[AJUDA] 6650xt com gráficos feios e serrilhados

Luis Santos12

Member
Registrado
bom pessoal, montei meu pc na quinta feira e venho percebendo que em TODOS os jogos os gráficos ficam serrilhados, mesmo com o MSAA e anti-alising ativados, um exemplo disso é o warzone com tudo no alto o jogo parece que tá no baixo e serrilhado, também no próprio software da AMD ativei o anti alising por lá e fica a mesma coisa, todos os jogos com aspectos serrilhados, isso me incomoda demais, as coisas ficam "piscando" na tela, o fortnite também não roda bem, enfim, será que minha placa tá com problema?

meu setup
Ryzen 5 5600X
6650xt
msi mag 650w
2x8 ram (com XMP)
a520m pro
SSD 1tb
 
Está com o Radeon Image Sharpening (RIS) ativado no driver? Se sim, pode ser a causa. Principalmente se estiver acima de 50%
 
No Warzone e demais jogos, voce esta utilizando o FSR 2.x/3.0 ou o FidelityFX CAS? Caso sim, faz um teste desativando pra ver se vai melhorar estas bordas serrilhadas, e em ultimo caso, pelo menos no Warzone, habilita o Intel XeSS e ve se o resultado te agrada...
 
precisamos de ibbagens e que nos diga se é em todos os jogos ou só warzone, se usa adaptador de vídeo e por ai vai.
 
Alguns jogos possuem uma configuração chamada de escala de resolução interna ( as vezes pode ter um outro nome como resolução da renderização, mas a função é a mesma). Essa escala de resolução faz com que o jogo trabalhe em uma resolução menor do que a resolução de exibição e isso costuma deixar tudo extremamente serrilhado de estiver muito baixo. Quanto mais baixo estiver essa escala , mais feio fica o jogo.
 
No Warzone e demais jogos, voce esta utilizando o FSR 2.x/3.0 ou o FidelityFX CAS? Caso sim, faz um teste desativando pra ver se vai melhorar estas bordas serrilhadas, e em ultimo caso, pelo menos no Warzone, habilita o Intel XeSS e ve se o resultado te agrada...

precisamos de ibbagens e que nos diga se é em todos os jogos ou só warzone, se usa adaptador de vídeo e por ai vai.

Alguns jogos possuem uma configuração chamada de escala de resolução interna ( as vezes pode ter um outro nome como resolução da renderização, mas a função é a mesma). Essa escala de resolução faz com que o jogo trabalhe em uma resolução menor do que a resolução de exibição e isso costuma deixar tudo extremamente serrilhado de estiver muito baixo. Quanto mais baixo estiver essa escala , mais feio fica o jogo.
tirei prints de warzone, fortnite, lies of p e resident evil 3.
todos estavam com o gráfico no máximo, no fortnite meu processador estava fritando por causa que tinha algumas opções que usavam o ray tracing mas coloquei só pra vcs verem, no resident evil 3 o cabelo da jill aparece serrilhado, a água do warzone tá muito serrilhada.
todos eles parecem faltar nitidez, parecem estar embaçados, eu não ligo muito pra gráficos, mas essa falta de nitidez e o serrilhado me incomoda demais

 
  • Curtir
Reações: zex
tirei prints de warzone, fortnite, lies of p e resident evil 3.
todos estavam com o gráfico no máximo, no fortnite meu processador estava fritando por causa que tinha algumas opções que usavam o ray tracing mas coloquei só pra vcs verem, no resident evil 3 o cabelo da jill aparece serrilhado, a água do warzone tá muito serrilhada.
todos eles parecem faltar nitidez, parecem estar embaçados, eu não ligo muito pra gráficos, mas essa falta de nitidez e o serrilhado me incomoda demais

Bem vindo as porcas engine gráficas de 2024.
No Adrenalin, seta o global em Quality e Image sharpening em 20%
Em games, desabilite tudo que tenha resolution downscaling/downsampling, Target FPS ou Adaptivate resolution e FXAA. FSR só use em jogo muito pesados e se o FPS estiver constantemente abaixo de 60.
No COD use o Fidelity em 20% ou nvidia scaling em native. Desabilite o screenspace shadows e space reflections.

Experimenta jogar Half Life 2, FEAR, Stalker, Painkiller, Farcry 2, GTA 4, Fallout3... Nitidez gráfica sem cu doce. Nessa epóca não exista as inúmeras "tecnologias" para ferrar com a nitidez da imagem.
 
Última edição:
tirei prints de warzone, fortnite, lies of p e resident evil 3.
todos estavam com o gráfico no máximo, no fortnite meu processador estava fritando por causa que tinha algumas opções que usavam o ray tracing mas coloquei só pra vcs verem, no resident evil 3 o cabelo da jill aparece serrilhado, a água do warzone tá muito serrilhada.
todos eles parecem faltar nitidez, parecem estar embaçados, eu não ligo muito pra gráficos, mas essa falta de nitidez e o serrilhado me incomoda demais

Pelas prints no aqui no meu monitor , no geral as imagens dos jogos estão muito boas. Eu particularmente não vi nada de anormal nelas ao ponto de deixar o gráfico horrível. Tem alguns detalhes que é problema da engine do jogo, como o detalhe do cabelo da Jill, mas isso acontece no Resident Evil 7 também .. Pra resolver isso tem que colocar na escala de resolução interna a maior possível, mas isso vai deixar o jogo bem mais pesado.
 
tirei prints de warzone, fortnite, lies of p e resident evil 3.
todos estavam com o gráfico no máximo, no fortnite meu processador estava fritando por causa que tinha algumas opções que usavam o ray tracing mas coloquei só pra vcs verem, no resident evil 3 o cabelo da jill aparece serrilhado, a água do warzone tá muito serrilhada.
todos eles parecem faltar nitidez, parecem estar embaçados, eu não ligo muito pra gráficos, mas essa falta de nitidez e o serrilhado me incomoda demais

Vou ser bem sincero, e talvez fique longo meu comentario rsrsrs, e outras pessoas podem ter outras opinioes/percepcoes... no WZ o maximo de serrilhado que achei foi no telhado da primeira imagem, na quarta imagem, ao observar a agua, me parece ser o efeito de granulacao do jogo, recomendo deixar em 0 absoluto, ele pode ser ajustado nas configuracoes graficas do jogo esta descrito como 'Granulacao'. quanto ao serrilhado, pelo menos no WZ, ainda mantenho a mesma sugestao do comentario anterior.

No RE3 Remake, tem uma pequena granularidade no cabelo da Jill, mas isto e um problema do antialiasing do jogo como foi citado pelo @zex e isto ja havia notado quando joguei o RE2 Remake, parece que nestes 2 remakes o antialiasing nao funciona tao bem nos cabelos dos personagens, desativando a 'Aberracao Cromatica' talvez melhore a sua percepcao de imagem borrada, uma vez que nao notei nenhum problema neste aspecto e nem falta de nitidez pelas imagens que voce forneceu.

No Fortnite nao vi nada que esteja comprometendo a nitidez da imagem, quanto de qualquer serrilhado, mas pode ser que na agua, quando habilitado o RT a sua percepcao de serrilhado pode estar sendo causado pelo denoiser, mas volto a repetir, nao achei nenhum problema, talvez desativar o TSR e deixar apenas o TAA possa melhorar sua percepcao de serrilhado e/ou nitidez neste jogo, mas pode comprometer o desempenho.

Em Lies of P, como joguei muito pouco ele, e pelas imagens fornecidas, nao notei nenhum problema aparente, mas como sei que este jogo utiliza o FSR 2, talvez desativando melhore esta sua percepcao.

Uma recomendacao, se voce joga em 1080p em monitor de 27'' a falta de nitidez, serrilhados pode ser mais perceptivel, principalmente quando utiliza estas tecnologias de upscaling, por isto, a minha recomendacao para quem esta no 1080p, mesmo que seja uma tela de 24'' e sempre de evitar usar upscaling, recomendo usar apenas quando falta desempenho ou quer o maximo de FPS possivel e deixar sempre no preset do upscaling em 'Qualidade' ou superior, outro fator que tambem pode impactar na sua percepcao de falta de nitidez, pode ser a calibracao do seu monitor, cabos de pessima qualidade e uso de adaptadores de video como o @TESOURO-BR citou, e por ultimo, ajustes no driver, recomendo deixar sempre no padrao.
 
tbm não consegui ver coisas erradas, no COD eu uso o FidelityFX no jogo e deixo a nitidez dele em 40%, não consigo jogar COD sem ele ativo, no painel AMD eu deixo a otimização de mosaico pro jogo decidir e não AMD otimizado, tente mexer nisso. Qual resolução está jogando? Usa Adaptador?
 
Bem vindo as porcas engine gráficas de 2024.
No Adrenalin, seta o global em Quality e Image sharpening em 20%
Em games, desabilite tudo que tenha resolution downscaling/downsampling, Target FPS ou Adaptivate resolution e FXAA. FSR só use em jogo muito pesados e se o FPS estiver constantemente abaixo de 60.
No COD use o Fidelity em 20% ou nvidia scaling em native. Desabilite o screenspace shadows e space reflections.

Experimenta jogar Half Life 2, FEAR, Stalker, Painkiller, Farcry 2, GTA 4, Fallout3... Nitidez gráfica sem cu doce. Nessa epóca não exista as inúmeras "tecnologias" para ferrar com a nitidez da imagem.
vou tentar fazer isso, mas o fsr já está desligado, vou instalar o GTA 4 e ver kkkkkkkkk, obg pelas dicas
Pelas prints no aqui no meu monitor , no geral as imagens dos jogos estão muito boas. Eu particularmente não vi nada de anormal nelas ao ponto de deixar o gráfico horrível. Tem alguns detalhes que é problema da engine do jogo, como o detalhe do cabelo da Jill, mas isso acontece no Resident Evil 7 também .. Pra resolver isso tem que colocar na escala de resolução interna a maior possível, mas isso vai deixar o jogo bem mais pesado.
no caso eu coloco tudo em FHD, v-sync afeta em alguma coisa?
Vou ser bem sincero, e talvez fique longo meu comentario rsrsrs, e outras pessoas podem ter outras opinioes/percepcoes... no WZ o maximo de serrilhado que achei foi no telhado da primeira imagem, na quarta imagem, ao observar a agua, me parece ser o efeito de granulacao do jogo, recomendo deixar em 0 absoluto, ele pode ser ajustado nas configuracoes graficas do jogo esta descrito como 'Granulacao'. quanto ao serrilhado, pelo menos no WZ, ainda mantenho a mesma sugestao do comentario anterior.
Sobre o RE3, entendi que o problema pode ser do jogo, no WZ acho que já estava com a granulação desativada, mas vou dar uma olhada de novo, no fortnite me incomoda mais a falta de nitidez, que estou tendo mesmo sem RT e em Lies of P oque me pegou mesmo é que parece tudo meio "pixelizado", o jogo deve ter granulação também kkkkkkkkkk
tbm não consegui ver coisas erradas, no COD eu uso o FidelityFX no jogo e deixo a nitidez dele em 40%, não consigo jogar COD sem ele ativo, no painel AMD eu deixo a otimização de mosaico pro jogo decidir e não AMD otimizado, tente mexer nisso. Qual resolução está jogando? Usa Adaptador?
tô jogando em FHD, em um monitor de LCD 60Hz da philips que deve ter uns 6 anos já, estou prestes a comprar um novo e não uso adaptador.

enfim, as vezes eu que não sei configurar muito bem, meu antigo pc tem uma GT 1050 2gb, Pentium G4560 e 8 de RAM e eu não tinha esse problema, só venho notando no novo. Esse é meu primeiro pc mais "atual" e não sabia se era normal, pensei que tinha algum problema nas peças e por isso abri este tópico.

Posso gravar um vídeo se vocês quiserem ver alguma coisa, no mais, obrigado pelas respostas de todos
 
Será que não é o monitor? Ou cabo?
Olhando as imagens aqui não tem nada de errado não.

Coloca tudo no alto, desativa qualquer coisa de sampling, Image sharpening etc, ativa o vsync e tenta achar algum jogo que fica em 60fps fixos.
 
Também olhei aqui e não achei nada de errado kk

Quando eu jogava em FULL HD os serrilhados me incomodavam bastante, no meu caso resolvi comprando um monitor QHD. Para placas Nvidia da pra usar o DLDSR que ajuda bastante, não sei se para AMD tem algo parecido.
 
Eu não ia comentar nada, mas vejo que não sou o único que não esta vendo nada de errado nas imagens.
Jovem, acho que isso é paranoia da sua cabeça. Ta procurando problema onde não tem. Jogue e seja feliz.
 
vou tentar fazer isso, mas o fsr já está desligado, vou instalar o GTA 4 e ver kkkkkkkkk, obg pelas dicas

no caso eu coloco tudo em FHD, v-sync afeta em alguma coisa?

Sobre o RE3, entendi que o problema pode ser do jogo, no WZ acho que já estava com a granulação desativada, mas vou dar uma olhada de novo, no fortnite me incomoda mais a falta de nitidez, que estou tendo mesmo sem RT e em Lies of P oque me pegou mesmo é que parece tudo meio "pixelizado", o jogo deve ter granulação também kkkkkkkkkk

tô jogando em FHD, em um monitor de LCD 60Hz da philips que deve ter uns 6 anos já, estou prestes a comprar um novo e não uso adaptador.

enfim, as vezes eu que não sei configurar muito bem, meu antigo pc tem uma GT 1050 2gb, Pentium G4560 e 8 de RAM e eu não tinha esse problema, só venho notando no novo. Esse é meu primeiro pc mais "atual" e não sabia se era normal, pensei que tinha algum problema nas peças e por isso abri este tópico.

Posso gravar um vídeo se vocês quiserem ver alguma coisa, no mais, obrigado pelas respostas de todos
Sobre o lance do cabelo da Jill, tente dar uma fuçada melhor nas configuração gráficas do jogo pra ver se muda algo, tem coisa que vc vai ter que subir além do fullhd. Aquele lance de aumentar escala de resolução interna melhorava bastante esse lance do cabelo e no caso do RE 7 era o cabelo da maluquinha da MIA.
 
Pelas prints no aqui no meu monitor , no geral as imagens dos jogos estão muito boas. Eu particularmente não vi nada de anormal nelas ao ponto de deixar o gráfico horrível. Tem alguns detalhes que é problema da engine do jogo, como o detalhe do cabelo da Jill, mas isso acontece no Resident Evil 7 também .. Pra resolver isso tem que colocar na escala de resolução interna a maior possível, mas isso vai deixar o jogo bem mais pesado.

Vou ser bem sincero, e talvez fique longo meu comentario rsrsrs, e outras pessoas podem ter outras opinioes/percepcoes... no WZ o maximo de serrilhado que achei foi no telhado da primeira imagem, na quarta imagem, ao observar a agua, me parece ser o efeito de granulacao do jogo, recomendo deixar em 0 absoluto, ele pode ser ajustado nas configuracoes graficas do jogo esta descrito como 'Granulacao'. quanto ao serrilhado, pelo menos no WZ, ainda mantenho a.

tbm não consegui ver coisas erradas, no COD eu uso o FidelityFX no jogo e deixo a nitidez dele em 40%, não consigo jogar COD sem ele ativo, no painel AMD eu deixo a otimização de mosaico pro jogo decidir e não AMD otimizado, tente mexer nisso. Qual resolução está jogando? Usa Adaptador?

Também olhei aqui e não achei nada de errado kk

Quando eu jogava em FULL HD os serrilhados me incomodavam bastante, no meu caso resolvi comprando um monitor QHD. Para placas Nvidia da pra usar o DLDSR que ajuda bastante, não sei se para AMD tem algo parecido.

Eu não ia comentar nada, mas vejo que não sou o único que não esta vendo nada de errado nas imagens.
Jovem, acho que isso é paranoia da sua cabeça. Ta procurando problema onde não tem. Jogue e seja feliz.
Acho que expliquei um pouco errado demais, eu gravei um vídeo, mas a qualidade ficou um pouco ruim e deu uma diminuída, eu estou falando desse granulado presente quando eu viro a câmera, olhem no cabelo quando está sobre a luz e na roupa branca, parece que tem um fantasma, só que todo pixelado, granulado, isso tá muito forte



Talvez possa ser reflexo, mas, reflexo granulado desse jeito? Em tudo?
 
Acho que expliquei um pouco errado demais, eu gravei um vídeo, mas a qualidade ficou um pouco ruim e deu uma diminuída, eu estou falando desse granulado presente quando eu viro a câmera, olhem no cabelo quando está sobre a luz e na roupa branca, parece que tem um fantasma, só que todo pixelado, granulado, isso tá muito forte



Talvez possa ser reflexo, mas, reflexo granulado desse jeito? Em tudo?

Não vejo nenhum problema. Testa outra entrada da placa de vídeo, outro cabo pode funcionar tb.
Vc tem uma TV com HDMI ai? Testa nela ou em outro monitor, acredito que seja esse seu monitor antigo com algum defeito.
 
Formatou o PC quando mudou de placa de vídeo? Qual versão do driver?
 
Não vejo nenhum problema. Testa outra entrada da placa de vídeo, outro cabo pode funcionar tb.
Vc tem uma TV com HDMI ai? Testa nela ou em outro monitor, acredito que seja esse seu monitor antigo com algum defeito.
Posso tentar ver se é, é a única entrada HDMI da placa

Formatou o PC quando mudou de placa de vídeo? Qual versão do driver?
Sim, coloquei tudo em um novo ssd
Versão do adrenalin é 24.3.1
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou tentar colocar minha gt 1050 de 2gb pra ver a imagem, pode dar algum problema na placa mãe ou processador?
 
Última edição:
Acho que expliquei um pouco errado demais, eu gravei um vídeo, mas a qualidade ficou um pouco ruim e deu uma diminuída, eu estou falando desse granulado presente quando eu viro a câmera, olhem no cabelo quando está sobre a luz e na roupa branca, parece que tem um fantasma, só que todo pixelado, granulado, isso tá muito forte



Talvez possa ser reflexo, mas, reflexo granulado desse jeito? Em tudo?

Esse "fantasma" é o Desfoque de Movimento, dá para desativar. O "quadriculado" deve ser por causa do FidelityFX Super Resolução (famoso FSR 2).
Você viu se estas opções estão ativadas aí no jogo? E em qual resolução o jogo está?
 
  • Curtir
Reações: zex
Esse "fantasma" é o Desfoque de Movimento, dá para desativar. O "quadriculado" deve ser por causa do FidelityFX Super Resolução (famoso FSR 2).
Você viu se estas opções estão ativadas aí no jogo? E em qual resolução o jogo está?
Não tá ativado não, no vídeo eu mostro as configurações do jogo, não tá ativado nem no software da amd, nem no jogo
 
Não tá ativado não, no vídeo eu mostro as configurações do jogo, não tá ativado nem no software da amd, nem no jogo
O FSR realmente não, mas no teu vídeo o Desfoque de Movimento está ativado sim.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo