[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Paper launch? Tudo fora de estoque lá fora, aqui no Brasil nem sinal além desse pre-order para fucking janeiro da Pichau.
Acho que a AMD deu uma rushada.
Os rumores iniciais eram o lançamento na CES 2025 em janeiro.
scalpers no mundo afora e aqui no BR o proprio lojista ja é o scalper.

Estava pensando comigo, é inacreditável que sempre que eu vou fazer upgrade alguma merda acontece.
:thatfeel:

Comprei CPU, MEMÓRIA E MB.
Faltou a placa de vídeo, aí veio a pandemia, depois a mineração com as RTX. Minha 3060Ti paguei 4 Mil.

..... E agora por fim comprei Memória E MB. E agora o preço inflado do cpu que queria.

Sou bem azarado. Sei que tem mais gente comigo no mesmo barco :fire:

CPUs de desktop Ryzen “Medusa” baseadas em Zen 6 da AMD manterão compatibilidade com AM5, com lançamento previsto para o final de 2026/início de 2027
O0FMV1r.jpeg

Há rumores de que as CPUs AMD Ryzen "Zen 6" para desktop serão lançadas em cerca de dois anos, mas o lado bom é que você não precisará trocar suas placas-mãe

Não testemunhamos tudo o que a AMD tem a oferecer na linha Zen 5. Embora tenhamos obtido o lançamento inicial do processador para desktops e laptops, a AMD normalmente traz mais SKUs mais tarde. No momento, o Ryzen 7 9800X3D é o chip Zen 5 mais popular , apresentando 8 núcleos em um único CCD, mas novos relatórios sobre a arquitetura Zen 6 de próxima geração começaram a aparecer.

As CPUs Ryzen baseadas no Zen 6 da AMD para desktops e servidores estão supostamente trazendo até 32 núcleos em um único CCD. Falaremos sobre isso mais tarde, mas o mesmo vazador @Kepler_L2 , que relatou sobre a contagem de núcleos no Zen 6, relatou hoje que o AMD Zen 6 chegará no final de 2026 ou início de 2027.

62U4iQl.jpeg

sso significa que a AMD apresentará a linha Zen 6 no quarto trimestre de 2026 ou já na CES 2027, ou possivelmente um ou dois meses depois. Sobre ser questionado sobre qual soquete o Zen 6 usará, Kepler respondeu que usará o soquete AM5, que é atualmente o usado para os processadores Ryzen 7000 e Ryzen 9000. Isso significa que o AM5 está suportando pelo menos três gerações de CPU desde o momento em que foi lançado.

Se for verdade, deve ser um grande alívio para os construtores de PC que estão investindo no soquete AM5 e nas respectivas plataformas em comparação com as plataformas LGA 1851 da Intel, sobre as quais não sabemos se suportará apenas Arrow Lake ou outra geração. Relatórios atuais sugerem que Panther Lake ou Nova Lake devem chegar aos desktops , mas não temos 100% de certeza sobre isso.

Não está claro se a AMD manterá o AM5 vivo para o Zen 7, e pode trocar o soquete depois. Até lá, a AMD não terá problemas com compatibilidade de memória, já que o DDR6 não chegará aos PCs antes de 2027. No entanto, como falamos anteriormente, o AMD Zen 6 é a primeira arquitetura que equipará CPUs com mais núcleos em um Die complexo de núcleo único (CCD). A contagem máxima de núcleos atual no Zen 5 CCD é 8 e 16 no Zen 5C.

bWvC8ti.png

Dizem que a contagem de núcleos no Zen 6 CCD apresenta 8, 16 e 32 núcleos, e 32 núcleos provavelmente serão possíveis nos CCDs Zen 6C. No entanto, eles ainda terão 16 núcleos no Zen 6 CCD, o que é o dobro da contagem de núcleos no Zen 4 e Zen 5. Isso não só ajudará a AMD a aumentar a contagem de núcleos facilmente em CPUs de desktop Ryzen de ponta, mas também atualizará seus chips de servidor drasticamente .

Ainda faltam 2 anos para que possamos ver o Zen 6 na vida real e, até lá, a AMD está livre para lançar mais chips baseados no Zen 5, incluindo as CPUs X3D para a plataforma AM5. Não muito foi revelado sobre o Zen 6 até agora, mas há indicações de que os chips Zen 6 utilizarão nós de processo mais avançados para melhor desempenho e eficiência .

FJOI1jb.png

Fonte: @Kepler_L2

Estava pensando comigo, é inacreditável que sempre que eu vou fazer upgrade alguma merda acontece.

Faltou a placa de vídeo, aí veio a pandemia, depois a mineração com as RTX. Minha 3060Ti paguei 4 Mil.

..... E agora por fim comprei Memória E MB. E agora o preço inflado do cpu que queria.

7800X3D na veia e vida que segue

O 5900X que sempre está em "promoção" de 1999,99, já fazem 2 anos repetindo o mesmo preço, agora a promoção é de 2100,00, ou seja, uma febre de elevação de todos preços.
Os novos Intel estão mais insano ainda, simplesmemente lançaram i5 com preço de i7 e i7 com preço de i9.
O 7900X que estava 2500,00 foi para 2900,00.
Na BF todos os produtos que estão com esses preços altos, debaixo da falsa "promoção" anunciada, irão manter e serão repetidos no mesmo patamar.
Talvez se encontre algo muito atípico, tipo 4600G, 5600X e 5700X3D, mas o resto, essa é a nova realidade no BR.

CPU ficou absurdamente caro.

Vou ver se placa de video ta na mesma balada.

Na próxima vez tente segurar a ansiedade e compre dps qnd esfriar um pouco as coisas. Tinha qual vga qnd pegou a 3060 Ti? Pq se tivesse alguma 1070~2070 tvz fosse o caso de quem sabe até segurar do (daquele) momento :rolleyes:.

No meu caso fiquei 5 anos c/ o R7 1700 até poder importar e trocar pelo 5700X do Alie. Agr pra quem tem $$ segurar uns 2/3 anos não morrer.

Na próxima vez tente segurar a ansiedade e compre dps qnd esfriar um pouco as coisas. Tinha qual vga qnd pegou a 3060 Ti? Pq se tivesse alguma 1070~2070 tvz fosse o caso de quem sabe até segurar do (daquele) momento :rolleyes:.

No meu caso fiquei 5 anos c/ o R7 1700 até poder importar e trocar pelo 5700X do Alie. Agr pra quem tem $$ segurar uns 2/3 anos não morrer.
No tempo dos carpinteiros eu não tinha GPU, estava usando o vídeo integrado. Uns dois meses antes tinha vendido uma GTX970.

Como vai ficar esse lineup da 7xxx, pq os 5xxx ainda acham bastante, será que vamos ter em loja os 78xx 76xx por bastante tempo então?

Gosto dos testes deste canal:

Gosto dos testes deste canal:

por que usar DLSS e settings no high ou ultra ?

se quer testar CPU não deveria ser tudo no low e sem recursos da GPU ?

na tera apareceu em pre-venda para janeiro tb

Sem%20t%C3%ADtulo9.jpg
Eles colocarem 4.2 como promo e o valor ser 6.5 é muita putaria, mas se olharmos como esse processador sumiu na Europa, eu não duvido que por aqui o preço nornal em janeiro seja 5k

Eles colocarem 4.2 como promo e o valor ser 6.5 é muita putaria, mas se olharmos como esse processador sumiu na Europa, eu não duvido que por aqui o preço nornal em janeiro seja 5k
Eu diria que o preço "sem promoção" pode ser ignorado porque botam qualquer merda e meio que fingem estar dando um super desconto sempre, acho que não deve subir e provavelmente devem manter alto o preço por um tempo pra pegar apressados (que vão ter que esperar até 2025) e fazer o 7800x3D (que subiu o preço nos últimos tempos) parecer um puta negócio e talvez aumentar as vendas dele mesmo mais caro até limpar os estoques

na tera apareceu em pre-venda para janeiro tb

Sem%20t%C3%ADtulo9.jpg

Tá na cara que a AMD não disponibilizou uma única unidade para distribuidores no Brasil. Devem estar priorizando mandar a maioria para os EUA antes das tais tarifas do Trump.

Pichau e Tera tão só ordenhando os desesperados.

mesmo depois, quando estabilizar, vai ficar nos 3899,99 e 3999,90, ou seja, caro pra caral@#!!

pode esquecer quem pensa que vai chegar nos 3.5mil,...AMD já foi o tempo do CustoxBenefîcio.

Última edição:
pô mas nesse ponto tenho que discordar...

9800X3D não é o único processador da AMD hoje
ate Zen 3, AMD tinha uma performance proxima Intel com um custo abaixo, onde um modelo top 5900X chegava nos 2 mil.
Hoje um modelo mediano 7700X custa 2100,00 e 9700X custa 2700,00.
Vc tem uma cpu de 8 cores 7800X3D, custando 3mil.
nao tenho como concordar contigo.

Bom, eu acho que certo público vai abraçar assim mesmo, ainda mais pra quem fica 3-5 anos com mesmo HW.

Como vai ficar esse lineup da 7xxx, pq os 5xxx ainda acham bastante, será que vamos ter em loja os 78xx 76xx por bastante tempo então?
Não acho que por muito tempo não.

Ryzen 5xxx continuou sendo fabricado e vendendo pois é AM4, outra plataforma, outra fila de produção, e como AM5 era bem caro no começo (por causa de DDR5), valeu a pena o tempo que durou.

Ryzen 7xxx é AM5 já, provavelmente disputa a mesma fila de produção da série 9xxx, então acho que deve durar menos, não vejo eles mantendo ambas as famílias por muito tempo, talvez até lançar os demais X3D em Jan/Fev

sim, se ainda encontra do 4600G até 5900XT, entao a linha 7000 vai ficar disputando no bolo.
e preço nao vai abaixar, ja que 9000 chegou num paramar bem acima.

sinceramente, até o momento não consigo ver sentido em comprar o 9800X3D ao invés do 7800X3D
a diferença de performance não justifica a diferença de valor
Depende. Preço de lançamento, principalmente no Brasil é sempre algo surreal. Mas, o 9800x3D é definitivamente um processador que vai durar mais que o 7800x3D. Primeiro por ter um clock base mais alto e segundo por ter o overclock desbloqueado tbm.
Fazer um up de 7800 pro 9800 realmente é jogar dinheiro no lixo. Mas pra quem está montando o PC do zero, faz mais sentido o 9800.

É nois. Nessas mudanças, deixei de comprar o 7950x3D por 500. Agora não baixa de 620. Tenho até medo por quanto vai vir o 9950x3D. Vou ter que alugar meu corpito pra pagá-lo.
:clo:
O único lugar que encontrei pra comprar foi na França numa loja online por 600 euros. Procurei em todos os sites da Amazon na Europa pra comprar, e não tem pra venda! Nem aparece o processador! Devem ter disponibilizado o estoque de 1 processador a cada 1 milhão de pessoas, só pode!

Depende. Preço de lançamento, principalmente no Brasil é sempre algo surreal. Mas, o 9800x3D é definitivamente um processador que vai durar mais que o 7800x3D. Primeiro por ter um clock base mais alto e segundo por ter o overclock desbloqueado tbm.
Fazer um up de 7800 pro 9800 realmente é jogar dinheiro no lixo. Mas pra quem está montando o PC do zero, faz mais sentido o 9800.

É nois. Nessas mudanças, deixei de comprar o 7950x3D por 500. Agora não baixa de 620. Tenho até medo por quanto vai vir o 9950x3D. Vou ter que alugar meu corpito pra pagá-lo.
:clo:

O único lugar que encontrei pra comprar foi na França numa loja online por 600 euros. Procurei em todos os sites da Amazon na Europa pra comprar, e não tem pra venda! Nem aparece o processador! Devem ter disponibilizado o estoque de 1 processador a cada 1 milhão de pessoas, só pode!
Da uma olhada no Ebay, já tem vários 7590x3d abaixo dos $500.
Se tiver coragem tem 14900k novo por $430 :bem:

Última edição:
Pior ainda então, 20 anos de curso e não sabe testar processador, tinha que ser BR :limo:
Não é amadorismo, ele já explicou diversas vezes em vários vídeos. Ele sempre faz uma combinação de uso real. É intencional mesmo. O Adrenaline já testa mais o processador, jogando a resolução em 720p, mas pelo que tenho reparado, o gargalo, mesmo nessa resolução, continua sendo a GPU ou a engine do game

Users who are viewing this thread

Voltar