[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Finalmente achei lojas com os CUDIMMs da kingston disponíveis e com entrega rápida!!

Salgadas e infelizmente CUDIMM, preferiria UDIMMs normais, mas acho que vou encarar 4 dessas mesmo e depois me virar pra fazer funcionar.
CUDIMM já estão funcionando nas placas atuais?

64Gb 6400CL52? Really?

Considerando que 5200CL40 é uma memória horrível comparado o "sweet spot" do 6000CL30, esses 2, 3%, excepcionais 9% de diferença, comprovam que a memória em X3D faz no geral pouquíssima diferença, isso com uma 4090 em 1080p.... se aumentar a resolução com uma placa mais normal de mercado, a diferença deve praticamente desaparecer.
Poisé, nos X3D o ganho já é bem pequeno mesmo nessas situações super extremas de 4800/5200 CL40 vs 6000 CL30/6400 CL32 tunado usando uma 4090 em 1080p, até por isso me passou pela cabeça baixar pra 5200-5600 mantendo subtimings relativamente apertados e tensões lá embaixo, aqui uso uma 4080 em 3840x1080/3840x1600 e praticamente manteria os subtimings e só daria uma reduzida na frequência e tensões

No final das contas acho que é meio que tanto faz porque se for ver a diferença de tensão/consumo/temp idle vai mudar lá uns 5-8w talvez que é irrelevante, mas ao mesmo tempo o ganho de desempenho provavelmente é irrelevante num caso desses também, é mais por curiosidade porque o único jogo que tenho gargalo de CPU não tem problemas com 0.1/1% low e pra ganhar 1 fps médio que seja eu preciso de um ganho de 3-4% de performance e ainda estaria na margem de erro, então pra ver alguma diferença com a mínima consistência precisaria de uns >10% de desempenho no mínimo :haha:

Última edição:
Poisé, nos X3D o ganho já é bem pequeno mesmo nessas situações super extremas de 4800/5200 CL40 vs 6000 CL30/6400 CL32 tunado usando uma 4090 em 1080p, até por isso me passou pela cabeça baixar pra 5200-5600 mantendo subtimings relativamente apertados e tensões lá embaixo, aqui uso uma 4080 em 3840x1080/3840x1600 e praticamente manteria os subtimings e só daria uma reduzida na frequência e tensões

No final das contas acho que é meio que tanto faz porque se for ver a diferença de tensão/consumo/temp idle vai mudar lá uns 5-8w talvez que é irrelevante, mas ao mesmo tempo o ganho de desempenho provavelmente é irrelevante num caso desses também, é mais por curiosidade porque o único jogo que tenho gargalo de CPU não tem problemas com 0.1/1% low e pra ganhar 1 fps médio que seja eu preciso de um ganho de 3-4% de performance e ainda estaria na margem de erro, então pra ver alguma diferença com a mínima consistência precisaria de uns >10% de desempenho no mínimo :haha:
Memória consome praticamente nada e a tensão default não esquenta tanto assim, então downclock vai apenas abrir mão de performance.

E é tão simples testar se o processador roda 6200 ou 6400, que praticamente todo mundo deveria testar.

Memória consome praticamente nada e a tensão default não esquenta tanto assim, então downclock vai apenas abrir mão de performance.
Redução por conta da redução de vSoC mesmo, acho que nos 4800/5200 CL40 ficava em 1v e PPT idle ~15w se não me engano, nos meus settings atuais fica na faixa de ~25w mas como disse ali, a redução de tensão/consumo/temp acaba sendo tão irrelevante quanto a performance que na prática é invisível num caso mais realista, já que mesmo numa situação absurdamente extrema a diferença já é pequena

Redução por conta da redução de vSoC mesmo, acho que nos 4800/5200 CL40 ficava em 1v e PPT idle ~15w se não me engano, nos meus settings atuais fica na faixa de ~25w mas como disse ali, a redução de tensão/consumo/temp acaba sendo tão irrelevante quanto a performance que na prática é invisível num caso mais realista, já que mesmo numa situação absurdamente extrema a diferença já é pequena
VSOC chega a tudo isso? Se for o caso, mantem a memória em 6000CL30 e vai baixando VSOC até achar o limite.

Tenta 6400CL28 pro zentimming ficar bonito na foto :cool:

VSOC chega a tudo isso? Se for o caso, mantem a memória em 6000CL30 e vai baixando VSOC até achar o limite.
1.2v em 6000 CL30, talvez dê pra reduzir um pouco mais mas não vai ser nada significativo também, outro dia vou ver se testo algum jogo com bench os settings atuais vs 5200 CL40 com subtimings porcos, provavelmente vai ter quase 0 diferença

Pois então, eu desativei o PBO na bios e defini o TJMAX para 80 graus, mesmo assim bateu os 90 no teste. Enquanto aguardo a chegada das fans acho que vou abrir a tampa lateral e jogar ventilador em cima pra ver se melhora, se não as fans também não devem resolver esse problema de aquecimento

90 graus não chega a ser um problema (o máximo seguro definido pela AMD é 95 graus), mas se definiu a temp máxima em 80 nunca deveria chegar nisso, o processador deveria diminuir os clocks para ficar em 80 graus.
Eu deixo o meu 7900 em 86 graus, mas só bate nisso em alguns jogos ou benchmarks.

Para o 9800X3D, o serviço 3D V-Cache não era para estar rodando?
Resolvi atualizar todos os drivers hoje, inclusive a Bios. Não tinha reparado nisso.

Captura-de-tela-2025-02-05-080654.png

Não, esse driver foi pensado apenas para CPUs com 3D V-Cache e 2 CCDs, como o 7900X3D, 7950X3D e futuramente o 9900X3D e 9950X3D.
Tá tranquilo, obrigado! Já pensei que tinha dado m****.
Menos uma preocupação do dia.

Não, esse driver foi pensado apenas para CPUs com 3D V-Cache e 2 CCDs, como o 7900X3D, 7950X3D e futuramente o 9900X3D e 9950X3D.
Vou ver no meu... Nem sabia desse detalhe ai... Esses processadores novos tem tantos detalhes, os antigos eram bem mais simples kkkkk (Nossa parece desculpa de véio... Antigamente era melhor...) kkkkkk

Acredito que deveria estar rodando sim, tenho uma máquina com o 7800X3D e outra com 9800X3D, em ambas o serviço está em execução 🤔

AVdkwgy.png
Esses dias reparei no meu 7800x3D e fica em execução também

Acredito que deveria estar rodando sim, tenho uma máquina com o 7800X3D e outra com 9800X3D, em ambas o serviço está em execução 🤔

AVdkwgy.png
pode até ter rodando, mas não vai fazer diferença alguma. Esse serviço aí é pra ajudar o escalonador do windows a saber quando colocar algo no CCD com v-cache ou em um CCD sem.
Como a sua CPU só tem uma CCD, isso não faz diferença.

Agora só dar aquele tunada nos timmings e ser feliz :cool:

Vou ter que fazer isso mesmo, mas para achar uma config estável. Acabou que o perfil XMP em 6000Mhz não está estável, fiquei com o pc o dia inteiro trabalhando normalmente (sou dev) e não tive problemas, aí fui jogar cyberpunk no linux e o jogo estava congelando após uns 5 minutos, depois entrei no windows e fui tentar jogar por lá tbm e deu o mesmo problema, mas o log do jogo dizia ser algum problema com a gpu. Rodei o teste de memória no prime95 e na hora já deu erro, aí como já era tarde só mexi no VSOC para ver se mudava algo, o padrão estava em 1.20 e fui mudando até chegar em 1.27 que deixei a madrugada toda rodando e só começou a dar erro depois de 2h, depois vou testar com 1.29 e final de semana vou mexer com as outras configs para ver se alguma vai ficar estável em 6000Mhz.

Vou ter que fazer isso mesmo, mas para achar uma config estável. Acabou que o perfil XMP em 6000Mhz não está estável, fiquei com o pc o dia inteiro trabalhando normalmente (sou dev) e não tive problemas, aí fui jogar cyberpunk no linux e o jogo estava congelando após uns 5 minutos, depois entrei no windows e fui tentar jogar por lá tbm e deu o mesmo problema, mas o log do jogo dizia ser algum problema com a gpu. Rodei o teste de memória no prime95 e na hora já deu erro, aí como já era tarde só mexi no VSOC para ver se mudava algo, o padrão estava em 1.20 e fui mudando até chegar em 1.27 que deixei a madrugada toda rodando e só começou a dar erro depois de 2h, depois vou testar com 1.29 e final de semana vou mexer com as outras configs para ver se alguma vai ficar estável em 6000Mhz.
Precisar de mais de 1.27V para 6000Mhz não é "normal"..... verifica se as tensões das memórias estão certas VDD VDDIO e VDDQ.

Qual placa mãe?

Rapaz, tá parecendo a época dos Intel Ivy Bridge até Skylake onde a Intel tava com a peroca na mesa ditando o rumo do mercado, enquanto a AMD tava ali sufocada nas dívidas
O mundo não dá voltas meu parceiro, ele capota msm! Pqp!!!
Agora é torcer pra Intel se resolver (quem diria, hein?!) pra mexer nesse mercado dnv

AVdkwgy.png
Você deve ter instalado o driver sem perceber ao instalar os demais componentes do AMD Chipset Software. Teoricamente o instalador escaneia o PC a fim de exibir somente componentes compatíveis com o sistema, mas pelo visto se o processador for X3D, ainda que tenha apenas 1 CCD, ele oferece a instalação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não deixa de ser impressionante esse número de vendas, mas fãs da AMD se esquecem que mercado de desktop DIY é nicho do nicho. Em mercados de PCs montados (como Dell e CyberpowerPC) e laptops, a presença da AMD é quase nula, não é à toa que o market share geral da Intel ainda é de quase 80%.

Última edição:
Não deixa de ser impressionante esse número de vendas, mas fãs da AMD se esquecem que mercado de desktop DIY é nicho do nicho. Em mercados de PCs montados (como Dell e CyberpowerPC) e laptops, a presença da AMD é quase nula, não é à toa que o market share geral da Intel ainda é de quase 80%.

Bom, tem alguns mercados que a AMD lidera.
Em consoles que usam x86, ela tem 100%.
Nos dispositivos de jogos portáteis x86 (como o Steam Deck, e dezenas de outros lançados recentemente), deve passar de 90%. Acho que só o MSI Claw usa Intel.
Aliás, são tantos (Asus, MSI, Lenovo, Acer, Zotac, entre outras marcas poucas conhecidas) mas nunca vi alguém usando um que não seja o Switch kkk

Ia postar aqui mas nem deu tempo, o 9800x3d saiu 3325 na kabum,

Acho que vou pagar e devolver o outro, 300 pila é uma diferença considerável

Dentro dos 7 dias dá problema devolver se tiver usado? Ou tentar passar pelos 3600 que paguei numa olx da vida

Chegou hoje a placa X670E Tomahawk , achei ótima construção.

Ia postar aqui mas nem deu tempo, o 9800x3d saiu 3325 na kabum,
To só esperando achar num precinho desses pra comprar.
RAM 6000MHz CL30 achei umas tipo XPG Lancer, Team Group T-Force Delta e Kingston Fury Beast tudo na casa de 1k mas n sei qual seria melhor, se alguem conseguir me dar uma luz ai.
E mobo vou procurar B650 "decente" na casa dos 1100-1400.

Eita barateza, por 3325 meu upgrade teria saído só 300 conto :pepe2: Apesar de não fazer diferença no final das contas, era 500 conto que poderia ter gastado em outra besteira desnecessária :melior2:

To só esperando achar num precinho desses pra comprar.
RAM 6000MHz CL30 achei umas tipo XPG Lancer, Team Group T-Force Delta e Kingston Fury Beast tudo na casa de 1k mas n sei qual seria melhor, se alguem conseguir me dar uma luz ai.
E mobo vou procurar B650 "decente" na casa dos 1100-1400.
Tudo mesma coisa com nome diferente

Users who are viewing this thread

Voltar