomendam? Tava pensando num kit 2x16GB mas já que tô pisando o pé na jaca, talvez um 2x24GB.
Qualquer GB's que lhe atenda e seja 6000MT's CL30 vai ser o ideal pra rodar sem problemas

Rapaziada, chegou aqui meu 7950x3d mas estou pegando uns 1890 pts no Cinebench R24 e 31k no R23.
Me parece uns 10% abaixo do que costumo ver por ai, o que pode ser? Liguei o PBO e zero diferença.
Aqui com 7950X3D eu consigo 36000 no R23 e 2100 no R24

PBO entre -2 e -30 memória 6000 30-36-36 com timmings secundários apertados.

Para quem comprou X870(E) da MSI tem 2 promoções rolando. A recompensa são gift-cards Steam:
https://br.msi.com/Promotion/ultra-connect-to-new-era?link=mb-amd (Nessa aqui é só cadastrar o produto e participar)
https://br.msi.com/Landing/join-shout-out-for-msi (Nessa você precisa fazer uma avaliação no site da loja e enviar para eles)
Em ambas não demoraram mais que 1 dia para confirmar e enviar os códigos. Com a X870 Tomahawk consegui U$ 50,00 (os cartões são em NT$, mas equivalentes a 50 usd)

Users who are viewing this thread

Voltar