[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Qual coooler mesmo o dos testes? o meu 7600x com o ag400 plus, o que vcs acham dessa temperatura? (tudo em estoque ai, só as memórias com perfil expo, não ajustei os timings ainda).

WtjZU7D.jpeg
Acho que vale adicionar apesar do calor de ontem, foi testado no ar condicionado, sala a 25ºC +-. Placa mãe no gabinete, mas sem as tampas ainda, preciso terminar de configurar, enfiar um HDD e um SSD sata que tá em outro pc pra aí sim ficar "pronto".
O cooler é um Scythe Fuma 3. Sem o PBO mesmo em multicore tava dando uns 73ºC na media, botei o PBO com limite de 85 e ele realmente fica nessa casa. O ganho até que foi bem razoável então acho que vou manter nessa configuração.
Salvo engano, a série 9000 era ligeiramente mais "fria", até porque os ganhos não foram lá aquelas maravilhas em cima da série 7000. O Ak400 que eu não lembro se era igual o AG400, tinha me baseado nesse review e o Fuma 3 eu já conhecia (já instalei o Fuma 2 em dois pcs e o desempenho era bem honesto), cabe "fácil" na maioria dos gabinetes e até hoje não pegou nem em dissipador nem nas RAM.

Guys vale sair de um 13900k para 9800x3d pensando só em jogos? Para ganhar + 1% e estabilidade de fps.

To bem por fora de configurações da amd, no intel aqui uso um undevolt + configurações especificas que consigo + performance que em stock e temperaturas bem melhores, com oc no ddr5.

É complicado configurar isso do lado da AMD? Qual x870 ''custo beneficio'' daria conta disso?
Compensa bastante. Terá um incrível ganho de 1,3% em 4k com essa sua 4090.

relative-performance-games-38410-2160.png

Entre processador de placa mãe vais gastar pelo menos R$6000... provavelmente consegues aproveitar tuas memórias e teu cooler vai sobrar.

Qualquer placa B850 vai rodar um 9800X3D sem problema, mas nem toda placa mãe consegue rodar DDR5 8000Mhz. Como estais pensando em trocar de plataforma para ganhar alguns %s no processo, acredito que não vais abrir mão da performance entra da DDR5 em 8000Mhz conra 6000Mhz, então nesse sentido vale a pena investir em uma placa mãe boa.

Vais ganhar desempenho, mas vale o custo? Pra ti que tem uma 4090, entusiasta e gosta disso, manda bala.
É o diabinho me tentando aqui :limo:

Mas só ia cogitar pegar se conseguisse os itens com preço melhor, ontem mesmo ia conseguir o 9800x3d por 3500 no mercado livre, mas na hora que fui tentar o cupom parou de funcionar, talvez seja um sinal divino kkkk,

Sim, claramente não é um upgrade que valeria o custo, mas é justamente para tentar vender o meu kit Intel logo pois a tendência vai ser cada vez mais dificil de passar para frente acredito.

Qual X870 mais barata conseguiria chegar nos 8000mhz ou próximo disso? Porque também não vira gastar 4k na placa.

No mais vou pesquisando, não vou fazer loucura rsrsrs estou pensando mais no sentido de conseguir passar o meu kit atual para frente e assim abater o prejuízo.

É o diabinho me tentando aqui :limo:

Mas só ia cogitar pegar se conseguisse os itens com preço melhor, ontem mesmo ia conseguir o 9800x3d por 3500 no mercado livre, mas na hora que fui tentar o cupom parou de funcionar, talvez seja um sinal divino kkkk,

Sim, claramente não é um upgrade que valeria o custo, mas é justamente para tentar vender o meu kit Intel logo pois a tendência vai ser cada vez mais dificil de passar para frente acredito.

Qual X870 mais barata conseguiria chegar nos 8000mhz ou próximo disso? Porque também não vira gastar 4k na placa.

No mais vou pesquisando, não vou fazer loucura rsrsrs estou pensando mais no sentido de conseguir passar o meu kit atual para frente e assim abater o prejuízo.
Uma X870 que consiga rodar 8000Mhz vai ser uma placa na casa dos R$3000+, seja um Aorus Elite, Asus TUF, ASRock Riptide....

Uma X870 que consiga rodar 8000Mhz vai ser uma placa na casa dos R$3000+, seja um Aorus Elite, Asus TUF, ASRock Riptide....

Não necessariamente, no review lá do Hardware Unboxed a MSI x870-p que custa ~2k por aqui deu boot com 8000Mhz, parece que a MSI está bem estável já com frequências altas.

Mas também nem tem porque querer pegar 8000Mhz na AMD

O 9800x3d para quem tem cartão mercado pago, está saindo por R$ 3667,50 à vista ou R$ 3901,50 em 24 x sem juros. Vendido por venturi-gaming, cupons RECEBE200 + CARTAOMP10OFF
Esse primeiro cupom não consegui aplicar

Galera,

Brother meu chegou do eua e conseguiu comprar um 9800x3d na micro-center, saiu a bagatela final de 3k.
Vendi meu 7800x3d para outro brother, na amizadeee mesmo por 2500.

A noite vou montar e fazer os testes e posto aqui.

Setup: 9800x3d - x670-e tuf + ddr5 6000mhz juhor cl 40 (bosta pura, dps vou trocar).

Uma duvida já que estou bem por fora de como funciona, mas vi que tem modelo B650 dizendo na descrição na parte da memória DDR5 8000+(OC). Então seria possível chegar a 8000Mhz usando uma B650 ? Já que as x870 estão caras, seria uma alternativa ?

Uma duvida já que estou bem por fora de como funciona, mas vi que tem modelo B650 dizendo na descrição na parte da memória DDR5 8000+(OC). Então seria possível chegar a 8000Mhz usando uma B650 ? Já que as x870 estão caras, seria uma alternativa ?
Tem B650 que fala que chega, mas mesmo pegando uma placas dessas não é garantido que rode, depende da placa e memória, resultado bem inconsistente ainda.

X870 já melhorou bastante, mas ainda não é 100%.

uma sugestão para quem está usando x870 principalmente, e os 9xxx, usem windows dev...

é 100% estável e a microsoft e amd estão tunando bastante! vale a pena

eu só uso dev desde que lançou o w11!

No site da Venturi tem um cupom de 4% (ESQUENTA) no 9800X3D. Fiz um pedido dele com o Lian Li Galahad II, saiu R$ 4.850 com frete para o PR, ou seja, +- R$ 3.700 o 9800X3D sem frete. Mesmo preço do ML com os cupons que já expiraram + frete.
Maaaas resolvi não efetuar o pagamento. Não que eu desconfie da loja, mas mandar o valor no PIX do CNPJ e depois o comprovante por e-mail é um método no mínimo questionável :scare:

Vou aguardar se amanhã aparece algo parcelado ou similar no ML sem o frete abusivo, se não aparecer eu cogito pagar o PIX. Com o dólar subindo e nenhum CPU à altura a caminho, talvez seja um bom momento para comprar afinal :fire:

Turma, oq acham desses números? sempre fui usuário de intel, alguma dica?

@Fawlzi você fez 21850 em multicore e no meu 1204, pq tanta diferença?

R9E0UOP.png

DElFO7K.png

JRTTgWP.png

zCTXo0X.png

Última edição:
No site da Venturi tem um cupom de 4% (ESQUENTA) no 9800X3D. Fiz um pedido dele com o Lian Li Galahad II, saiu R$ 4.850 com frete para o PR, ou seja, +- R$ 3.700 o 9800X3D sem frete. Mesmo preço do ML com os cupons que já expiraram + frete.
Maaaas resolvi não efetuar o pagamento. Não que eu desconfie da loja, mas mandar o valor no PIX do CNPJ e depois o comprovante por e-mail é um método no mínimo questionável :scare:

Vou aguardar se amanhã aparece algo parcelado ou similar no ML sem o frete abusivo, se não aparecer eu cogito pagar o PIX. Com o dólar subindo e nenhum CPU à altura a caminho, talvez seja um bom momento para comprar afinal :fire:
Já comprei lá, são bem tranquilos, confiáveis. Só o dono que é meio doido das ideias

7800X3D SUPER BARATO !!!

CORRE !!! PUTA PROMO BLACKFRIDAY !!!

Só que naummm!!
:limo:
É só pros trouxas da fraude.
Isso é decepcionante sinceramente!

R9E0UOP.png

DElFO7K.png

JRTTgWP.png

zCTXo0X.png

Eu realmente não sei, deixei padrão. Versão do Windows, resolução, GPU e etc influencia no Cinebench?

Edit: Tua versão é diferente da minha. A minha tá escrito em cima Cinebench R23.

Última edição:

R9E0UOP.png

DElFO7K.png

JRTTgWP.png

zCTXo0X.png
Cinebench R23 e 2024 dão scores bem diferentes, de resto parece ok.

R9E0UOP.png

DElFO7K.png

JRTTgWP.png

zCTXo0X.png
Literalmente copia o que esse video mostra, vais conseguir 88000~90000Mb/s e latência de 60~62ns.

30-36-36-30
66-48-50000(65535)-500-500-500
12-8-4-20-16-4-4-1-6-6-2-1-6-6-4-16

Se a temperatura da tua memória não ultrapassar 50~55C em nenhuma condição, podes subir o Refresh Rate (tREFI) de 50000 para 65535 (máximo) que vai dar um pouquinho mais de performance.

Última edição:
Literalmente copia o que esse video mostra, vais conseguir 88000~90000Mb/s e latência de 60~62ns.

Se a temperatura da tua memória não ultrapassar 50~55C em nenhuma condição, podes subir o Refresh Rate (tREFI) de 50000 para 65535 (máximo) que vai dar um pouquinho mais de performance.

Por algum motivo os Ryzen 9000 não pontuam não bem no Aida.

Por algum motivo os Ryzen 9000 não pontuam não bem no Aida.
Por que será?

Independente, memória Hynix vem com timmings secundários hororosos... deixam muita performance na mesa.

Ryzen 9 7900x por 2800$ vale a pena?

Users who are viewing this thread

Voltar