Bom, depois dos testes ok na "test bench", quinta foi hora de passar as peças pro local definitivo, e aproveitar pra dar uma limpada geral.
Teve bastante dor de cabeça no começo até eu descobrir que EXPO 6600 C32 das memórias novas não estava realmente estável (dava boot normal, instalei drivers tudo normal, ia reiniciar o PC, não reiniciava kkkk)
Depois de muitas horas vendo uns videos e testes (que coizinha chata DDR5 na AMD hein, ainda mais Dual Rank pois aqui é 2x32Gb) ), finalmente consegui 6000Mhz C30.
E aí começou horas e horas de testes pra ver se conseguia subir UCLK, se conseguia 6400 1:1, se valia a pena 2:1 com clock alto... depois de muitos comparativos (basicamente usei AIDA + benchmark do Cyberpunk 2077 por motivos do PC ser para jogos, com quick testes de estabilidade no meio), chegamos ao que melhor performou por aqui:
Melhores resultados "sintéticos" (testado com TestMem5 / OCCT / HyperPI / Games)
- PBO 200Mhz Curve -35
- DDR5 6200 C30 1:1 FCLK 2067
| |
Antes de mexer no PBO (comecei pelas memórias com o CPU em stock), notei que o melhor score no Cyberpunk foi com FCLK 2133 (todo o resto igual), então experimentei também com as configs do PBO (timigns ao lado. O OC com 2067 usa tudo igual, só mudei o FCLK)
Com essa mudança no AIDA a latência passou pra 63/63.5, Cynebench single subiu pra 137 (ou 139), mas o Multi caiu bem, não chegando em 980.
Mas disparado foi o melhor resultado no Cyberpunk, constantemente 5 Average FPS acima do score com 2067 FCLK. | |
E abaixo um comparativo do R9 5900x (que tbm tinha PBO e OC de memórias) vs a run do setup/config atual.
Vou falar que fiquei surpreso com o ganho considerando que jogo em 3840x1600 (deve ser pelo fato de rodar o bench com DLSS)
A diferença nos Min FPS é considerável.
PS:
- essa run do 5900x foi na quinta antes de desmontar, pra ser o mais atual possível.
- não tem influência de sistema, é o mesmo windows com o novo hardware.
R9 5900x PBO -20 DDR4 3600 C18
R5 9600x PBO -35 DDR5 6200 C30 1:1 FCLK 2133
PS: todos os resultados acima são com o Windows no modo "dia a dia", ou seja, não estou em safe mode, não fecho aplicativos do tray, não coloco fans em 100%, não desativo effects/wallpaper, nada disso.
Agora é testar mais jogos e ver se está estável de verdade!