[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Não é amadorismo, ele já explicou diversas vezes em vários vídeos. Ele sempre faz uma combinação de uso real. É intencional mesmo. O Adrenaline já testa mais o processador, jogando a resolução em 720p, mas pelo que tenho reparado, o gargalo, mesmo nessa resolução, continua sendo a GPU ou a engine do game
Uso real? Quem joga QHD médio com DLSS hoje + FG? Não tem lógica testar um produto novo não usando o real poder dele e gargalando em outra peça, além dos testes sairem todos próximos porque a gpu é o gargalo, o teste acaba virando da 4080, porque nessas configs todos os cpus testados conseguem empurrar ela, o cara trabalha com isso e é jumento nesse tanto, não dá pra acreditar. :limo:

AMD Ryzen 7 9800X3D, 7800X3D, 9700X e 7700X testados em frequência fixa de 4,8 GHz

CPUs Ryzen X3D mostram lacuna de arquitetura semelhante em frequências mais baixas
A ComputerBase conduziu recentemente um teste comparativo entre os processadores Zen5 e Zen4, cada um com as mesmas velocidades de clock.
cWMdQmh.png

O teste teve como objetivo explicar por que o Ryzen 7 9800X3D é 14% mais rápido que o 7800X3D, é a frequência ou o 3D V-Cache. Essa análise, no entanto, foi mais complexa do que simplesmente diminuir a velocidade do clock. Um bug impediu os revisores de ajustar o multiplicador, então eles aplicaram um deslocamento de clock da CPU de 500 MHz para atingir o efeito pretendido. Da mesma forma, como o 7800X3D não tem suporte para overclock e ajustes de multiplicador, ele foi reduzido em 250 MHz para atender aos requisitos do teste. Essa configuração permitiu que ambas as CPUs funcionassem a 4,8 GHz.

A ComputerBase usou quatro modelos para este teste, cada um com um único CCD (Core Complex Die) contendo 8 núcleos Zen. O 9800X3D e o 9700X apresentam núcleos Zen5, enquanto o 9700X e o 7700X usam núcleos Zen4. Os resultados foram os seguintes:

bKIvyuf.png

Todas as CPUs testadas compartilhavam uma plataforma comum, incluindo memória DDR5-5200 e uma placa-mãe ASUS ROG X670E Hero. O teste foi conduzido em sete jogos: Anno 1800, Baldur's Gate 3, Cyberpunk 2077, F1 24, Homeworld 3, Horizon Forbidden West e Starfield.

As comparações mais relevantes para gamers focam no Zen5 X3D vs. Zen4 X3D e os respectivos modelos não X3D. Os resultados mostram que o 7800X3D é 37% mais rápido que o 7700X, enquanto o 9800X3D é 43% mais rápido que o 9700X.

O ComputerBase também observou que, mesmo nas configurações de estoque, os processadores Zen5 e Zen4 X3D mostram uma diferença de desempenho de 15%, confirmando que os modelos X3D ganham mais com cache do que com velocidade de clock.

FNyuoT4.png

Fonte: ComputerBase

Não sei se postaram esse.

Quero agradecer a todos que me ajudaram com suas opiniões. Então tomei a seguinte decisão:

Vou aguardar a Black Friday para ver o preço dos 7800X3D, tô na expectativa de ter um desconto bom para secar os estoques.... Agora se caso não baixar o preço:

... Vou de 9800X3D, mas não agora. Talvez lá em Janeiro/Fevereiro pois devem estar pelo menos uns 300~400 Reais mais barato.

Em Janeiro/Fevereiro também deve vir as novas GPU's da AMD e nVidia. Até lá, vou juntando uma grana.

Menor valor.... Mas será que é confiável? Não conheço a loja.

Última edição:
Quero agradecer a todos que me ajudaram com suas opiniões. Então tomei a seguinte decisão:

Vou aguardar a Black Friday para ver o preço dos 7800X3D, tô na expectativa de ter um desconto bom para secar os estoques.... Agora se caso não baixar o preço:

... Vou de 9800X3D, mas não agora. Talvez lá em Janeiro/Fevereiro pois devem estar pelo menos uns 300~400 Reais mais barato.

Em Janeiro/Fevereiro também deve vir as novas GPU's da AMD e nVidia. Até lá, vou juntando uma grana.

Menor valor.... Mas será que é confiável? Não conheço a loja.
Infelizmente as lojas só vão dar desconto se houver o "Rebate" para desovar estoque... acontece muito no varejo. Como trabalho com isso, fica fácil até saber no geral quais empresas fazem ou nao frequentemente esta política. Ex: A Asics já tem um tempo que não faz kkkkkkk Apple esquece! Raro.

Com base nos seus comentários então seria plausível processadores com dois CCDs e 3D-V Cache em ambos?
Plausível é, na verdade sempre foi, a AMD só não implementou ainda porque não quis, seja por custo, seja por dificuldade na implementação do firmware ou seja pela gambiarra de retalhos que é/ficará o escalonador do S.O. que mais usam para jogos (já que no Linux não há problemas nessa parte), então é uma decisão sensata manter o VCache em apenas 1 CCD para diminuir a dor de cabeça com essas variáveis.

Lembre-se que ambos os protótipos do 5900X3D e 5950X3D possuíam VCache em todos os CCDs, totalizando 192MB de L3$, então nunca houve empecilhos para isso a nível de hardware, mas como disse o processador ficaria muito mais caro e a comunicação entre caches e VCaches seria bem mais complexa, com certeza deixaria o escalonador do Windows loucão ao ponto de perder desempenho em muitos cenários/jogos, e como software é sempre o calcanhar de Aquiles da AMD ela preferiu a metodologia K.I.S.S. e pronto, apenas 1 CCD com VCache por três gerações (até o momento).

Zen5 poderá ter VCache nos dois CCDs? Claro, mas para tal a AMD tem que ter sanado (ou tentado sanar) uma pletora de problemas no escalonador e na comunicação entre caches, e se ela fez essa sua lição de casa então teremos 192MB de L3$, caso não continuaremos no mesmo por mais uma geração (com a vantagem de que agora praticamente não há redução de desempenho das versões X3D para produtividade e outras tarefas que não sejam jogos).

AMD Ryzen 7 9800X3D, 7800X3D, 9700X e 7700X testados em frequência fixa de 4,8 GHz

CPUs Ryzen X3D mostram lacuna de arquitetura semelhante em frequências mais baixas
A ComputerBase conduziu recentemente um teste comparativo entre os processadores Zen5 e Zen4, cada um com as mesmas velocidades de clock.
cWMdQmh.png

O teste teve como objetivo explicar por que o Ryzen 7 9800X3D é 14% mais rápido que o 7800X3D, é a frequência ou o 3D V-Cache. Essa análise, no entanto, foi mais complexa do que simplesmente diminuir a velocidade do clock. Um bug impediu os revisores de ajustar o multiplicador, então eles aplicaram um deslocamento de clock da CPU de 500 MHz para atingir o efeito pretendido. Da mesma forma, como o 7800X3D não tem suporte para overclock e ajustes de multiplicador, ele foi reduzido em 250 MHz para atender aos requisitos do teste. Essa configuração permitiu que ambas as CPUs funcionassem a 4,8 GHz.

A ComputerBase usou quatro modelos para este teste, cada um com um único CCD (Core Complex Die) contendo 8 núcleos Zen. O 9800X3D e o 9700X apresentam núcleos Zen5, enquanto o 9700X e o 7700X usam núcleos Zen4. Os resultados foram os seguintes:

bKIvyuf.png

Todas as CPUs testadas compartilhavam uma plataforma comum, incluindo memória DDR5-5200 e uma placa-mãe ASUS ROG X670E Hero. O teste foi conduzido em sete jogos: Anno 1800, Baldur's Gate 3, Cyberpunk 2077, F1 24, Homeworld 3, Horizon Forbidden West e Starfield.

As comparações mais relevantes para gamers focam no Zen5 X3D vs. Zen4 X3D e os respectivos modelos não X3D. Os resultados mostram que o 7800X3D é 37% mais rápido que o 7700X, enquanto o 9800X3D é 43% mais rápido que o 9700X.

O ComputerBase também observou que, mesmo nas configurações de estoque, os processadores Zen5 e Zen4 X3D mostram uma diferença de desempenho de 15%, confirmando que os modelos X3D ganham mais com cache do que com velocidade de clock.

FNyuoT4.png

Fonte: ComputerBase
Excelente teste, mostrando que realmente a terceira geração de VCache tem ganhos reais, o 9800X3D não é mais rápido apenas porque tem clock maior ou porque o CCD inverteu de posição, a comunicação, a engenharia por trás da implementação/uso do VCache foi otimizado/melhorado e com isso os ganhos foram maiores, mas em contrapartida esse desempenho extra vem acompanhado de uma pior eficiência energética, tirando a coroa desse X3D nessa área e deixando ela com a geração anterior (fato constatado por quase todos os reviewers). Seria esse ganho oriundo de TSVs melhorados, de um firmware melhorado, da VCache de densidade menor ou de alguma bruxaria? Creio que só saberemos, se um dia for dito, no próximo HotChips U.U

PS: Estou lendo críticas desse teste do CB pela memória utilizada, mas o pessoal tem que entender que eles definiram um padrão para todos os processadores seguirem, logo como o suporte máximo oficial do Zen4 é DDR5-5200, esta foi a configuração utilizada (ao invés de, digamos, DDR5-6000 que é facilmente alcançável em 1:1 e melhoraria o desempenho dos não X3D, pois por não terem esse L3 extra essas memórias trariam mais desempenho proporcional neles que nos X3D).

CPUs AMD Ryzen 9000 “Zen 5” caem para os preços mais baixos de todos os tempos: 9950X $ 569, 9900X $ 359, 9700X $ 309, 9600X $ 229

r8pNo7W.jpeg

As CPUs Ryzen 9000 "Zen 5" Desktop da AMD não só receberam cortes oficiais de preço desde o lançamento do Ryzen 7 9800X3D , mas continuam a receber mais descontos de varejistas . Esses descontos tornam a família Ryzen 9000 muito melhor do que suas classificações iniciais de perf/$, que eram um pouco sem brilho. No entanto, nas últimas semanas, a AMD não apenas fortaleceu a proposta de valor de suas últimas ofertas de desktop Ryzen , mas também otimizou o desempenho por uma grande margem , agora tornando-se um produto competitivo.

Os últimos cortes de preços vêm do popular varejista dos EUA, Microcenter, que listou cada uma das quatro CPUs Ryzen 9000 "Zen 5" a preços impressionantes. Começando pelo topo, temos o chip Ryzen 9 9950X de 16 núcleos que está disponível atualmente por US$ 569,99, uma queda de US$ 80 em relação ao seu MSRP inicial (-12,3%). Isso coloca o chip muito competitivo contra o Intel Core Ultra 9 285K e oferece melhor desempenho em jogos e multithread em uma ampla gama de cargas de trabalho.

BqKR14x.png

Após o Ryzen 9 9950X está o Ryzen 9 9900X da AMD, que agora está disponível por apenas US$ 359,99. Esta é uma grande queda de preço em relação ao MSRP inicial de US$ 499 (-28%). Com este preço, o chip fica mais próximo do Core Ultra 5 245K e oferece tanto maior desempenho multithread quanto boas capacidades de jogo.

O próximo é o AMD Ryzen 7 9700X, que está listado por US$ 309,99. Isso é uma economia de US$ 50 em relação ao MSRP inicial de US$ 359,99 (-13,9%). É possível obter o Ryzen 9 9900X muito mais rápido nessa faixa de preço, mas ainda é bom ver o preço do chip Zen 5 de 8 núcleos chegando perto do valor de US$ 300. Houve um tempo em que o 7800X3D tinha um preço semelhante por meio de descontos, mas esse chip foi inflado para o norte de US$ 400 e também é difícil de encontrar em grandes varejistas. O Core Ultra 5 245K parece ser a melhor opção em relação ao 9700X em cargas de trabalho multithread, mas o desempenho em jogos é onde o 9700X o supera com facilidade. Enquanto isso, o 14600K/13600K ainda é potente nessa faixa de preço, oferecendo ótimo desempenho por menos de US$ 300.

klBTDbQ.png

Por fim, temos o AMD Ryzen 5 9600X que agora está disponível por US$ 229,99, uma economia de US$ 50 em relação ao MSRP inicial de US$ 279,99 (-17,9%). Esta é outra grande queda e, para um chip Zen 5 de 6 núcleos, o preço é realmente decente. As ofertas Ryzen 5 baseadas no Zen 4 da AMD estão mais perto de US$ 200 e até mesmo abaixo de US$ 200 em certos varejistas. Esperamos que o preço desta peça caia para US$ 199 - US$ 209 nos próximos meses.

No geral, parece que, por meio desses descontos específicos para varejistas, a AMD mudará a recepção do mercado em relação aos seus chips não X3D, tornando as ofertas do Ryzen 9000 "Zen 5" uma solução viável para a plataforma soquete AM5, que agora deve oferecer suporte também às CPUs Zen 6 de próxima geração.
Delícia esse preço do 9950x, espero que baixe ainda mais até fevereiro.
Se eu der sorte, a microcenter de Santa Clara já vai estar funcionando também, aí seria o combo perfeito kkkk

Galera, tô estudando aqui as possibilidades de uma troca de CPU, eu jogo em QHD, então boa parte das vezes o gargalo fica por conta da VGA.
Mas visando o cenário atual, eu me vejo com 3 possibilidades:

1- Trocar o kit todo p AM5 e pegar um 9600X
2- Trocar o kit todo p AM5 e pegar um 7800X3D (se eu fizer isso é na conta da loucura torrando o 13º em peça de PC)
3- Trocar só o CPU p um 5700X3D

Nessa situação, visando que eu jogo em QHD e que a minha pretensão p trocar de VGA seria apenas em 2026, o que vocês acham mais viável? Será que realmente vai valer a pena a diferença de preço do 9600X p 7800X3D mesmo p jogar em QHD?

Galera, tô estudando aqui as possibilidades de uma troca de CPU, eu jogo em QHD, então boa parte das vezes o gargalo fica por conta da VGA.

2- Trocar o kit todo p AM5 e pegar um 7800X3D (se eu fizer isso é na conta da loucura torrando o 13º em peça de PC)

Nessa situação, visando que eu jogo em QHD e que a minha pretensão p trocar de VGA seria apenas em 2026, o que vocês acham mais viável? Será que realmente vai valer a pena a diferença de preço do 9600X p 7800X3D mesmo p jogar em QHD?
vá de 5700x3d.

AMD posiciona Ryzen 7 9800X3D como concorrente do melhor processador para jogos Core i9-14900KS da Intel

XcIGQ5d.jpeg

O AMD Ryzen 7 9800X3D está atualmente listado no guia competitivo como a competição contra os principais chips de jogos da Intel, que são o Core i9-14900KS e o Core i9-14900K, considerando que o Core Ultra 9 285K não chega nem perto de seus predecessores. O 9800X3D é cerca de 8 por cento mais rápido em média a 1080p em comparação com o 7800X3D, que já era o chip mais rápido do mercado.

O principal problema com o 9800X3D atualmente é sua disponibilidade , que se deve a uma demanda maior e vários varejistas removeram o chip completamente de suas listagens ou mudaram para pré-encomendas somente do chip. A CPU está listada em US$ 479, mas devido à indisponibilidade, ela se tornou vítima de scalping com preços no eBay pairando acima de US$ 700.

Xhsi22A.png

Passando para as partes não X3D, o AMD Ryzen 9 9950X é listado como a competição contra o Core i9-14900K e o Core i9-13900KS. Embora o 9950X não tenha o mesmo desempenho em jogos que o 9800X3D, ele ainda é uma fera de uma parte multithreading.

O mesmo vale para o Ryzen 9 9900X, que está listado contra o Core i9-14900K e o Core i9-13900K. O Ryzen 7 9700X está listado como concorrente do i7 14700K e do i7-13700K. O chip oferece melhor desempenho em jogos do que essas duas partes, mas não oferece o mesmo nível de recursos multithread, o que também é o caso do Ryzen 5 9600X, que foi listado contra o Core i5-14600K e o Core i5-13600K, os dois últimos dos quais oferecem melhor desempenho multithread.

RZRzEnd.png

As CPUs AMD Ryzen Desktop ganharam recentemente uma fatia recorde de mercado . Com os recentes cortes de preço , as CPUs Ryzen 9000 Non-X3D parecem produtos muito razoáveis, e com a Black Friday e a temporada de férias se aproximando rapidamente, podemos esperar mais cortes de preço nesses chips, o que os tornará ainda mais valiosos na plataforma AM5, que agora deve suportar as mais recentes CPUs Zen 6 "Ryzen" também .

Fonte: MyDrivers

Trocaria pelo 5700x3D ou 5800x3D se achar um em preço similar porque ir pra AM5 ficaria muito mais caro pra diferença de desempenho que teria, mesmo que o 7800x3D seja melhor acaba não mudando muita coisa se o gargalo de fato for a GPU, migrar de plataforma só se tiver algum gargalo violento de CPU ou quiser o melhor do melhor independente do preço/custo x benefício

Galera, peguei um Ryzen 9 9950x por 4390 dividido no cartão, pelo que andei pesquisando nesse ultimo mês até que o valor não está ruim. Vocês que estão acompanhando mais o mercado, acham que dentro da realidade daqui o valor esta legal ou provavelmente na Black Friday deve melhorar ?

Última edição:

Se vc ja tem a 4070 + 5700X, já seria suficiente para jogar em QHD.
Por capricho poderia trocar para o 5700X3D/5800X3D, se jogar warzone e/ou algum outro jogo cpubound que se beneficie do extra cache, no mais ficaria com o 5700X mesmo.
Ou venderia a 4070 e pegaria a 5070 ano que vem, mas mesmo assim, não vejo taannnnta necessidade.

Com o 7800x3D custando seus 3k, melhor investir no 7600 que tá custando 1.2k? Jogo em 3440x1440 e apenas jogos AAA, nada competitivo.

Se vc ja tem a 4070 + 5700X, já seria suficiente para jogar em QHD.
Por capricho poderia trocar para o 5700X3D/5800X3D, se jogar warzone e/ou algum outro jogo cpubound que se beneficie do extra cache, no mais ficaria com o 5700X mesmo.
Ou venderia a 4070 e pegaria a 5070 ano que vem, mas mesmo assim, não vejo taannnnta necessidade.
Exatamente isso, eu jogo muito Warzone e Throne and Liberty, que são jogos totalmente cpubound, por isso estou cogitando a troca de CPU.
RTX 5070 ano que vem é fora de cogitação, por agora é só CPU mesmo p ganhar uns frames a mais, ano que vem vou investir em um console por conta do GTA VI :o(((((

Com o 7800x3D custando seus 3k, melhor investir no 7600 que tá custando 1.2k? Jogo em 3440x1440 e apenas jogos AAA, nada competitivo.
Eu provavelmente ficaria num meio termo (9600x/9700x) mas realmente não faz muito sentido gastar muito em CPU pra usar em resoluções mais altas.

Eu iria de 7700x por garantia
Se você não joga competitivo e usa resolução QHD ou acima, não se faz necessário um CPU muito parrudo

Galera, peguei um Ryzen 9 9950x por 4390 dividido no cartão, pelo que andei pesquisando nesse ultimo mês até que o valor não está ruim. Vocês que estão acompanhando mais o mercado, acham que dentro da realidade daqui o valor esta legal ou provavelmente na Black Friday deve melhorar ?
Considerando o dólar e que foi parcelado, parece um preço ok. Nada de excelente, mas nada de ruim.

Não sei dizer sobre a BF já que o dólar não ajuda e tem esses papos de terem acabado com umas isenções aí.

Se você já tem o 5700X e não vai trocar a GPU logo eu não faria upgrade, juntaria uma grana e deixaria pra trocar mais pra frente quando for trocar a placa de vídeo.

Pessoal consegui comprar o 9800X3D, pensei em trocar a memória tbm. Atualmente tenho 32gbFury Beast 6000mhz CL36.

Depois de pesquisas e review até do próprio processador, vi que o melhor custo/desempenho não é nem o 8000mhz, mas o 6000mhz CL30.

Dei uma olhada e achei a Corsair Vengence por U$ 115,00 e a Dominator por U$ 155,00.

Qual indicam? Ou indicam algo diferente?

Pessoal consegui comprar o 9800X3D, pensei em trocar a memória tbm. Atualmente tenho 32gbFury Beast 6000mhz CL36.

Depois de pesquisas e review até do próprio processador, vi que o melhor custo/desempenho não é nem o 8000mhz, mas o 6000mhz CL30.

Dei uma olhada e achei a Corsair Vengence por U$ 115,00 e a Dominator por U$ 155,00.

Acho que não vale a pena. Em um caso normal eu já diria que provavelmente não compensa o esforço/gasto, com um X3D fica pior ainda já que eles são menos sensíveis às diferença de memória dado o cache extra.

Acho que não vale a pena. Em um caso normal eu já diria que provavelmente não compensa o esforço/gasto, com um X3D fica pior ainda já que eles são menos sensíveis às diferença de memória dado o cache extra.
Então, nem ia trocar, foi mais por oportunidade, tenho um familiar que é americano e vem visitar a família próxima semana, daí consegui um combo Ryzen 9800x3d + strix b650e-f + 1tb nvme kingston por U$ 690,00, vendendo meu kit (aorus b650m elite ax + ryzen 7700x) vou entrar com R$ 1.100,00, que é quase o valor do ssd aqui..

Daí pensei em aproveitar para trocar as memórias, já que achei comprador das minhas, só não sei qual pegar kk.

Provavelmente vai ser tudo o mesmo die, se duvidar até as suas 6000 CL36 são Hynix a-die ou m-die as vezes, e se quiser algum ganho mais relevante vai ter que ajustar manualmente independente da escolha

Provavelmente vai ser tudo o mesmo die, se duvidar até as suas 6000 CL36 são Hynix a-die ou m-die as vezes, e se quiser algum ganho mais relevante vai ter que ajustar manualmente independente da escolha
O ideal era pegar as 8000mhz, mas não sei quando e se realmente um dia veremos real diferença para as 6000mhz.

Outro ponto é que nem sei se essa placa mãe que peguei no combo aceita 8000mhz kkk não achei a lista na Asus.

Users who are viewing this thread

Voltar