Pra maioria dos jogos que tenho aqui acaba que vai fazer pouca diferença até, agora no GW2 que voltei a jogar é onde quero ver a diferença, nas situações mais extremas tanto o 13900KS quanto os 7950X3D/7800X3D peidam pra segurar uns 30 fps kkkkk, a ideia agora é manter o kit e atualizar só CPU conforme for saindo algo significativamente melhor, torçamos pra que AM5 dure umas 3-4 gerações também
pessoal foca muito em criticar o hardware sem observar que o software, no caso um game, pode nunca receber grande otimização e não é à toa que a gente vê ganhos que podem acontecer também quando se mexem nos drivers por diversos motivos. Não compensa otimizar um game, o custo é alto e quando a coisa já roda mais ou menos estável já lançam para começar a pagar a conta.
Até onde sei os X3D rendem bem e podem ganhar algum desempenho extra com o tempo, como pode ver no 5800X3D que não caiu da mesa e ainda está no meio do bolo peitando até hardware lançado recentemente. Ter mais cache é uma estratégia para contornar a latência das memórias e alguma falta de otimização entre o software e o hardware. Vamos ver nos próximos lançamentos como vai ficar também a corrida do GHz em X3D e acho que as APUS AMD AM5 podem ser interessantes.
Boa tarde!
Tô cogitando aqui sair do 5800X3D para um 7800X3D, vou trocar o gabinete para um mATX e já que teria que trocar MOBO resolvi emendar o kit todo junto.
Sobre a MOBO, hoje uso MSI e vejo relatos positivos na garantia deles de placa-mãe, que é raridade entre os fabricantes, mas da tá 1700~1800 uma B650M Bazooka da MSI contra 1300-1500 das ASUS TUF e de algumas da Gigabyte. Qual a opinião de vcs sobre essa diferença? Compensa o gasto a mais?
Sobre RAM, li em alguns tópicos na gringa que os timings secundários e terciários (?) são os que mais ganham desempenho para o AM5. Dá diferença até no 7800X3D? Vi um tópico do cara mostrando 30% de diferença em um 7900X no Star Citizen (jogo bugado né, mas eu jogo Tarkov que deve ser mais bugado ainda). Vale a pena investir um pouco a mais em uma RAM melhor e configurar os timings fora do EXPO do fabricante? Tem algum "sweet spot" de memória que vcs recomendem?
E sobre refrigeração: Estive pensando em abandonar os Air Coolers, meu FUMA 2 tá meio barulhento pro meu gosto. Pensei em um Arctic Liquid Freezer II (240 ou 280mm) ou um Deepcool LT520 (240mm). Alguma recomendação? Tô tendendo mais pro Arctic pelos reviews e também por ser mais do meu gosto, não curto a estética RGB.
> dizem que MSI tem melhor garantia, quando fui comprar não achava o que queria a um preço bom, ao menos agora tem surgido mais opções;
> Asus acho meio enjoados e são assim, se não der problema e você der sorte de acontecer algum dentro do prazo da garantia, blz, pode até conseguir um rma ou nunca vai dar mais problema, o que é melhor quando acontece. Diferente da MSI, a Asus não é de reembolsar o usuário facilmente, ao menos em uma ocasião eu precisei acionar a justiça para reaver o valor de um notebook;
> RAM, você pode pegar uma EXPO até 6000MHz que deve ficar bom, as DDR5 de 32GB por módulo XMP ou até EXPO ainda podem dar algum problema e estão para lançar uma nova atualização que, talvez, resolva isso junto com outras coisas de lançamentos. DDR5 de 16GB geralmente funciona bem assim como 24GB e 48GB, apenas as de 32GB podem ter alguma instabilidade até agora quando escrevo nessa data antes das novas AGESA acima da 1.0.0.7c. Eu tenho duas DDR5 de 32GB e 6400MHz e consigo rodar até 6200MHz com estabilidade apenas na AGESA 1.0.0.7a com timings 30-36-34-102 com tensão 1,395v na memória VDD/Q e as impedâncias o próprio sistema configurou, embora já tenha feito manualmente uma vez. Não tenho erros nos testes de memória e não há problema no Kernel do Windows 11 ao ver o visualizador de eventos.
> refrigeração é importante, quanto melhor maior é o clock e os ajustes de tensão ficam melhores, com o tempo vai poder compreender como o BIOS dos AMD funciona
Poisé, eu tbm prefiro um bom aircooler, mas indo pro mATX pensando em ter mais cases compatíveis e não ter que correr atrás de memória low profile, compatibilidade de cooler, etc. talvez seja a pedida. Pelos vídeos que eu vi o meu Fuma 2 não tá performando pior do que deveria, ele performa bem só com rotação alta mesmo.
Recentemente vi um vídeo de um comparativo de Aircoolers no 7700X e me pareceu bem notável a diferença de ruído x temperatura entre o LT520 240mm no vídeo em comparação com os Aircoolers (todos "high end"). Ainda não tô com o pé firmado, se achar um bom gabinete que caiba o Aircooler que eu quiser eu vou pender pro Aircooler.
barulho do cooler é a ventoinha que pode estar sendo exigida porque o cooler não consegue refrigerar bem, já que saturou. Esses processadores atuais dissipam muito calor, mas pode gerenciar isso usando o ECO MODE e ativar o 105W. Tem muito air cooler que dissipa somente até 95W, geralmente os de apenas uma torre.
já usei water cooler e não gostei porque a água evapora, já o air cooler de dupla torre pode ser igualmente caro, mas o defeito que costuma dar é na ventoinha e isso é fácil de resolver. Mas cuidado porque tem muito dual torre nos air coolers que é tão fraco quanto modelos de uma torre.