[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Salve a todos!!

Avaliando o upgrade aqui, saindo de um kit Intel i5 8600k @4.7ghz+ 16gb 3600mhz + RTX 3070, vou migrar para am5.

A duvida é: economizar com processador, pegar um Ryzen 7600 considerando que já é um baita processador, e um bom upgrade pro i5 8600k;
ou
gastar um pouco mais (R$1,2/2k a mais no kit) e meter a cara num 7800x3d?

O upgrade será composto por processador Ryzen + mobo B650 + 32gb 6000mhz CL32 ou 36
Vou continuar com algumas peças por hora, como, wc Cougar Aqua 240mm, gabinete Corsair 600T, RTX 3070 (4080 no futuro), monitor Dell 34" 1440p ultra wide 144hz.

Me parece 8 ou 80, mas a diferença de preço x performance não ficou muito claro pra mim. Em alguns testes o 7600 não fica tão pra trás de um 7800x3d, pelo menos nada que valha pagar a diferença, e o outros processadores intermediários não me chamam atenção.

Ajuda ai, vlw!!

Olha, quando eu montei meu AM4 eu fiz exatamente a primeira opção.

Peguei uma X570, 16GB DDR4 e um 3600 que era o CPU mais barato da linha 3000 no lançamento, já pensando no último/melhor CPU para jogos da plataforma, no caso que uso agora o 5800X3D. Meu próximo upgrade será apenas no AM6.

Salve a todos!!

Avaliando o upgrade aqui, saindo de um kit Intel i5 8600k @4.7ghz+ 16gb 3600mhz + RTX 3070, vou migrar para am5.

A duvida é: economizar com processador, pegar um Ryzen 7600 considerando que já é um baita processador, e um bom upgrade pro i5 8600k;
ou
gastar um pouco mais (R$1,2/2k a mais no kit) e meter a cara num 7800x3d?

O upgrade será composto por processador Ryzen + mobo B650 + 32gb 6000mhz CL32 ou 36
Vou continuar com algumas peças por hora, como, wc Cougar Aqua 240mm, gabinete Corsair 600T, RTX 3070 (4080 no futuro), monitor Dell 34" 1440p ultra wide 144hz.

Me parece 8 ou 80, mas a diferença de preço x performance não ficou muito claro pra mim. Em alguns testes o 7600 não fica tão pra trás de um 7800x3d, pelo menos nada que valha pagar a diferença, e o outros processadores intermediários não me chamam atenção.

Ajuda ai, vlw!!
Se for só para jogos também não acho que valha a pena desembolsar o adicional no 7800X3D, processadores hexacore ainda serão suficiente por muito tempo ainda e o 7600 não vai gargalar a RTX 3700.

E esses chips com o 3D V-Cache são mais sensíveis à temperatura e voltagem, aí sabe-se lá se a BIOS da placa-mãe que você vai usar, mesmo que da versão mais recente, vai realmente limitar o VSoc em 1.3V e não vai fritá-lo no longo prazo. É uma preocupação que eu não gostaria de ter. Talvez na próxima geração dos Ryzen com amadurecimento do firmware AGESA e das mobos AM5 não ocorra mais esse problema, mas pessoalmente eu ainda evitaria.

Sem contar o TDP de 120W do 7800X3D contra 65W do 7600, temperatura, consumo e ruído vão ser bem maiores no primeiro.

Olha, quando eu montei meu AM4 eu fiz exatamente a primeira opção.

Peguei uma X570, 16GB DDR4 e um 3600 que era o CPU mais barato da linha 3000 no lançamento, já pensando no último/melhor CPU para jogos da plataforma, no caso que uso agora o 5800X3D. Meu próximo upgrade será apenas no AM6.
É o que eu estou mais propenso a fazer msm.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se for só para jogos também não acho que valha a pena desembolsar o adicional no 7800X3D, processadores hexacore ainda serão suficiente por muito tempo ainda e o 7600 não vai gargalar a RTX 3700.

E esses chips com o 3D V-Cache são mais sensíveis à temperatura e voltagem, aí sabe-se lá se a BIOS da placa-mãe que você vai usar, mesmo que da versão mais recente, vai realmente limitar o VSoc em 1.3V e não vai fritá-lo no longo prazo. É uma preocupação que eu não gostaria de ter. Talvez na próxima geração dos Ryzen com amadurecimento do firmware AGESA e das mobos AM5 não ocorra mais esse problema, mas pessoalmente eu ainda evitaria.

Sem contar o TDP de 120W do 7800X3D contra 65W do 7600, temperatura, consumo e ruído vão ser bem maiores no primeiro.
Vendo alguns reviews gringos e possíveis problemas, cheguei a conclusão que os ryzen precisam ainda de um underclock/pbo/sei lá o que pra baixar as temperaturas e consumo. Então a ideia era, se pegasse o 7800x 3d claro, limitar a 80w, pois pelo visto não há perda significativa em desempenho. Mesmo sendo capados seja via clock/voltagem/temperatura esses processadores são uns monstros em eficiência energética e desempenho.
Seja lá qual processador eu venha a pegar ainda acho mais viável deixar em modo eco do que deixar fritar rsrsr

Última edição:

Vendo alguns reviews gringos e possíveis problemas, cheguei a conclusão que os ryzen precisam ainda de um underclock/pbo/sei lá o que pra baixar as temperaturas e consumo. Então a ideia era, se pegasse o 7800x 3d claro, limitar a 80w, pois pelo visto não há perda significativa em desempenho. Mesmo sendo capados seja via clock/voltagem/temperatura esses processadores são uns monstros em eficiência energética e desempenho.
Seja lá qual processador eu venha a pegar ainda acho mais viável deixar em modo eco do que deixar fritar rsrsr
Até onde eu lembro os modelos x3D não precisam disso, eles já são mais conservadores de fábrica se comparados com os modelos non-3D.

Nem precisa ficar quebrando a cabeça com essas coisas, é só fazer como já comentaram aqui(limitar ele pela temperatura). Aqui setei 85° de limite assim atinge ~5.5k no SC e ~5k no MC.
edit: consumo não passa de 110W.

TODOS as versões de BIOS antigas e até as mais recentes limitam a tensão SoC porque também não precisava jogar no infinito. Provavelmente vão poder subir um pouco quando descobrirem algum limite superior. Mas do que adianta também subir tensão e ganhar mais consumo? O problema é a falta de amadurecimento pleno para não deixar as memórias instáveis, ainda há modelos sem suporte e são muitos. Tem alguma instabilidade no FCLK que é porque tem tensão errada aí, a Controladora de Memória talvez não precise de trabalhar em 1.4V e as tensões VDD/VDDQ não precisam ficar iguais. Para as minhas memórias, ao ativar 6400MHz, o sistema quer trabalhar em 1/2 e não 1/1.
barulho no computador é a ventoinha quem produz, não o processador.

o consumo do Ryzen 7000 é bom no geral e os X3D são bem mais comportados por padrão. Mas não se engane, esses novos processadores consomem muito mesmo frente à geração anterior, tanto para Intel quanto para a AMD, isso porque há uma corrida pelo topo.

qualquer processador queima se passar de suas especificações, eu já queimei dois Intel pensando que dava para subir demais a tensão com a temperatura já bem alta. Então, de fato, já estamos no limite de funcionamento do silício e você precisa investir mais na refrigeração para manter o clock no mais elevado patamar.

problemas como esse do Peperaio acontecem devido essa corrida louca entre os fabricantes.

Fiz a compra ontem do 7800x3d + B650m Plus + 2x16gb 6400mt/s Juhor Hinyx a-die. Mas me veio na cabeça que as ddr5 são as mesmas memórias ddr4 no estilo engana trouxa, porque além de não ver resultados tão diferentes nos testes ddr4 vs ddr5 me veio na cabeça que essas 6400mt/s c32 são na verdade a mesma coisa que 3200mhz c16 só que demorando o dobro a cada ciclo consequentemente entregando o dobro de dados em um tempo maior, estou esquecendo alguma coisa ou é isso mesmo?

Fiz a compra ontem do 7800x3d + B650m Plus + 2x16gb 6400mt/s Juhor Hinyx a-die. Mas me veio na cabeça que as ddr5 são as mesmas memórias ddr4 no estilo engana trouxa, porque além de não ver resultados tão diferentes nos testes ddr4 vs ddr5 me veio na cabeça que essas 6400mt/s c32 são na verdade a mesma coisa que 3200mhz c16 só que demorando o dobro a cada ciclo consequentemente entregando o dobro de dados em um tempo maior, estou esquecendo alguma coisa ou é isso mesmo?
A latência absoluta das duas memória é a mesma, o aumento do CL é compensado pelo aumento da taxa de transferência, memórias rápidas afetam menos os chips X3D mas dão um leve aumento no desempenho sim

O impacto não é tão grande entre as memórias mas tem diferença sim principalmente em aplicação mais exigente e claro jogos!

A banda da DDR5 é efetivamente maior, pra aplicações sensíveis a latência (tipo jogos) é oq foi dito acima, mas pra aplicações que se preocupam mais com banda e que não ligam pra latência (provavelmente nada que vc use) a diferença de banda ajuda bastante a manter a CPU/outros dispositivos alimentados com dados.

Sobre o kit em construção, vou ficar com o o 7600 mesmo, 7600x somente se os valores forem muito parecidos na hora da compra.

Minha duvida agora é pegar uma b650 mais parruda já pensando num futuro upgrade de processador daqui a alguns anos ou "economizar" na mobo e pegar uma mais simples? Pelo que percebo, no mercado só tem placas na faixa dos R$1500 as mais cxb, e as que giram em torno de R$2000 eu não consigo ver tanto beneficio além de beleza e um recurso ou outro rsrs.

Quanto as memórias, focar em frequências mais altas, ou latências menores? Percebo que memórias com latências menores tem preços mais elevados independente das frequências.

Acho que um kit bom seria b650 + ddr5 6000mhz cl 34 ou 36, visto que com essas latências já seriam memorias mais caras, mas será que existe tanto beneficio?
Vi umas ddr5 com cl40 por uns 200/300 reais mais barato o kit com 32gb, seria "ruim"?

Minha duvida agora é pegar uma b650 mais parruda já pensando num futuro upgrade de processador daqui a alguns anos ou "economizar" na mobo e pegar uma mais simples? Pelo que percebo, no mercado só tem placas na faixa dos R$1500 as mais cxb, e as que giram em torno de R$2000 eu não consigo ver tanto beneficio além de beleza e um recurso ou outro rsrs.
Depende completamente do que é o seu futuro upgrade, tem gente que foca em jogos e só pensa em usar a linha Ryzen 5/7 pra jogos, pra quem usa pra trabalho/produtividade/hobbys e pretende botar um 7950x/8950x, meter overclock e rodar esses tasks que exigem todos os núcleos a 100% aí é quando tende a fazer mais sentido uma placa mãe "parruda", porque vejo gente que usa um Ryzen 1600/1600x e tem medo de botar um Ryzen 5600/5700x na placa-mãe as vezes sendo que o consumo do CPU é o mesmo ou até menos as vezes

Se não faz questão de alguma conectividade específica ou algo específico na placa-mãe eu diria que é algo que faz sentido economizar sim, tem B650M até por 1200~ e que dá conta de segurar o 7950x, óbvio que depende de temp ambiente, gabinete/airflow, se tá com OC ou não etc, possivelmente acha até por menos mas pra facilitar vou deixar uma tabela de mobo e temp de VRM rodando o 7950x

Asrock B650M PG Riptide - R$ 1203 (Terabyte)

TUF Gaming B650M-Plus Wi-Fi - R$ 1300

Asrock B650 PG Lightning - R$ 1530 (Pichau)

Gigabyte B650 Gaming X AX - R$ 1590

TUF Gaming B650-Plus Wi-Fi - R$ 1700 (Terabyte, 1600 sem Wifi na Gkinfostore)

B650-P MSI PRO Wi-Fi - R$ 1700 (1599 na Gkinfostore, Pichau)

B650 PG Lightning - R$ 1700 (GKinfostore, Terabyte, Londritech)

ASRock B650 Pro RS - R$ 1930

Gigabyte B650 Gaming X - R$ 2000 (Terabyte por 2220)

TUF Gaming X670E-Plus - R$ 2100 (Pichau)

ROG Strix B650-A Gaming Wi-fi - R$ 2200 (Terabyte, Gigantec, GKinfostore, ElitePlayer)

Gigabyte B650 Aorus Elite - R$ 2260 (Pichau) ou Aorus Elite AX por 2000 na Gkinfostore (Terabyte, Pichau)

B650 MSI MAG Tomahawk Wi-Fi - R$ 2300 (Pichau, Terabyte, 1920 na Gkinfostore)

ROG Strix B650E-E Gaming Wi-fi - R$ 2900 (Terabyte, 2600 na Gkinfostore)

Tabela de comparação mobos AM5

Buz0Rd9.png

Quanto as memórias, focar em frequências mais altas, ou latências menores? Percebo que memórias com latências menores tem preços mais elevados independente das frequências.
Os dois são desejáveis, mas na prática não vai ter muita diferença se só vai usar XMP/EXPO delas e elas forem próximas como 5600 CL36 ou 6000 CL40

Acho que um kit bom seria b650 + ddr5 6000mhz cl 34 ou 36, visto que com essas latências já seriam memorias mais caras, mas será que existe tanto beneficio?
Vi umas ddr5 com cl40 por uns 200/300 reais mais barato o kit com 32gb, seria "ruim"?
6000 CL34/CL36 vai ficar consideravelmente mais caro pra não tanta diferença a princípio, se vai ver diferença ou não vai depender da sua GPU, da resolução que vai usar, do jogo etc, porque também não adianta ter um puta CPU e uma puta memória e ter uma 4070 pra jogar 1440p/4k, pode até fazer diferença mas o limitador na maioria dos casos que vejo aqui pelo menos é GPU, e não CPU/memória, apesar de ter alguns jogos/casos que possam se beneficiar sim, longe de ser tão simples como 6000 CL40 = ruim e 6000 CL36 = bom, na prática a experiência vai ser basicamente a mesma, com o kit mais rápido tendendo a ter melhores mínimas/médias mas nem sempre é o caso, e quando é não é nada tão gigante também

AMD Ryzen 7000 Series [Zen 4] RAM/Memory Scaling feat. Tuned Memory - RYZEN 7700X​

Sobre o kit em construção, vou ficar com o o 7600 mesmo, 7600x somente se os valores forem muito parecidos na hora da compra.

Se fosse esticar o passo até um 7600x eu olharia o 7700 para ter uns núcleos extras, mas qualquer um deles certamente irá atender bem.

Para a placa mãe teria que ver o que há disponível no mercado mas tendo em vista o que paguei na minha B650 meses atrás acho que +/- R$2k é um valor "ok" (link pra comparar diferenças).

Sobre memórias, é sabido que latência baixa + frequência alta é a receita indicada e certificação EXPO é a cereja do bolo mas não precisa exagerar, muito do dinheiro que sai do bolso e do tempo que se 'perde' afinando Bios só vai aparecer ao rodar benchmarks e analisar números, a diferença prática no dia a dia será mínima ou até nula.

Vale a mesma sugestão da placa mãe (ver as opçõe$ atuais), e de preferência alguma que esteja listada no QVL dela.

Bom, EU, no seu lugar nesse momento faria o seguinte:

Se você tem a intenção de pegar o melhor último upgrade da plataforma AM5, compraria a cpu e memória mais em conta. Investiria um pouco mais na placa mãe.

DDR5 ainda está em fase “inicial”, então provavelmente terá opções muito melhores com preços mais baixos daqui alguns anos.

CPU, mesmo raciocínio.

Já a placa mãe não precisa ser high end, só pegar uma que suporte o cpu mais parrudo do momento com boa estabilidade, que provavelmente vai segurar o mais parrudo da última geração do AM5.

Respondendo a todos, optei por economizar por hora, peguei o 7600 na loja q explode, mobo é a gigabyte Aorus B650m Aorus Elite AX, peguei usada de um amigo q por coincidência ou não está se desfazendo de tudo, por motivos financeiros, mas ele só tinha a mobo ainda, então aproveitei. Agora vou procurar com mais afinco as memórias.

Respondendo a todos, optei por economizar por hora, peguei o 7600 na loja q explode, mobo é a gigabyte Aorus B650m Aorus Elite AX, peguei usada de um amigo q por coincidência ou não está se desfazendo de tudo, por motivos financeiros, mas ele só tinha a mobo ainda, então aproveitei. Agora vou procurar com mais afinco as memórias.
2x16GB? Faz questão de RGB ou pode ser algo mais "normal"?

Tenho essas, rodam a 6000Mhz rock solid há meses sem precisar mexer em nada, só não fui além porque não quis/falta de tempo.

Recomendo fortemente, e o preço tá legal.

2x16GB? Faz questão de RGB ou pode ser algo mais "normal"?

Tenho essas, rodam a 6000Mhz rock solid há meses sem precisar mexer em nada, só não fui além porque não quis/falta de tempo.

Recomendo fortemente, e o preço tá legal.
Acabei de pegar essas aqui, queria de 6000mhz e cl36, o rgb era um plus, mas só pq estou montando um kit novo, aqui não tenho nada rgb e achei q seria legal fazer algo diferente dessa vez, mas o importante eram as espeficicações msm.

https://www.guerradigital.com.br/pr...6gb-6000mhz-ddr5-cl36-ax5u6000c3616g-dclarbk/

e de preferência alguma que esteja listada no QVL dela
Acabei de pegar essas aqui, queria de 6000mhz e cl36, o rgb era um plus, mas só pq estou montando um kit novo, aqui não tenho nada rgb e achei q seria legal fazer algo diferente dessa vez, mas o importante eram as espeficicações msm.

https://www.guerradigital.com.br/pr...6gb-6000mhz-ddr5-cl36-ax5u6000c3616g-dclarbk/
Se conferiu isso tá tudo certo.

Não estar listada não é certeza de problema, mas eu só ficaria seguro se conhecesse alguém com exatamente o mesmo cenário para atestar minimamente a compatibilidade.

Kit montado:

Ryzen 7600
Mobo Gygabyte B650M Aorus Elite AX
DDR5 XPG Lancer 6000mhz CL36

Vou manter meu Cougar Aqua 240mm por hora, e ver se ele aguenta, caso não dê conta de resfriar ai eu vou partir para um 340mm Deep cool LT720.

Se conferiu isso tá tudo certo.

Não estar listada não é certeza de problema, mas eu só ficaria seguro se conhecesse alguém com exatamente o mesmo cenário para atestar minimamente a compatibilidade.
As memórias Lancer já são certificadas Expo, então acredito que não há problema.

Essas memórias são mais novas, lançadas depois dos Ryzen, até pensei em pegar outros modelos/marcas, mas certificação Expo era requisito necessário.

Vou manter meu Cougar Aqua 240mm por hora, e ver se ele aguenta, caso não dê conta de resfriar ai eu vou partir para um 340mm Deep cool LT720.
Tem gente que roda esses CPUs em Gammaxx 400/AG400, se um WC 240mm não desse conta teria nem como refrigerar os CPUs acima dele :haha: Agora o "dar conta" é sempre bem subjetivo

hmh9SB6.jpeg

jltFtGq.jpeg

YddDJM8.jpeg

mg0MXVq.jpeg

9FQcoe5.jpeg

e8KeG2J.png

eEFBklE.jpeg

Galera, peguei um Ryzen 7 7700 meio de barbada de um cara aqui da cidade que ia montar e desistiu, o que recomendam de mobo pra ele até uns R$1500-1600?
Tô de olho na MSI Pro B650-P Wi-Fi, dei umas olhadelas na Tomahawk também, mas foge um pouco do orçamento e achei as duas muito semelhantes.

Galera, peguei um Ryzen 7 7700 meio de barbada de um cara aqui da cidade que ia montar e desistiu, o que recomendam de mobo pra ele até uns R$1500-1600?
Tô de olho na MSI Pro B650-P Wi-Fi, dei umas olhadelas na Tomahawk também, mas foge um pouco do orçamento e achei as duas muito semelhantes.

Você precisa do Wifi? Caso não, iria nessa 👉 Placa Mãe Gigabyte B650M Aorus Elite, AMD, Micro ATX, DDR5 - B650M AORUS ELITE

Caso precise do Wifi 👉 Placa Mae Gigabyte B650m Aorus Elite Ax Amd Am5 Ddr5 B650

Nessa faixa creio que é a melhor que vai encontrar mesmo, e se não precisar de nada super específico vai atender bem como qualquer outra, um pouco mais em conta tem a B650M PG Riptide por 1200

Users who are viewing this thread

Voltar