[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
No gerenciador de dispositivos está tudo ok, mas tive sim problema com licença, eu sempre troquei bastante de plataforma mas eu sempre ia na opção "mudei o hardware recentemente" e me deixava selecionar a nova placa mãe, acontece que dessa vez aparece duas placas mãe Asus com o mesmo nome, não dá pra diferenciar uma da outra e tentei escolher uma de cada vez mas nas duas dá o mesmo erro de tente novamente mais tarde. Não sei se vou precisar comprar uma chave nova de Windows, pois a que estava atrelada a minha conta é muito antiga e já usei muitas vezes.
No caso da máquina da patroa nem apareceu essa opção "mudei o hardware", fiquei num limbo sem saída mas como tinha outra chave sobrando troquei e segui o baile.

Vê se não há alguma opção pra ligar no 0800 para (re)ativar mas eu acho que só faria isso após formatar e tentar novamente, porém, se a máquina supostamente tá redonda cabe a vc decidir.

No tópico do Windows de repente o pessoal pode ajudar melhor.

Apareceu a oportunidade de eu vender essas minhas 4 Gloways pra um amigo com Intel, e eu to namorando um par Geil Polaris 6400mhz no ML, será que eu meto?

Primeira série de CPU AMD Ryzen 8040U móvel e desktop Ryzen 7000G Zen4 identificada

"[...] Conforme apontado pela fonte, a série de CPUs de desktop AMD Ryzen 7000G com silício Phoenix, mas no pacote AM5, pode, pelo menos por enquanto, usar apenas o chip Phoenix2, que é o chip menor com menos núcleos. Em vez dos 8 núcleos de CPU Zen4 e 12 unidades de computação RDNA3, o chip menor oferece apenas 6 núcleos Zen4(c) e até 4 CUs. Neste ponto, não está claro se a AMD tem um plano para trazer APUs mais poderosas para o mercado, mas não há razão para não fazê-lo. A série Raphael de desktop da própria AMD também possui gráficos RDNA, mas eles são de geração mais antiga e limitados apenas a 2 CUs."

AMD-RYZEN-8000-7000.png

---
Se isso se confirmar será uma baita decepção, a AMD com o queijo e a faca na mão, passa a faca na mão e esquece do queijo :v

Sério, podendo lançar uma APU desktop com 12CUs ou 8 núcleos, não, vai trazer a versão limitada a 4CUs... sério? Que ganho trará em cima dos 8CUs do 5700G? Nenhum, no máximo mesmo irá igualar o desempenho do 5600G (7CUs) caso a iGPU tenha um clock alto. Quanto ao lado CPU provavelmente será 0+4 no Ryzen 3 7300G (quad-core) e 2+4 no Ryzen 7500G (hexa-core ""híbrido""). O que resta agora é torcer para existir os 7600G e 7700G baseados no Phoenix1 (8C+12CU), com as possíveis configurações 6+0 para o 7600G (8CU) e 8+0 para o 7700G (12CU).

Ah, o Phoenix2 traz núcleos """híbridos""", por isso citei núcleo grande + núcleo pequeno na contagem de núcleos (basicamente o 7300G é o 7440U e o 7500G é o 7540U).

É a Juhor 6400mhz chip Hinyx a-die Cl32 com perfil EXPO, por enquanto não consegui testar a fundo mas subiu com o perfil EXPO de primeira e não tive erros Whea nem nada do tipo.

Esse é o link e se quiser ver o perfil com os subtimings consigo mandar foto no final da tarde.

Edit: Como vi que gerou bastante engajamento vou deixar em spoiler umas fotos de péssima qualidade da montagem/inicialização que mandei ontem pra um amigo meu.

Zz, consegue me tirar uma duvida ? Essa B650 segurou de boa os 2 SSD sem desligar nada do PCI da VGA igual era em algumas B550 ?
A temperatura do 7800, ficou de boa com o FUMA 2 ?

Estou querendo ir quase com a mesma config, só que com um 7700x e 2SSD corsair (1 de 7300Mb/s e 1 de 500 Mb/s).

Essa B650 segurou de boa os 2 SSD sem desligar nada do PCI da VGA igual era em algumas B550 ?
Essas informações tem sempre nas especificações e manual da placa se for o caso, e acho que nunca vi desligar o PCIE principal da VGA com 2 SSD assim

Essas informações tem sempre nas especificações e manual da placa se for o caso, e acho que nunca vi desligar o PCIE principal da VGA com 2 SSD assim
Eu acabei me expressando mal. Não digo desligar, mas eu lembro que na B450 ou B550 strix tinha um gap, de ele baixar o PCI Da gpu para 3.0x, porque o chipset não conseguia levar 2 nvme e a VGA com tudo no maximo.

Eu acabei me expressando mal. Não digo desligar, mas eu lembro que na B450 ou B550 strix tinha um gap, de ele baixar o PCI Da gpu para 3.0x, porque o chipset não conseguia levar 2 nvme e a VGA com tudo no maximo.
Já vi desativar PCI-E inferior se usasse M2 se não me engano, agora o principal nunca vi não, de qualquer forma todas essas informações tão sempre no manual ou na página da placa, não sei se é essa exatamente a dele mas acho que não tem restrição nenhuma não, já uma B450M Steel Legend por exemplo cita *O M2_2 e o SATA3_3 compartilham vias. Se qualquer um deles estiver em uso, o outro será desabilitado.

Minha B650 Tomahawk também dá pra entupir tudo que é slot e não desativa nada se não estou enganado, acho que no AM5 a maioria das placas vai ser tranquilo quanto a isso, ainda mais que um dos seus SSDs aí devem ser Sata 2.5" onde tem no mínimo 4 portas cada placa-mãe, e as vezes é só usando 1/2 delas que limitaria

Já vi desativar PCI-E inferior se usasse M2 se não me engano, agora o principal nunca vi não, de qualquer forma todas essas informações tão sempre no manual ou na página da placa, não sei se é essa exatamente a dele mas acho que não tem restrição nenhuma não, já uma B450M Steel Legend por exemplo cita *O M2_2 e o SATA3_3 compartilham vias. Se qualquer um deles estiver em uso, o outro será desabilitado.

Minha B650 Tomahawk também dá pra entupir tudo que é slot e não desativa nada se não estou enganado, acho que no AM5 a maioria das placas vai ser tranquilo quanto a isso, ainda mais que um dos seus SSDs aí devem ser Sata 2.5" onde tem no mínimo 4 portas cada placa-mãe, e as vezes é só usando 1/2 delas que limitaria
Insanee, aproveitando a pergunta.
Você prefere B650 TUF ou B650 Tomahawk pro 7700x ? São placas praticamente idênticas pelo que eu vi, mas aparentemente a MSI tem uma dissipação melhor no VRM e mais fases, estou certo ?

Você prefere B650 TUF ou B650 Tomahawk pro 7700x ? São placas praticamente idênticas pelo que eu vi, mas aparentemente a MSI tem uma dissipação melhor no VRM e mais fases, estou certo ?
Sendo sincero essas comparações de VRM são uma frescura total pra 99,9% dos usuários (mas o teste e a informação em si é importante), se a pessoa for usar um 7950x e regaçar no OC pra uso profissional ou algum hobby que use 100% dos cores por várias horas consecutivas aí ok levar isso em questão, agora pra quem usa basicamente pra jogos e em CPUs de baixo consumo pouco importa isso na prática, pode tacar um Ryzen 7700/7800x3D numa A620/B650 meia boca ou numa X670Extreme megablaster que vai dar na mesma, não é como se uma fosse rodar o VRM a 40c e a outra rodasse a 110c, a diferença vai ser mínima na maioria dos casos

Se você não precisa de nenhuma conectividade específica no final das contas meio que tanto faz a placa, entra mais na questão de preferência de bios (quem tá mais acostumado com marca X tende a manter), fanboyismo de marca, se a pessoa se importa com garantia, se tem preferência pelo layout/posicionamento de algo na placa, se precisa de 12 USB-A ou 2-3 USB-C

Falando de mim, eu dei preferência pela MSI por ser a única fabricante com 3 anos de garantia em placa-mãe no Brasil, por eu precisar de SPDIF pras caixas de som (essa TUF por exemplo não tem) e achei conveniente o posicionamento dos M2 inferiores já que não preciso tirar a GPU pra instalar/trocar quando necessário mas isso é pura conveniência e preferência pessoal minha, pra quem não liga pra nada disso que citei tanto faz uma ou outra ou até alguma inferior a essas duas aí, tem gente que quer porque quer ter PCIE 5.0 pra GPU/SSD mas muito provavelmente não vai fazer diferença nenhuma por um bom tempo isso aí ainda mas no final a escolha depende muito do que é importante pra cada um

Zz, consegue me tirar uma duvida ? Essa B650 segurou de boa os 2 SSD sem desligar nada do PCI da VGA igual era em algumas B550 ?

Estou querendo ir quase com a mesma config, só que com um 7700x e 2SSD corsair (1 de 7300Mb/s e 1 de 500 Mb/s).
Sim, segura tranquilamente os dois Nvme e com todas as lanes da gpu, agora se desabilita alguma porta SATA eu não sei te responder, uso só NVME. Ficou tranquilo com o Fuma, a máxima por enquanto foi 77° e foi apenas um pico, na maioria das vezes olho e está sempre beirando os 70° quando estou jogando.

Última edição:

Uso 3 discos NVMe e uma GPU PCIe 4.0 x16 sem problemas na Gigabyte da assinatura, mas certamente não é exclusividade.

Sugiro dar uma lida no manual das placas antes de comprar, normalmente esse tipo de óbice é descrito e muita gente acaba tomando invertida por preguiça.

Salvo engano Asus Prime e TUF são fabricadas nacionalmente (PCB mais fino e teoricamente menor qualidade dos componentes) enquanto as MSI tem 3 anos de garantia.

Montei o setup esse fim de semana, vou anexar algumas fotos aqui. Para quem ainda tinha dúvidas se o FUMA 2 funcionava em AM5, deu certinho.

RAN6kAv.jpg
pf6oydR.jpg
5TmEetk.jpg

Algumas coisas que eu queria comentar da troca no geral:

1) Achei genial a fixação sem parafuso do SSD que a MSI tem, vc gira um retentor em cima do SSD e ele já segura no lugar, aí só parafusa o dissipador em cima. Facilita demais a montagem.

2) Achei bem baixo o clock e a temperatura do 7800X3D logo que montei, tava pegando 4.55 no all-core clock do Cinebench R23, que eu fiquei bem decepcionado sinceramente. Fiz o upgrade da BIOS e liguei o PBO em -25 all-core e subiu para 4.85, que eu achei mais aceitável. Inicialmente também não pegava 5.05 GHz nem in-game nem no single-core, enquanto agora com PBO pega ocasionalmente in-game e frequentemente no single-core do Cinebench.

3) Subi o clock também da memória que comprei para 6000MHz, mantive os timings primários do XMP e deixei o restante no Auto. Parece estar funcionando, mas não testei extensivamente também.

Li por aí que para garantir que o PBO esteja 100% é bom deixar rodando um Prime95 da vida por 6-8h, se não crashar, tá de boa. Deixei o PC hoje fazendo isso e retorno com os resultados.

Será que perdi forte na silicon lottery nesse 7800X3D? 4.55 sem PBO me deixou até questionando a troca kkkkk, tomara que eu consiga estabilidade no PBO que estou agora.

Montei o setup esse fim de semana, vou anexar algumas fotos aqui. Para quem ainda tinha dúvidas se o FUMA 2 funcionava em AM5, deu certinho.

RAN6kAv.jpg
pf6oydR.jpg
5TmEetk.jpg

Algumas coisas que eu queria comentar da troca no geral:

1) Achei genial a fixação sem parafuso do SSD que a MSI tem, vc gira um retentor em cima do SSD e ele já segura no lugar, aí só parafusa o dissipador em cima. Facilita demais a montagem.

2) Achei bem baixo o clock e a temperatura do 7800X3D logo que montei, tava pegando 4.55 no all-core clock do Cinebench R23, que eu fiquei bem decepcionado sinceramente. Fiz o upgrade da BIOS e liguei o PBO em -25 all-core e subiu para 4.85, que eu achei mais aceitável. Inicialmente também não pegava 5.05 GHz nem in-game nem no single-core, enquanto agora com PBO pega ocasionalmente in-game e frequentemente no single-core do Cinebench.

3) Subi o clock também da memória que comprei para 6000MHz, mantive os timings primários do XMP e deixei o restante no Auto. Parece estar funcionando, mas não testei extensivamente também.

Li por aí que para garantir que o PBO esteja 100% é bom deixar rodando um Prime95 da vida por 6-8h, se não crashar, tá de boa. Deixei o PC hoje fazendo isso e retorno com os resultados.

Será que perdi forte na silicon lottery nesse 7800X3D? 4.55 sem PBO me deixou até questionando a troca kkkkk, tomara que eu consiga estabilidade no PBO que estou agora.
Show! Bem parecido com o meu setup, sobre o 7800x3D não fiz testes sintéticos, estou usando apenas pra jogar, mas reparei que ele cai bastante dos 5ghz, acredito ser isso mesmo. Quanto ao PBO e CO nem mexi nisso ainda, será que compensa colocar um CO negativo nesse cpu?

Quanto ao PBO e CO nem mexi nisso ainda, será que compensa colocar um CO negativo nesse cpu?
Diria que sempre vale a pena apesar de que nem sempre dá um ganho perceptível de fato, é pra ajudar a manter o clock um pouquinho mais alto e possivelmente ter uma leve redução de tensão/temp/consumo, apesar de que o 7800x3D roda absurdamente bem já em stock então acho que na prática mesmo a diferença vai ser imperceptível na maioria dos casos

Aqui eu taquei -20 e com 2 semanas de uso tá tranquilo ainda, mas não fiz comparativos de desempenho em bench sintético também, e como to jogando mais MMO não tem nem uma forma de comparar essa diferença direitinho, talvez to ganhando 2% ou 4% de desempenho, ou reduzindo uns 2-3c mas não sei kkkk

Curioso ler o comentário de vcs, pq estranhamente meu CPU na placa mãe sem mexer em nada tava chegando em 63ºC com um Fuma 2, isso com o CPU a 100% de uso! Mas na casa dos 4.55GHz, fiquei até achando que montei algo errado, tinha algum sensor estragado ou não conectei certo a energia.

Agora, pode ter sido o update de BIOS que resolveu isso, qdo atualizei já liguei o PBO e o CO em -20, então nem sei dizer, mas que subiu os clocks e a temperatura isso si.

Curioso ler o comentário de vcs, pq estranhamente meu CPU na placa mãe sem mexer em nada tava chegando em 63ºC com um Fuma 2, isso com o CPU a 100% de uso! Mas na casa dos 4.55GHz, fiquei até achando que montei algo errado, tinha algum sensor estragado ou não conectei certo a energia.

Agora, pode ter sido o update de BIOS que resolveu isso, qdo atualizei já liguei o PBO e o CO em -20, então nem sei dizer, mas que subiu os clocks e a temperatura isso si.
5800x3d é bem esquentado, esse foi um dos motivos de eu ter feito o upgrade.

5800x3d é bem esquentado, esse foi um dos motivos de eu ter feito o upgrade.
Poisé, realmente o FUMA 2 ficava no limite com ele. Mas com o PBO e o CO em -20 o 7800X3D também tá chegando em seus 85ºC

• 00:00 📅 Este vazamento da AMD é uma das notícias mais empolgantes do ano, prometendo APUs de alto desempenho com até 12 núcleos e uma potência gráfica de 3050 para laptops entusiastas.
  • 01:10 📉 Há atrasos previstos no lançamento dessas APUs, com Strix Point e Strix Halo adiados para o final de 2025, enquanto Hawk Point ainda está no caminho certo.
  • 07:12 💻 Hawk Point recebe um aumento significativo de 60% no desempenho de IA, sugerindo melhorias substanciais sob o capô, possivelmente incluindo maior velocidade de clock.
  • 08:10 🚫 Phoenix não terá a arquitetura RDNA 3.5, que estava prevista como Phoenix Plus. Os produtos subsequentes após Hawk Point terão grandes melhorias no desempenho de IA, atendendo a requisitos do Windows 11.
  • 12:03 🤖 Meteor Lake da Intel não deve superar significativamente as APUs da AMD em desempenho, e o atraso de lançamento da Intel pode dar à AMD uma vantagem no mercado de laptops.
  • 16:22 🗓️ A AMD perde uma oportunidade de lançar uma APU de alto desempenho antes do período de volta às aulas, mas ainda está bem posicionada para competir em 2025 com uma linha de produtos forte.

• 00:00 🚀 Lançamento esperado da AMD para um Mega APU.
    • Esperanças de um lançamento de um Mega APU da AMD com 12 núcleos.
    • Potencial para oferecer desempenho de laptop de gama média a alta sem uma placa gráfica dedicada.
    • Novidades sobre a capacidade de vRAM e desempenho gráfico.
  • 01:10 📅 Possíveis atrasos nos produtos AMD.
    • Indícios de possíveis atrasos no lançamento dos produtos AMD.
    • Phoenix Plus se transformando em Hawk Point.
    • Expectativas de atrasos em relação ao cronograma original.
  • 04:02 💼 Impacto das informações nos produtos AMD.
    • Discussão sobre o impacto dos atrasos e das atualizações nos produtos AMD.
    • Potenciais oportunidades para aconcorrência.
    • Análise da competitividade da AMD em relação à Intel.
  • 08:10 📈 Aumento significativo na potência de processamento de IA.
    • Destaque para o aumento de desempenho em IA dos produtos AMD.
    • Possíveis implicações para a concorrência.
    • Discussão sobre os requisitos de IA do Windows 11.
  • 11:39 📅 Potencial mudança no ciclo de lançamento da AMD.
    • Especulação sobre uma possível mudança no ciclo de lançamento dos produtos AMD.
    • Considerações sobre otimização de densidade e poder.
    • Potenciais implicações para o mercado de laptops.

gHj8xPH.jpeg

EAz1XxQ.jpeg

0RCcIdF.png

wx3lu7b.jpeg

Última edição:
Bom dia, pessoal, o que avaliar na compra de memórias DDR5? Estou pra pegar uma dessas abaixo, mas fora a frequência tem mais algo que preciso verificar?

KINGSTON 16GB DDR5 5600MHZ FURY BEAST RGB KF556C40BBA/16
ou
KINGSTON 16GB DDR5 6000MHZ FURY BEAST RGB KF560C40BBA/16

Bom dia, finalmente vou conseguir dar um UP em relação ao pc da assinatura e decidi pela AMD dessa vez, vou pegar um 7800X3D e já estou monitorando os preços.
A dúvida que estou tendo é em relação a MOBO e as memórias.

Recomendam alguma mobo mid pra ficar de olho? Dei uma olhada nas mobos do pessoal daqui pelas assinaturas e incrível como a maioria dessas constam como indisponível na maioria das lojas.

Em relação as memórias, sempre li que AMD é sensível quanto as frequências, alguma coisa pra se atentar na compra? Pretendo pegar 2x16.

Obrigado.

Bom dia, finalmente vou conseguir dar um UP em relação ao pc da assinatura e decidi pela AMD dessa vez, vou pegar um 7800X3D e já estou monitorando os preços.

Recomendam alguma mobo mid pra ficar de olho? Dei uma olhada nas mobos do pessoal daqui pelas assinaturas e incrível como a maioria dessas constam como indisponível na maioria das lojas.

Em relação as memórias, sempre li que AMD é sensível quanto as frequências, alguma coisa pra se atentar na compra? Pretendo pegar 2x16.

Obrigado.
Tenho Asus B650m TUF e acho uma excelente marca de placa mãe e esse projeto parece estar muito bom com construção robusta nos Vrm's. Quanto memórias acredito que o sweet spot seja por volta dos 6000mhz, e li que o melhor chip de DDR5 atualmente são os Hynix a-die e acabei pegando as Juhor de 6400mhz.

Bom dia, pessoal, o que avaliar na compra de memórias DDR5? Estou pra pegar uma dessas abaixo, mas fora a frequência tem mais algo que preciso verificar?

KINGSTON 16GB DDR5 5600MHZ FURY BEAST RGB KF556C40BBA/16
ou
KINGSTON 16GB DDR5 6000MHZ FURY BEAST RGB KF560C40BBA/16
Maior frequência e CL menor sempre que possível, nesse caso parece ser 5600 CL40 vs 6000 CL40 então a melhor seria a segunda

Tenho uma tabela com alguns modelos em diferentes lojas se quiser conferir, talvez facilite achar algo em estoque

Aí vai da sua necessidade e quanto quer investir, acho que pra budget a B650M Riptide por 1200 é interessante, mas dependendo do caso até uma mais básica já atende e economiza um trocado

Já deixar também link de placas-mãe AM5 em preço decrescente da Kabum, Pichau e Terabyte porque aí só aparecem as em estoque

Obrigado.
Pra memórias também fiz uma tabela focando em 2x16 pra monitorar, pro 7800x3D em especial as memórias importam menos então as vezes vale a pena ir de 5600 CL36 mesmo a depender da diferença de preço, se for fazer OC e tunar manualmente aí talvez valha a pena procurar algum kit Hynix, no geral os ganhos vão ser pequenos mas se o preço for próximo pode compensar

Eu peguei as Lexar Ares dessa tabela aí mas agora subiram pra 859, quando comprei as 5600 CL36 ainda estavam 800~ então diria que compensou, agora tem kit 5600 CL36 por 700~ e com a subida de preço da Lexar a diferença tá em 150~ reais, não é muita coisa ainda mas vai de cada um também, já que as diferenças não vão ser super significativas por ser um x3D e por precisar de um cenário mais específico (CPU-bound) pra diferença poder aparecer

Maior frequência e CL menor sempre que possível, nesse caso parece ser 5600 CL40 vs 6000 CL40 então a melhor seria a segunda

Tenho uma tabela com alguns modelos em diferentes lojas se quiser conferir, talvez facilite achar algo em estoque

Aí vai da sua necessidade e quanto quer investir, acho que pra budget a B650M Riptide por 1200 é interessante, mas dependendo do caso até uma mais básica já atende e economiza um trocado

Já deixar também link de placas-mãe AM5 em preço decrescente da Kabum, Pichau e Terabyte porque aí só aparecem as em estoque

Pra memórias também fiz uma tabela focando em 2x16 pra monitorar, pro 7800x3D em especial as memórias importam menos então as vezes vale a pena ir de 5600 CL36 mesmo a depender da diferença de preço, se for fazer OC e tunar manualmente aí talvez valha a pena procurar algum kit Hynix, no geral os ganhos vão ser pequenos mas se o preço for próximo pode compensar

Eu peguei as Lexar Ares dessa tabela aí mas agora subiram pra 859, quando comprei as 5600 CL36 ainda estavam 800~ então diria que compensou, agora tem kit 5600 CL36 por 700~ e com a subida de preço da Lexar a diferença tá em 150~ reais, não é muita coisa ainda mas vai de cada um também, já que as diferenças não vão ser super significativas por ser um x3D e por precisar de um cenário mais específico (CPU-bound) pra diferença poder aparecer
Muito obrigado!! Ajudou muito, vou dar uma olhada.

Quanto a memória, uma coisa que sofro no kit atual é que foi preciso pegar mem com perfil baixo, devido ao tamanho das ventoinhas do NH-15 (ainda assim, tive que dar uma erguida em uma delas pra não encostar). Vou dar uma olhada se ainda vai ser preciso o perfil baixo nessas mobos AM5.

Users who are viewing this thread

Voltar