[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Placa mãe normalmente colocam 2:1 quando apenas ativa EXPO com memórias acima de 6000Mhz.

6000CL30 é hynix.... diria pra literalmente copiar essas configurações abaixo que vai funcionar.

tcl 30
trcd 36
trp 36
tras 40
trc 76
twr 48

Refresh 50000
trfc1 500
trcf2 auto
trcf3 auto

trtp 12
trrdl 8
trrds 4
tfaw 20
14
4
4
1
auto (6 apenas usado em dual rank)
auto (6 apenas usado em dual rank)
4
1
auto (8 apenas usado em dual rank)
auto (8 apenas usado em dual rank)
4
16
Coloquei esses parâmetros e funcionou, mas o fclk ficou 2.000 e mclk/uclk 3.000

É isso mesmo, MCLK = UCLK 1:1, o FCLK tem gente que consegue um pouco mais desempenho se subir ainda mas eu diria que sair de um XMP/EXPO pra esses settings aí já é a maior parte do ganho de forma simples e rápida, começar a fuçar além disso vai ter ganhos bem menores e as vezes vai precisar quebrar mais a cabeça então só vale a pena continuar pra maioria se a pessoa gostar de OC/benchmark e afins por puro prazer

Dito isso imagino que consiga reduzir um pouco vSoc, VDDP e VDD pra esses settings, uso timings bem similares aqui com 1.2 vSoc e se não me engano 1.35 VDD e 1v VDDP e possivelmente ainda conseguiria reduzir mais um pouco, mas basicamente setei tudo assim quando instalei o 7800x3D lá no final de 2023 e não mexi mais :haha: Esses dias tava até pensando em dar um leve downgrade no OC só pra ver qual impacto teria no 9800x3D em questão de consumo idle vs desempenho na prática, mas ôo preguiça

É isso mesmo, MCLK = UCLK 1:1, o FCLK tem gente que consegue um pouco mais desempenho se subir ainda mas eu diria que sair de um XMP/EXPO pra esses settings aí já é a maior parte do ganho de forma simples e rápida, começar a fuçar além disso vai ter ganhos bem menores e as vezes vai precisar quebrar mais a cabeça então só vale a pena continuar pra maioria se a pessoa gostar de OC/benchmark e afins por puro prazer

Dito isso imagino que consiga reduzir um pouco vSoc, VDDP e VDD pra esses settings, uso timings bem similares aqui com 1.2 vSoc e se não me engano 1.35 VDD e 1v VDDP e possivelmente ainda conseguiria reduzir mais um pouco, mas basicamente setei tudo assim quando instalei o 7800x3D lá no final de 2023 e não mexi mais :haha: Esses dias tava até pensando em dar um leve downgrade no OC só pra ver qual impacto teria no 9800x3D em questão de consumo idle vs desempenho na prática, mas ôo preguiça
Pô, não manjo praticamente nada de oc, vou deixar assim mesmo pra não ter B.O kkkk

Também não fico fazendo bench e afins, mas valeu aí pela explicação.

@Diablo Obrigado pelos parâmetros.

AMD lança silenciosamente Ryzen 5 7400F globalmente: 6 núcleos de até 4,7 GHz e 65 W

AMD tem nova CPU de 6 núcleos e será lançada globalmente
O processador AM4 mais lento no chip Raphael.

CfBgAQ9.png

O Ryzen 5 7400F é uma CPU de 6 núcleos e 12 threads com um clock de boost menor que seu irmão mais velho, o 7500F. Este último foi lançado no ano passado, mas sua disponibilidade depende do vendedor. Oficialmente, esse SKU não está disponível globalmente; no entanto, OEMs e integradores de sistemas, que têm permissão para comprar essas CPUs, geralmente as vendem independentemente das intenções da AMD. Como resultado, o 7500F pode ser encontrado em lojas como a Newegg por cerca de US$ 163 .

Naturalmente, o que vier depois desse SKU e oferecer especificações mais baixas deve ser mais barato. Portanto, o 7400F pode ser a CPU de US$ 150 da AMD. A AMD confirmou que este é um chip Raphael e não uma APU móvel renomeada para desktops, o que significa que seu desempenho em jogos ainda deve superar o de tais soluções. Oficialmente, a AMD ainda não confirmou o preço.

xeZak0g.png

A AMD também confirmou que o 7400F é uma CPU TDP de 65 W com clock base de 3,7 GHz . Ele compartilha o mesmo cache L3 de 32 MB do 7500F, sugerindo que é provavelmente uma variante com down-clock.

Conforme prometido, a AMD continua a expandir sua linha Ryzen, e até mesmo a série AM5 de geração anterior ainda está recebendo atualizações. Os lançamentos mais recentes incluem uma parte de 6 núcleos com 3D V-Cache (7600X3D).

Durante a CES, a AMD também apresentou um novo SKU Zen 5 chamado Ryzen 9 9600 non-X . Claramente, a AMD está trabalhando nos bastidores, mas só ficamos sabendo dessas mudanças pelo site da AMD, onde tais SKUs aparecem inesperadamente. Este não é um SKU carro-chefe, isso é certo.

Fonte: AMD via Olrak29

AMD lança silenciosamente Ryzen 5 7400F globalmente: 6 núcleos de até 4,7 GHz e 65 W

AMD tem nova CPU de 6 núcleos e será lançada globalmente
O processador AM4 mais lento no chip Raphael.

CfBgAQ9.png

O Ryzen 5 7400F é uma CPU de 6 núcleos e 12 threads com um clock de boost menor que seu irmão mais velho, o 7500F. Este último foi lançado no ano passado, mas sua disponibilidade depende do vendedor. Oficialmente, esse SKU não está disponível globalmente; no entanto, OEMs e integradores de sistemas, que têm permissão para comprar essas CPUs, geralmente as vendem independentemente das intenções da AMD. Como resultado, o 7500F pode ser encontrado em lojas como a Newegg por cerca de US$ 163 .

Naturalmente, o que vier depois desse SKU e oferecer especificações mais baixas deve ser mais barato. Portanto, o 7400F pode ser a CPU de US$ 150 da AMD. A AMD confirmou que este é um chip Raphael e não uma APU móvel renomeada para desktops, o que significa que seu desempenho em jogos ainda deve superar o de tais soluções. Oficialmente, a AMD ainda não confirmou o preço.

xeZak0g.png

A AMD também confirmou que o 7400F é uma CPU TDP de 65 W com clock base de 3,7 GHz . Ele compartilha o mesmo cache L3 de 32 MB do 7500F, sugerindo que é provavelmente uma variante com down-clock.

Conforme prometido, a AMD continua a expandir sua linha Ryzen, e até mesmo a série AM5 de geração anterior ainda está recebendo atualizações. Os lançamentos mais recentes incluem uma parte de 6 núcleos com 3D V-Cache (7600X3D).

Durante a CES, a AMD também apresentou um novo SKU Zen 5 chamado Ryzen 9 9600 non-X . Claramente, a AMD está trabalhando nos bastidores, mas só ficamos sabendo dessas mudanças pelo site da AMD, onde tais SKUs aparecem inesperadamente. Este não é um SKU carro-chefe, isso é certo.

Fonte: AMD via Olrak29
Começa a ficar mais barato migrar do AM4, as DDR5 já aparecem com preço bons
O que ainda esta caro são as placa mãe AM5 mas que já se tem umas A620 na casa dos 500 reais (Naquelas configs nada interessante pra um upgrade depois)

Por fim, uma dica bônus: Nunca fechem o gabinete antes de testar, toda vez que eu faço isso me arrependo logo depois :bem:
Rapaz.. toda vez que eu desmonto e monto meu setup novamente, seja por upgrade ou limpeza, eu falo: "hoje eu posso fechar, pq fiz o checklist certinho e não tem como dar problema". Em quase 20 anos desmontando / montando PCs eu sempre precisei reabrir hahaha.. é dose, mas é real essa frase aí. Atualmente, em especial por causa dos Leds RGBs e seus hubs, a coisa ficou mais complexa ainda.. mesmo com os sistemas mais simplificados, como é o caso da corsair (que eu utilizo), ainda assim sempre tem um fan que não acende.. um hubzinho com uma porta morta e por aí vaí rs..

Isso mesmo, MCLK, FCLK e ULCK são outra coisa, não influenciam nos tempos das memórias.

1) Não precisa de todo esse VSOC para 3000Mhz, pode baixar para 1.2v na bios, caso tenha problema sobe até 1.25v.
2) Podes testar tRP 34, tRAS 30 e tRC=tRP+tRAS.
3)Se a temperatura da tua memória nunca passar de 50C, podes subir o tREFI de 50000 para 65535.
4) Subir FCLK para 2133 (não alterar mclk e uclk)

Essas são as configurações e ajustes fáceis de fazer e testar estabilidade...

Se quiser ir além é subir a memória para 6200 ou 6400, mas aí precisa de mais tempo e dedicação pra conseguir.
Aqui estou com 6200mhz 28-37-34-30-64 com 1.43v e vsoc 1.24v, provavel que consigas algo parecido

Última edição:
Olá pessoal, estou querendo um upgrade, preciso de um AM5, acho que vou de 7700X, e MB quero uma com 8 portas USB-A, e SPDIF, pensei em X870E, mas como tá meio caro, pensei nessa sem o "E" mesmo:

MAG X870 TOMAHAWK WIFI​

gostaria de saber de vcs se eu usar todos os 4 slots NVME

M.2_1 Source (From CPU) supports up to PCIe 5.0 x4 , supports 22110/2280 devices
M.2_2 Source (From CPU) supports up to PCIe 5.0 x4 , supports 2280/2260 devices
M.2_3 Source (From Chipset) supports up to PCIe 4.0 x2 , supports 2280/2260 devices
M.2_4 Source (From Chipset) supports up to PCIe 4.0 x4 , supports 2280/2260 devices

todos funcionarão no seu máximo? PCI Lanes vão dar conta de tudo ou algum SSD vai ficar capado?

OBS:
** USB 40Gbps Type-C ports on the back panel and M2_2 slot share PCIe 5.0 x4 bandwidth. Both run at PCIe 5.0 x2 when a device is installed in the M2_2 slot. You can switch M2_2 to PCIe 5.0 x4 in the BIOS, but this will disable the USB 40Gbps Type-C ports
*** PCI_E3 slot will run at x2 speed when installing device in the M2_3 slot. You can switch PCI_E3 slot to x4 in the BIOS, but this will disable the M2_3 slot.

Ok, sabendo disso, só vou usar uma placa de vídeo e os 4 SSD NVME, mais nada, nem a segunda PCI LANE, e nem o USB-C.

todos funcionarão no seu máximo? PCI Lanes vão dar conta de tudo ou algum SSD vai ficar capado?
O M.2_3 ali de cara diz que roda em x2, então vai capar a banda do SSD pela metade.
De resto parece que vai sem problemas.

Nenhuma novidade sobre zen6 ainda ne?

Chegou o monstrão, mais um pro time do 9800x3D :yeah: Agora é atualizar a bios e botar o CPU mais tarde, vamos ver se dá um caldinho a mais com ele nos 5.4ghz e também se dá pra deixar quase tão eficiente quanto o 7800x3D

g1KjXve.jpeg

EDIT: Bios atualizada e CPU instalado. Abri o GW2 no lobby rapidinho onde tem muito player e maceta a CPU com os gráficos no talo. Temp ambiente 26c.
Stock base clock: 4615mhz, 65w~
Stock boost clock: 5225mhz, 95w~, 62c~, Vcore máx 1.244v

Reiniciei o PC e botei CO -25 e
+75mhz boost
UV/OC Base clock: 4615mhz (inafetado), 55w~
UV/OC Boost clock: 5300mhz, 70w~, 54c~, Vcore máx 1.142v

Doideira, 100mv de redução com +75mhz de boost e isso que eu fui meio conservador, vi gente conseguindo CO até acima disso e com +100-200 de boost, como a diferença é praticamente nula desse boost extra devo focar mais na eficiência mesmo, quem sabe não tento ir além pra uns 30/40 de CO nem que tenha que manter no boost stock de 5225, com esse UV ficou extremamente eficiente, o 7800x3D na mesma situação chegava só em 50/55w (vs 70w do 9800x3D com CO) mas o 9800x3D entrega uns 15% a mais e ainda pode ser tunado pra melhorar um pouco mais, e essa situação é o pior cenário possível com player models no talo que na prática eu muito raramente uso, com meus settings padrão o consumo ficou praticamente idêntico, CPU tá batendo os 5.3ghz com 35-40w

EDIT: Mais uns números aleatórios aí do CPU-Z
Print de um vídeo do celular, sim

683 single-core
7241 multi-core

rfoX0R3.jpeg
Base clock 4615mhz: 724 single-core, 7496 multi-core, 70w~ e 50c
Boost clock 5300mhz: 835 single-core, 8637 multi-core, 105w~ e 70c

1P5JDYm.png

Kz4nRCs.png

fqM9aEX.png

Teste de desempenho rápido no Guild Wars 2 com os gráficos no talo, o que mais pesa pra CPU é player model limit/quantity e shadows no ultra, mínimo de 34-35fps por 1 segundo e de resto manteve de 40fps pra cima :scare:

que putaria gostosa esse jogo... me lembra dos velhos tempos kkkkk.
se com uma 4080 e um 9800x3d deu ai 38fps, imagina quem ta ai nesse bololó com um 5600 e uma 3060 kkkkk

Alphacool revela novo cooler de CPU Apex 1 para soquetes AMD AM5 e Intel LGA 1700/1851
A Alphacool apresenta o Apex 1, o primeiro water cooler para CPU da série Apex. Ele combina desempenho máximo de resfriamento, design excepcional e uma seleção de materiais de alta qualidade. O Apex 1 integra a comprovada tecnologia cross-slot com o novo 3D-Jetplate 2.0, garantindo desempenho de resfriamento ideal para processadores AMD e Intel de última geração. Uma pré-câmara na frente do 3D-Jetplate 2.0 suaviza o fluxo de água de entrada e o distribui uniformemente pelo Jetplate e pelas aletas de resfriamento da base de cobre. Tanto a base de cobre quanto a parte do conector de latão são precisamente usinadas em CNC para garantir qualidade de fabricação de primeira linha.

A Alphacool oferece duas versões do cooler. A versão AMD AM5 apresenta uma base de cooler deslocada, que não fica centralizada na CPU. Em vez disso, ela é posicionada para direcionar a injeção de água logo acima do hotspot da CPU. A versão Intel tem uma base de cooler posicionada centralmente que cobre toda a CPU. Ambas as versões garantem excelente desempenho de resfriamento. O design do cooler é feito para cobrir totalmente o soquete da CPU e os furos de montagem. Isso não afeta a instalação, que continua incrivelmente simples. Além disso, os coolers vêm equipados com iluminação aRGB, posicionada tanto na parte superior quanto na lateral em direção à RAM, complementando perfeitamente o design.

ZXBosUQ.jpeg

9FAZQk4.jpeg

Jqzwk9P.jpeg

UjINL0M.jpeg

O Alphacool Apex 1 já está disponível nas versões AM5 e LGA 1700/1851 na loja online Alphacool.

Características
  • Novo Jetplate melhorado
  • Resfriamento de hotspot otimizado
  • Instalação rápida e fácil
  • Linda iluminação aRGB

Fonte: Alphacool

que putaria gostosa esse jogo... me lembra dos velhos tempos kkkkk.
se com uma 4080 e um 9800x3d deu ai 38fps, imagina quem ta ai nesse bololó com um 5600 e uma 3060 kkkkk
Uma bagunça que não dá pra ver nada mas a galera curte o feeling kkkkkk, a 4080 sobra bastante em 99% das situações então a 3060 no geral segura muito bem de 1440p pra baixo e até 4k se sai bem, agora nesses eventos entupidos de gente se botar model quantity no highest é sofrido de fps e visibilidade mesmo, a maioria costuma usar no máximo medium por conta disso e aí vai até que tranquilo na maioria dos PCs, já joguei num i7 4790k + RX580 e reduzindo umas 2-3 opções era tranquilo no geral, tudo socado no talo é só pra um teste mais extremo de CPU, se reduzir só o model quantity de highest pra lowest/low acho que vou de 30fps pra 150-300 a depender do mapa e quantidade de gente perto :haha: Fica menos épico o momento aparecendo menos gente mas melhora a jogabilidade por conta da fluidez pra fazer a rotation

Nenhuma novidade sobre zen6 ainda ne?
Deve demorar... AM5 vai ter pelo menos mais uma geração no socket
Zen6 ("Medusa") deve ser em socket AM5, previsão de lançamento entre Q4/2026 e Q1/2027 segundo o rumor que o @Cata postou aqui no tópico há alguns meses (link).

Considerando que os primeiros Zen4 (Raphael) chegaram em Setembro/2022 e os Zen5 (Granite Ridge) em Agosto/2024, deve ser por aí mesmo.

Só mais 1 será?
Talvez sim, talvez não.

who-knows-shrug.gif

Se for considerar que soquete AM4 teve 3 gerações também, estaria de bom tamanho ter Zen 6 no AM5.
E a menos que voltem atrás, tinham anunciado ano passado suporte ao soquete até 2027+ (me lembra infelizmente do raio dos 14nm ++++ :haha:) o que provavelmente signifique que podem lançar algum refresh, com um pouco mais de clock igual fizeram com a série 5000.

Se for considerar que soquete AM4 teve 3 gerações também, estaria de bom tamanho ter Zen 6 no AM5.
E a menos que voltem atrás, tinham anunciado ano passado suporte ao soquete até 2027+ (me lembra infelizmente do raio dos 14nm ++++ :haha:) o que provavelmente signifique que podem lançar algum refresh, com um pouco mais de clock igual fizeram com a série 5000.
Teve 4 gerações

Espero que seja um salto grande de performance no zen 6. O Zen 5 (granite ridge) foi só "ok".

Espero que seja um salto grande de performance no zen 6. O Zen 5 (granite ridge) foi só "ok".
Salto grande seria quanto?

No caso de processadores similares a galera que migrou de Zen4 para Zen5 reportou ganhos médios de 10-20% (me incluo) e melhor eficiência, pessoalmente achei bem satisfatório.

Salto grande seria quanto?

No caso de processadores similares a galera que migrou de Zen4 para Zen5 reportou ganhos médios de 10-20% (me incluo) e melhor eficiência, pessoalmente achei bem satisfatório.
30%+. Com grande redução nas temps, assim eu espero.

Considerando que meu caso ainda dá pra bater 25 de mínima, 30% ainda seria pouco acima dos 30fps no pior caso possível então eu queria um ganho de pelo menos 100% :dadtroll:

Mas realisticamente imagino que os ganhos fiquem no geral na faixa dos 15% +-5% de uma gen pra outra, trocar toda geração o ganho acaba sendo bem modesto (excluindo casos atípicos), mas se pular 1 gen o salto fica legalzinho tanto em desempenho quanto eficiência/temp, nem que tenha que dar uma ajustada manualmente que é coisa rápida

Zen 6 provavelmente vai trazer um IOD novo, então deve ter melhorias com relação ao suporte de memórias, e talvez suporte pra CUDIMMs.
Pra jogos isso pode trazer um belo bump por si só, ignorando qualquer mudança nos cores em si.

Tudo o que sei é que estou bastante satisfeito com o meu 7700X.

Todavia, já estou me programando para migrar para as versões X3D do Zen6 tão logo seja lançado. Só não sei se fico na versão de 8 núcleos ou parto para as versões de 12 ou 16 núcledos. 8 núcleos me atendem perfeitamente, mas como Zen6 será a última geração do socket, fico pensando se não seria legal partir para pelo menos 12 núcleos pensando em dar mais sobrevida ao sistema...

Users who are viewing this thread

Voltar