[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
pra quem vai jogar é a melhor aquisição e vai durar ao ponto de enjoar dele. Mas vamos ver tb essa evolução do AM5, se vai ser tão longeva quanto está do AM4, com o diferencial que as placas-mãe são bem robustas, bem acima do que o processador necessita.
Pra maioria dos jogos que tenho aqui acaba que vai fazer pouca diferença até, agora no GW2 que voltei a jogar é onde quero ver a diferença, nas situações mais extremas tanto o 13900KS quanto os 7950X3D/7800X3D peidam pra segurar uns 30 fps kkkkk, a ideia agora é manter o kit e atualizar só CPU conforme for saindo algo significativamente melhor, torçamos pra que AM5 dure umas 3-4 gerações também

Fiz a compra ontem do 7800x3d + B650m Plus + 2x16gb 6400mt/s Juhor Hinyx a-die
Aliás esqueci de perguntar, quanto saiu cada peça? E pegou aqui no Br o CPU/Mobo ou foi tudo no Ali? Agora que vi que são 6400 CL32 também, pelo que vi as Lexar Ares que peguei são ou M-die ou A-die mas ainda não tenho certeza, e tenho que dar uma olhada na questão com calma na questão das tensões e OC de memória em geral pra AM5/DDR5 ainda

Aliás esqueci de perguntar, quanto saiu cada peça? E pegou aqui no Br o CPU/Mobo ou foi tudo no Ali? Agora que vi que são 6400 CL32 também, pelo que vi as Lexar Ares que peguei são ou M-die ou A-die mas ainda não tenho certeza, e tenho que dar uma olhada na questão com calma na questão das tensões e OC de memória em geral pra AM5/DDR5 ainda
Comprei tudo no Aliexpress, as DDR5 sairam por R$501 o kit com 2x16gb + B650 saiu por R$987 + 7800x3d R$1943. Totalizando R$3431.

Espero vir mais umas taxinhas, mas achei que ficou em um preço bom, tendo em vista que vou vender meu kit atual por R$2400. É um 5800x3d + 32GB ram + B550 TUF.

A DDR5 passou agora de manhã sem taxas.

Comprei tudo no Aliexpress, as DDR5 sairam por R$501 o kit com 2x16gb + B650 saiu por R$987 + 7800x3d R$1943. Totalizando R$3431.

Espero vir mais umas taxinhas, mas achei que ficou em um preço bom, tendo em vista que vou vender meu kit atual por R$2400. É um 5800x3d + 32GB ram + B550 TUF.

Qual DDR5 você pegou? Infelizmente a pessoa que comprei no Ali eu rodei, o problema dessas taxas é que passou Motherboard+processador rapidão e enquanto isso esperando a memória

Boa diferença e torço pra passar o resto sem taxa aí, nas minhas últimas importações só tenho dado azar então acabei pegando aqui logo kkkkkk, por 1000 reais fica bem em conta mesmo pra dar um up desses

Boa tarde!

Tô cogitando aqui sair do 5800X3D para um 7800X3D, vou trocar o gabinete para um mATX e já que teria que trocar MOBO resolvi emendar o kit todo junto.

Sobre a MOBO, hoje uso MSI e vejo relatos positivos na garantia deles de placa-mãe, que é raridade entre os fabricantes, mas da tá 1700~1800 uma B650M Bazooka da MSI contra 1300-1500 das ASUS TUF e de algumas da Gigabyte. Qual a opinião de vcs sobre essa diferença? Compensa o gasto a mais?

Sobre RAM, li em alguns tópicos na gringa que os timings secundários e terciários (?) são os que mais ganham desempenho para o AM5. Dá diferença até no 7800X3D? Vi um tópico do cara mostrando 30% de diferença em um 7900X no Star Citizen (jogo bugado né, mas eu jogo Tarkov que deve ser mais bugado ainda). Vale a pena investir um pouco a mais em uma RAM melhor e configurar os timings fora do EXPO do fabricante? Tem algum "sweet spot" de memória que vcs recomendem?

E sobre refrigeração: Estive pensando em abandonar os Air Coolers, meu FUMA 2 tá meio barulhento pro meu gosto. Pensei em um Arctic Liquid Freezer II (240 ou 280mm) ou um Deepcool LT520 (240mm). Alguma recomendação? Tô tendendo mais pro Arctic pelos reviews e também por ser mais do meu gosto, não curto a estética RGB.

Sobre a MOBO, hoje uso MSI e vejo relatos positivos na garantia deles de placa-mãe, que é raridade entre os fabricantes, mas da tá 1700~1800 uma B650M Bazooka da MSI contra 1300-1500 das ASUS TUF e de algumas da Gigabyte. Qual a opinião de vcs sobre essa diferença? Compensa o gasto a mais?
Estou com uma Gigabyte e não tenho nenhum óbice sobre elas (Aorus em especifico), exceto preço/disponibilidade e o fato de terem apenas 1 ano de garantia.

Asus fabricada nacionalmente (e salvo engano TUF entra no bolo) custa um pouco menos e um dos motivos supostamente é a qualidade mais baixa dos componentes, não as conheço pessoalmente mas vi vários colegas falando para evitá-las então acho que o valor maior das demais acaba se justificando, ainda mais MSI que dá 3 anos de garantia no Brasil e vc já conhece.

Sobre RAM, li em alguns tópicos na gringa que os timings secundários e terciários (?) são os que mais ganham desempenho para o AM5. Dá diferença até no 7800X3D? Vi um tópico do cara mostrando 30% de diferença em um 7900X no Star Citizen (jogo bugado né, mas eu jogo Tarkov que deve ser mais bugado ainda). Vale a pena investir um pouco a mais em uma RAM melhor e configurar os timings fora do EXPO do fabricante? Tem algum "sweet spot" de memória que vcs recomendem?
Sugiro dar uma passada pelas páginas anteriores do tópico, se vc se afundar muito no tema vai acabar entrando num loop de indecisão quase sem fim mas acho improvável não ter um desempenho bacana na casa dos 6000Mhz e latência minimamente razoável, veja o que há disponível e o que cabe no seu bolso.

Dê preferência para as listadas no QVL da placa mãe e se for EXPO melhor ainda, mas pessoalmente não tive qualquer problema com memórias XMP.

E sobre refrigeração: Estive pensando em abandonar os Air Coolers, meu FUMA 2 tá meio barulhento pro meu gosto. Pensei em um Arctic Liquid Freezer II (240 ou 280mm) ou um Deepcool LT520 (240mm). Alguma recomendação? Tô tendendo mais pro Arctic pelos reviews e também por ser mais do meu gosto, não curto a estética RGB.
Eu não sairia de um bom aircooler para watercooler, geralmente ruído alto se resolve com uma sintonia fina na configuração dos fans sem que a performance seja comprometida.

Estou com uma Gigabyte e não tenho nenhum óbice sobre elas (Aorus em especifico), exceto preço/disponibilidade e o fato de terem apenas 1 ano de garantia.

Asus fabricada nacionalmente (e salvo engano TUF entra no bolo) custa um pouco menos e um dos motivos supostamente é a qualidade mais baixa dos componentes, não as conheço pessoalmente mas vi vários colegas falando para evitá-las então acho que o valor maior das demais acaba se justificando, ainda mais MSI que dá 3 anos de garantia no Brasil e vc já conhece.
Show. Vou considerar, acho que 1 ano de garantia acaba sendo pouco. Nunca tive problemas, mas é tipo seguro de carro: parou de pagar, bateu.

Sugiro dar uma passada pelas páginas anteriores do tópico, se vc se afundar muito no tema vai acabar entrando num loop de indecisão quase sem fim mas acho improvável não ter um desempenho bacana na casa dos 6000Mhz e latência minimamente razoável, veja o que há disponível e o que cabe no seu bolso.

Dê preferência para as listadas no QVL da placa mãe e se for EXPO melhor ainda, mas pessoalmente não tive qualquer problema com memórias XMP.
Bacana, dei uma olhadinha, infelizmente a maioria dos links ali estão todos esgotados. Acho que a RAM vai ser o fator que mais pode causar variação de preço no upgrade, e realmente, é um buraco muito profundo, vejo gringo comprando kits e kits de RAM testando cada um pra pegar a melhor latência possível. Não quero esse tipo de coisa, mas tbm não quero deixar 5-10% de performance na mesa por conta de 300 reais (se for esse o caso), especialmente considerando que o Tarkov q é o jogo que eu mais jogo é bem CPU-Bound.

Eu não sairia de um bom aircooler para watercooler, geralmente ruído alto se resolve com uma sintonia fina na configuração dos fans sem que a performance seja comprometida.
Poisé, eu tbm prefiro um bom aircooler, mas indo pro mATX pensando em ter mais cases compatíveis e não ter que correr atrás de memória low profile, compatibilidade de cooler, etc. talvez seja a pedida. Pelos vídeos que eu vi o meu Fuma 2 não tá performando pior do que deveria, ele performa bem só com rotação alta mesmo.

Recentemente vi um vídeo de um comparativo de Aircoolers no 7700X e me pareceu bem notável a diferença de ruído x temperatura entre o LT520 240mm no vídeo em comparação com os Aircoolers (todos "high end"). Ainda não tô com o pé firmado, se achar um bom gabinete que caiba o Aircooler que eu quiser eu vou pender pro Aircooler.

Pra maioria dos jogos que tenho aqui acaba que vai fazer pouca diferença até, agora no GW2 que voltei a jogar é onde quero ver a diferença, nas situações mais extremas tanto o 13900KS quanto os 7950X3D/7800X3D peidam pra segurar uns 30 fps kkkkk, a ideia agora é manter o kit e atualizar só CPU conforme for saindo algo significativamente melhor, torçamos pra que AM5 dure umas 3-4 gerações também
pessoal foca muito em criticar o hardware sem observar que o software, no caso um game, pode nunca receber grande otimização e não é à toa que a gente vê ganhos que podem acontecer também quando se mexem nos drivers por diversos motivos. Não compensa otimizar um game, o custo é alto e quando a coisa já roda mais ou menos estável já lançam para começar a pagar a conta.
Até onde sei os X3D rendem bem e podem ganhar algum desempenho extra com o tempo, como pode ver no 5800X3D que não caiu da mesa e ainda está no meio do bolo peitando até hardware lançado recentemente. Ter mais cache é uma estratégia para contornar a latência das memórias e alguma falta de otimização entre o software e o hardware. Vamos ver nos próximos lançamentos como vai ficar também a corrida do GHz em X3D e acho que as APUS AMD AM5 podem ser interessantes.
Boa tarde!

Tô cogitando aqui sair do 5800X3D para um 7800X3D, vou trocar o gabinete para um mATX e já que teria que trocar MOBO resolvi emendar o kit todo junto.

> dizem que MSI tem melhor garantia, quando fui comprar não achava o que queria a um preço bom, ao menos agora tem surgido mais opções;
> Asus acho meio enjoados e são assim, se não der problema e você der sorte de acontecer algum dentro do prazo da garantia, blz, pode até conseguir um rma ou nunca vai dar mais problema, o que é melhor quando acontece. Diferente da MSI, a Asus não é de reembolsar o usuário facilmente, ao menos em uma ocasião eu precisei acionar a justiça para reaver o valor de um notebook;
> RAM, você pode pegar uma EXPO até 6000MHz que deve ficar bom, as DDR5 de 32GB por módulo XMP ou até EXPO ainda podem dar algum problema e estão para lançar uma nova atualização que, talvez, resolva isso junto com outras coisas de lançamentos. DDR5 de 16GB geralmente funciona bem assim como 24GB e 48GB, apenas as de 32GB podem ter alguma instabilidade até agora quando escrevo nessa data antes das novas AGESA acima da 1.0.0.7c. Eu tenho duas DDR5 de 32GB e 6400MHz e consigo rodar até 6200MHz com estabilidade apenas na AGESA 1.0.0.7a com timings 30-36-34-102 com tensão 1,395v na memória VDD/Q e as impedâncias o próprio sistema configurou, embora já tenha feito manualmente uma vez. Não tenho erros nos testes de memória e não há problema no Kernel do Windows 11 ao ver o visualizador de eventos.
> refrigeração é importante, quanto melhor maior é o clock e os ajustes de tensão ficam melhores, com o tempo vai poder compreender como o BIOS dos AMD funciona

Poisé, eu tbm prefiro um bom aircooler, mas indo pro mATX pensando em ter mais cases compatíveis e não ter que correr atrás de memória low profile, compatibilidade de cooler, etc. talvez seja a pedida. Pelos vídeos que eu vi o meu Fuma 2 não tá performando pior do que deveria, ele performa bem só com rotação alta mesmo.

Recentemente vi um vídeo de um comparativo de Aircoolers no 7700X e me pareceu bem notável a diferença de ruído x temperatura entre o LT520 240mm no vídeo em comparação com os Aircoolers (todos "high end"). Ainda não tô com o pé firmado, se achar um bom gabinete que caiba o Aircooler que eu quiser eu vou pender pro Aircooler.
barulho do cooler é a ventoinha que pode estar sendo exigida porque o cooler não consegue refrigerar bem, já que saturou. Esses processadores atuais dissipam muito calor, mas pode gerenciar isso usando o ECO MODE e ativar o 105W. Tem muito air cooler que dissipa somente até 95W, geralmente os de apenas uma torre.
já usei water cooler e não gostei porque a água evapora, já o air cooler de dupla torre pode ser igualmente caro, mas o defeito que costuma dar é na ventoinha e isso é fácil de resolver. Mas cuidado porque tem muito dual torre nos air coolers que é tão fraco quanto modelos de uma torre.

Aqui no New World nos farm pesado quando envolve muita gente dando skill etc não tem OC no 13900k e RAM afinada que resolva, o jogo é MUITO mal otimizado quando tem muita gente na tela, cai de 60fps com a GPU em gargalo pesado, meu amigo de 7950x e RAM EXPO 6000Mhz chegou a cair pra 38fps.

Aqui no New World nos farm pesado quando envolve muita gente dando skill etc não tem OC no 13900k e RAM afinada que resolva, o jogo é MUITO mal otimizado quando tem muita gente na tela, cai de 60fps com a GPU em gargalo pesado, meu amigo de 7950x e RAM EXPO 6000Mhz chegou a cair pra 38fps.
É bem por aí mesmo, acho que MMO em geral quando tem uma caralhada de gente na tela não tem muita solução, no caso do Guild Wars 2 é durante os eventos open-world e WvW, mass dá pra simplesmente reduzir a quantidade de player models que alivia brutalmente pra CPU além de ajudar na visibilidade, nem sei se tem muita salvação além de upgrade de CPU porque maioria desses jogos não devem ser otimizados futuramente e mesmo se forem não sei qual é o limite do quanto pode melhorar, todo ou quase todo MMO que joguei é a mesma coisa quando tem muito player model na tela

EDIT: Pros curiosos, exemplos dos CPU high-end peidando na farofa kkk

Última edição:
A Asus soltou BIOS nova não-Beta com AGESA 1.0.8.0 pra toda linha de placas-mães, alguém com Asus já baixou e está usando? Notou alguma diferença? Baixei aqui mas ainda não dei flash, está chovendo e trovejando aqui hoje, não quero dar sorte pro azar de cair a luz durante o flash 😅

A Asus soltou BIOS nova não-Beta com AGESA 1.0.8.0 pra toda linha de placas-mães, alguém com Asus já baixou e está usando? Notou alguma diferença? Baixei aqui mas ainda não dei flash, está chovendo e trovejando aqui hoje, não quero dar sorte pro azar de cair a luz durante o flash 😅
testei aqui com minha memória XMP chinesa e não foi dessa fez que estabilizou. Mas no geral o pessoal reporta instabilidade acima de 6000MHz nessa nova AGESA 1.0.8.0. Eu consegui estabilizar 5600MHz nas minhas DDR5 2x32GiB 6400MHz GeiL XMP 3.0 que não tem EXPO, mas com temporizações muito elevadas, no entanto, na AGESA 1.0.0.7c eu sequer estabilizava com qualquer temporização, em algum momento dava erro e o TM5 logo apresentava vários em poucos segundos. Achei melhor voltar para a versão 1.0.0.7a e tentar baixar um pouco mais as temporizações. FCLK pode não ficar estável acima de 2000MHz também, talvez dê para chegar no máximo até 2033 ou 2066MHz.

também não tenho ido muito alto na tensão das memórias, até 1.40V redondos. Quanto mais a gente aperta, mas pode ser necessário subir mais a tensão para estabilizar. Tento manter o vSoC sem overclock e tensão em até 1.250v e VDDIO/MC em 1.350v, então, nesses valores é bem provável que me limitem no clock das memórias mais elevados.

AGESA 1.0.8.0 trouxe novidades:
SEV Control
MCA FruText
Fast Short REP MOVSB (FSRM)
AVX512 (on/off)
Corrector Branch Predictor
CPU Speculative Store Modes (tendo opções como More/Less Speculative e off)

também percebi que o gerenciamento de energia está bem melhorado e comportado.

Última edição:
barulho do cooler é a ventoinha que pode estar sendo exigida porque o cooler não consegue refrigerar bem, já que saturou. Esses processadores atuais dissipam muito calor, mas pode gerenciar isso usando o ECO MODE e ativar o 105W. Tem muito air cooler que dissipa somente até 95W, geralmente os de apenas uma torre.
já usei water cooler e não gostei porque a água evapora, já o air cooler de dupla torre pode ser igualmente caro, mas o defeito que costuma dar é na ventoinha e isso é fácil de resolver. Mas cuidado porque tem muito dual torre nos air coolers que é tão fraco quanto modelos de uma torre.
Pior que eu comentei em outro tópico e me falaram que o cooler que eu tenho (é duas torres) não deveria ser barulhento, talvez seja outro ponto do setup que esteja causando ruido.

testei aqui com minha memória XMP chinesa e não foi dessa fez que estabilizou. Mas no geral o pessoal reporta instabilidade acima de 6000MHz nessa nova AGESA 1.0.8.0. Eu consegui estabilizar 5600MHz nas minhas DDR5 6400MHz GeiL XMP 3.0 que não tem EXPO, mas com temporizações muito elevadas, no entanto, na AGESA 1.0.0.7c eu sequer estabilizava com qualquer temporização, em algum momento dava erro e o TM5 logo apresentava vários em poucos segundos. Achei melhor voltar para a versão 1.0.0.7a e tentar baixar um pouco mais as temporizações. FCLK pode não ficar estável acima de 2000MHz também, talvez dê para chegar no máximo até 2033 ou 2066MHz.

também não tenho ido muito alto na tensão das memórias, até 1.40V redondos. Quanto mais a gente aperta, mas pode ser necessário subir mais a tensão para estabilizar. Tento manter o vSoC sem overclock e tensão em até 1.250v e VDDIO/MC em 1.350v, então, nesses valores é bem provável que me limitem no clock das memórias mais elevados.

SEV Control
MCA FruText
AVX512 (on/off)

Obrigado por ter postado as suas impressões e o que mudou, a página da Asus não dá muito detalhes, apenas que essa nova AGESA traz suporte a novos processadores (APUs?). Sobre as memórias, de quantos GBs é o seu kit? Os meus kits são 2x16 (32Gb), particularmente nunca tive problemas com eles, pelo o que observo tenho a percepção de que essa combinação é a que causa menos problemas de instabilidades (acho que os kits de 2x24 (48Gb) também costumam rodar suave) 🤔

Pior que eu comentei em outro tópico e me falaram que o cooler que eu tenho (é duas torres) não deveria ser barulhento, talvez seja outro ponto do setup que esteja causando ruido.

Vi em seus posts que está cogitando pegar um Arctic Liquid Freezer, se for nele pesquise sobre a compatibilidade com a placa-mãe que está planejando comprar, peguei um desses de 280mm e não deu certo numa B650M Aorus Pro AX, o mecanismo de fixação do bloco encosta sobre os capacitores do VRM parecendo esmagá-los. Tentei instalá-lo numa Z790M Aorus Elite AX e também não foi, o mecanismo de fixação conflita com o primeiro slot M.2 da placa-mãe. A lista de placas-mãe incompatíveis que está no site da Arctic está bem incompleta, dessa forma não deixe de pesquisar. Há cerca de 2 semanas peguei uma Asrock B650E Taichi numa promo do Kabum e nessa placa-mãe consegui instalar ele sem problemas.

Kit AM5 UP and Running!!!!

Vamos lá, fica aqui o registro do perrengue rsrs.

Primeiro, comprei uma mobo "seminova", cheguei em casa abri a caixa, e pasmem, pinagem do socket do processador tortos rsrs. Estou devolvendo.
Chegou o processador 7600 da loja q explode, chegou DDR5 6000 CL36 XPG Lancer, e não pude montar na terça-feira, cheguei tarde da noite e fiquei sem tempo.
Na quarta-feira, eu estava em sampa, ai já aproveitei e passei na Santa Efigênia e já lancei outra mobo rsrs. Ai montei tudo ontem no feriado.

Primeiro boot demorou um pouquinho e foi, abriu o windows e sucesso.

Atualizei a bios, configurei tudo certinho, mas ficava dando erro de fTPM, e desconfigurava toda a bios...
Depois de umas pesquisas, achei a solução e voltei configurar tudo.

Não tenho AMD desde 2017, quando tinha um Phenom II x6 1090T, parecia q eu nem sabia o que fazer na bios.
Pesquisei bastante pra não fazer merda, e achei até que bem fácil e rápido configurar memória, pbo, modo eco, nessas placas para os Ryzen 7000, tem muita informação pronta, muita gente disposta a fazer e mostrar o que funciona, então foi sucesso.

Uso.
Formatei o Win11, instalei tudo e bora. Não gostei do Ryzen Master, sinto que aquilo não serve pra nada, configurei tudo via bios, no Ryzen Master mostra Expo, PBO, e Curva, desativados, não sei pq, nada que faça ali parece funcionar, mas na bios já está feito. No Win11 mostra memórias com 3000mhz, mas é só abrir algo mais pesado como um jogo que salta pra 6650mhz +/-.

Temperaturas.
Sei que os Ryzen em modo ECO são bem frios, mas para minha surpresa o 7600 aqui está rodando com até 55°C em Cyberpunk, com uma 3070, rodando no talo em 3440x1440 WQHD (DLSS e RTX off). Nos outros jogos que abri aqui rapidamente como The Division 2 e Sekiro, não passou dos 48°C, Temperatura ambiente ontem estava em 25°C. Quero fazer mais testes. Estou usando o WC Cougar Aqua 240, configurei a curva dos fans na bios como Silent, para ter menos ruído. Em uso normal no Win11, seja navegador, office, ou outra coisa mais leve, a temperatura ficou entre 47°C e 51°C. Quando abro algum jogo os fans aumentam a rotação apenas o suficiente para controlar a temperatura, mas nunca chegam nem perto do 100%. Gostei, baixíssimo ruído dos fans, e temperaturas mais baixas que o i5 8600k que eu estava usando, mais econômico, e com muito, mas muito mais desempenho. Acho que essa é a definição de Upgrade, eficiência e desempenho que eu queria mesmo rsrs.

Atualizei a bios, configurei tudo certinho, mas ficava dando erro de fTPM, e desconfigurava toda a bios...
Deixa qual foi a solução se possível porque sempre é útil pra alguém kkkk

Deixa qual foi a solução se possível porque sempre é útil pra alguém kkkk
Basta desligar o TPM.
Mas deixa pra desativar o TPM depois de instalar o Windows, do contrário nem instala.

Eu fiz uma mudança no registro pra poder instalar, mas é só ligar o TPM que vai, depois é só desativar denovo e para de dar erro.

Depois eu vejo na Bios e coloco aqui o caminho certinho.

Obrigado por ter postado as suas impressões e o que mudou, a página da Asus não dá muito detalhes, apenas que essa nova AGESA traz suporte a novos processadores (APUs?). Sobre as memórias, de quantos GBs é o seu kit? Os meus kits são 2x16 (32Gb), particularmente nunca tive problemas com eles, pelo o que observo tenho a percepção de que essa combinação é a que causa menos problemas de instabilidades (acho que os kits de 2x24 (48Gb) também costumam rodar suave) 🤔
corrigi lá em cima, são 64GiB em 2x32, justamente o que dá mais problema no geral até em alguns modelos EXPO, embora haja quem tenha conseguido 128GiB em 6000MHz 4x32. Na verdade as DDR5 são memórias 4800MHz ou até 5600MHz (em over JEDEC) que são vendidas como overclocáveis até 6400MHz+

retornei para a nova BIOS AGESA 1.0.8.0 porque, como era de se imaginar, depois que atualiza as antigas passam a dar problema (deve ficar alguma coisa gravada visto que essa nova AGESA é maior que as outras em uns 2MiB). Estou reajustando tudo em 6000MHz para ver se estabiliza nessa AGESA 1.0.8.0
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Basta desligar o TPM.
Mas deixa pra desativar o TPM depois de instalar o Windows, do contrário nem instala.

Eu fiz uma mudança no registro pra poder instalar, mas é só ligar o TPM que vai, depois é só desativar denovo e para de dar erro.

engraçado, não tive esse problema nem de longe. Pra mim foi a criptografia que deu enjoo porque precisei reinstalar e não sabia que ela vem ativada por padrão, então tive de entrar na conta da Microsoft com o outlook que é onde se salvam os dados das instalações do Windows 10 em diante e peguei os dados da chave de criptografia, depois eu desativei a criptografia do Windows 11 nos HDs e SSDs (BitLocker)

Última edição:
ai já aproveitei e passei na Santa Efigênia e já lancei outra mobo rsrs.
Pegou qual?

Basta desligar o TPM.

Não tive nenhum problema neste aspecto, na verdade nem lembro se está ativado ou não mas não precisei fazer nada para instalar o Win11.

Não gostei do Ryzen Master, sinto que aquilo não serve pra nada, configurei tudo via bios, no Ryzen Master mostra Expo, PBO, e Curva, desativados, não sei pq, nada que faça ali parece funcionar, mas na bios já está feito.
+1, acho bem melhor fazer direto na Bios.

No Win11 mostra memórias com 3000mhz, mas é só abrir algo mais pesado como um jogo que salta pra 6650mhz +/-
Como assim?

1697207623971.png

Vc diz nessa tela? Nunca vi o valor mudar, nem aí e nem nos CPU-Z ou HWInfo64 da vida.

testei aqui com minha memória XMP chinesa e não foi dessa fez que estabilizou. Mas no geral o pessoal reporta instabilidade acima de 6000MHz nessa nova AGESA 1.0.8.0. Eu consegui estabilizar 5600MHz nas minhas DDR5 2x32GiB 6400MHz GeiL XMP 3.0 que não tem EXPO, mas com temporizações muito elevadas, no entanto, na AGESA 1.0.0.7c eu sequer estabilizava com qualquer temporização, em algum momento dava erro e o TM5 logo apresentava vários em poucos segundos. Achei melhor voltar para a versão 1.0.0.7a e tentar baixar um pouco mais as temporizações. FCLK pode não ficar estável acima de 2000MHz também, talvez dê para chegar no máximo até 2033 ou 2066MHz.

SEV Control
MCA FruText
AVX512 (on/off)

agora consegui estabilizar manualmente em 6000MHz cl30-36-36-90 e tensão 1.35v, já o XMP não tem estabilidade. Depois tento melhorar a otimização.

agora consegui estabilizar manualmente em 6000MHz cl30-36-36-90 e tensão 1.35v, já o XMP não tem estabilidade. Depois tento melhorar a otimização.
a AGESA 1.0.8.0 até que no TM5 estava indo bem, mas como estabilidade depende de um monte de testes, eis que deu problema. Não cheguei a testar a impedância da versão anterior, mas como costumo guardar as configurações, retornei a BIOS para a AGESA 1.0.0.7a onde o desempenho é muito superior com estabilidade mais do que já verificada em várias aplicações, ainda que não faça 6400MHz, nos 6200MHz atuais já está bom.

é muito difícil achar a melhor configuração de impedância, ainda mais se o refinamento for muito alto e a AGESA 1.0.8.0 tem uma sensibilidade muito da enjoada.

Pegou qual?

Não tive nenhum problema neste aspecto, na verdade nem lembro se está ativado ou não mas não precisei fazer nada para instalar o Win11.

+1, acho bem melhor fazer direto na Bios.

Como assim?

Ver anexo 135582

Vc diz nessa tela? Nunca vi o valor mudar, nem aí e nem nos CPU-Z ou HWInfo64 da vida.
Peguei a Gigabyte B650 Gaming X.

Aqui as memorias não passam dos 2994mhz ate que eu abra algo mais pesado. Ja verifiquei no HWiNFO, CPU-Z, Ryzen Master.
Não sei se eh o Ryzen Master segurando as memoria mas não fica fixo em 6000mhz de jeito nenhum.
EU não sei se era pra acontecer isso rsrs.

Se alguem tiver alguma sugestão do que fazer, ajuda ai, vlw!!!

Users who are viewing this thread

Voltar