Muito saudoso ainda ver PCs nesse formato de gabinete, montado na horizontal.Passando aqui três anos e meio depois, mais para deixar registrado para eu mesmo, a última forma que o computador está. Faço o registro porque pretendo, até a black friday, trocar o computador finalmente.
Dell Optiplex 7020, Core i7-4790K, Radeon RX 6400, 16 GB RAM, Samsung Evo 850 250 GB, 2 TB de SSD PNY (1 TB interno, outro externo num case usb 3.0), e um leitor de Blu-ray.
![]()
![]()
![]()
Do último post pra cá, troquei a GTX 1050ti por uma RX 6400. Mais performance, menos consumo e espaço, e features mais recentes que eu quis aproveitar na OLED C1 com o HDMI 2.1, especialmente o VRR. Deu uma boa diferença boa nos emuladores que uso. Além disso, dei fim no último HD mecânico que tinha, usando um SSD também para armazenamento, além do drive primário. Estou agora usando um adaptador de duas unidades 2.5' na baia 3.5', e com o espaço criado retirando o caddy consegui voltar a usar um odd. Nichado, sim, mas realmente quis tampar o buraco com algo 100% funcional kkkk
Com a saída da GTX 1050ti eu troquei um problema por outro, por assim dizer. Ela ocupava o pci-e 2.0 4x, que é o slot superior, e agora com a RX 6400 ela está no 3.0 16x, mas como é uma placa 4.0 4x estou perdendo até 30% de performance dependendo do cenário, como vários testes já mostraram.
Sobre a troca do computador, com certeza alguns devem pensar que eu aprendi a lição, não vou mais mexer com isso, e tal, mas já bati o martelo: vou no novo Optiplex kkkkk
Não consigo abrir mão do form factor. Quer dizer, até abriria, se fosse remotamente viável montar um ITX no Br, o que não é o caso. Estou de olho na configuração que vem o i5-13500 e DDR 5, tendo em vista que essa é a primeira placa-mãe da linha Optiplex com o Pci-e 4.0. Novamente, é o slot inferior, o praxe nesses modelos sff de qualquer marca, mas eu pretendo manter a RX 6400, até aparecer outra single-slot low profile mais interessante.
Eventualmente, vou voltar esse computador mais para as "raízes" baixa performance dele. Vou voltar o i5-4690S, os 8 GB de RAM e uma GT 1030. Só encomendei uma placa wireless no Ali, pra ele poder ter conexão quando sair do rack da sala.
É isso. Textão da porra kkkk
Me lembra o tempo de faculdade (1996), quando o laboratório de informática era cheio de gabinetes nesse formato, todos devidamente branco gelo, da IBM, rodando Windows 95 ou Windows NT 4.0.