[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
hmm o que acha melhor então? Te contar que o 12600k não está segurando 144 fps estaveis no Fortnite jogo que mais jogo faz um tempo, e as vezes quando vou jogar um BF ele também fica no limite, fica placa sobrando e o CPU não vai mais mesmo em 3440x1440, então o que acha? um 7700x ou 9700x? dependendo do valor até um Ryzen 9 pode ser posto na mesa
Então, o 9700x tem performance ligeiramente superior ao 9900x em jogos devido ao fato de ter 1 CCD então talvez seja uma alternativa melhor e te faria economizar uns trocados.

Sobre esses jogos em específico, faz tempo que não jogo BF e realmente ele é ponto fora da curva no quesito consumo de CPU, na época estava com um i9-9900K e a CPU acima dos 90% praticamente o tempo todo nesse jogo foi um dos grande motivadores da minha migração para AM5 e valeu MUITO a pena, lembrando que comecei com um Ryzen 9 7900 que tem performance inferior a 7600 e 7700 em jogos pelo mesmo motivo (o fato de terem somente 1 CCD).

Sobre o Fortnite, já dei uma brincada e meu hardware da assinatura (mesmo com o 7900) já segurava 2560x1440 @ 152fps praticamente cravado, sobrando GPU e com processador em 30~40%, no seu caso a GPU é um pouco inferior mas em um monitor com VRR (Freesync/G-Sync) o fato de não ficar "cravado" também não deveria causar muita preocupação.

Enfim, 3440x1440 teoricamente onera menos a CPU então não vejo porque qualquer uma dessas outras alternativas à 7800x3d ou 9800x3d não seja uma boa opção.

Bom, chegou finalmente todas as peças na segunda, montei tudo, rodei uns testes só pra ter certeza que estava tudo ok, hoje sobrou um pouco de tempo e comecei a fuçar um pouco mais:
PBO automático que eu suponho ser desabilitado:
FytQ87o.png

PBO 75 (limita a 75ºC)
q5Y7RlY.png

LC1bwar.png

PBO 85
3t0jsKB.png

lBsTQBB.png

CPU Z nesse PBO 85
B824Lu5.png

E como ficaram as memórias:
uuCk1Gf.png

Ryzen 9900X, MSI PRO X870-P e 2 x 16GB Adata 6400 cl32 se não me engano. Habilitei o perfil EXPO, ficou em 2:1 então tive que tirar do automático e forçar 1:1, salvo engano habilitei alguma outra coisa pra otimizar memória, mas não liguei o latency killer, tinha o aviso de poder perder desempenho na CPU ou algo do estilo? Depois testo se isso dá diferença em algum lugar.

edit: bisonhamente, só tem versão beta pra BIOS dessa placa mãe, vai entender :bem: (e sim, Windows 10... Eu esqueci de preparar a iso do 11 antes, já tá rodando, quem sabe mais pra frente formato de novo...).

Última edição:
Tem algumas pessoas perguntando sobre as lojas.. vou dar minha opinião:

Não comprem de forma nenhuma na Inpower (seja pela Amazon, ML, Site deles ou loja fisica no centro de SP), eles fazem questão de não colocar o número serial do produto na nota fiscal ou colocam um número nada a ver com o produto (como foi o meu caso) (não sei qual é o rolo fiscal pra isso) e depois tentam ficar te enrolando até dar os 7 dias de devolução.

Muitas pessoas já passaram por isso e eu também, sem o S/N na nota fiscal não é possível acionar a garantia do produto, minha sorte é que consigo devolver o produto através da Amazon, mas olha que dor de cabeça que eles me geraram gratuitamente.
Mas a AMD efetivamente obriga a existência do número de série do processador na Nota Fiscal e nega a garantia se não tiver? Já viu situações assim?

Na página da garantia não encontrei nada e no tópico relacionado lembro de relatos onde sequer pediam NF, além de casos de garantia sendo fornecida para processadores trazidos do exterior onde mal há uma invoice às vezes, na prática o S/N consta tanto no processador como na caixa. Na minha NF da Gigantec também não há serial e pessoalmente não vejo problema.

Entendo e concordo que é melhor se precaver mas será que vc não está generalizando uma obrigatoriedade que por vezes vemos com outros componentes (tipo placas de vídeo) ?

bisonhamente, só tem versão beta pra BIOS dessa placa mãe, vai entender :bem:
:pff: se liga no histórico da minha:

1732740970407.png

Em destaque as que não são Beta, se usei alguma delas por mais de 1 mês nesse tempo todo foi muito :limo:

Mas a AMD efetivamente obriga a existência do número de série do processador na Nota Fiscal e nega a garantia se não tiver? Já viu situações assim?

Na página da garantia não encontrei nada e no tópico relacionado lembro de relatos onde sequer pediam a NF, além de casos de garantia sendo fornecida para processadores trazidos do exterior onde mal há uma invoice às vezes, na prática o S/N consta tanto no processador como na caixa. Na minha NF da Gigantec também não há serial e pessoalmente não vejo problema.

Entendo e concordo que é melhor se precaver mas será que vc não está generalizando uma obrigatoriedade que por vezes vemos com outros componentes (tipo placas de vídeo) ?

O código serial (S/N) do produto na NF é a única prova que o produto que consta na Nota Fiscal que você apresentou corresponde ao produto que está solicitando a garantia.

Resumindo: A pessoa poderia acionar a garantia de um processador fora da garantia com uma nota sem serial na garantia ou até mesmo se você for furtado, não terá como comprovar a existência do produto caso ele seja encontrado pela polícia (está cheio de casos assim no jusbrasil).

A empresa que não solicitar o serial na NF está agindo de muita boa fé e não podemos usar isso como argumento que sempre será assim....

Última edição:
O código serial (S/N) do produto na NF é a única prova de que aquela nota fiscal é daquele produto e garante que o produto que consta na Nota Fiscal que você apresentou corresponde ao produto que está solicitando a garantia.

Resumindo: A pessoa poderia acionar a garantia de um processador fora da garantia com uma nota sem serial ou até mesmo se você for furtado, não terá como comprovar a existência do produto caso ele seja encontrado pela polícia (está cheio de casos assim no jusbrasil).

A empresa que não solicitar o serial na NF está agindo de muita boa fé e não podemos usar isso como argumento que sempre será assim....
De todas CPUs que ja comprei, nao lembro de vir o serial na NF, lojas Kabum, Pichau e Terabyte.

Intel tem o validador online que verifica a validade da garantia usando 3 dados da CPU.

O código serial (S/N) do produto na NF é a única prova que o produto que consta na Nota Fiscal que você apresentou corresponde ao produto que está solicitando a garantia.

Resumindo: A pessoa poderia acionar a garantia de um processador fora da garantia com uma nota sem serial na garantia ou até mesmo se você for furtado, não terá como comprovar a existência do produto caso ele seja encontrado pela polícia (está cheio de casos assim no jusbrasil).

Mas que vantagem a loja leva ao não registrar o SN na nota fiscal?

Também gostaria de saber, mas a falta disso pode ser muito ruim para o consumidor.

No meu "stress test" no Valheim, o bichinho se mostrou 47% mais rápido do que o 7700X. Bom demais! Ainda dá pra tunar PBO e latências pra extrair mais um pouco.

NglDCRu.jpg

Z4w6LOe.jpg

Galera, o Ryzen 7 9800X3D aguenta fazer lives na Twitch e jogar em alta performance ou existem outros processadores AM5 que são melhores para tal situação?

Dá serviço de verificar manualmente o número de série do item e inserir na NF.

A receita exige. E em caso de garantia no exterior, sem o número de série na NF não consegue fazer o processo de importação/retorno isento de imposto.

Finalmente deu pra pra montar rapidinho o "bench test" pra ver se ao menos ia ligar rss.

Agora é atualizar a Bios, instalar um W11 num SSD e deixar rodando uns stress/stability test antes de fazer o upgrade no PC.

MzpfavM.jpeg
PONKomG.jpeg

Então, o 9700x tem performance ligeiramente superior ao 9900x em jogos devido ao fato de ter 1 CCD então talvez seja uma alternativa melhor e te faria economizar uns trocados.

Sobre esses jogos em específico, faz tempo que não jogo BF e realmente ele é ponto fora da curva no quesito consumo de CPU, na época estava com um i9-9900K e a CPU acima dos 90% praticamente o tempo todo nesse jogo foi um dos grande motivadores da minha migração para AM5 e valeu MUITO a pena, lembrando que comecei com um Ryzen 9 7900 que tem performance inferior a 7600 e 7700 em jogos pelo mesmo motivo (o fato de terem somente 1 CCD).

Sobre o Fortnite, já dei uma brincada e meu hardware da assinatura (mesmo com o 7900) já segurava 2560x1440 @ 152fps praticamente cravado, sobrando GPU e com processador em 30~40%, no seu caso a GPU é um pouco inferior mas em um monitor com VRR (Freesync/G-Sync) o fato de não ficar "cravado" também não deveria causar muita preocupação.

Enfim, 3440x1440 teoricamente onera menos a CPU então não vejo porque qualquer uma dessas outras alternativas à 7800x3d ou 9800x3d não seja uma boa opção.
Vou pra um 9700x mesmo então, pois ,mas i5 12600k é um bom CPU mas parece que aqueles 4 E-Cores a 3.5Ghz são um atraso nestes jogos mais CPU, já que os 6P Core ficam estragulados, e o 4 ali não ajuda muito por terem baixo IPC eu tbm poderia ir pra i5 13600k ou i7, mas quero dar uma chance pros Ryzen

Galera, o Ryzen 7 9800X3D aguenta fazer lives na Twitch e jogar em alta performance ou existem outros processadores AM5 que são melhores para tal situação?
Depende o jogo e o quanto a live consome do processador, confesso que não tenho esses números...

A melhor opção para esse caso específico é pegar um processador com dois CCDs (7900, 7950, 9900, 9950) e utilizar software de configuração para colocar o jogo pra rodar em um CCD e o outro CCD para fazer todo esquema da live.

Guys vale sair de um 13900k para 9800x3d pensando só em jogos? Para ganhar + 1% e estabilidade de fps.

To bem por fora de configurações da amd, no intel aqui uso um undevolt + configurações especificas que consigo + performance que em stock e temperaturas bem melhores, com oc no ddr5.

É complicado configurar isso do lado da AMD? Qual x870 ''custo beneficio'' daria conta disso?

:pff: se liga no histórico da minha:

Ver anexo 136445
Em destaque as que não são Beta, se usei alguma delas por mais de 1 mês nesse tempo todo foi muito :limo:

C é loko. Aki vez ou outra cai a energia seja de manhã, ou + à tarde. Nunca dá pra saber.

Imagina ter q att bios c/ td essa penca de versões. Já tenho um cagaço da p***a só c/ uma versão + nova de por azar, se fico s/ energia no 1/2 da att, imagina att td isso :rip::rip::rip:.

Já era mobo, não tem bckp de bios aí tô lascado :therip:.

Bom, chegou finalmente todas as peças na segunda, montei tudo, rodei uns testes só pra ter certeza que estava tudo ok, hoje sobrou um pouco de tempo e comecei a fuçar um pouco mais:
PBO automático que eu suponho ser desabilitado:
FytQ87o.png

PBO 75 (limita a 75ºC)
q5Y7RlY.png

LC1bwar.png

PBO 85
3t0jsKB.png

lBsTQBB.png

CPU Z nesse PBO 85
B824Lu5.png

E como ficaram as memórias:
uuCk1Gf.png

Ryzen 9900X, MSI PRO X870-P e 2 x 16GB Adata 6400 cl32 se não me engano. Habilitei o perfil EXPO, ficou em 2:1 então tive que tirar do automático e forçar 1:1, salvo engano habilitei alguma outra coisa pra otimizar memória, mas não liguei o latency killer, tinha o aviso de poder perder desempenho na CPU ou algo do estilo? Depois testo se isso dá diferença em algum lugar.

edit: bisonhamente, só tem versão beta pra BIOS dessa placa mãe, vai entender :bem: (e sim, Windows 10... Eu esqueci de preparar a iso do 11 antes, já tá rodando, quem sabe mais pra frente formato de novo...).
todas x870 da msi estão em beta ainda!

pessoal passou perrengue, agora ta de boa

a minha tomahawk lendo os posts fiquei apavorado, porém tudo ok! fui direto para ultima bios tive 0 problemas!

O 9800x3d para quem tem cartão mercado pago, está saindo por R$ 3667,50 à vista ou R$ 3901,50 em 24 x sem juros. Vendido por venturi-gaming, cupons RECEBE200 + CARTAOMP10OFF

Tem algumas pessoas perguntando sobre as lojas.. vou dar minha opinião:

Não comprem de forma nenhuma na Inpower (seja pela Amazon, ML, Site deles ou loja fisica no centro de SP), eles fazem questão de não colocar o número serial do produto na nota fiscal ou colocam um número nada a ver com o produto (como foi o meu caso) (não sei qual é o rolo fiscal pra isso) e depois tentam ficar te enrolando até dar os 7 dias de devolução.

Muitas pessoas já passaram por isso e eu também, sem o S/N na nota fiscal não é possível acionar a garantia do produto, minha sorte é que consigo devolver o produto através da Amazon, mas olha que dor de cabeça que eles me geraram gratuitamente.
Putz, comprei minha placa-mae na Amazon e é desta loja. Vou tentar entrar em contato com eles para ver se eles emitem uma nova nota fiscal.
Até por que sem nota fiscal, para devolver, pode enviar qualquer placa-mae que o serial nao vai bater.

Então faz mais sentido gerar uma nova NF.

Edit: Entrei em contato com a Inpower e vão fazer as correções. Eles pedem o CPF da compra e numero de série.
Só resta saber quando vou receber a nota fiscal corrigida.

Última edição:
tem versão beta pra BIOS dessa placa mãe, vai entender :bem: (e sim, Windows 10... Eu esqueci de preparar a iso do 11 antes, já tá rodando, quem sabe mais pra frente formato de novo...).

Qual coooler mesmo o dos testes? o meu 7600x com o ag400 plus, o que vcs acham dessa temperatura? (tudo em estoque ai, só as memórias com perfil expo, não ajustei os timings ainda).

WtjZU7D.jpeg

Guys vale sair de um 13900k para 9800x3d pensando só em jogos? Para ganhar + 1% e estabilidade de fps.

To bem por fora de configurações da amd, no intel aqui uso um undevolt + configurações especificas que consigo + performance que em stock e temperaturas bem melhores, com oc no ddr5.

É complicado configurar isso do lado da AMD? Qual x870 ''custo beneficio'' daria conta disso?
Entre processador de placa mãe vais gastar pelo menos R$6000... provavelmente consegues aproveitar tuas memórias e teu cooler vai sobrar.

Qualquer placa B850 vai rodar um 9800X3D sem problema, mas nem toda placa mãe consegue rodar DDR5 8000Mhz. Como estais pensando em trocar de plataforma para ganhar alguns %s no processo, acredito que não vais abrir mão da performance entra da DDR5 em 8000Mhz conra 6000Mhz, então nesse sentido vale a pena investir em uma placa mãe boa.

Vais ganhar desempenho, mas vale o custo? Pra ti que tem uma 4090, entusiasta e gosta disso, manda bala.

Saudades quando uma cpu top de linha custava R$800,00. Agora só uma placa-mãe + cpu vai uns R$6k.... :pepe:
Paguei uns R$4k na minha placa-mãe que facada que foi.:pepe:

Users who are viewing this thread

Voltar