[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Por que será?
Nem ideia mas logo no lançamento isso foi aventado, nada que se perceba no dia a dia.

Ryzen 9 7900x por 2800$ vale a pena?
Na minha opinião não, nesse valor é melhor ficar de olho no 9900x.

Não sei se há mais barato mas acho que vi o 7900 "normal" por uns 2400 na Gigantec, ganha um cooler e se quiser pode deixar até melhor (certamente mais eficiente) que o 7900x via PBO.

Ryzen 9 7900x por 2800$ vale a pena?
Levando em conta que no mercado tem opções usadas e novas entre 7900, 9900X e 7800X3D... não, 7900X não vale.

Placa-mãe AMD Ryzen 9 9000X3D e X870 BTF serão lançadas na CES 2025, sugere ASUS China

ASUS confirma lançamento de CPU Ryzen 9000X3D mais potente na CES 2024
Tony Yo, gerente geral da ASUS China, confirmou hoje que a AMD lançará um processador Zen5 ainda mais potente com 3D V-Cache no início de 2025.

m2d0gL8.png

A AMD ainda não anunciou seus planos para a série Ryzen 9000X3D. Atualmente, o único SKU disponível é difícil de encontrar, especialmente em seu MSRP original. Alguns poucos sortudos podem encontrar novos estoques em lojas físicas, mas para a maioria dos jogadores, a espera pode se estender por mais um mês ou mais, enquanto a AMD trabalha para atender à demanda.

Talvez o lançamento das variantes Ryzen 9 9900X3D de 12 núcleos e Ryzen 9 9950X3D de 16 núcleos alivie a demanda e influencie os entusiastas em direção a algo mais premium, mas não necessariamente melhor para jogos. Em qualquer caso, rumores sugerem que a AMD revelará esses dois processadores na CES 2025 durante uma palestra especial. Essas CPUs de desktop são apenas uma das coisas que os jogadores estão esperando.

No entanto, a AMD ainda não confirmou esses planos, mas a boa notícia é que a ASUS confirmou. Pelo menos, foi o que Tony Yu disse durante sua sessão especial de perguntas e respostas para espectadores chineses de seu videoblog. Este gerente geral da ASUS na China tem sido bastante falante quando se trata de hardware não lançado, e ainda estamos para testemunhar algo que ele disse que não foi provado certo.

Cf4xNGa.jpeg

Dizem que as novas CPUs chegarão na CES 2025, enquanto outros rumores sugerem que elas podem ser lançadas (ficar disponíveis) até o final de janeiro. Também foi revelado que a ASUS terá uma nova placa-mãe baseada no chipset X870, que dizem ser parte do design BTF (Back to The Future).

Aqueles que não estão familiarizados com esses produtos devem saber que a série BTF são produtos ASUS com conectores/cabos ocultos. Neste momento, não está claro se estamos falando sobre o design BTF 2.0 ou BTF 1.0. Este último agora é oferecido com um conector de energia PCIe especial de 600 W que elimina o cabo de energia de 8 ou 16 pinos, mas requer uma
GPU ASUS BTF.

Fonte: Bilibili via Hardware da Uniko

Ja temos o 9950X e o 9800X3D, espero exatamente o mesmo posicionamento de desempenho do 7950X3D entre o 7950X e o 7800X3D em jogos e multi-task.

Um Help: Tem muita diferença entre uma placa mãe x870 e uma B650 para uso com o 9800X3D ? O que eu estaria perdendo usando uma B650 ?

Um Help: Tem muita diferença entre uma placa mãe x870 e uma B650 para uso com o 9800X3D ? O que eu estaria perdendo usando uma B650 ?
Resposta curta: Nada.

Resposta longa: Depende da x870 e da B650 em questão, sugiro efetivamente compará-las usando a 'nossa' tradicional planilha (link).

Adicionando ao que foi dito acima, a maior diferença dos chipsets é questão de conectividade (mais portas USB, NVMe, etc etc). Questão de qualidade e tudo mais depende dos modelos específicos, vale consultar a planilha pra comparar isso.

poderia ter esperado umas semanas e montar meu novo pc nessa BF? Poderia mas ainda bem que não fiz vendo esses preços ai

De forma geral, X870 tem wifi 7 e USB 4 e obrigatoriamente GPU e um slot M.2 PCIe 5.0. B650 você vai achar no máximo wifi 6e e USB 20Gbps nos modelos topo de linha, o resto tem USB 10Gbps, modelos topo de linha também tem GPU e M.2 PCIe 5.0, algumas só 4.0, algumas tem GPU 4.0 e M.2 5.0, é uma salada só.
Das X870 você também tem a opção com placa de rede de 2.5Gbps, 5 e 10. Nas B650 pelo que eu lembro "só" até 2.5Gbps, e tem modelo com rede gigabit também.

Mas se a pergunta era mais em termos de desempenho? Imagino que não muito. Os X3D até onde eu tinha visto dependem menos da velocidade da memória, que seria a principal vantagem das X870, maior compatibilidade com frequências mais altas e pelo menos em termos de VRM acho que são bem próximas no geral ainda mais pra um modelo de 8 núcleos.

Teve novamente 7800X3D por 2900 na live da pichau, ainda tem alguns disponíveis.
Com o 7900X por 2500-2600, nao consigo encarar esse abuso de valor nesse 7800X3D.

poderia ter esperado umas semanas e montar meu novo pc nessa BF? Poderia mas ainda bem que não fiz vendo esses preços ai
Estão falando que ~nesse ano~ a BF tá ruim mas na verdade ela sempre foi ruim, só ofertas bem pontuais.

Se tivesse deixado pra pegar o 9900x agora (por exemplo) teria que comprar numa loja desconhecida ou em outras que não me entregariam no mesmo dia, e em todas pagando mais caro.

No fundo é só uma "oportunidade" (pra não dizer outra coisa) das lojas rapinarem o 13º dos mais desavisados e de quem compra por impulso.

Estão falando que ~nesse ano~ a BF tá ruim mas na verdade ela sempre foi ruim, só ofertas bem pontuais.
Essa black está sendo boa pra quem acompanha a lives das lojas, pois saiu bastante promôs na magruda e hj a tarde
Já no Ali, a promô deles foi boa no 11.11 e no primeiro dia da semana black

Essa black está sendo boa pra quem acompanha a lives das lojas, pois saiu bastante promôs na magruda e hj a tarde
Sim, mas quase sempre aquelas promos que as lojas dizem que venderam 100 unidades em 1min e na prática ninguém ou quase ninguem sequer tem tempo de por no carrinho.

Se tivesse deixado pra pegar o 9900x agora (por exemplo) teria que comprar numa loja desconhecida ou em outras que não me entregariam no mesmo dia, e em todas pagando mais caro.

No fundo é só uma "oportunidade" (pra não dizer outra coisa) das lojas rapinarem o 13º dos mais desavisados e de quem compra por impulso.
Fez bem em ter pego o 9900X por 2800,00...agora o mínimo está 3499,00.

Mas sendo bem sincero, quando foi que alguma BF no Brasil foi estilo dos EUA? Acho que nunca...
Justamente, foi o que eu disse ali em cima.

Galera fica segurando dinheiro como se fosse um momento mágico e todo ano é a mesma coisa, isso quando não gasta mais tentando economizar ou cai em alguma furada durante o processo.

desde que tem a cervejinha + picanha garantida todo fim de semana, diz o amor...
Pé no chão e sem políticos de estimação, por favor.

Mas sendo bem sincero, quando foi que alguma BF no Brasil foi estilo dos EUA? Acho que nunca...
mas aparece umas moscas brancas, ontem por exemplo na Live do pepe apareceu a LG C4 por R$3.999 em 10x na Amazon, não peguei pq quero uma com maior taxa de atualização.
Agora apareceu no ML a Samsung G6(5200) e a LG oled(5600) em até 24xs/juros. preço esta até razoável porém o que pega é o 1 ano de garantia vs 3 anos de Dell/Corsair, como é painel oled esse tempo de garantia conta muito.

mas aparece umas moscas brancas, ontem por exemplo na Live do pepe apareceu a LG C4 por R$3.999 em 10x na Amazon, não peguei pq quero uma com maior taxa de atualização.
Agora apareceu no ML a Samsung G6(5200) e a LG oled(5600) em até 24xs/juros. preço esta até razoável porém o que pega é o 1 ano de garantia vs 3 anos de Dell/Corsair, como é painel oled esse tempo de garantia conta muito.
Painel OLED vc precisa de, no mínimo, três anos de garantia
Justamente, foi o que eu disse ali em cima.

Galera fica segurando dinheiro como se fosse um momento mágico e todo ano é a mesma coisa, isso quando não gasta mais tentando economizar ou cai em alguma furada durante o processo.
Acho que quem é malandro aproveita as promoções de lojas pré BF com a Amazon

Meu plano era esperar o 9800X3D cair abaixo de 3.5K e pegá-lo no começo do ano, mas quando vi o Dólar disparando acabei mudando de ideia e consegui pegar ele por 3779,00. Placa de vídeo vou aguardar a série 5x da Nvidia.

Bom, depois dos testes ok na "test bench", quinta foi hora de passar as peças pro local definitivo, e aproveitar pra dar uma limpada geral.

Teve bastante dor de cabeça no começo até eu descobrir que EXPO 6600 C32 das memórias novas não estava realmente estável (dava boot normal, instalei drivers tudo normal, ia reiniciar o PC, não reiniciava kkkk)

Depois de muitas horas vendo uns videos e testes (que coizinha chata DDR5 na AMD hein, ainda mais Dual Rank pois aqui é 2x32Gb) ), finalmente consegui 6000Mhz C30.

E aí começou horas e horas de testes pra ver se conseguia subir UCLK, se conseguia 6400 1:1, se valia a pena 2:1 com clock alto... depois de muitos comparativos (basicamente usei AIDA + benchmark do Cyberpunk 2077 por motivos do PC ser para jogos, com quick testes de estabilidade no meio), chegamos ao que melhor performou por aqui:

Melhores resultados "sintéticos" (testado com TestMem5 / OCCT / HyperPI / Games)
  • PBO 200Mhz Curve -35
  • DDR5 6200 C30 1:1 FCLK 2067

Csvqc8i.png
LQdnOQj.png
Antes de mexer no PBO (comecei pelas memórias com o CPU em stock), notei que o melhor score no Cyberpunk foi com FCLK 2133 (todo o resto igual), então experimentei também com as configs do PBO (timigns ao lado. O OC com 2067 usa tudo igual, só mudei o FCLK)

Com essa mudança no AIDA a latência passou pra 63/63.5, Cynebench single subiu pra 137 (ou 139), mas o Multi caiu bem, não chegando em 980.

Mas disparado foi o melhor resultado no Cyberpunk, constantemente 5 Average FPS acima do score com 2067 FCLK.
hByIiwE.png

E abaixo um comparativo do R9 5900x (que tbm tinha PBO e OC de memórias) vs a run do setup/config atual.
Vou falar que fiquei surpreso com o ganho considerando que jogo em 3840x1600 (deve ser pelo fato de rodar o bench com DLSS)
A diferença nos Min FPS é considerável.

PS:
  • essa run do 5900x foi na quinta antes de desmontar, pra ser o mais atual possível.
  • não tem influência de sistema, é o mesmo windows com o novo hardware.

R9 5900x PBO -20 DDR4 3600 C18
RJZ1GB2.jpeg

R5 9600x PBO -35 DDR5 6200 C30 1:1 FCLK 2133
csFD2tQ.jpeg

PS: todos os resultados acima são com o Windows no modo "dia a dia", ou seja, não estou em safe mode, não fecho aplicativos do tray, não coloco fans em 100%, não desativo effects/wallpaper, nada disso.

Agora é testar mais jogos e ver se está estável de verdade!

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar