Na época comprei essa mobo do combo atual pensando em longetividade e etc. Acabou que nem utilizei todos os recursos dela (assim como foi com a asrock extreme 6 que tenho guardada tb pro 3570k). Isso me fez pensar se realmente vale a pena esse investimento de nicho que torna bem dificil a revenda pelo valor alto.
>99% das pessoas que eu vejo pegando placa-mãe top é pensando no futuro mas nunca vejo ninguém usando os features que essas placas-mãe entregam, e pensando de outra forma tem gente que gasta 4k numa placa-mãe que as vezes dá pau depois de 1 ano (melhor construção/preço mais alto não é sinônimo de 0 problemas ou nem menos problema as vezes) e tem que sucatear a placa, aí outro que pegou uma placa-mãe mais modesta (porém ainda extremamente overkill pra maioria) de 1500-2k pelo menos se garantiu com 3 anos de garantia (por mais raro que seja precisar dela) e/ou não sentiu falta de absolutamente nada nesse tempo de uso da placa, não perdeu desempenho, não perdeu conectividade (porque se tá lá mas não é usado é inútil) etc
Única coisa que ainda me "balança" é esse pciexpress 5.0 pra futuras VGA, mas do jeito que ta a coisa é mais facil trocar o combo todo pra AM6+ do que realmente utilizar essa conexao para placa de video.
PCI 5.0 pra SSD e GPU eu pelo menos vejo como frescura até o momento, nem a 4090 utiliza o PCI 4.0 direito então pra 5.0 sequer começar a fazer uma diferença mínima provavelmente vai
muito tempo, eu chuto uns >10 anos do jeito que a coisa tá mas não tem como saber, PCI 3.0 dá conta de tudo ainda hoje pra 99,9% das pessoas tirando os casos de GPU 4.0 x8 ou coisa assim que são basicamente GPUs mais de entrada, e SSD 5.0 também vejo como frescura até o momento porque a velocidade sequencial é maior mas as aleatórias ainda são a mesma coisa, então se a pessoa não tiver um uso
extremamente específico, usar um SSD Sata vs 3.0 vs 4.0 dá praticamente na mesma na maioria dos cenários
Questão de USB, acabo utilizando o basico (teclado, microfone, mouse e etc). Gosto das firulinhas do som, rgb e conexao ARgb na placa mãe.
Aí é bom ver o que exatamente, RGB/ARGB basicamente qualquer placa vai ter a não ser que precise de uma quantidade absurdamente grande de conectores (e as vezes é mais fácil simplesmente recorrer a hub/controlador a parte), firulas de som não sei quais seriam exatamente, umas tem DAC/Amp melhor e talvez seja interessante, aqui pessoalmente uso um Dac/Amp Topping DX1 a parte que atropela o som da mobo atual que é o ALC4080, se não tivesse ele o áudio da mobo já atenderia bem mas a diferença de volume é
bem grande entre um e outro, tanto que no Topping eu uso o headphone como caixinha de som pela noite, também tenho um Sharkoon DAC Pro S que também é superior ao som da mobo em amplificação, aí vai de cada um, e uma coisa que eu queria na minha mobo é SPDIF pras caixas de som, então me limitei um pouco nas escolhas mas muita gente nem usa/precisa então aumenta o leque de opções
Sata utilizo 4 e tenho um nvme básico tambem. Acho que é suficiente pra mim. Por isso acabei repensando na necessidade de desembolsar uma grana a mais por alguns extras que provavelmente nem serão usados.
4 satas aí talvez seja um ponto pra ver com atenção sim, 4 satas acho que qualquer mobo tem mas algumas podem ser compartilhadas com algum slot M2/PCIE, então é algo pra ficar de olho, aí é questão de ver se faz sentido migrar desses HD/SSD Sata pra outros de maior capacidade ou migrar pra mais M2, ou pegar uma mobo que suporte os 4 Sata + M2/PCIE que queira usar
Eu fiz o up pro AM5 recentemente e fui de B650 Tomahawk pensando nos 3 anos de garantia e SPDIF pras minhas caixas de som basicamente, também gostei que os M2 ficam na parte inferior e não fica obstruído pela GPU então se precisar mexer neles no futuro não preciso tirar esse tijolo da 4080 da frente antes, de brinde vieram +2 portas USB-A 3.2 gen1 e +2 gen2, USB-C de 20Gbps, headers PWM/RGB, Wifi/BT, codec talvez superior (ALC1200 vs ALC4080) etc mas nada disso que eu vá usar de fato, talvez adicionar outro M2 outra hora mas por enquanto com 2 de 1TB tá sobrando espaço