Mesmo assim não, o clock é apenas 7% maior e não utiliza o tempo inteiro, como eu havia citado, isso é somente em picos em que se precisa de muito, mas muito IO, dura apenas alguns segundos, o máximo que isso afetaria seria algo na renderização de assets não é o suficiente pra afetar o que realmente faz diferença, que é a geração de frames, e ainda tem que ser GPU bound pra isso, porque se for CPU bound é outro balde que o PS5 leva também, em termos de hardware.O que eu falei da GPU eu me referia aos clocks serem menores, não que ela seja mais lenta. A GPU do Xbox SX é maior, inquestionavelmente tem mais poder, mas alguns devs sugeriram que é mais fácil extrair do PS5, em parte por não ter que fazer o jogo para o Xbox SS. Se o clock da GPU do Xbox SX fosse 2100, por exemplo, ou pudesse chegar nesse valor, a diferença seria grande para o PS5, mas eles preferiram ser mais conservadores no clock talvez com medo de um repeteco do que aconteceu com Xbox360.
O pessoal da Digital Foundry fez uma analise há algum tempo que o fato de ter que programar fora do DirectX tb seria uma vantagem do PS5, pq esse tipo de programação é menos automática, e gera otimizações.
Só tu ver que de última hora a MS elevou os clocks da CPU do Xone achando que mitigaria o desempenho em jogos que seria CPU bound, o resultado nós vimos na prática, ou melhor, não vimos, porque eram em pouquíssimos jogos e era tão pequena que não dá nem pra notar. Acredite, a Sony tem a principal arma na mão, a liderança da indústria e a opinião popular, e uma penca de dev oriental que dá o cú pra conseguir trabalhar com ela.
Apesar de ter o console, achar até um bom console é um fato que tudo no PS5 foi incremental, foi de longe o console com menos inovação que eu vi em gerações, é praticamente um PS4 com esteroides. PS1 pro PS2 preciso nem falar, do PS2 pro PS3 teve muita inovação, trouxe apps, rede online, navegador, leitor de filmes aprimorado, fotos, controle e rede wirelesse outra caralhada de coisa.
Do PS3 pro PS4 foi trazido sleep mode, play as download, mais apps, navegador aprimorado, controle reformulado, gráficos excelentes, formato compacto, HDR, recursos de comunidade, chat de voz e posso estar me esquecendo de algo. O que o PS5 trouxe, SSD(incremental) que é evolução natural, controle(incremental) que é totalmente subutilizado pelo potencial que tem e só, foram até removidos recursos do SO e as features prometidas como zero loading, Kraken, RT e 4K 60, foram todas jogadas no lixo.
Cadê o RT boladão que prometeram, cadê os jogos com tamanho minúsculos por causa do IO da NASA do SSD, cadê nosso 4K a 60 na maioria dos jogos, nem que seja por upscalling ? E o pior de tudo que mesmo apesar de tudo isso ainda tá como líder de mercado e ditando a indústria, eu já vi esse filme antes. Por isso que a indústria tá do jeito que tá, inovação jogada na lata do lixo. Espero que no PS5 Pro, vulgo PS5, eles consigam trazer o que eles prometeram pro PS5 beta e tragam realmente recursos pica pra começar de fato a nova geração.
Estou bem ansioso pra ver principalmente os avanços na IA dos NPC's e a física, espero que essa arquitetura de Machine Learning dela não seja desperdiçada só pra gerar frames, vai ser bem decepcionante se for só isso.
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