[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Na verdade não rolou porque a Qualcomm fez um acordo de exclusividade com a Microsoft, Windows apenas no ARM dela por X anos, e essa exclusividade aparentemente acaba final desse ano / início do ano que vem, por isso o interesse "repentino" da AMD/NVIDIA.

Obs: Uns dizem que a exclusividade é de 3 anos (2020-2023), outros que é de 5 anos (2018-2023), mas uma coisa todos os rumores da duração tem em comum: Expira início do ano que vem xD

Até que enfim, já passou da hora do PC "evoluir" de verdade frente a tamanhoxdesempnho.

Diminuir os PC's significativamente com mais poder e menos consumo. Será que veremos um SoC gamer? Ou muito sonho a curto prazo (2025)?

Na verdade não rolou porque a Qualcomm fez um acordo de exclusividade com a Microsoft, Windows apenas no ARM dela por X anos, e essa exclusividade aparentemente acaba final desse ano / início do ano que vem, por isso o interesse "repentino" da AMD/NVIDIA.

Obs: Uns dizem que a exclusividade é de 3 anos (2020-2023), outros que é de 5 anos (2018-2023), mas uma coisa todos os rumores da duração tem em comum: Expira início do ano que vem xD
Não digo em exclusividade em si e sim na própria performance do sistema não rodar bem em ARM como nos x64 (nem conto o Parallels que roda Window ARM melhor que nativo)

Programas não preciso citar, logo, Windows em ARM ainda está bem longe do que se esperava lá quando foi anunciado em 2k16 se não em engano

Não digo em exclusividade em si e sim na própria performance do sistema não rodar bem em ARM como nos x64 (nem conto o Parallels que roda Window ARM melhor que nativo)

Programas não preciso citar, logo, Windows em ARM ainda está bem longe do que se esperava lá quando foi anunciado em 2k16 se não em engano
Verdade, mas fica naquilo né "porque vou aumentar o suporte / lançar programas ARM se apenas uma fabricante de chips é compatível com o Windows?"

No caso, com essa exclusividade encerrada veremos se realmente há um interesse no ARM para PCs domésticos, pois com mais fabricantes e uma adoção maior, tende a ter uma maior base de DEVs para povoar o sistema operacional.

Até que enfim, já passou da hora do PC "evoluir" de verdade frente a tamanhoxdesempnho.

Diminuir os PC's significativamente com mais poder e menos consumo. Será que veremos um SoC gamer? Ou muito sonho a curto prazo (2025)?
Depende, se a Samsung trazer o Exynos com iGPU da AMD teremos um passo grande logo de início, mas esperar algo super customizado e com desempenho incrível como é o caso da Apple é difícil, se não improvável de acontecer, mas se realmente esses fabricantes todos lançarem processadores ARM para Windows, teremos uma evolução rápida (assim espero).

Será que a AMD vai reviver o skybridge?
AMD nunca matou de vez

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pergunta de alguém que não entende do assunto. Qual a vantagem de um processador de arquitetura Arm em relação a arquitetura X86 em PCs domésticos?

ARM foi desenvolvido inicialmente para celulares, então o foco na eficiência tinha que ser grande, e a performance deles nos ultimos anos surpreendeu demais, principalmente depois dos Apple Mx, mas eu ainda não vou muito convencido que ARM possa bater de frente com X86/64 nos proximos anos, claro, se Nvidia e AMD trabalharem juntas, isso pode acontecer, mas caso contrário, acho improvável, quem lembra dos Intel Atom nos motorola? a porcaria que era kkk ,esquentava e consumia horrores.

>99% das pessoas que eu vejo pegando placa-mãe top é pensando no futuro mas nunca vejo ninguém usando os features que essas placas-mãe entregam, e pensando de outra forma tem gente que gasta 4k numa placa-mãe que as vezes dá pau depois de 1 ano (melhor construção/preço mais alto não é sinônimo de 0 problemas ou nem menos problema as vezes) e tem que sucatear a placa, aí outro que pegou uma placa-mãe mais modesta (porém ainda extremamente overkill pra maioria) de 1500-2k pelo menos se garantiu com 3 anos de garantia (por mais raro que seja precisar dela) e/ou não sentiu falta de absolutamente nada nesse tempo de uso da placa, não perdeu desempenho, não perdeu conectividade (porque se tá lá mas não é usado é inútil) etc

PCI 5.0 pra SSD e GPU eu pelo menos vejo como frescura até o momento, nem a 4090 utiliza o PCI 4.0 direito então pra 5.0 sequer começar a fazer uma diferença mínima provavelmente vai muito tempo, eu chuto uns >10 anos do jeito que a coisa tá mas não tem como saber, PCI 3.0 dá conta de tudo ainda hoje pra 99,9% das pessoas tirando os casos de GPU 4.0 x8 ou coisa assim que são basicamente GPUs mais de entrada, e SSD 5.0 também vejo como frescura até o momento porque a velocidade sequencial é maior mas as aleatórias ainda são a mesma coisa, então se a pessoa não tiver um uso extremamente específico, usar um SSD Sata vs 3.0 vs 4.0 dá praticamente na mesma na maioria dos cenários

Aí é bom ver o que exatamente, RGB/ARGB basicamente qualquer placa vai ter a não ser que precise de uma quantidade absurdamente grande de conectores (e as vezes é mais fácil simplesmente recorrer a hub/controlador a parte), firulas de som não sei quais seriam exatamente, umas tem DAC/Amp melhor e talvez seja interessante, aqui pessoalmente uso um Dac/Amp Topping DX1 a parte que atropela o som da mobo atual que é o ALC4080, se não tivesse ele o áudio da mobo já atenderia bem mas a diferença de volume é bem grande entre um e outro, tanto que no Topping eu uso o headphone como caixinha de som pela noite, também tenho um Sharkoon DAC Pro S que também é superior ao som da mobo em amplificação, aí vai de cada um, e uma coisa que eu queria na minha mobo é SPDIF pras caixas de som, então me limitei um pouco nas escolhas mas muita gente nem usa/precisa então aumenta o leque de opções

4 satas aí talvez seja um ponto pra ver com atenção sim, 4 satas acho que qualquer mobo tem mas algumas podem ser compartilhadas com algum slot M2/PCIE, então é algo pra ficar de olho, aí é questão de ver se faz sentido migrar desses HD/SSD Sata pra outros de maior capacidade ou migrar pra mais M2, ou pegar uma mobo que suporte os 4 Sata + M2/PCIE que queira usar

Eu fiz o up pro AM5 recentemente e fui de B650 Tomahawk pensando nos 3 anos de garantia e SPDIF pras minhas caixas de som basicamente, também gostei que os M2 ficam na parte inferior e não fica obstruído pela GPU então se precisar mexer neles no futuro não preciso tirar esse tijolo da 4080 da frente antes, de brinde vieram +2 portas USB-A 3.2 gen1 e +2 gen2, USB-C de 20Gbps, headers PWM/RGB, Wifi/BT, codec talvez superior (ALC1200 vs ALC4080) etc mas nada disso que eu vá usar de fato, talvez adicionar outro M2 outra hora mas por enquanto com 2 de 1TB tá sobrando espaço
Opa Insane, muito obrigado pela atenção.
Então, a respeito do PCI 5.0 nos M2, para MEU USO eu não vejo tanta necessidade, visto que não trabalho com tanta transferencia de arquivos pesados. Talvez em um futuro para carregamento de jogos OK. Mas realmente não sei quando isso iria realmente impactar pra ter a necessidade do 5.0. Nesse caso da dúvida em particular, não muda muito pq ambas as strix possuem PCI 5.0 em uma entrada M2.
O receio mesmo seria em razão das GPU, coisa que aparentemente não parece ser uma grande preocupação de momento, visto que nem a 4090 esta utilizando a banda do 4.0

Eu uso os 4 satas pq acabo usando os HDS dos pcs antigos. Tem HD que é até de capacidade baixa que ta aqui só pra não ficar jogado em uma gaveta. O ideal seria fazer a troca e reduzir tudo isso pra de maiores capacidades e menos quantidades.

Questào das entradas RGB e ARGB as 3 da strix dão e sobra. No momento a minha é de 2 conexoes argb e uso junto com um hub pros coolers. No caso qualquer das placas mencionadas terão 3. Entào ficará super tranquilo.

Quando disse a parte do som, é mais relacionado ao SUPREMEFX que vem na placa, mas como vc mesmo disse, um DAC/AMP fará um processo bem mais bacana, mas particularmente hoje não utilizo nada disso.
Na b650 um M2 fica acima da GPU (nao sendo obstruido por ela), outro atras dela e o ultimo abaixo dela. Eu particularmente mexo POUQUÍSSIMO no pc depois de montar, somente para realizar limpeza, então não teria tanto problema (a nao ser temperatura no M2 atras da GPU).

Enfim, acho que vou bater o martelol na b650 mesmo, economizar esses 800,00 e colocar a diferença na GPU.
Tem a b650e-f que resolveria esse "medo" do PCI 5.0 na GPU, mas aí vai bater na questão da cor (sim, é uma frescura, mas é uma vontade que eu tinha de ter o setup branco).

Desde já agradeço a atenção
abraços

Primeiro o K12, depois o Skybridge... será uma melhor de três? Como será? Aguardando para saber se a briga aquece nesse novo mundo, porque Windows+Qualcomm tem andado à passos de formiga, e sem vontade =S
A qualcomm acabou de anunciar a linha de CPUs novas que parece ser bem competitiva, bora ver se a propaganda deles se torna realidade...

Pergunta de alguém que não entende do assunto. Qual a vantagem de um processador de arquitetura Arm em relação a arquitetura X86 em PCs domésticos?
Nenhuma, arquitetura não tem implicação direta em desempenho/consumo, eu só acho legal mesmo. O mais relevante em uma CPU é a microarquitetura por trás desse conjunto de instruções.
A ISA em si só serve pro sistema saber quais comandos falar pra CPU, como a CPU vai rodar essas instruções fica por conta de quem implementou.
Esses opterons chegaram a ser anunciados, mas aparentemente nunca chegaram a ser vendidos mesmo, e também são baseados em cores A57 (basicamente mesmo core do galaxy Note 4), que são bem ruins e não são design da AMD, mas sim da ARM.
ARM foi desenvolvido inicialmente para celulares, então o foco na eficiência tinha que ser grande, e a performance deles nos ultimos anos surpreendeu demais, principalmente depois dos Apple Mx, mas eu ainda não vou muito convencido que ARM possa bater de frente com X86/64 nos proximos anos, claro, se Nvidia e AMD trabalharem juntas, isso pode acontecer, mas caso contrário, acho improvável, quem lembra dos Intel Atom nos motorola? a porcaria que era kkk ,esquentava e consumia horrores.
ISA não tem relação com desempenho nem eficiência, e os primeiros ARM eram pra desktops mesmo.
Alguns processadores ARM já batem de frente com alternativas x86, vide os Ampere Altra, Graviton 3 e novas CPUs da nvidia, só não há tão interesse em trazer uma CPU dessas pro mercado doméstico por conta da dependência com o Windows.

4 satas aí talvez seja um ponto pra ver com atenção sim, 4 satas acho que qualquer mobo tem mas algumas podem ser compartilhadas com algum slot M2/PCIE, então é algo pra ficar de olho, aí é questão de ver se faz sentido migrar desses HD/SSD Sata pra outros de maior capacidade ou migrar pra mais M2, ou pegar uma mobo que suporte os 4 Sata + M2/PCIE que queira usar

Falando de AM4 especificamente, as mobo que compartilhavam os dois últimos slots sata com o M.2 eram as mobos que continham 6 slots.

A minha inclusive é uma dessas... liguei o NVme e os dois últimos slots (5 e 6) se desativaram por padrão.

Passando um feedback, ontem montei o kit 7800x3d e está funcionando perfeitamente com as memórias no perfil EXPO 6400mhz, infelizmente não tenho placa de vídeo para sentir diferença entre ele e o 5800x3d, a diferença nos games que testei foram nulas ou bem pequenas, mudando apenas um ganho considerável em games tipo Valorant...

Percebi que ele consome até menos e fica sempre próximo dos 5ghz, me parece ser um baita processador. Meu único contra é que achei a plataforma AM5 muuuito mais lenta pra ligar, até aparecer a tela de boot demora bem mais, talvez alguma verificação extra da placa mãe ou sei lá.

Passando um feedback, ontem montei o kit 7800x3d e está funcionando perfeitamente com as memórias no perfil EXPO 6400mhz, infelizmente não tenho placa de vídeo para sentir diferença entre ele e o 5800x3d, a diferença nos games que testei foram nulas ou bem pequenas, mudando apenas um ganho considerável em games tipo Valorant...

Percebi que ele consome até menos e fica sempre próximo dos 5ghz, me parece ser um baita processador. Meu único contra é que achei a plataforma AM5 muuuito mais lenta pra ligar, até aparecer a tela de boot demora bem mais, talvez alguma verificação extra da placa mãe ou sei lá.

Aqui o boot só demora em 2 situações bem específicas: Quando atualizo a Bios e faço alguma alteração inerente à memória ou quando tiro a fonte da tomada/após queda de energia, e ainda assim a demora foi BEM minimizada nas Bios mais recentes.

No dia a dia é apertar o power que carrega o Windows bem rápido, tanto é que se eu quiser entrar na Bios tenho que os ligar os monitores antes de apertar o botão no gabinete e ficar atento.

Tá com qual Bios? Em último caso desativa o memory training ou tenta utilizar outro setup nelas, de repente é alguma incompatibilidade leve neste aspecto.

Aqui o boot só demora em 2 situações bem específicas: Quando atualizo a Bios e faço alguma alteração inerente à memória ou quando tiro a fonte da tomada/após queda de energia, e ainda assim a demora foi BEM minimizada nas Bios mais recentes.

No dia a dia é apertar o power que carrega o Windows bem rápido, tanto é que se eu quiser entrar na Bios tenho que os ligar os monitores antes de apertar o botão no gabinete e ficar atento.

Tá com qual Bios? Em último caso desativa o memory training ou tenta utilizar outro setup nelas, de repente é alguma incompatibilidade leve neste aspecto.
Ahh entendi eu vi um vídeo demonstrando para desativar esse memory training nas opções de timing das memórias, vou fazer o teste no final da tarde.

Estou utilizando a úlima Bios, versão 1811 disponibilizada no site da Asus.

Desliguei e liguei algumas vezes mesmo sem tirar da tomada e sem ser depois de uma atualização de Bios e mesmo assim demora, reparei que fica bastante tempo com o led daqueles checkups da placa mãe ligado, o led laranja no caso.

Esqueci de citar que não tive demora para ligar no primeiro boot, e o demorado que eu digo é demorar uns 10 segundos a mais que na plataforma AM4 devido a esse led laranja que demora bem mais pra sair

Última edição:
Falando de AM4 especificamente, as mobo que compartilhavam os dois últimos slots sata com o M.2 eram as mobos que continham 6 slots.

A minha inclusive é uma dessas... liguei o NVme e os dois últimos slots (5 e 6) se desativaram por padrão.
Parece que não necessariamente a não ser que eu tenha deixado passar algo, mas a B450M Steel Legend por exemplo tem só 4 Sata e o 2° slot M2 (M2_2) fica inutilizável se usar o Sata3_3, talvez seja mais exceção que regra mas na dúvida o mais garantido é olhar na descrição da placa em si/manual

Esqueci de citar que não tive demora para ligar no primeiro boot,
Sim, em stock normalmente não acontece, geralmente ocorre no boot seguinte ao carregamento do perfil XMP/EXPO ou outro ajuste relacionado à memórias.

e o demorado que eu digo é demorar uns 10 segundos a mais que na plataforma AM4 devido a esse led laranja que demora bem mais pra sair
Não tenho base de comparação com AM4 mas já usei Bios onde o tempo do 'first boot' chegava a 2-3 MINUTOS, a ponto de eu achar que tinha dado alguma mer**.

Na atual não deve levar mais de 10-20 segundos, já os seguintes são praticamente instantâneos.

E a temperatura?

Boa! Não sei se as memórias são exatamente iguais as minhas mas aqui elas rodam a 6000Mhz sem mexer em latência ou voltagem e o preço é bem honesto.

Parabéns pela aquisição e bem vindo ao clube :joia:
você percebeu que colocou o par de memórias em um mesmo canal e, portanto, está no modo single channel que é 2x32-bit? dual-channel é 4x32-bit.

E a temperatura?
Não tive tanto tempo de testar e entrei nos seguintes jogos ontem, Cyberpunk, Destiny, Fortnite, Valorant e Overwatch... O pico foi de 77° graus no Cyberpunk. Sem muita diferença do 5800x3d.

qual é o modelo de sua memória? tem como passar o print do ZenTimings?

qual é o modelo de sua memória? tem como passar o print do ZenTimings?
É a Juhor 6400mhz chip Hinyx a-die Cl32 com perfil EXPO, por enquanto não consegui testar a fundo mas subiu com o perfil EXPO de primeira e não tive erros Whea nem nada do tipo.

Esse é o link e se quiser ver o perfil com os subtimings consigo mandar foto no final da tarde.

Edit: Como vi que gerou bastante engajamento vou deixar em spoiler umas fotos de péssima qualidade da montagem/inicialização que mandei ontem pra um amigo meu.

Última edição:
Essas memórias iam casar legal no visual com uma Palit Gamerock e o SilverStone IceGem ou algum similar kkk

9nvcnnO.png
W19kT35.png

E a temperatura?
Aqui até o momento máximo na faixa de 70c~, só joguei Cyberpunk e Guild Wars 2 até agora e to usando o Phantom Spirit 120 mas só 1 XPG Vento Pro meio dos heatsinks, temp ambiente máxima dos últimos dias foi 28c

Última edição:
você percebeu que colocou o par de memórias em um mesmo canal e, portanto, está no modo single channel que é 2x32-bit? dual-channel é 4x32-bit.
Coisas do CPU-Z, no validate/submit aparece certo e em outros softwares também, nunca tirei as memórias do A2 e B2.

1698237220601.png

1698236287807.png

Até rodei um Aida rapidão e mesmo com trocentos apps de trabalho abertos parece tudo ok também.

1698237509800.png

Sou novo no AM5, ontem fiquei brincando com os 4 módulos da Gloway em XMP (5200mhz) na minha X670E Plus, achei que tinha ficado completamente estável, rodou os benchs legalzinho, aí no memtest86 religiosamente dá só 1 erro no teste 8, testando agora com só duas no A2 e B2 pra ver se o mesmo erro parece, depois vou testar no A1 e B1 pra garantir que não tem nada de incomum na placa mãe.
Também que elas são temporárias e eu absolutamente não uso 64gb, quando folgar um pouco os preços quero ver se eu pego um par de 6000mhz, pelo menos...

Update:
Dois primeiros módulos 100%, testando os outros dois agora, tentei fazer o teste nos slots A1 e B1, mas acho que a topografia da placa mãe não permite post só nesses slots, mais tarde pretendo testar todas juntas em 4800mhz pra ver como fica, mas na prática eu vou usar só duas e dar uma mexida nos timings.
bTBgW50.jpg

Última edição:
Acabei esquecendo de perguntar mais cedo, mas será que é importante eu formatar o Windows por ter mudado de plataforma?

Acabei esquecendo de perguntar mais cedo, mas será que é importante eu formatar o Windows por ter mudado de plataforma?
No gerenciador de dispositivos tá tudo certo? Windows não berrou licença?

Recentemente tive que trocar a placa mãe da máquina da patroa (de B460 para B560, resto do hardware igual) e não vi necessidade mas é uma prática que eu particularmente tenho.

No gerenciador de dispositivos tá tudo certo? Windows não berrou licença?

Recentemente tive que trocar a placa mãe da máquina da patroa (de B460 para B560, resto do hardware igual) e não vi necessidade mas é uma prática que eu particularmente tenho.
No gerenciador de dispositivos está tudo ok, mas tive sim problema com licença, eu sempre troquei bastante de plataforma mas eu sempre ia na opção "mudei o hardware recentemente" e me deixava selecionar a nova placa mãe, acontece que dessa vez aparece duas placas mãe Asus com o mesmo nome, não dá pra diferenciar uma da outra e tentei escolher uma de cada vez mas nas duas dá o mesmo erro de tente novamente mais tarde. Não sei se vou precisar comprar uma chave nova de Windows, pois a que estava atrelada a minha conta é muito antiga e já usei muitas vezes.

Eu sempre recomendo fazer instalação limpa do Windows depois de mudança grande no hardware, mesmo GPU usando o DDU pra desinstalar e depois instalar o driver limpo, parece que não fica 100%.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No gerenciador de dispositivos está tudo ok, mas tive sim problema com licença, eu sempre troquei bastante de plataforma mas eu sempre ia na opção "mudei o hardware recentemente" e me deixava selecionar a nova placa mãe, acontece que dessa vez aparece duas placas mãe Asus com o mesmo nome, não dá pra diferenciar uma da outra e tentei escolher uma de cada vez mas nas duas dá o mesmo erro de tente novamente mais tarde. Não sei se vou precisar comprar uma chave nova de Windows, pois a que estava atrelada a minha conta é muito antiga e já usei muitas vezes.

Cara, me aconteceu exatamente a mesma coisa ontem, aparecia a ID da placa antiga, eu ia trocar pra nova e só dizia "não foi possível ativar sua licença do Windows", e um link pra loja pra comprar uma nova, vou tentar hoje novamente...

Users who are viewing this thread

Voltar