Há rumores de que as CPUs AMD Ryzen "Zen 6" para desktop serão lançadas em cerca de dois anos, mas o lado bom é que você não precisará trocar suas placas-mãe
Não testemunhamos tudo o que a AMD tem a oferecer na linha Zen 5. Embora tenhamos obtido o lançamento inicial do processador para desktops e laptops, a AMD normalmente traz mais SKUs mais tarde. No momento, o Ryzen 7 9800X3D é o chip Zen 5 mais popular , apresentando 8 núcleos em um único CCD, mas novos relatórios sobre a arquitetura Zen 6 de próxima geração começaram a aparecer.
As CPUs Ryzen baseadas no Zen 6 da AMD para desktops e servidores estão supostamente trazendo até 32 núcleos em um único CCD. Falaremos sobre isso mais tarde, mas o mesmo vazador
@Kepler_L2 , que relatou sobre a contagem de núcleos no Zen 6, relatou hoje que o AMD Zen 6 chegará no final de 2026 ou início de 2027.
sso significa que a AMD apresentará a linha Zen 6 no quarto trimestre de 2026 ou já na CES 2027, ou possivelmente um ou dois meses depois. Sobre ser questionado sobre qual soquete o Zen 6 usará, Kepler respondeu que usará o soquete AM5, que é atualmente o usado para os processadores Ryzen 7000 e Ryzen 9000. Isso significa que o AM5 está suportando pelo menos três gerações de CPU desde o momento em que foi lançado.
Se for verdade, deve ser um grande alívio para os construtores de PC que estão investindo no soquete AM5 e nas respectivas plataformas em comparação com as plataformas LGA 1851 da Intel, sobre as quais não sabemos se suportará apenas Arrow Lake ou outra geração. Relatórios atuais sugerem que Panther Lake ou Nova Lake devem chegar aos desktops , mas não temos 100% de certeza sobre isso.
Não está claro se a AMD manterá o AM5 vivo para o Zen 7, e pode trocar o soquete depois. Até lá, a AMD não terá problemas com compatibilidade de memória, já que o DDR6 não chegará aos PCs antes de 2027. No entanto, como falamos anteriormente, o AMD Zen 6 é a primeira arquitetura que equipará CPUs com mais núcleos em um Die complexo de núcleo único (CCD). A contagem máxima de núcleos atual no Zen 5 CCD é 8 e 16 no Zen 5C.
Dizem que a contagem de núcleos no Zen 6 CCD apresenta 8, 16 e 32 núcleos, e 32 núcleos provavelmente serão possíveis nos CCDs Zen 6C. No entanto, eles ainda terão 16 núcleos no Zen 6 CCD, o que é o dobro da contagem de núcleos no Zen 4 e Zen 5. Isso não só ajudará a AMD a aumentar a contagem de núcleos facilmente em CPUs de desktop Ryzen de ponta, mas também atualizará seus chips de servidor drasticamente .
Ainda faltam 2 anos para que possamos ver o Zen 6 na vida real e, até lá, a AMD está livre para lançar mais chips baseados no Zen 5, incluindo as CPUs X3D para a plataforma AM5. Não muito foi revelado sobre o Zen 6 até agora, mas há indicações de que os chips Zen 6 utilizarão nós de processo mais avançados para melhor desempenho e eficiência .
Fonte:
@Kepler_L2