[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Estão falando que ~nesse ano~ a BF tá ruim mas na verdade ela sempre foi ruim, só ofertas bem pontuais.
Se tivesse deixado pra pegar o 9900x agora (por exemplo) teria que comprar numa loja desconhecida ou em outras que não me entregariam no mesmo dia, e em todas pagando mais caro.

No fundo é só uma "oportunidade" (pra não dizer outra coisa) das lojas rapinarem o 13º dos mais desavisados e de quem compra por impulso.

pensei a mesma coisa hoje o dia inteiro vendo os preços! ia quebrar a cara se esperasse ! meu processador sai por 2698 considerando o cashback e a mobo 2750!

melhor pegar o 9800x3d de uma 1x ...
nos valores atuais, nenhum dos 2.
para mim só faz sentido o 7800X3D nos 2500,00 e o 9800X3D perto dos 3000,00, qualquer valor acima disso é roubalheira das lojas.
no fim prefiro pegar uma CPU mais forte, não "focada" em jogos, com um valor menor que os X3D.

poderia ter esperado umas semanas e montar meu novo pc nessa BF? Poderia mas ainda bem que não fiz vendo esses preços ai
eu preferi não esperar, não me arrependi. Tudo bem que apareceu umas b650 sub 800, mas de todo jeito foi coisa bem pontual, como por exemplo quem pegou a 4060ti por 2k.

Última edição:
A Gigabyte está facilitando a ativação do “X3D Turbo Mode” sem sair do Windows

Gigabyte X3D Turbo Mode mais fácil de usar
A Gigabyte anunciou que está facilitando a entrada no chamado modo X3D Turbo em CPUs Ryzen 9000.

htRvFY4.png

Só porque é mais fácil não significa que seja um recurso inovador. O que a Gigabyte fez foi permitir que os usuários alternassem o Modo Turbo X3D diretamente por meio de um aplicativo do Windows chamado AORUS AI Snatch. Não há nada de "IA" nisso — os usuários precisam confiar em sua própria inteligência para habilitar esse recurso.

Uma vez habilitado, ele ainda levará a uma reinicialização do sistema. Então, se alguém pensou que isso seria um recurso instantâneo que poderia ser aplicado apenas durante jogos, claramente não é esse tipo de recurso.

Como lembrete, o X3D Turbo Mode, conforme anunciado pela Gigabyte e outros fornecedores de placas-mãe, é um novo recurso dentro do AMD BIOS que permite aos usuários desabilitar o SMT (hyper-threading) e, mais importante, o CCD secundário (Core Complex Die). Em outras palavras, isso desabilita metade dos núcleos, o que deve levar a um desempenho de jogo mais alto.

JRlYYRb.png

Na realidade, esse recurso é direcionado principalmente às futuras CPUs Ryzen 9 9000X3D, que, como já sabemos, não terão 3D V-Cache em ambos os CCDs. Isso significa que os usuários podem priorizar os jogos mudando para o CCD “normal” sem cache extra para maior desempenho em jogos. Essas CPUs ainda não estão disponíveis.

Os usuários agora podem habilitar facilmente o Modo Turbo X3D com um processo simplificado:

• Execute uma atualização ao vivo no GCC para obter a versão mais recente do AORUS AI SNATCH B24.11.19.01
  • Navegue até o ícone da bandeira no canto inferior esquerdo
  • Clique no ícone da bandeira para ativar o Modo Turbo X3D
  • Confirme a janela pop-up clicando em “OK”
  • O sistema será reiniciado automaticamente para ativar o recurso
A Gigabyte afirma que isso pode levar a um desempenho até 18% maior (não menciona quais tipos de aplicativos ou softwares).

Fonte: Gigabyte

A Gigabyte anunciou que está facilitando a entrada no chamado modo X3D Turbo em CPUs Ryzen 9000.

htRvFY4.png

Só porque é mais fácil não significa que seja um recurso inovador. O que a Gigabyte fez foi permitir que os usuários alternassem o Modo Turbo X3D diretamente por meio de um aplicativo do Windows chamado AORUS AI Snatch. Não há nada de "IA" nisso — os usuários precisam confiar em sua própria inteligência para habilitar esse recurso.

Uma vez habilitado, ele ainda levará a uma reinicialização do sistema. Então, se alguém pensou que isso seria um recurso instantâneo que poderia ser aplicado apenas durante jogos, claramente não é esse tipo de recurso.

Como lembrete, o X3D Turbo Mode, conforme anunciado pela Gigabyte e outros fornecedores de placas-mãe, é um novo recurso dentro do AMD BIOS que permite aos usuários desabilitar o SMT (hyper-threading) e, mais importante, o CCD secundário (Core Complex Die). Em outras palavras, isso desabilita metade dos núcleos, o que deve levar a um desempenho de jogo mais alto.

JRlYYRb.png

Na realidade, esse recurso é direcionado principalmente às futuras CPUs Ryzen 9 9000X3D, que, como já sabemos, não terão 3D V-Cache em ambos os CCDs. Isso significa que os usuários podem priorizar os jogos mudando para o CCD “normal” sem cache extra para maior desempenho em jogos. Essas CPUs ainda não estão disponíveis.

A Gigabyte afirma que isso pode levar a um desempenho até 18% maior (não menciona quais tipos de aplicativos ou softwares).

Melhorar o desempenho com essa função é meio relativo não?
Vcs deixam isso habilitado?

htRvFY4.png

JRlYYRb.png

Não faz o menor sentido precisar reiniciar o computador para ativar ou desativar o "Turbo"... abrir mão de um CCD e Hyperthread não faz sentido

Se for verdade os modelos Ryzen 9 x900 vão deixar de ser patinhos feios, já que não tem 16 núcleos como os Ryzen 9 x950 e em jogos se tornam um Ryzen 5 x600 de 6 núcleos pra não perder desempenho.

Sem dúvida vão ser a melhor opção pra quem roda jogos e aplicativos de produtividade na mesma máquina e não abre mão de uma solução 100% plug and play.

Só para voces terem uma ideia, aqui em Poa tá uns 34 Graus e dentro da sala aqui uns 35, talvez 36. CPU em idle tá 59º, mas com baixa rotação (830rpm aprox).
Sistema segue super silencioso.

Se for verdade os modelos Ryzen 9 x900 vão deixar de ser patinhos feios, já que não tem 16 núcleos como os Ryzen 9 x950 e em jogos se tornam um Ryzen 5 x600 de 6 núcleos pra não perder desempenho.

Sem dúvida vão ser a melhor opção pra quem roda jogos e aplicativos de produtividade na mesma máquina e não abre mão de uma solução 100% plug and play.
Mas será que não vamos ver uma mudança dos x600 virarem 8-core e x700 12-core? Acho que faz sentido por conta do aproveitamento dos chips.

Ou teremos um 10-core na line-up, apesar de achar que segmentaria demais.

Só para voces terem uma ideia, aqui em Poa tá uns 34 Graus e dentro da sala aqui uns 35, talvez 36. CPU em idle tá 59º, mas com baixa rotação (830rpm aprox).
Sistema segue super silencioso.
Tá doido, passou de 30c dentro de casa eu to passando mal já kkkkk, aqui no momento 29c ambiente, 7800x3D + PS120 a 500rpm e fans do case a 600~ rpm

9pn4RAd.png

Já que a Black Friday não veio, resolvi desembolsar logo a grana. Agora só falta a 5080!

X9DF4bn.jpg

Bom, depois dos testes ok na "test bench", quinta foi hora de passar as peças pro local definitivo, e aproveitar pra dar uma limpada geral.

Teve bastante dor de cabeça no começo até eu descobrir que EXPO 6600 C32 das memórias novas não estava realmente estável (dava boot normal, instalei drivers tudo normal, ia reiniciar o PC, não reiniciava kkkk)

Depois de muitas horas vendo uns videos e testes (que coizinha chata DDR5 na AMD hein, ainda mais Dual Rank pois aqui é 2x32Gb) ), finalmente consegui 6000Mhz C30.

E aí começou horas e horas de testes pra ver se conseguia subir UCLK, se conseguia 6400 1:1, se valia a pena 2:1 com clock alto... depois de muitos comparativos (basicamente usei AIDA + benchmark do Cyberpunk 2077 por motivos do PC ser para jogos, com quick testes de estabilidade no meio), chegamos ao que melhor performou por aqui:

Melhores resultados "sintéticos" (testado com TestMem5 / OCCT / HyperPI / Games)
  • PBO 200Mhz Curve -35
  • DDR5 6200 C30 1:1 FCLK 2067

Csvqc8i.png
LQdnOQj.png
Antes de mexer no PBO (comecei pelas memórias com o CPU em stock), notei que o melhor score no Cyberpunk foi com FCLK 2133 (todo o resto igual), então experimentei também com as configs do PBO (timigns ao lado. O OC com 2067 usa tudo igual, só mudei o FCLK)

Com essa mudança no AIDA a latência passou pra 63/63.5, Cynebench single subiu pra 137 (ou 139), mas o Multi caiu bem, não chegando em 980.

Mas disparado foi o melhor resultado no Cyberpunk, constantemente 5 Average FPS acima do score com 2067 FCLK.
hByIiwE.png

E abaixo um comparativo do R9 5900x (que tbm tinha PBO e OC de memórias) vs a run do setup/config atual.
Vou falar que fiquei surpreso com o ganho considerando que jogo em 3840x1600 (deve ser pelo fato de rodar o bench com DLSS)
A diferença nos Min FPS é considerável.

PS:
  • essa run do 5900x foi na quinta antes de desmontar, pra ser o mais atual possível.
  • não tem influência de sistema, é o mesmo windows com o novo hardware.

R9 5900x PBO -20 DDR4 3600 C18
RJZ1GB2.jpeg

R5 9600x PBO -35 DDR5 6200 C30 1:1 FCLK 2133
csFD2tQ.jpeg

PS: todos os resultados acima são com o Windows no modo "dia a dia", ou seja, não estou em safe mode, não fecho aplicativos do tray, não coloco fans em 100%, não desativo effects/wallpaper, nada disso.

Agora é testar mais jogos e ver se está estável de verdade!

Continuei os testes (aka, jogando alguns games rss) e tudo ok até agora.
Teve uma parada estranha com o novo Nvidia APP, tive que reinstalar ele, e um crash do The Division, MAS, eu vinha suspeitando que o OC/UV da 4090 estava agressivo demais, o TD depois de umas horas rodando no setup antigo as vezes tbm fechava. Reduzi 15Mhz na curva e não tive mais problemas, aparentemente era isso.

E teve um susto pra ajudar: sábado deu alguma coisa na rede elétrica aqui do bairro, estava eu jogando e do nada o PC reiniciou.
Por um segundo pensei "pqp, não acredito que tem algo instável nos OC/Memoria...), maas notei que o monitor tbm reiniciou (mostrou um logo da Alienware que só aparece após completa falta de energia).
No final foi uma piscada de luz MUITO rápida (teve equipamento que nem sentiu), mas como uso iClamper eles devem ter desarmado por segurança.

Susto da P :scare:

Peguei o 9800X3d, agora quanto será que vale um kit Z790 Hero + 13900K será que pega uns 4k no kit?
4k é uma hero nova kkkkkk ... c é loko mano, 13900k é 2% abaixo do 9800k ... e agora que parece que arrumaram a plataforma, baixei a última bios das z790 e tá liso liso tudo, inclusive consegui ativar meu xmp 7200 cl34 q nunca tinha conseguido ... tm5 madrugada toda sem erros

"Teu CPU novo ainda é lento para renderizar meus trabalhos" — Esposa.
:incri2:

"Teu CPU novo ainda é lento para renderizar meus trabalhos" — Esposa.
:incri2:
Tem gente que não tem noção mesmo. Teve vezes que eu falei, cidadão vc tá no top end e tu tá reclamando ainda? espera 10 anos então.

Users who are viewing this thread

Voltar