[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Bem vindo ao clube!

Por curiosidade: Qual é o lance do Wi-Fi nessa mobo? Vi que ela tem os furos das antenas no backplate e o conector M.2 interno, procede? Vem os rabichos da antena/pigtails na caixa ou nada?

Coloquei essa bicha no leque de opções para um possível upgrade no PC da patroa mas a conectividade dele é por Wi-Fi e ela usa BT às vezes, no atual acabei usando um adaptador PCIe x1.

Estou bem satisfeito, em números os ganhos foram na casa dos 15-20% como postei há algumas páginas e notei uma maior agilidade em atividades cotidianas/produtivas também.

Para quem tem um 7900x a diferença deve ser bem mais singela então talvez a troca não faça muito sentido.

Tem a predisposição, mas não vem as anteninhas. Mas teria que comprar a wifi m2 + as antenas (geralmente é usado em notebooks).
Tipo esse: https://www.aliexpress.com/item/1005006432749112.html

Não pretendo usar wifi. Mas é bem interessante pra quem usa (inclusive uns cartões suporta BT tmb).
Nesse video aqui, o reviewer detalha melhor:

minuto 13:02

Tem a predisposição, mas não vem as anteninhas. Mas teria que comprar a wifi m2 + as antenas (geralmente é usado em notebooks).
Tipo esse: https://www.aliexpress.com/item/1005006432749112.html

Não pretendo usar wifi. Mas é bem interessante pra quem usa (inclusive uns cartões suporta BT tmb).
Nesse video aqui, o reviewer detalha melhor:

minuto 13:02

Bacana, ainda não tinha olhado mais atentamente o layout dela e achei que o slot ficava junto ao backplate como em algumas outras mobos mas assim é até melhor.

Já tenho todas as traquitanas aqui, no máximo talvez precise de um cabinho mais longo para chegar da placa ao conector das antenas mas acho que vai dar certinho.

Agradeço o feedback, tendo em vista preço vs. features devo abraçar uma também, demais opções com Wi-Fi/BT são inferiores ou mais caras.

Eu tmb achei que fui dos que achei que o 7800x3d ia derreter e ia poder comprar tranquilo, por causa do 9800x3d. Ainda mais pq ele tava subindo de preço de julho pra cá. Quebrei a cara.
:vai:

Não resisti.
Estava sem CPU e a esposa estava me expulsando do PC dela, nem a 3060Ti escapou e acabou expulsa do PC dela também.

Minha ideia era pegar um 7800X3D na Black Friday, mas pelo que vi o preço só andou subindo... Foi desanimador. Não achei que irá baixar o preço e algumas lojas que eu estava mirando a compra já estão sem estoque.

Logo de cara já senti a diferença na temperatura comparado ao 7600X que estava usando antes, sistema tá muito mais silencioso. No Cinebench R23 chegou a 93° como já imaginava pois meu NZXT H500 tem pouco Air Flow, tem muito mais exaustão do que entrada de ar.

Um detalhe: eu quis monitorar a temperatura em jogo mas por enquanto o MSI Afterburner não é compatível.

Sei que a 3060Ti é fraca, mas pretendo trocar para uma 4070Ti Super ou 5070Ti se vir com um preço próximo da anterior.

Ryzen-7-9800-X3-D.jpg

Última edição:
@Ahrizinha 7800X3D para 9800X3D, hoje vai de R$3000 para R$4000.... quanto a performance, depende do jogo, qualidade de resolução, etc. mas em regras o 9800X3D em 1080P é em média 8% mais forte.

Dependendo eu vou de 7800x3d mesmo, qualquer economia é lucro kkk

Dependendo eu vou de 7800x3d mesmo, qualquer economia é lucro kkk
Certamente, e vendo sua assinatura (o monitor em específico) eu diria que nem precisaria necessariamente ser 9800x3d ou 7800x3d para ter bons resultados.

Certamente, e vendo sua assinatura (o monitor em específico) eu diria que nem precisaria necessariamente ser 9800x3d ou 7800x3d para ter bons resultados.
Em 3440x1440 pra jogos apenas de campanha, vale a pena economizar e ir de R5 7600 que custa 2,5x menos?

Em 3440x1440 pra jogos apenas de campanha, vale a pena economizar e ir de R5 7600 que custa 2,5x menos?
A meu ver sim, assim como poderia ser um 7700, um 9700x ou até 7900x/9900x, a escolha não precisa ser 8 ou 80.

Vou migrar para o AM5 e estou em dúvida entre placas-mãe de chipsets intermediários. Devo pegar uma placa-mãe B650E robusta como a RoG Strix B650E-E ou a ASRock Taichi B650E, ir na MSI X870 Tomahawk ou esperar as B850?

Agradeço qualquer sugestão!

Normalmente quando vemos os testes em certos reviews a temperatura do ambiente é outra, todo mundo com condicionador de ar ligado, mas vamos falar sobre a realidade de certos Brasileiros? Não tenho condicionador de ar, meu PC fica próximo a janela que esquenta bastante na parte da manha e a temperatura atual deve ser lá de 31° atualmente aqui dentro da sala. Voces não imaginam quando chega os dias de 38º...

Resfriamento é um NZXT X63 280mm com 2 Noctua 14

Fiz um teste no Cinebench R23, apenas configurado as memorias ADATA 6000 CL30 (2x32GB) para EXPO e o CPPC de Auto para Driver.
Windows 11 23H2. Driver do Chipset com instalação limpa e sim, o amd3dvcacheSvc.exe está rodando. Não sei se esse tem o problema de "Core Parking".

Não eu não formatei. Não briguem comigo, por favor.

Captura-de-tela-2024-11-27-074140.png

Normalmente quando vemos os testes em certos reviews a temperatura do ambiente é outra, todo mundo com condicionador de ar ligado, mas vamos falar sobre a realidade de certos Brasileiros? Não tenho condicionador de ar, meu PC fica próximo a janela que esquenta bastante na parte da manha e a temperatura atual deve ser lá de 31° atualmente aqui dentro da sala. Voces não imaginam quando chega os dias de 38º...

Fiz um teste no Cinebench R23, apenas configurado as memorias ADATA 6000 CL30 (2x32GB) para EXPO e o CPPC de Auto para Driver.
Windows 11 23H2. Driver do Chipset com instalação limpa e sim, o amd3dvcacheSvc.exe está rodando. Não sei se esse tem o problema de "Core Parking".

Temp ambiente alta + um NZXT H500 pra fechar aí não tem muito milagre mesmo independente de cooler, se quiser ou puder fazer um teste, taca o perfil de energia do Windows no modo balanceado (uso máximo 99% de CPU) e refaz o Cinebench e testa em jogos aí, deve perder bem pouca performance e ter uma queda significativa de consumo e temperatura, meu 7800x3D a 4.1ghz~ já roda a 4080 com os 2 pés nas costas, um 9800x3D a 4.8ghz então deve ficar uns 15%~ mais rápido ainda kkkk

Temp ambiente alta + um NZXT H500 pra fechar aí não tem muito milagre mesmo independente de cooler, se quiser ou puder fazer um teste, taca o perfil de energia do Windows no modo balanceado (uso máximo 99% de CPU) e refaz o Cinebench e testa em jogos aí, deve perder bem pouca performance e ter uma queda significativa de consumo e temperatura, meu 7800x3D a 4.1ghz~ já roda a 4080 com os 2 pés nas costas, um 9800x3D a 4.8ghz então deve ficar uns 15%~ mais rápido ainda kkkk
Não mudou muito no balanceado, mas segui a tua recomendação e deixei.

Captura-de-tela-2024-11-27-083742.png

Vou migrar para o AM5 e estou em dúvida entre placas-mãe de chipsets intermediários. Devo pegar uma placa-mãe B650E robusta como a RoG Strix B650E-E ou a ASRock Taichi B650E, ir na MSI X870 Tomahawk ou esperar as B850?

Agradeço qualquer sugestão!

Escolha da placa-mãe é muito pessoal. Tem certas placas que tem muitos recursos que só encarecem e acaba que nem usamos.
Quanto ao Chipset, B650E ou X670E, pois tem PCI Ex 5.0.

Tenho uma ASUS TUF X670E e recomendo. Placa com uma bela de uma construção, sem fru-frus.

Não mudou muito no balanceado, mas segui a tua recomendação e deixei.

Captura-de-tela-2024-11-27-083742.png
Ué estranho, talvez tenha algo conflitando ou talvez o perfil balanceado esteja com uso máx em 100% já que o score foi idêntico, mas geralmente deixar o uso máximo de CPU do perfil em 99% ao invés de 100% desativa o clock boost e mantém no clock base, no ComputerBase testaram alguns Ryzen a 4.8ghz e o 9800x3D a 4.8ghz passou do 7800x3D stock com consumo similar, na média deles (poucos jogos) de 9800x3D stock pra 4.8ghz foi uma redução de 5%~ desempenho pra redução de 30%~ no consumo, que consequentemente joga as temps ainda mais pra baixo

PLN2zux.png

9800X3D só tem um CCD, não existe problema de core parking.

Vai ganhar mais performance com PBO, CO, FLCK e UCLK e timmings secundários da memória.

Uma pena que não consigo monitorar a temperatura via MSI Afterburner em jogo. Ele não detecta de maneira alguma...
Já reinstalei e limpei os registros. Acho que só um update para corrigir mesmo.

9800X3D só tem um CCD, não existe problema de core parking.

Vai ganhar mais performance com PBO, CO, FLCK e UCLK e timmings secundários da memória.
Nem sabia disso. Então acho que vou deixar o CPPC ao invés de Driver para Auto. Ou na realidade acho que não faz lá diferença.
Quanto ao ganho de performance ainda nem vou mexer nisso, talvez mais para frente.

Ué estranho, talvez tenha algo conflitando ou talvez o perfil balanceado esteja com uso máx em 100% já que o score foi idêntico, mas geralmente deixar o uso máximo de CPU do perfil em 99% ao invés de 100% desativa o clock boost e mantém no clock base, no ComputerBase testaram alguns Ryzen a 4.8ghz e o 9800x3D a 4.8ghz passou do 7800x3D stock com consumo similar, na média deles (poucos jogos) de 9800x3D stock pra 4.8ghz foi uma redução de 5%~ desempenho pra redução de 30%~ no consumo, que consequentemente joga as temps ainda mais pra baixo

PLN2zux.png
Talvez seja por que ainda não fiz uma instalação limpa ou não esteja usando a versão do Windows mais recente. Talvez isso influencie em algumas coisas.

Última edição:
Tá na mão também, instalarei hoje mais tarde.

ndKVAgC.jpg

Uma pena que não consigo monitorar a temperatura via MSI Afterburner em jogo. Ele não detecta de maneira alguma...
Já reinstalei e limpei os registros. Acho que só um update para corrigir mesmo.
Mesma coisa aqui, falei isso há algumas páginas e acho que vai demorar um pouco pra resolverem.

Com um segundo monitor é fácil acompanhar mas dá pra fazer o hwinfo64 enviar informações para a tela também, o vídeo abaixo pode ajudar:

A meu ver sim, assim como poderia ser um 7700, um 9700x ou até 7900x/9900x, a escolha não precisa ser 8 ou 80.
hmm o que acha melhor então? Te contar que o 12600k não está segurando 144 fps estaveis no Fortnite jogo que mais jogo faz um tempo, e as vezes quando vou jogar um BF ele também fica no limite, fica placa sobrando e o CPU não vai mais mesmo em 3440x1440, então o que acha? um 7700x ou 9700x? dependendo do valor até um Ryzen 9 pode ser posto na mesa

Mesma coisa aqui, falei isso há algumas páginas e acho que vai demorar um pouco pra resolverem.

Com um segundo monitor é fácil acompanhar mas dá pra fazer o hwinfo64 enviar informações para a tela também, o vídeo abaixo pode ajudar:

Show, muito obrigado! Funcionou como um charme! Quero testar no Cyberpunk e comparar a temperatura com meu i7 10700 e o 7600X.

Com temp ambiente alta + o gabinete / WC que você tem, é por aí mesmo, não tem nada visivelmente errado.

Testa em jogos / uso normal e deve ficar ok, benchmarks sempre tem temperaturas mais altas que uso real.

Mexer com PBO e curva negativa deve ajudar um pouco pois vai usar menos W.
No PBO também tem um temp limiter que vc pode ativar e colocar o valor que quiser se isso te preocupa muito, se chegar no valor ele reduz o boost.
Uso assim aqui no meu 5900x

Tem algumas pessoas perguntando sobre as lojas.. vou dar minha opinião:

Não comprem de forma nenhuma na Inpower (seja pela Amazon, ML, Site deles ou loja fisica no centro de SP), eles fazem questão de não colocar o número serial do produto na nota fiscal ou colocam um número nada a ver com o produto (como foi o meu caso) (não sei qual é o rolo fiscal pra isso) e depois tentam ficar te enrolando até dar os 7 dias de devolução.

Muitas pessoas já passaram por isso e eu também, sem o S/N na nota fiscal não é possível acionar a garantia do produto, minha sorte é que consigo devolver o produto através da Amazon, mas olha que dor de cabeça que eles me geraram gratuitamente.

Users who are viewing this thread

Voltar