[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Muito obrigado!! Ajudou muito, vou dar uma olhada.

Quanto a memória, uma coisa que sofro no kit atual é que foi preciso pegar mem com perfil baixo, devido ao tamanho das ventoinhas do NH-15 (ainda assim, tive que dar uma erguida em uma delas pra não encostar). Vou dar uma olhada se ainda vai ser preciso o perfil baixo nessas mobos AM5.
Ahh sim, com o NH-D15 provavelmente vai ser o caso mesmo, aqui uso o PS120 e tem que subir o fan também, no final das contas acabei deixando só 1 no fan meio pra simplificar as coisas já que a diferença de temperatura é mínima de qualquer forma

Quanto a memória, uma coisa que sofro no kit atual é que foi preciso pegar mem com perfil baixo, devido ao tamanho das ventoinhas do NH-15 (ainda assim, tive que dar uma erguida em uma delas pra não encostar). Vou dar uma olhada se ainda vai ser preciso o perfil baixo nessas mobos AM5.
Segue na mesma toada, salvo engano o limite é 32mm e são pouquíssimas memórias que tem essa altura.

Pensando em Future Proof, vale a um upgrade de 5600x para 5800x3d?

Pretendo casar com uma 4070, não me importo de baixar um pouco as configs, uso para trabalho também.

Meu receio é que ele sairá de linha logo e fica impossível upgrade. Só trocando de socket.

Pensando em Future Proof, vale a um upgrade de 5600x para 5800x3d?

Pretendo casar com uma 4070, não me importo de baixar um pouco as configs, uso para trabalho também.

Meu receio é que ele sairá de linha logo e fica impossível upgrade. Só trocando de socket.
Dependendo do seu trabalho, os cores extra viriam a calhar, e seria legal pra jogos, principalmente competitivos. Se for pra tentar pular a geração, acho que seria uma boa.

AMD lança formalmente os Ryzen 5 7545U e Ryzen 3 7440U, ambos com núcleos Zen4c eficientes

"Não é nenhum segredo que a série Ryzen 7040U incorpora núcleos Zen4 e Zen4c. Esta informação está disponível desde o anúncio da série, já que a AMD confirmou o uso de dois dies distintos para esta linha. Os vazamentos contribuíram com detalhes adicionais, sugerindo que certas partes da série incluiriam núcleos Zen4c menores emprestados da série EPYC de data center. Hoje, a AMD está apresentando oficialmente duas partes da série 7040U, nomeadamente o Ryzen 5 7545U e o Ryzen 3 7440U, ambos apresentando uma combinação desses tipos de núcleo. Isso marca a primeira instância de uma arquitetura de CPU heterogênea, semelhante ao design híbrido de P-Cores e E-Cores da Intel. No entanto, a AMD afirma que a sua abordagem oferece desempenho superior por vários motivos.

AMD-RYZEN-7040U-Zen4c-SMALL-PHOENIX-4.jpg

Os núcleos Zen4c compartilham o mesmo conjunto de instruções que seus equivalentes não-C, fornecndo IPC idêntico e suportando SMT (multi-threading). Notavelmente, eles não exigem nenhuma intervenção do agendador do sistema operacional e esses núcleos exibem desempenho comparável a seus equivalentes maiores. Além disso, não há necessidade de sistema operacional ou software para determinar a utilização principal para jogos. Os núcleos Zen4c serão encontrados em pelo menos três produtos: Ryzen 7 7545U, Ryzen 3 7440U e Ryzen Z1 não-Extreme. Esses chips são baseados no chip Phoenix2, às vezes chamado de 'Little Phoenix' pelos entusiastas de hardware. Ele apresenta um die menor em comparação com o “Big Phoenix”, com um núcleo diferente e layout de subsistema de GPU (137mm² vs. 178mm²).

AMD-RYZEN-7040U-Zen4c-SMALL-PHOENIX-2.jpg

Notavelmente, o Phoenix2 não possui o núcleo XDNA para aceleração Ryzen AI, e sua configuração máxima de núcleo inclui 2x Zen4 + 4x Zen4c. No entanto, os gráficos foram pesadamente reduzidos para apenas 4 unidades RDNA3 (comercializadas como Radeon 740M), que é três vezes menos que a Radeon 780M. Então, qual é a razão por trás do emprego de núcleos Zen4c nessas CPUs? O Zen4c é um núcleo menor e mais denso, anteriormente exclusivo da série EPYC Bergamo. A AMD conseguiu reduzir o tamanho do núcleo em 35% em comparação com os núcleos Zen4 completos, embora ao custo de velocidades de clock ligeiramente mais baixas devido à diminuição das bibliotecas de alto desempenho.

AMD-RYZEN-7040U-Zen4c-SMALL-PHOENIX.jpg

No entanto, a AMD afirma que esta arquitetura deve oferecer eficiência energética ao comparar ambos os núcleos relógio a relógio. Espera-se que os núcleos Zen4 menores, com IPC semelhante, sejam mais eficientes em termos de energia em TDPs mais baixos, algo que os designs de laptop podem aproveitar. No lançamento de hoje, a AMD oferece dois componentes: O Ryzen 5 7545U, que compartilha especificações com o 7540U, mas substitui os 6 núcleos Zen4 por dois Zen4 e um cluster de quatro núcleos Zen4c; e o Ryzen 3 7440U, que é ainda mais intrigante, apresentando 1 núcleo Zen4 e três núcleos Zen4c, semelhante ao Lakefield da Intel com seu arranjo de 1 + 4 núcleos. Por fim, É essencial notar que os núcleos Zen4c são distintos do Zen4, apesar do retrato da AMD."

---
Por que trouxe para cá essa informação? Pelo simples fato de que os 7300G e 7500G serão esses dois ai, só que "socketável". Ou seja, 2+4 núcleos no 7500G e 1+3 no 7300G... se bem que ainda há a possibilidade de não serem, pois existe o o 7540U Zen4 puro e o 7440U Zen4 puro (aka, ambos "Phoenix1"), mas este segundo nunca foi lançado, então é aguardar para saber, mas é quase certeza que essas APUs desktop serão Phoenix2 (justamente por ter um die menor = maior aproveitamento do wafer = maior margem de lucro). Aconselho lerem a página do Anandtech para essa notícia, muito boa inclusive a indagação do escalonador e de que a heterogenia existe, não é tão simples quando a AMD quer fazer parecer não.

Planejo trocar a minha configuração atual e busco algo para LOOOOOOONGO prazo (não pretendo trocar nem processador nem placa mãe antes de 2030, a não ser que estrague.)
Pensando seriamente em pegar um Ryzen 9 7900 pela eficiência, porém tenho algumas perguntas:
  • Considerando que opera em uma TDP < 100, o Deepcool AK500 é o suficiente? - Não quero watercooler e muito menos gastar uma fortuna, por isso, já estou mirando em um processador mais eficiente e AMD em detrimento da LGA 1700.
  • Preciso de sugestões para escolher uma placa mãe. Não quero gastar muito, mas não quero alguma com componentes ruins/baixa qualidade. Meu limite, estourando seria 2k, mas quanto menos, melhor. Estava pesquisando sobre a B650M MSI MAG Mortar e B650 GAMING PLUS WIFI, porém parece que algumas pessoas andaram tendo problemas com Ryzen 9.
  • Quem daqui tem um Ryzen 9 7900, ele opera em qual temperatura em jogos e em estresse? - Por curiosidade.

Última edição:
Os núcleos Zen4c compartilham o mesmo conjunto de instruções que seus equivalentes não-C, fornecndo IPC idêntico
Engraçado ver que a definição de IPC da AMD é pensando somente no core em si e ignorando totalmente o uncore, enquanto outros lugares validam o IPC em aplicações específicas (onde o uncore passa a ser bem relevante).

Engraçado ver que a definição de IPC da AMD é pensando somente no core em si e ignorando totalmente o uncore, enquanto outros lugares validam o IPC em aplicações específicas (onde o uncore passa a ser bem relevante).
Exatamente, e é por isso que não dá para levar a sério essas palavras de apresentação, veremos quando lançar esses processadores e testes reais forem feitos, principalmente em aplicativos de uso comum, e não esses apenas de benchmark. Agora realmente fiquei curioso com essa configuração de 1+3, nos notebooks não mas no desktop será que iremos sentir, na prática, uma diferença com essa organização?

g0tuyrizymxb1.jpg

O 7800X3D é bem "menos quente" que o 5800X3D?

Jogando BF2042 com o 5800X3D as temps sempre ficam proximas dos 80c o tempo todo, as fans ficam quase sempre em 100% e esse barulho meio que está me irritando já que o gabinete fica bem do meu lado.

Até pensei em um wc custom, mas o custo é meio alto, prox dos R$2.000.

Jogando BF2042 com o 5800X3D as temps sempre ficam proximas dos 80c o tempo todo, as fans ficam quase sempre em 100% e esse barulho meio que está me irritando já que o gabinete fica bem do meu lado.

Acho que todos os testes que vi ele rodou mais frio que o 5800x3D sim, não tive o 5800x3D mas to com o 7800x3D há um tempinho num PS120 mas usando só 1 fan (XPG Vento Pro) e as temps tão bem tranquilas, máximo que vi bater foi 70c até o momento e com o fan do AC a 1400rpm então 0 ruído, masss creio que esse BF2042 seja meio fritador de CPU mesmo porque todo mundo que vejo reclamar de temperatura é sempre nesse jogo aí kkkkkk

Já testou reduzir o rpm dos fans pra ver o que acontece? As vezes a temperatura fica igual ou muito próxima e já se livra do ruído pelo menos, também fazer o CO no CPU caso não tenha feito ainda pode ajudar

Sendo sincero acho o 7800x3d mais quente que o 5800x3d mesmo consumindo menos, esse chip novo esquenta mais, deve ter haver com a litografia do chip.

Planejo trocar a minha configuração atual e busco algo para LOOOOOOONGO prazo (não pretendo trocar nem processador nem placa mãe antes de 2030, a não ser que estrague.)
Pensando seriamente em pegar um Ryzen 9 7900 pela eficiência, porém tenho algumas perguntas:
  • Considerando que opera em uma TDP < 100, o Deepcool AK500 é o suficiente? - Não quero watercooler e muito menos gastar uma fortuna, por isso, já estou mirando em um processador mais eficiente e AMD em detrimento da LGA 1700.
  • Preciso de sugestões para escolher uma placa mãe. Não quero gastar muito, mas não quero alguma com componentes ruins/baixa qualidade. Meu limite, estourando seria 2k, mas quanto menos, melhor. Estava pesquisando sobre a B650M MSI MAG Mortar e B650 GAMING PLUS WIFI, porém parece que algumas pessoas andaram tendo problemas com Ryzen 9.
  • Quem daqui tem um Ryzen 9 7900, ele opera em qual temperatura em jogos e em estresse? - Por curiosidade.

Cara, se o seu foco é jogos, vai de 7800 X3D, é processador pra muitos anos, só olhar os 5800 X3D, seu cooler da conta tranquilamente pelo que vi

Vai de ASRock ou MSI, são as melhores para AMD, sobre problemas com Ryzen 9, desconheço

o meu eu faço Undervolt, então, temperatura nunca passa dos 80º em jogos bem pesados, mas a média é 70 a 75º
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sendo sincero acho o 7800x3d mais quente que o 5800x3d mesmo consumindo menos, esse chip novo esquenta mais, deve ter haver com a litografia do chip.

Ele atinge um clock maior, claro que esquenta mais, consumo nem sempre está ligado a temperatura

Deixando o consumo de lado, em temperatura "absoluta" tem rodado mais quente aí? Não usei o 5800x3D mas sempre que via comparativos lado a lado o 7800x3D tava entregando mais fps com temperatura menor

Ele atinge um clock maior, claro que esquenta mais, consumo nem sempre está ligado a temperatura
Não tem a ver com clock e sim com a densidade do chip(é maior que o zen3) e como quiseram manter a compatibilidade dos coolers AM4 pra evitar choradeira tivemos essa penalidade já que a troca de calor não é tão eficiente(se não me engano o ihs é mais alto do que deveria :hmm:).

Acho que todos os testes que vi ele rodou mais frio que o 5800x3D sim, não tive o 5800x3D mas to com o 7800x3D há um tempinho num PS120 mas usando só 1 fan (XPG Vento Pro) e as temps tão bem tranquilas, máximo que vi bater foi 70c até o momento e com o fan do AC a 1400rpm então 0 ruído, masss creio que esse BF2042 seja meio fritador de CPU mesmo porque todo mundo que vejo reclamar de temperatura é sempre nesse jogo aí kkkkkk

Já testou reduzir o rpm dos fans pra ver o que acontece? As vezes a temperatura fica igual ou muito próxima e já se livra do ruído pelo menos, também fazer o CO no CPU caso não tenha feito ainda pode ajudar

Já está com -30 all cores, vou ver como fica com as fans em 1200~1500rpm.

-

Edit: Com as fans em 1500rpm fica 85c com pico de 88c. kkkk

Última edição:
Não tem a ver com clock e sim com a densidade do chip(é maior que o zen3) e como quiseram manter a compatibilidade dos coolers AM4 pra evitar choradeira tivemos essa penalidade já que a troca de calor não é tão eficiente(se não me engano o ihs é mais alto do que deveria :hmm:).

tem isso, mas qdo configurado na BIOS, fica igual aos 5000 ou até mais frio, aqui com UV travado a 5GHz (nao precisa mais que isso), nao passa dos 80

Bom dia, pessoal, entrou essa ROG STRIX B650E-F GAMING WIFI na Kabum por R$2299,00. Acham que vale a pena para um 7800x3d?
Valer a pena/compensar depende bastante de cada um, se não tiver muita necessidade dos features que essa aí tem placa-mãe por 1000-1200 que já toca o 7800x3D, é questão de conectividade/features que cada um precisa/quer que é bem individual mas é uma boa placa, tem X670 Aorus Elite nesse preço também, mas no fim depende da sua necessidade mesmo

Última edição:
Valer a pena/compensar depende bastante de cada um, se não tiver muita necessidade dos features que essa aí tem placa-mãe por 1000-1200 que já toca o 7800x3D, é questão de conectividade/features que cada um precisa/quer que é bem individual mas é uma boa placa, tem X670 Aorus Elite nesse preço também, mas no fim depende da sua necessidade mesmo
Já olhei várias, e preciso de uma que possibilite alterar a impedância na saída de áudio devido ao fone que eu uso, uma mais básica que tem isso é a TUF 670 Plus. Mas a diferença de preço é pouca. Sei que é um chip melhor e tal, mas pela construção acho q a Strix se sai melhor.

Já olhei várias, e preciso de uma que possibilite alterar a impedância na saída de áudio devido ao fone que eu uso, uma mais básica que tem isso é a TUF 670 Plus. Mas a diferença de preço é pouca. Sei que é um chip melhor e tal, mas pela construção acho q a Strix se sai melhor.
Aí já reduz as opções e talvez essa Strix seja a melhor escolha de fato, só comentando isso porque as vezes aparece gente perguntando se vale a pena pra X CPU (quanto a desempenho/segurar o CPU) e quanto a isso as vezes até uma mobo super básica aguenta, as outras conectividades acabam importando mais as vezes e o povo não comenta de imediato essas coisas kkk, as vezes uma pessoa não liga pra essa troca de impedância mas liga pra ter mais slots M2 ou algo assim, aí as escolhas e opções já mudam muito as vezes

tem isso, mas qdo configurado na BIOS, fica igual aos 5000 ou até mais frio, aqui com UV travado a 5GHz (nao precisa mais que isso), nao passa dos 80
O que está achando da ASRock X670E Pro RS ? Apareceu uma oportunidade de pegar o 7950x3D por um preço bom (atualmente uso o 5950x), e quando fui pesquisar nas lojas do PY a Asus TUF Gaming X670E-Plus Wi-Fi e sua placa estão +- o mesmo valor R$1600.
Escolheu ela por algum motivo específico ?

acho que o pessoal tem de pensar primeiro na DDR5 que vai pegar, porque quando o fabricante da placa-mãe não tem o modelo listado e, ainda por cima, não vem com indicação de que tem suporte ao EXPO, aí a coisa fica mais complicada. Não quer dizer que precisa pegar essas DDR5 acima de 6600MHz, isso é jogar dinheiro fora. Todas as DDR5 são bem próximas de serem chips iguais e com mais clock. Exemplo da minha Chinesa GeIL, que na versão original de Taiwan é 5600MHz 38-44-44-84/1.25v e remarcaram para 6400MHz 32-39-39-96/1.40v, no entanto, não consta da lista QVL da Intel e da AMD e inclusive eu vi uma pessoa com processador Intel reclamando ao mesmo vendedor de onde comprei que essas memórias seriam remarcadas, pois elas não estão chegando nos limites anunciados. De fato são, todas são 4800MHz remarcadas para cima.
Ainda tem o fato de que, mesmo sendo EXPO e constando na QVL, o fabricante diz: isso não garante nada. Mas o importante é focar em modelos suportados e podem ser 5600MHz, no máximo, isso porque vejo gente conseguindo empurrar 6600MHz fácil quando são dessas testadas pelos fabricantes, já que eles podem fazer as correções e otimizações necessárias mais rapidamente e fica mais fácil reclamar.

edit.
meu kit é A-die, já verifiquei inclusive nas inscrições gravadas nos ICs

Última edição:
acho que o pessoal tem de pensar primeiro na DDR5 que vai pegar, porque quando o fabricante da placa-mãe não tem o modelo listado e, ainda por cima, não vem com indicação de que tem suporte ao EXPO, aí a coisa fica mais complicada. Não quer dizer que precisa pegar essas DDR5 acima de 6600MHz, isso é jogar dinheiro fora. Todas as DDR5 são bem próximas de serem chips iguais e com mais clock. Exemplo da minha Chinesa GeIL, que na versão original de Taiwan é 5600MHz 38-44-44-84/1.25v e remarcaram para 6400MHz 32-39-39-96/1.40v, no entanto, não consta da lista QVL da Intel e da AMD e inclusive eu vi uma pessoa com processador Intel reclamando ao mesmo vendedor de onde comprei que essas memórias seriam remarcadas, pois elas não estão chegando nos limites anunciados. De fato são, todas são 4800MHz remarcadas para cima.
Ainda tem o fato de que, mesmo sendo EXPO e constando na QVL, o fabricante diz: isso não garante nada. Mas o importante é focar em modelos suportados e podem ser 5600MHz, no máximo, isso porque vejo gente conseguindo empurrar 6600MHz fácil quando são dessas testadas pelos fabricantes, já que eles podem fazer as correções e otimizações necessárias mais rapidamente e fica mais fácil reclamar.
Só pegar um bom kit A-die que ta sussa.

Users who are viewing this thread

Voltar