[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
2.The partial DDR5 memory module will remain running at 4800MT/s because of the architecture design by the Ryzen 9000 series CPU.

Fui verificar a compatibilidade da ram que vai vir junto com meu processador 9800x3d e aparece isso. Mesmo sendo 6000 mhz a ram só vai funcionar até 4800 mhz? Entendi direito?

Última edição:

O que me intrigou nesse vídeo nem foi o caso em si (pois sabemos que foi imperícia da pessoa que fez a montagem), mas a parte onde mostram que o socket da Foxconn é inferior ao da Lotes 😮 O da Foxconn pode danificar o PCB da placa-mãe, inclusive lembro de ter visto aqui no fórum um caso de um colega com marcas de queimado próximo ao Socket, exatamente no local onde é mostrado no vídeo 😮

Particularmente nunca achei útil aquele frame da Thermalright para Socket AM5, mas sabendo desse problema talvez faça sentido usá-lo caso a pessoa tenha o Socket da Foxconn na placa-mãe 🤔

2.The partial DDR5 memory module will remain running at 4800MT/s because of the architecture design by the Ryzen 9000 series CPU.

Fui verificar a compatibilidade da ram que vai vir junto com meu processador 9800x3d e aparece isso. Mesmo sendo 6000 mhz a ram só vai funcionar até 4800 mhz? Entendi direito?
As memórias irão trabalhar nas especificações que foram feitas para trabalhar (XMP/EXPO) e também é possível dar um tapinha adicional pra ganhar umas migalhas extras de performance.

Não precisa ficar muito encanado com isso, apenas atenha-se à lista de compatibilidade/QVL a nível de part number e não apenas 'marca famosa', clock ou latência.

Foto atualizada do meu PC, agora do jeito que eu gosto.

HE11I2b.jpg

Ative o XMP/EXPO nas memórias.
Meu amigo. Ontem eu ativei o XMP, além do High Bandwidth e o Low Latency e o PC parou de dar vídeo. Fiquei 3hs tentando resolver e nada, hoje troquei de lugar a memória e deixei apenas 1, aí ele entrou no modo de voltar a BIOS no padrão. Put@ susto.
:rip:
Depois só ativei o XMP e subiu normal.

Curve Optimizer, ganho bem pequeno de desempenho (mais perceptível em multi-core), possível redução de temps (pequena)

Ajustar os subtimings manualmente

jF6F9Mp.png

ou

2ZtpHoT.png
Não achei essa opção não. Vou procurar mais depois, pq fiquei muito ocupado ontem com o problema acima.
:haha:
Vendi a minha SB AE-5 recentemente depois que troquei o gabinete
Saiu uma lagrima aqui de ver que hoje ela não esta mais no meu setup e eu uso o onboard com DAC e um AMP
Sinto uma diferença na qualidade, falta algo
Nunca usei DAC, mas a qualidade dessa Creative AE-5 Plus está absurda! Estava ouvindo música e não tem comparação com o som onboard. Ouvi instrumentos que simplesmente não ouvia antes no meu laptop gamer.

Última edição:
AMD Ryzen 7 9800X3D já supera toda a série Ryzen 9000 não X3D, relata varejista alemão

Mindfactory revela dados de vendas do 9800X3D pela primeira vez
Mais de 8.650 unidades vendidas até o momento, ainda muito atrás do antecessor.

tq27uzp.jpeg

O varejista alemão Mindfactory, conhecido por compartilhar publicamente suas estatísticas de vendas, agora revelou os números de vendas das mais recentes CPUs de 8 núcleos da AMD. Apesar de ter sido lançada dois meses após a série Ryzen 9000, esta CPU equipada com 3D V-Cache já ultrapassou as vendas combinadas de todas as CPUs Ryzen 9000.

De acordo com estatísticas oficiais do varejista, o 9800X3D vendeu 8.650 unidades até o momento:

5OP7v50.jpeg

Esses números são impressionantes, mas ainda pálidos em comparação ao 7800X3D, que agora contabilizou 78.420 unidades vendidas. Essencialmente, há uma grande cidade de jogadores usando essa CPU, e esses dados vêm de apenas um varejista.

Os jogadores claramente favorecem configurações de 6 ou 8 núcleos de baixo custo, que continuam a dominar as paradas. A série AMD Ryzen 9000 não apresentou melhorias significativas de desempenho em relação à série Zen 4, o que provavelmente prejudicou suas vendas.

Embora a AMD tenha ajustado rapidamente o preço de sua CPU, isso não causou um impacto substancial. Até mesmo o lançamento decepcionante do Core Ultra 200 da Intel, com desempenho de jogo abaixo das expectativas, falhou em criar grandes mudanças no mercado.

A AMD ainda deve lançar o processador Ryzen 5 9600X3D de 6 núcleos no futuro, o que provavelmente atrairá atenção significativa. Há também o Ryzen 9 9000X3D de 12 e 16 núcleos sendo lançado no final deste mês, mas, a julgar pelas estatísticas do Zen4, é improvável que eles alcancem as primeiras posições.

yUiuosc.png

Fonte: Mindfactory

Foda, infelizmente não dá pra prever, imaginei que fosse dos 4k pra baixo mas se duvidar as próximas levas vem até mais caras até talvezzz dar uma baixada futuramente kkkkk

DAC/Amp via de regra é pra ser "transparente", talvez a placa de som aplicava algum EQ/preset?
Pode ser, tem alguma coisa mas não é uma diferença grande
Não consigo nem testar puro pois sem o DAC e o AMP o fone direto no onboard nem toca em nivel que eu possa usar... É baixo! Diria que fica uns 25% do que toca com DAC e AMP em 50% do volume

AMD Ryzen 7 9800X3D já supera toda a série Ryzen 9000 não X3D, relata varejista alemão

tq27uzp.jpeg

O varejista alemão Mindfactory, conhecido por compartilhar publicamente suas estatísticas de vendas, agora revelou os números de vendas das mais recentes CPUs de 8 núcleos da AMD. Apesar de ter sido lançada dois meses após a série Ryzen 9000, esta CPU equipada com 3D V-Cache já ultrapassou as vendas combinadas de todas as CPUs Ryzen 9000.

De acordo com estatísticas oficiais do varejista, o 9800X3D vendeu 8.650 unidades até o momento:

5OP7v50.jpeg

Esses números são impressionantes, mas ainda pálidos em comparação ao 7800X3D, que agora contabilizou 78.420 unidades vendidas. Essencialmente, há uma grande cidade de jogadores usando essa CPU, e esses dados vêm de apenas um varejista.

Os jogadores claramente favorecem configurações de 6 ou 8 núcleos de baixo custo, que continuam a dominar as paradas. A série AMD Ryzen 9000 não apresentou melhorias significativas de desempenho em relação à série Zen 4, o que provavelmente prejudicou suas vendas.

Embora a AMD tenha ajustado rapidamente o preço de sua CPU, isso não causou um impacto substancial. Até mesmo o lançamento decepcionante do Core Ultra 200 da Intel, com desempenho de jogo abaixo das expectativas, falhou em criar grandes mudanças no mercado.

A AMD ainda deve lançar o processador Ryzen 5 9600X3D de 6 núcleos no futuro, o que provavelmente atrairá atenção significativa. Há também o Ryzen 9 9000X3D de 12 e 16 núcleos sendo lançado no final deste mês, mas, a julgar pelas estatísticas do Zen4, é improvável que eles alcancem as primeiras posições.

yUiuosc.png

Vendendo desse jeito o preço dessa jabiraca não cai tão cedo. :true:

tq27uzp.jpeg

5OP7v50.jpeg

yUiuosc.png

Pagar 570 euros num 9800x3D tem que estar muito cheio de drogas! Simplesmente não compensa o preço pela performance.
Eu paguei 650 euros no meu 7950x3D e já achei um absurdo! Antes do rolo com a Intel, cheguei a ver 7950x3D próximo dos 500 euros, o 7800x3D próximo de 320 euros. Pensa no arrependimento de não ter comprado antes do aumento absurdo.
:pepe:

E aí pessoal, beleza? Venho aqui compartilhar minha experiência com a Terabyteshop comprando o 9800X3D em pré-venda.
Comprei o 9800X3D em novembro, sabendo que só seria enviado "a partir de 01/01/2025". Evidentemente, 01/01 é feriado mundial, então ignorei esse dia. Agora estou esperando, já postei ticket no sistema péssimo de contato deles perguntando sobre alguma previsão de envio, veremos... Alguém mais tá nesse bonde?

Pessoal,

Alguém aí refrigerando o 9800x3D com air cooler?

Um Deepcool Assassin IV é suficiente pra segurar esse bicho?

Pessoal,

Alguém aí refrigerando o 9800x3D com air cooler?

Um Deepcool Assassin IV é suficiente pra segurar esse bicho?
Como sempre depende, mas via de regra sim e é MUITO mais que suficiente, aliás eu usaria até um single-tower de 100-150 conto sem medo algum, a não ser que o seu uso seja rodar benchmark com OC 24/7 num ambiente de >35c e num gabinete sem airflow nenhum, não sei porque a galera se apavora tanto em relação a refrigeração

EDIT: Só pra deixar um exemplo, numa busca de <1 minuto encontrei esse thread
ZksPtLf.png

M9hCXMd.png

ZuTLEpb.png

Última edição:
Esse Ryzen 7 9800X3D parece vender como água no deserto (e aparentemente, o único da série 9000 vendendo bem).
Nem tenho interesse de trocar o meu 7900 por enquanto, mas vi que a Kabum tinha em estoque por 4700 perto do Natal. Próximo ao Ano Novo já tinham aumentado para 5100 com estoque ainda.
Agora já esgotou de novo. Terabyte e Pichau também estão zeradas.

Esse Ryzen 7 9800X3D parece vender como água no deserto (e aparentemente, o único da série 9000 vendendo bem).
Nem tenho interesse de trocar o meu 7900 por enquanto, mas vi que a Kabum tinha em estoque por 4700 perto do Natal. Próximo ao Ano Novo já tinham aumentado para 5100 com estoque ainda.
Agora já esgotou de novo. Terabyte e Pichau também estão zeradas.
A meu ver não faz muito sentido trocar um processador de 12 núcleos por um de 8, a menos que o propósito de uso do PC tenha mudado.

Aqui o caminho foi 7900 -> 9900X e valeu muito a pena, ganho médio de 10-20% em aplicações variadas, incluindo jogos.

A meu ver não faz muito sentido trocar um processador de 12 núcleos por um de 8, a menos que o propósito de uso do PC tenha mudado.

Aqui o caminho foi 7900 -> 9900X e valeu muito a pena, ganho médio de 10-20% em aplicações variadas, incluindo jogos.

Sim, não pretendo trocar mesmo.
Talvez por um 9950X3D, mas só ano que vem, ou até mesmo em 2027, a preços descontados kkk

Última edição:
9950X3D vai ter um ganho bem relevante, mas não deve chegar nem um pouco barato.

Pessoal, estou totalmente por fora da plataforma AMD.
Me tirem uma dúvida por gentileza! Estou vendo um upgrade pro meu sobrinho que tá na primeira geração de Ryzen, ai queria ajudar ele pegar algo melhor do que o atual e estava vendo uma mobo com chipset a620.
A dúvida é, esse chipset só aceita série ryzen 7000, ou aceita ryzen serie 5000 também, como um 5600, 5600x? Detalhe, pra usar com memória ddr5, pc mais pra edição de videos.
Obrigado.

Última edição:
Pessoal, estou totalmente por fora da plataforma AMD.
Me tirem uma dúvida por gentileza! Estou vendo um upgrade pro meu sobrinho que tá na primeira geração de Ryzen, ai queria ajudar ele pegar algo melhor do que o atual e estava vendo uma mobo com chipset a620.
A dúvida é, esse chipset só aceita série ryzen 7000, ou aceita ryzen serie 5000 também, como um 5600, 5600x?
Obrigado.
A620 é AM5, logo teria que trocar a mobo, cpu(7xxx/9xxx) e memória(DDR5). Como o kit dele é AM4 acho mais negócio tentar pegar um 5700X3D ou se não quiser gastar um 5600 mesmo.

A620 é AM5, logo teria que trocar a mobo, cpu(7xxx/9xxx) e memória(DDR5). Como o kit dele é AM4 acho mais negócio tentar pegar um 5700X3D ou se não quiser gastar um 5600 mesmo.
Obrigado amigo.

Só uma pergunta, um Ryzen 5 8500G é compatível com uma AsRock A620M-HDV, correto?

Amigo meu ta com um PC com um Ryzen 1800 e uma RX5700 e 32gb 3200
Ele queria migrar para o AM5, mas queria gastar pouco haha
Falei pra ele se pegar um Ryzen 5600 o negocio já ia mudar muito

Amigo meu ta com um PC com um Ryzen 1800 e uma RX5700 e 32gb 3200
Ele queria migrar para o AM5, mas queria gastar pouco haha
Falei pra ele se pegar um Ryzen 5600 o negocio já ia mudar muito
Pra mim o custo benefício pra gaming é o 5700X3D, basicamente tem performance em jogos similar a um 7700X (alguns jogos mais, outros iguais/menos). De vez em quando aparece em promo.

A RX5700 do cara vai virar outra placa.

Saudações pessoas,

Depois de pesquisar bastante acabie comprando o seguinte:
AMD Ryzen 5 9600X
MSI MAG X670E Tomahawk
XPG Lancer RGB 2x16GB CL30 6000MHz - AX5U6000C3016G-DCLARBK
Adata Legend 960 Max 1TB - ALEG-960M-1TCS

Tudo revisado no site da MSI quando ao HCL.

Chegaram as peças, montei e os leds de disagnóstico CPU e memória acessos.
Já atualizaei BIOS.
Já troquei as memórias de lugar, sempre nos slots recomendados (A2 e B2).
Revisei o slot do processador (com lupa), nenhum pino torto.
Como não tenho outra CPU AM5, outras memórias DDR5 ou outra mobo AM5, não tenho como testar independentemente.
Não sei mais o que fazer, todas as peças vieram na suas respectivas caixas lacradas.
Já li muito fórums que essa mobo tem algumas "seletividades"...

Qualquer 1 que possa dar uma dica, agradeço !

Saudações pessoas,

Depois de pesquisar bastante acabie comprando o seguinte:
AMD Ryzen 5 9600X
MSI MAG X670E Tomahawk
XPG Lancer RGB 2x16GB CL30 6000MHz - AX5U6000C3016G-DCLARBK
Adata Legend 960 Max 1TB - ALEG-960M-1TCS

Tudo revisado no site da MSI quando ao HCL.

Chegaram as peças, montei e os leds de disagnóstico CPU e memória acessos.
Já atualizaei BIOS.
Já troquei as memórias de lugar, sempre nos slots recomendados (A2 e B2).
Revisei o slot do processador (com lupa), nenhum pino torto.
Como não tenho outra CPU AM5, outras memórias DDR5 ou outra mobo AM5, não tenho como testar independentemente.
Não sei mais o que fazer, todas as peças vieram na suas respectivas caixas lacradas.
Já li muito fórums que essa mobo tem algumas "seletividades"...

Qualquer 1 que possa dar uma dica, agradeço !
Minha dica:
Testa com um módulo de memória, se não der, testa com o outro, se não der, passe uma borracha nos contatos da memória. Reveze entre os slots também uma por uma.

Users who are viewing this thread

Voltar