[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
CO é 100% individual, tem CPU que vai aguentar -30 ou mais, outros -20 outros nem -1 então é algo pra ter em mente, e PBO com que intuito? Ganho de performance em bench sintético ou tentar ganhar desempenho ou redução de temperatura em jogos? Porque não dá pra aumentar boost do 7800x3D até onde sei e mesmo se conseguir (via bclk ou algo assim) o ganho no geral vai ser mínimo e desprezível, o PPT dele é >150w se não me engano e duvido muito sequer chegar perto disso, maioria dos reviews bate nem 100w em stress nele porque é limitado por outras coisas bem antes de bater no limite de energia

To usando ele aqui também e o CPU é tão rápido, tão frio e de consumo tão baixo que qualquer possível ganho muito provavelmente vai ser mínimo, mas eu tentaria tacar uns -20 ou -30 de CO e ver se dá boa, se ficar instável vai reduzindo de 5 em 5, deve ganhar uma mixaria de clock/desempenho e talvez uma pequena redução de temperatura em alguns cenários, por enquanto estou usando stock e máximo que vi bater foi 67c de pico no sensor mais quente mas os cores e o sensor Tdie máximo foi 60c, nem sei se vou fuçar muito nele aqui, consumo de 40-50w com 5050mhz de clock enquanto meu 5800x a 3725mhz puxava 40-50w também kkkk

Entendi, a ideia era reduzir um pouco a temperatura mesmo.

Entendi, a ideia era reduzir um pouco a temperatura mesmo.
Chegou a testar ele aí pra ver que temperatura chega? Dependendo do uso, cooler e gabinete/airflow vai ser bem tranquilo já em stock, mas se precisar reduzir dá pra setar direto um limite de temp na bios pra não arriscar instabilidade, outra maneira seria aplicar um offset de tensão (talvez uns 50mv pra começar) caso sequer seja possível, sei que tem na bios aqui pelo menos mas não tentei aplicar, e outra opção seria tentar botar uns -20/-30 de CO, aí a tendência é um ganho pequeno de desempenho mas talvez baixe um pouco a temp já que pra mesma frequência a tensão tende a ser menor, talvez o CO em conjunto com um boost clock negativo (reduzir de 5050mhz pra 4950-5000mhz) dê resultado também, já que os últimos mhz de boost tendem a precisar dar uma subida extra na tensão, mas mesmo stock acho que eu tava vendo coisa de 1,1-1,15v no máx pra 5050mhz que é bem baixo, o 7800x3D tá consideravelmente mais frio que meu 5800x aqui

EDIT: Aproveitar a página fresca aqui. Apliquei -20 CO e -50 de boost clock (5050 pra 5000mhz), deixar postado as temperaturas em idle com 20min do PC rodando aqui, ou "idle" (browsing basicamente), já vi gente que citava 45-60c em idle com WC 360mm então vou deixar meu resultado até o momento com meu setup, no momento 19c ambiente, se ficar estável talvez subo pra -30 o CO e daí futuramente testo stock vs -50mhz e -20/30 CO pra ver qual é a diferença

A temp em idle tá um pouco mais alta que no 5600x/5800x, neles o Tdie ficava 6c~ acima da temp ambiente e no 7800x3D está 10c~ acima, mas enquanto os 5600x/5800x costumavam dar picos de consumo/tensão etc em uso leve o 7800x3D é super controlado nesse ponto, apesar que analisando a média isso é irrelevante já que os boosts são de milissegundos e não afetem nas médias
2eyNgNw.png

wkkPZdA.png

EWaZ1uF.png

EDIT2: Aqui uma instância nova do Hwinfo64 depois de jogar +- 1hr e com 1hr~ de idle/browsing também, runtime de 2h20 no Hwinfo64
73OrQqR.png

6vzvS4T.png

WPex8pT.png

Última edição:
Chegou a testar ele aí pra ver que temperatura chega? Dependendo do uso, cooler e gabinete/airflow vai ser bem tranquilo já em stock, mas se precisar reduzir dá pra setar direto um limite de temp na bios pra não arriscar instabilidade, outra maneira seria aplicar um offset de tensão (talvez uns 50mv pra começar) caso sequer seja possível, sei que tem na bios aqui pelo menos mas não tentei aplicar, e outra opção seria tentar botar uns -20/-30 de CO, aí a tendência é um ganho pequeno de desempenho mas talvez baixe um pouco a temp já que pra mesma frequência a tensão tende a ser menor, talvez o CO em conjunto com um boost clock negativo (reduzir de 5050mhz pra 4950-5000mhz) dê resultado também, já que os últimos mhz de boost tendem a precisar dar uma subida extra na tensão, mas mesmo stock acho que eu tava vendo coisa de 1,1-1,15v no máx pra 5050mhz que é bem baixo, o 7800x3D tá consideravelmente mais frio que meu 5800x aqui
Não cheguei a fazer teste de estresse pra ver a quantos graus chegava, mas o cooler é bom, Phantom Spirit 120 SE. O problema pode estar na falta de outros cooler no gabinete para fazer airflow. Ainda estou pesquisando modelos, e ainda não decidi se com ou sem RGB, kkkk.
Apenas dei uma jogada, e tenho achado as temperaturas um pouco alta, apesar que está fazendo um calor de lascar aqui em Bsb.
Neste momento, tenho 29C de temp ambiente, e o cpu fica em 56C em idle..

Quais opções exatamente eu tenho que alterar na bios pra aplicar os -20 no CO, e os demais?

Não cheguei a fazer teste de estresse pra ver a quantos graus chegava, mas o cooler é bom, Phantom Spirit 120 SE. O problema pode estar na falta de outros cooler no gabinete para fazer airflow. Ainda estou pesquisando modelos, e ainda não decidi se com ou sem RGB, kkkk.
Apenas dei uma jogada, e tenho achado as temperaturas um pouco alta, apesar que está fazendo um calor de lascar aqui em Bsb.

Quais opções exatamente eu tenho que alterar na bios pra aplicar os -20 no CO, e os demais?
Sobre teste de stress/bench, caso não seja o seu uso real eu até não esquentaria tanto a cabeça já que nisso aí pode de fato bater lá uns 80-90c, mas se em uso real a temp é tranquila é o mais importante no final das contas, e aliás to usando o mesmo cooler aqui kkkkk mas montei com 1 XPG Vento Pro no meio ao invés dos 2 fans stock dele, mas ainda tem a diferença de case/airflow/temp ambiente realmente

Não sei qual sensor você está monitorando também, o mais comum que vejo reportarem é o Tctl/Tdie mas creio que essa não é a temperatura real dos cores em si, eu costumo considerar o CPU CCD1 (Tdie) como a temp mais próxima dos cores do CPU que é onde tende a esquentar mais (mas caso tenha falado besteira do Tctl/Tdie alguém corrija), e pelo que experienciei aqui a temp em idle é um tanto mais alta que na gen antiga sim, no meu caso tá coisa 4-5c a mais porém o consumo em si é similar senão levemente menor até, aqui está ficando na faixa de 27w~ pra PPT/Package Power em idle e não me preocuparia tanto, principalmente pela temp ambiente mais alta aí e possibilidade de estar monitorando pelo Tctl/Tdie que tende a ser um bom tanto mais alto que o CCD1/Tdie

Não sei como é na bios da Gigabyte mas é basicamente buscar a opção Precision Boost Overdrive e botar em Advanced, aí deve liberar aí opções de Curve Optimizer e Boost Clock Override, no caso o CO deve ficar em Negative, pode usar tanto all-core quanto per-core pra testar aí, o boost dá pra deixar quieto a princípio mas seria no negative também caso queira experimentar com algum valor. Possivelmente diferenças de tensão no SoC e outras tensões podem aumentar um pouco o consumo do CPU como um todo e elevar um pouco as temps também, eu no momento estou com as memórias em 6000 CL32 (são 6400 CL32 XMP) com alguns subtimings mais apertados e reduzi o vSoC stock de 1.3v pra 1.2v e algumas tensões baixei 50-100mv também

Já no Windows talvez seja interessante limitar o perfil de energia em 99% de CPU ao invés de 100%, isso vai reduzir o clock boost de 5050mhz~ pro clock base de 4200mhz~, pra redução de temperatura idle/low load isso provavelmente é o que deve trazer mais resultado na temperatura provavelmente, já que reduzindo o boost em 800mhz~ a tensão vai cair junto e a temperatura deve acompanhar, pra uso leve/básico do PC isso também não deve afetar em nada o desempenho/fluidez, vou testar aqui em 99% vs 100% pra exemplificar e depois edito o post com imagens, mas testando rapidamente aqui quando limito em 99% o Tctl/Tdie dão uma queda e ficam estáveis, apesar do CCD1/Tdie ficar basicamente a mesma coisa a maior parte do tempo

Última edição:
EDIT2: Aqui uma instância nova do Hwinfo64 depois de jogar +- 1hr e com 1hr~ de idle/browsing também, runtime de 2h20 no Hwinfo64
73OrQqR.png

6vzvS4T.png

WPex8pT.png

Por curiosidade, seus fans ficam a uma rotação fixa/alta ou é bug de leitura? Se eu deixar assim acho que a temperatura do meu processador vai abaixo da ambiente :limo:

Brincadeiras à parte, não consigo entender muito bem essa "nóia" de analisar ou mesmo querer reduzir temperatura em idle/browsing.

Por curiosidade, seus fans ficam a uma rotação fixa/alta ou é bug de leitura? Se eu deixar assim acho que a temperatura do meu processador vai abaixo da ambiente :limo:

Brincadeiras à parte, não consigo entender muito bem essa "nóia" de analisar ou mesmo querer reduzir temperatura em idle/browsing.
Pior que é fixo mesmo, uso o Fan Control e deixo o controle manual porque gosto de testar fan a fan manualmente pra ver como é a relação de rpm vs ruído vs ganho de desempenho, não faço curvas porque as vezes ta só GPU em load, as vezes só a CPU, as vezes só os M2 e cada um acaba reagindo diferente com cada fan então eu subo rpm só do que for necessário, no caso pra M2 em load eu subo os fans frontais pra jogar ar neles mas o exhaust é indiferente, fans da GPU também ajudavam muito na refrigeração de M2 quando eles ficavam debaixo da GPU, agora nessa mobo que eles ficam em outra posição parece não estar afetando
EDIT: Correção mas acabei de testar aqui e usando os fans da GPU em 30%/1200rpm~ (mínimo possível), os 2 drives M2 tiveram uma redução de 4c~

No caso a spec do CPU fan é 450-2150rpm e do Exhaust/Frontal é 600-1500rpm, mas meu CPU fan só desce até 950~ rpm na prática e os Exhaust/Frontal não testei, mas 800 rpm pra eles e 1400rpm pro CPU é um ponto que ficou 100% inaudível aqui então preferi manter em 1400/800rpm ao invés de manter no mínimo absoluto de 950/600~, ainda falta testar um pouco mais como CPU e GPU reagem em temp com os fans do gabinete atual (montei faz 2 dias só), mas com as temps baixas do 7800x3D e da 4080 provavelmente vai ficar rodando no mínimo o tempo todo, depois pretendo testar 1400rpm vs 2300 rpm (máximo que a minha unidade chega) do CPU em situações de jogo e algum benchmark pra ver se as temperaturas mudam em algo, mas aí só por curiosidade mesmo, até o momento fiz esses 3 perfis aqui que tendo a ir alterando conforme a necessidade
zKL8fEx.png

Testei aqui 15min do CPU com o perfil Balanced (5-99%) vs High Performance (100-100%), dá pra ver que com o CPU em 100% ele dá alguns picos de temperatura (7-8c a mais) porém o consumo em si continua praticamente idêntico, tanto no máximo quanto no médio tem coisa de 2-3w de diferença

6UuFaox.png

Última edição:
Pior que é fixo mesmo, uso o Fan Control e deixo o controle manual porque gosto de testar fan a fan manualmente pra ver como é a relação de rpm vs ruído vs ganho de desempenho, não faço curvas porque as vezes ta só GPU em load, as vezes só a CPU, as vezes só os M2 e cada um acaba reagindo diferente com cada fan então eu subo rpm só do que for necessário, no caso pra M2 em load eu subo os fans frontais pra jogar ar neles mas o exhaust é indiferente, fans da GPU também ajudavam muito na refrigeração de M2 quando eles ficavam debaixo da GPU, agora nessa mobo que eles ficam em outra posição parece não estar afetando

No caso a spec do CPU fan é 450-2150rpm e do Exhaust/Frontal é 600-1500rpm, mas meu CPU fan só desce até 950~ rpm na prática e os Exhaust/Frontal não testei, mas 800 rpm pra eles e 1400rpm pro CPU é um ponto que ficou 100% inaudível aqui então preferi manter em 1400/800rpm ao invés de manter no mínimo absoluto de 950/600~, ainda falta testar um pouco mais como CPU e GPU reagem em temp com os fans do gabinete atual (montei faz 2 dias só), mas com as temps baixas do 7800x3D e da 4080 provavelmente vai ficar rodando no mínimo o tempo todo, depois pretendo testar 1400rpm vs 2300 rpm (máximo que a minha unidade chega) do CPU em situações de jogo e algum benchmark pra ver se as temperaturas mudam em algo, mas aí só por curiosidade mesmo, até o momento fiz esses 3 perfis aqui que tendo a ir alterando conforme a necessidade
zKL8fEx.png
Que empenho, brother :jac1:

Os sensores servem justamente pra isso pô, mas entendo e é normal querer testar o brinquedo novo e ver as capacidades dele antes de colocar "em produção", pessoalmente não tenho mais idade e nem saco pra ficar carregando esse ou aquele preset na mão cada vez que for fazer algo.

As Lexar tem sensores de temperatura? Achei uma baita mão na roda pra ajustar o range dos fans da CPU e frontais do gabinete também, além do overclock em si.

Que empenho, brother :jac1:

Os sensores servem justamente pra isso pô, mas entendo e é normal querer testar o brinquedo novo e ver as capacidades dele antes de colocar "em produção", pessoalmente não tenho mais idade e nem saco pra ficar carregando esse ou aquele preset na mão cada vez que for fazer algo.
Pior que é jogo rápido se não eu também não faria isso kkkkkk, em coisa de 1 minuto consigo testar o fan e depois que o perfil tá salvo troco vez ou outra conforme a necessidade em coisa de 2-3 segundos mas >99% do tempo fica tudo fixo nesse preset inaudível mesmo, aí quando estou ocupado com algo e o PC tá parado aproveito pra testar algo como deixar o Cinebench 15min com rotação baixa vs 15min rotação alta e ver o impacto na prática, e também serve como fins de informação pra outras pessoas aqui e em outros fórums por aí porque tem muito curioso que não testa ou não encontra informação

Sem dúvidas não é algo que tem necessidade de se fazer, e com as temps atuais dá pra manter tudo no mínimo sem problemas (CPU <65c e GPU <55c), mas acho sempre interessante ver o teste na prática já que por um bom tempo eu mesmo achava que mais rpm/heatpipe etc = "linearmente" melhor em todos os componentes mas nem sempre é o caso, sou bem preguiçoso pra essas coisas no geral e basicamente só faço testes que não me custam tempo algum na prática aqui porque no dia a dia mesmo eu nem olho pros softwares, fica tudo rodando em background e vou usando o PC, aí printo e salvo geralmente pra poder demonstrar/discutir com algo mais concreto, acho que acaba acrescentando conteúdo relevante e serve de base de comparação pra outros as vezes, mais ou menos como o EtaLasquera fez nesse thread dele porém ele detalha e se empenha bem mais

As Lexar tem sensores de temperatura? Achei uma baita mão na roda pra ajustar o range dos fans da CPU e frontais do gabinete também, além do overclock em si.
As memórias tem sensor sim, aliás são as primeiras memórias que uso na vida que tem sensor, agora em idle estão a 29-30c com 19c ambiente e jogando antes subiram pra 32-33c só, dei uma reduzida nas tensões como citei antes e um tapinha em alguns subtimings, também por via das dúvidas desci dos 6400 pra 6000 porque fiz todas essas mudanças (tensão/clock/timing) ao mesmo tempo e queria aumentar a chance de estabilidade, e também por ter visto que pra >6200 estavam precisando de um bom tanto a mais de tensão no SoC

E como é um 7800x3D aqui a memória até influencia menos e nem esquento a cabeça como alguns no sentido de reduzir cada subtiming individualmente e testar horas de stress a cada mínimo ajuste só pra ter o menor número no benchmark do Aida ou algo assim, mas dei um tapinha bem por cima no geral, a ideia é dar uma afinada nas memórias aos poucos e talvez testar algum benchmark de jogo delas afinadas vs 100% XMP pra ver se existe alguma diferença e de quanto ela é na prática, quando eu tiver saco de testar (e instalar algum jogo com benchmark) posto os resultados, aguardem que em até... 12 meses devo retornar com algo :gabe:
gkUElp5.png

SoC 1.2v (1.3v stock)
VDDG CCD/IOD 900mv se não me engano (1v stock se não me engano)
VDD/VDDQ/VDDIO 1.35v (1.4v stock)
VPP e VDDP acho que daria pra reduzir também mas não mexi nesses 2

G32lsyj.png

EDIT: Agora que vi, uma delas tá com mínima de 16c e 48c de máxima, aí creio que seja erro de leitura :haha:

Última edição:
algumas dicas apenas para ASUSTEK AM5:
  • pra quem quiser desativar o GDM (Gear Down Mode), na Asus tem que fazer ADDR_CMD_MODE = BUF (equivale a disable)
  • se ao desativar o GDM o sistema ficar instável, tente desativar também IBUF_LPWR_MODE juntamente com o ADDR_CMD_MODE = BUF
  • existe a opção MMCM_MULT_F que pode dar um pequeno ganho ou tornar tudo instável
  • existe a opção DDR5 NITRO e, após ativá-la a opção DDR5 ROBUST TRINING MODE
  • use a opção tecla F9 para ativar a busca por termos na BIOS se não encontrar o que procura, mas isso não mostra o caminho, embora possa mudar a configuração do que encontrar
qualquer uma dessas opções é bom testar uma por vez e verificar a estabilidade, se der problema, basta desativá-las.

Os novos TRs parecem serem bem bons:

12TFP32

Jesus Cristo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Edit: só pra ter uma ideia, esse é o 5995WX

thinkstation-p620-aida64-gpgpu.png

Última edição:
Pessoal, já fiz algumas perguntas aqui a respeito do upgrade que pretendo fazer. Voltaram aos estoques no PY as placa-mãe da Asus . Tenho uma strix x570-e que sempre me atendeu muito bem pro setup atual e sinceramente eu gosto da construção das STRIX.

Estou montando um setup branco e isso acaba tornando as escolhas mais restritas.
Estava pra ir de Prime x670e-pro mas fiquei com um pouco de receio por ser uma linha mais de entrada. Aí estava decidindo aumentar um pouco o orçamento e partir pra Strix x670E-A visto que tem um bom sistema de fases e suportar PCI Express 5.0 pra video.

Porem tambem vi a opção da Strix B650-A que apesar de ser 12+2 fases e não ter suporte ao VIdeo PCI-E 5.0, parece ser uma boa opção devido ao seu valor atrativo.

Resumindo, essas seriam as opções com os respectivos valores no PY.
Asus Rog Strix B650-A Gaming Wi-Fi - R$1370,00
Asus Prime X670e-PRO - R$1760,00
Asus Rog Strix X670e-A - R$2155,00

A pergunta de ouro, ambas vão rodar de forma confiável um 7800X3D, certo?
Qual seria a opção que voces escolheriam? Vou trocar também a VGA fim do ano, então a economia em MB iria diretamente pro orçamento da placa de video.
Daria pra colocar os 800 de diferença entre a mais barata para a mais cara? SIM! Mas seria sensato e viável ou seria mais coisa de entusiasta?

Desde já agradeço a atenção de quem puder dar uma luz pro caminho

A pergunta de ouro, ambas vão rodar de forma confiável um 7800X3D, certo?
A princípio até uma A620 de entrada roda bem o 7800x3D, o CPU consome quase nada :haha:

Qual seria a opção que voces escolheriam? Vou trocar também a VGA fim do ano, então a economia em MB iria diretamente pro orçamento da placa de video.
Daria pra colocar os 800 de diferença entre a mais barata para a mais cara? SIM! Mas seria sensato e viável ou seria mais coisa de entusiasta?
Depende 100% da conectividade que você precisa, vejo umonte de gente pegando placa top de linha com 500 frufrus pra chegar lá e usar uns 3-4 USB-A, 1 USB-C e só, aí não vejo muito porque gastar a mais em coisas que a pessoa nem usa

A princípio até uma A620 de entrada roda bem o 7800x3D, o CPU consome quase nada :haha:

Depende 100% da conectividade que você precisa, vejo umonte de gente pegando placa top de linha com 500 frufrus pra chegar lá e usar uns 3-4 USB-A, 1 USB-C e só, aí não vejo muito porque gastar a mais em coisas que a pessoa nem usa
Exato.
Na época comprei essa mobo do combo atual pensando em longetividade e etc. Acabou que nem utilizei todos os recursos dela (assim como foi com a asrock extreme 6 que tenho guardada tb pro 3570k). Isso me fez pensar se realmente vale a pena esse investimento de nicho que torna bem dificil a revenda pelo valor alto.
Questão de USB, acabo utilizando o basico (teclado, microfone, mouse e etc). Gosto das firulinhas do som, rgb e conexao ARgb na placa mãe.
Sata utilizo 4 e tenho um nvme básico tambem. Acho que é suficiente pra mim. Por isso acabei repensando na necessidade de desembolsar uma grana a mais por alguns extras que provavelmente nem serão usados.

Única coisa que ainda me "balança" é esse pciexpress 5.0 pra futuras VGA, mas do jeito que ta a coisa é mais facil trocar o combo todo pra AM6+ do que realmente utilizar essa conexao para placa de video.

ó céus.

Única coisa que ainda me "balança" é esse pciexpress 5.0 pra futuras VGA, mas do jeito que ta a coisa é mais facil trocar o combo todo pra AM6+ do que realmente utilizar essa conexao para placa de video.
É como eu penso, das opções que vc citou ali eu iria facilmente na B650, e se por ventura achar uma B650e já resolve esse "problema".

Na época comprei essa mobo do combo atual pensando em longetividade e etc. Acabou que nem utilizei todos os recursos dela (assim como foi com a asrock extreme 6 que tenho guardada tb pro 3570k). Isso me fez pensar se realmente vale a pena esse investimento de nicho que torna bem dificil a revenda pelo valor alto.
>99% das pessoas que eu vejo pegando placa-mãe top é pensando no futuro mas nunca vejo ninguém usando os features que essas placas-mãe entregam, e pensando de outra forma tem gente que gasta 4k numa placa-mãe que as vezes dá pau depois de 1 ano (melhor construção/preço mais alto não é sinônimo de 0 problemas ou nem menos problema as vezes) e tem que sucatear a placa, aí outro que pegou uma placa-mãe mais modesta (porém ainda extremamente overkill pra maioria) de 1500-2k pelo menos se garantiu com 3 anos de garantia (por mais raro que seja precisar dela) e/ou não sentiu falta de absolutamente nada nesse tempo de uso da placa, não perdeu desempenho, não perdeu conectividade (porque se tá lá mas não é usado é inútil) etc

PCI 5.0 pra SSD e GPU eu pelo menos vejo como frescura até o momento, nem a 4090 utiliza o PCI 4.0 direito então pra 5.0 sequer começar a fazer uma diferença mínima provavelmente vai muito tempo, eu chuto uns >10 anos do jeito que a coisa tá mas não tem como saber, PCI 3.0 dá conta de tudo ainda hoje pra 99,9% das pessoas tirando os casos de GPU 4.0 x8 ou coisa assim que são basicamente GPUs mais de entrada, e SSD 5.0 também vejo como frescura até o momento porque a velocidade sequencial é maior mas as aleatórias ainda são a mesma coisa, então se a pessoa não tiver um uso extremamente específico, usar um SSD Sata vs 3.0 vs 4.0 dá praticamente na mesma na maioria dos cenários

Questão de USB, acabo utilizando o basico (teclado, microfone, mouse e etc). Gosto das firulinhas do som, rgb e conexao ARgb na placa mãe.
Aí é bom ver o que exatamente, RGB/ARGB basicamente qualquer placa vai ter a não ser que precise de uma quantidade absurdamente grande de conectores (e as vezes é mais fácil simplesmente recorrer a hub/controlador a parte), firulas de som não sei quais seriam exatamente, umas tem DAC/Amp melhor e talvez seja interessante, aqui pessoalmente uso um Dac/Amp Topping DX1 a parte que atropela o som da mobo atual que é o ALC4080, se não tivesse ele o áudio da mobo já atenderia bem mas a diferença de volume é bem grande entre um e outro, tanto que no Topping eu uso o headphone como caixinha de som pela noite, também tenho um Sharkoon DAC Pro S que também é superior ao som da mobo em amplificação, aí vai de cada um, e uma coisa que eu queria na minha mobo é SPDIF pras caixas de som, então me limitei um pouco nas escolhas mas muita gente nem usa/precisa então aumenta o leque de opções

Sata utilizo 4 e tenho um nvme básico tambem. Acho que é suficiente pra mim. Por isso acabei repensando na necessidade de desembolsar uma grana a mais por alguns extras que provavelmente nem serão usados.
4 satas aí talvez seja um ponto pra ver com atenção sim, 4 satas acho que qualquer mobo tem mas algumas podem ser compartilhadas com algum slot M2/PCIE, então é algo pra ficar de olho, aí é questão de ver se faz sentido migrar desses HD/SSD Sata pra outros de maior capacidade ou migrar pra mais M2, ou pegar uma mobo que suporte os 4 Sata + M2/PCIE que queira usar

Eu fiz o up pro AM5 recentemente e fui de B650 Tomahawk pensando nos 3 anos de garantia e SPDIF pras minhas caixas de som basicamente, também gostei que os M2 ficam na parte inferior e não fica obstruído pela GPU então se precisar mexer neles no futuro não preciso tirar esse tijolo da 4080 da frente antes, de brinde vieram +2 portas USB-A 3.2 gen1 e +2 gen2, USB-C de 20Gbps, headers PWM/RGB, Wifi/BT, codec talvez superior (ALC1200 vs ALC4080) etc mas nada disso que eu vá usar de fato, talvez adicionar outro M2 outra hora mas por enquanto com 2 de 1TB tá sobrando espaço

Pessoal, faz muita diferença eu comprar uma RAM que seja EXPO? Perfil XMP continua funcionando nas AM5? Só acho os kits de 32gb 6000CL30 da TridentZ Neo por R$ 1.300,00. Além cara, tem RGB que não me agrada nem combina com a build. Achei alguns outros kits no paraguai e em outras lojas com timings similares por 400-500 reais a menos.

Tá difícil de opções né? Queria um kitzinho low-profile preto, só tem RGB ou enormes dos 6000CL30/32/36 ou low profile 6000CL40. E nenhum desses com EXPO a não ser o TridentZ Neo.

Pessoal, faz muita diferença eu comprar uma RAM que seja EXPO? Perfil XMP continua funcionando nas AM5? Só acho os kits de 32gb 6000CL30 da TridentZ Neo por R$ 1.300,00. Além cara, tem RGB que não me agrada nem combina com a build. Achei alguns outros kits no paraguai e em outras lojas com timings similares por 400-500 reais a menos.

Tá difícil de opções né? Queria um kitzinho low-profile preto, só tem RGB ou enormes dos 6000CL30/32/36 ou low profile 6000CL40. E nenhum desses com EXPO a não ser o TridentZ Neo.

EXPO é a garantia que vai rodar... sem não tem como saber, mas dificilmente não roda, 6000 pra ddr5 é super tranquilo

Estou usando memórias XMP sem problemas desde o primeiro dia, inclusive com overclock, além de gosto pessoal o low-profile foi meio que necessidade por causa do aircooler.

Fora Corsair Vengeance e Kingston Fury Beast nas versões não-RGB não sei se existem muitas outras opções na faixa dos 35mm, salvo engano Trident e similares tem 40-45mm em média.
Um dos melhores lugares pra pegar esse tipo de informação de maneira agrupada é (pasme) o site da Noctua :true:

EXPO é a garantia que vai rodar... sem não tem como saber, mas dificilmente não roda, 6000 pra ddr5 é super tranquilo

Na verdade tem sim, estando no QVL da placa mãe não vejo problema, muitas memórias 6000+Mhz certificadas pelas fabricantes inclusive são apenas XMP.

Apareceu o 7800X3D por R$ 2.379,00 na loja que explode, já aproveitei e coloquei a B650M Mortar por R$ 1.799,00 e uma RAM Corsair Vengeance 5600CL36 por R$ 699, não vai ser a melhor RAM do mundo mas deve me atender bem. Qualquer coisa se eu sentir falta de desempenho olho com mais calma algum kit no PY.

Tô buscando mais desempenho pro Tarkov e migrar logo para DDR5/AM5, além de deixar o caminho pronto caso surja um AP201, HX100 ou algum gabinete mATX similar.

Apareceu o 7800X3D por R$ 2.379,00 na loja que explode, já aproveitei e coloquei a B650M Mortar por R$ 1.799,00 e uma RAM Corsair Vengeance 5600CL36 por R$ 699, não vai ser a melhor RAM do mundo mas deve me atender bem. Qualquer coisa se eu sentir falta de desempenho olho com mais calma algum kit no PY.

Tô buscando mais desempenho pro Tarkov e migrar logo para DDR5/AM5, além de deixar o caminho pronto caso surja um AP201, HX100 ou algum gabinete mATX similar.
Boa! Não sei se as memórias são exatamente iguais as minhas mas aqui elas rodam a 6000Mhz sem mexer em latência ou voltagem e o preço é bem honesto.

1698182295507.png

1698182403686.png
Parabéns pela aquisição e bem vindo ao clube :joia:

Tava até demorando pra ambas começarem a lançar em larga escada

Só não rolou ainda por conta do Windows não estar redondo nos ARMs
Na verdade não rolou porque a Qualcomm fez um acordo de exclusividade com a Microsoft, Windows apenas no ARM dela por X anos, e essa exclusividade aparentemente acaba final desse ano / início do ano que vem, por isso o interesse "repentino" da AMD/NVIDIA.

Obs: Uns dizem que a exclusividade é de 3 anos (2020-2023), outros que é de 5 anos (2018-2023), mas uma coisa todos os rumores da duração tem em comum: Expira início do ano que vem xD

Users who are viewing this thread

Voltar