O que está acontecendo com as ações e dólar

Não é atoa que os caras que realmente ficaram FICOS com a bolsa foram nos contratos futuros, na compra e venda de ações ten-se poucos nomes.

Teve um fulano de tal nos estados unidos que apostou contra todas as tendencias, vendeu um contato de soja, quando essa tava bombando, no outro dia deu um furacão que acabou com uma % de toda soja dos EUA, o *** ganhou não sei quantos milhões, tem num dos livros que o doc me passou.

Voltando a realidade, apesar de entender na teoria, se puderes tirar umas screens dos home broker (apagando dados seus, lógicos).

Na pratica fica dificil pra mim vizualizar você vendendo algo que você não tem =/




tais falando de alavancagem?

pensa assim, vc comprou um carro HJ, mas o dinheiro total do carro vc vai ter só sexta que vem!... ai vc conversa com o vendedor do carro e vc paga um "sinal" pro vendedor e na sexta que vem vc paga o restante....

é assim que funciona mais ou menos... vc paga um valor("sinal") pelo contrato que vc está comprando HJ mas só terá o valor total dele daqui 4 dias.... e antes de completar os 4 dias vc vende o contrato... ai "automaticamente" vc quita o valor que vc devia e o lucro, sobre o montante final fica pra vc! ;)
 
Eu cheguei ver ambos os lados... Que indicam entrar e que indicam não entrar.
Eu fiquei muito interessado com o desenvolver do tópico e tudo mais e até comecei a fazer umas simulações e tal naquele investidor virtual algo assim. Comecei hoje a comprar, vamos ver como que fui amanha.

E também nao há uma previsão de quando a crise terminará, o que deixa muitas duvidas sobre investir agora ou nao pelo que vejo comentando.

Edit: Mas no caso de investir na Sparta (sei do valor mínimo) valeria a pena ou a mesma coisa ?? Pois em breve receberei um $$ de uma divida e pode ser uma alternativa melhor do que a poupança ?
 
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaagora sim.

Então tem um valor x de dias?

Vou entrar no simulador da bm&f, agora com essas quedas gostei de ver, quando eu via o doc falando eu era super contrário, super pré-conceituoso. Ai agora me esclareceram a mente.



Qual o melhor? o que acham deste?

http://simulador.bmf.com.br/
 
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaagora sim.

Então tem um valor x de dias?

Vou entrar no simulador da bm&f, agora com essas quedas gostei de ver, quando eu via o doc falando eu era super contrário, super pré-conceituoso. Ai agora me esclareceram a mente.



Qual o melhor? o que acham deste?

http://simulador.bmf.com.br/


normalmente vc compra um contrato futuro ai vc tem que ficar ligado pra que dia é esse contrato futuro, se for pra amanha, vc tem que fazer a compra e a venda no mesmo dia ou no dia que vc tem que pagar... vc vendendo ele, vc consegue o valor pra quitar ... só nao vale deixar o contrato passar do dia, ai vc terá que desembolsar o valor total do contrato ;)
 
E se não tiver os 10k na minha conta pra pagar o contrato?
 
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaagora sim.

Então tem um valor x de dias?
Vou entrar no simulador da bm&f, agora com essas quedas gostei de ver, quando eu via o doc falando eu era super contrário, super pré-conceituoso. Ai agora me esclareceram a mente.

Qual o melhor? o que acham deste?

http://simulador.bmf.com.br/
E se não tiver os 10k na minha conta pra pagar o contrato?


Os contratos vencem de 2 em 2 meses.
Mas NUNCA há liquidação financeira do contrato!!!
Simplesmente se vc estiver posicionado no dia de vencimento do contrato, sua posição é zerada no final do dia (se tiver comprado o contrato será vendido e vice-versa).
Hoje o contrato mais negociado é o WINV08, veja os vencimentos abaixo
V08 - Outubro 2008
Z08 - Dezembro 2008
G09 - Fevereiro 2009



O simulador é esse mesmo. É bem legal de brincar....
Mas como todo simulador, o tempo de resposta não é real-time, mas dá pra sentir um pouco da movimentação.
 
O que esta acontecendo exatamente eu não sei,mas sei qual vai ser a consequência...o dólar vai para uns 2,20 no final do ano e CONSEQUENTEMENTE vou comprar NO MÁXIMO um Phenom X3...:cry:
Até porque se o dólar subir muito,o preço do meu computador atual usado não vai mudar :boring:
 
uma coisa que nao entendo mto é a parte de contratos vendidos... tipo vc vende um contrato sem tê-lo na mão a 48600 pontos... ai depois vc espera baixar e compra a 46000... como vc tinha vendido ele a 48600 e comprou a 46000, lucro de 2600 pontos! o_O mas como vender algo que vc ainda nao possui e ainda por cima comprar mais barato ?! ¬¬ hehehehehehe oooo coisa doida essa BM&F ! hehehe

digamos que eu entendo.... mas pra mim nao tem logica um treco desses.... mas que é bom pq da pra tirar um lucro mto bom da heheheh
 
uma coisa que nao entendo mto é a parte de contratos vendidos... tipo vc vende um contrato sem tê-lo na mão a 48600 pontos... ai depois vc espera baixar e compra a 46000... como vc tinha vendido ele a 48600 e comprou a 46000, lucro de 2600 pontos! o_O mas como vender algo que vc ainda nao possui e ainda por cima comprar mais barato ?! ¬¬ hehehehehehe oooo coisa doida essa BM&F ! hehehe

digamos que eu entendo.... mas pra mim nao tem logica um treco desses.... mas que é bom pq da pra tirar um lucro mto bom da heheheh


É bem estranho mesmo..... mas tem uma explicação. É um contrato FUTURO!
Vou tentar repassá-la, depois me diz se entendeu ou não......

Quando vc COMPRA um contrato futuro de café por R$150, vc está assinando que no dia do vencimento daquele contrato, vc quer RECEBER 1 saca de café e vai pagar por ela R$150.
Quando vc VENDE um contrato futuro de café por R$150, vc está assinando que no dia do vencimento daquele contrato, vc vai ENTREGAR 1 saca de café e vai receber em troca R$150.

No contrato de Indice Bovespa é similar. Só que a negociação é em cima de ações, já que o ibovespa é a compilação das cotações das 50 maiores empresas negociadas na Bovespa.
Então, dentro da sua dúvida, quando vc VENDE um contrato futuro do indice no valor de 48000 pontos, vc está assinando que na data de vencimento daquele contrato, vc entregaria um conjunto de ações daquelas 50 maiores empresas que compõem o indice, numa quantidade de ações tal cujo valor calculado daria os 48000 pontos.

O mais interessante é que na BM&F o resultado global no final do dia é sempre ZERO!!!
Então, se num determinado dia, vc teve um lucro total de R$500, alguém no universo imenso de transações diárias teve um prejuizo de R$500!
É cobra comendo cobra!
 
O Gazzoni já deu uma boa explicada..... é mais ou menos por aí.
Na Bovespa se negocia ações, na BM&F se negocia contratos futuros.
É meio estranho e abstrato de se entender, mas vou tentar clarear a idéia dos contratos futuros.
Na BM&F se negocia diversas commodities como soja, algodão, boi-gordo, café e tb há negociação sobre indices financeiros como dólar, juros, e índice Bovespa.

Eu gosto muito de trabalhar no contrato de indice Bovespa devido a 3 ítens importantes:

1) Alta liquidez, mais de 15mil contratos por dia (quando iniciei ficava na faixa dos 10mil contratos diários).

2) Poder realizar operação inicial nas duas pontas (comprar ou vender). Assim não importa se a bolsa está caindo ou subindo, é possível realizar lucro desde que vc navegue na mesma tendência. É aí que mora a dificuldade número um de se enterder o funcionamento desse mercado. Vou citar exemplos:

- Num determinado momento o valor do índice Bovespa está em 48500. Vc acredita que o mercado irá se valorizar, então vc COMPRA um contrato. Ao longo do dia, o indice segue sua expectativa e agora está nos 48900, vc poderia então efetuar a VENDA daquele contrato, gerando um lucro de 400 pontos.

- O índice Bovespa está nos mesmos 48500, mas vc acredita que o mercado está em tendência de queda, então vc VENDE um contrato (mesmo sem tê-lo). No decorrer do dia o mercado realmente cai e agora o valor do indice está nos 48100, vc poderia encerrar sua posição fazendo a COMPRA daquele contrato, gerando da mesma forma lucro de 400 pontos.

Cada ponto vale R$0,20 (vinte centavos). Esse valor é por contrato! Vc pode realizar as operações com quantos contratos puder... Se negociar 5 contratos por exemplo, cada ponto vale R$1,00.
Vc pode comprar/vender os contratos no momento que bem entender... nos exemplos acima, dariam um lucro de R$80 com 1 contrato ou R$400 se fossem negociados 5 contratos.

3) Outra vantagem da BM&F é a operação ser alavancada, ou seja, vc negocia um valor maior do que é obrigado a disponibilizar. Aqui vem a dificuldade número dois de se compreender a BM&F.
Pra se operar 1 (um) contrato vc deve depositar como garantia R$1.400, mas o valor real do contrato é na casa dos R$10.000, então quando alí no exemplo vc lucra meros R$80, nas verdade vc deve calcular o lucro sobre o capital que vc efetivamente investiu (no caso R$1.400). Então vc estaria falando de um lucro de 5,7%!! Nada mal para uma operação que na maioria das vezes ocorre em meia hora (hoje em dia, pela alta volatilidade, 400 pontos sobem/descem em 5 minutos).

E pra fechar com chave de ouro, cada operação que vc realiza, vc gasta de corretagem, insignificantes R$1,07 por contrato. Com isso dá pra fazer diversas entradas e saídas ao longo do dia, tentando pegar as tedências de alta/baixa que ocorrem no intra-day.

:yes:Doc.. Soh vc mesmo pra dar uma explicacao tao completa!!!! Brigadao pela aula.... :D
 
:yes:Doc.. Soh vc mesmo pra dar uma explicacao tao completa!!!! Brigadao pela aula.... :D

Estamos aqui pra tentar nos ajudar!
O mercado em geral não é de fácil entendimento, e a BM&F é bem mais complicada mesmo...
Porém é complicada no seu mecanismo, mas de fácil uso: cadastrou, apertou botão (comprar), espera subir, apertar botão (vender).....
Tudo via Home-Broke em tempo real.
Depois que vc pega o jeito, é um vício só....

Veja abaixo a tabela que retirei do site da BM&F.
Os valores são referentes somente ao dia de HOJE!!!!
(se vc se perder nos zeros, é isso mesmo, foram R$3 trilhões)
 

Attachments

  • ind.jpg
    ind.jpg
    34 KB · Visitas: 106
Na verdade Henrique a BM&F que agente fala é em relação ao indice ibovespa. Nos negociamos a variação do Ibov, existem vários contratos como: Gado, café, ouro, dolar etc... Ações futuras são chamadas de opções, mas isso já é outra coisa.

Exemplo de negociação do mini indice:

1 contrato para ser aberto custa cerca de R$1400,00 (abaixaram o preço esses dias), cada ponto do ibov vale R$0,20/contrato.

No caso do doctor de hoje se ele operou com apenas 1 contrato ele ganhou limpo = (2.000pontos x 0,20) - Corretagem (a minha é 1,50 pra daytrade) = R$397,00 por contrato. Isso equivale a cerca de 28,50% de rentabilidade.

Mas vou deixar pro doc te explicar melhor, sou ruim pra elucidar o pensamento hehhe.

bgazzoni.... Brigadao tambem pela disposicao... Vc comecou e o Doc terminou... Agradeco :yes:
 
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaagora sim.

Então tem um valor x de dias?

Vou entrar no simulador da bm&f, agora com essas quedas gostei de ver, quando eu via o doc falando eu era super contrário, super pré-conceituoso. Ai agora me esclareceram a mente.



Qual o melhor? o que acham deste?

http://simulador.bmf.com.br/

VIRRRGE.. Vou acabar sendo despedido.... Mais um brinquedo pra gastar meu precioso tempo!!!! hahahhah Brigadao pelo link Snakeds... Vamos ver como funciona amanha...
 
Pessoal fico abismado e sem nó na garganta nenhum pra falar que este é meu tópico prefeiro dentro da adrena.

Gostaria muito de agradecer a todos os usuarios aqui presentes pelas respostas, e um beijo especial pro doc que como falou o kinky lá, é o paizão da galera.

Acho que vou me tocar na BM&F. Gostei desse negócio de cobra comendo cobra, e de que se eu perder 200 é porque alguém ganhou 200.

Interessantissimo, muito obrigado ai pessoal. Abraços pra vocês e boms trades. Irei entrar nesta final do ano, fui recebido com uma péssima nóticia. Vou gastar 1500 reais pra trocar minha carteira de motorista agora, e pegar a de caminhão, como torrei toda minha grana na farra, final de semana passado, começei a brigar do ZERO, anyway, começei hoje e já tenho 150$, vou depositar no banco e fazer conseguir. Amanhã to pra fechar um financiamento que ta me dando 250$, enfim, vou ter que trabalhar de verdade esse mês, ao inves de ficar só coçando o saco e lendo a adrena. Abraços
 
É bem estranho mesmo..... mas tem uma explicação. É um contrato FUTURO!
Vou tentar repassá-la, depois me diz se entendeu ou não......

Quando vc COMPRA um contrato futuro de café por R$150, vc está assinando que no dia do vencimento daquele contrato, vc quer RECEBER 1 saca de café e vai pagar por ela R$150.
Quando vc VENDE um contrato futuro de café por R$150, vc está assinando que no dia do vencimento daquele contrato, vc vai ENTREGAR 1 saca de café e vai receber em troca R$150.

No contrato de Indice Bovespa é similar. Só que a negociação é em cima de ações, já que o ibovespa é a compilação das cotações das 50 maiores empresas negociadas na Bovespa.
Então, dentro da sua dúvida, quando vc VENDE um contrato futuro do indice no valor de 48000 pontos, vc está assinando que na data de vencimento daquele contrato, vc entregaria um conjunto de ações daquelas 50 maiores empresas que compõem o indice, numa quantidade de ações tal cujo valor calculado daria os 48000 pontos.

O mais interessante é que na BM&F o resultado global no final do dia é sempre ZERO!!!
Então, se num determinado dia, vc teve um lucro total de R$500, alguém no universo imenso de transações diárias teve um prejuizo de R$500!
É cobra comendo cobra!



sim sim, entendi hehehehe ... interessante essa do resultado global ser zero na BM&F hehehe ... o foda é levar preju hehe
 
É bem estranho mesmo..... mas tem uma explicação. É um contrato FUTURO!
Vou tentar repassá-la, depois me diz se entendeu ou não......

Quando vc COMPRA um contrato futuro de café por R$150, vc está assinando que no dia do vencimento daquele contrato, vc quer RECEBER 1 saca de café e vai pagar por ela R$150.
Quando vc VENDE um contrato futuro de café por R$150, vc está assinando que no dia do vencimento daquele contrato, vc vai ENTREGAR 1 saca de café e vai receber em troca R$150.

No contrato de Indice Bovespa é similar. Só que a negociação é em cima de ações, já que o ibovespa é a compilação das cotações das 50 maiores empresas negociadas na Bovespa.
Então, dentro da sua dúvida, quando vc VENDE um contrato futuro do indice no valor de 48000 pontos, vc está assinando que na data de vencimento daquele contrato, vc entregaria um conjunto de ações daquelas 50 maiores empresas que compõem o indice, numa quantidade de ações tal cujo valor calculado daria os 48000 pontos.

O mais interessante é que na BM&F o resultado global no final do dia é sempre ZERO!!!
Então, se num determinado dia, vc teve um lucro total de R$500, alguém no universo imenso de transações diárias teve um prejuizo de R$500!
É cobra comendo cobra!

Doc, nessa sua explicação aí de cima fiquei com uma dúvida. :p

Pegando o exemplo do saco de café a R$150. Supondo que eu compre o contrato futuro por R$150, certo? E no dia do vencimento daquele contrato o saco de café sobe ou cai por algum sinistro. O que acontece?

Seguindo a mesma lógica mas agora com o Índice Bovespa.
 
Doc, nessa sua explicação aí de cima fiquei com uma dúvida. :p

Pegando o exemplo do saco de café a R$150. Supondo que eu compre o contrato futuro por R$150, certo? E no dia do vencimento daquele contrato o saco de café sobe ou cai por algum sinistro. O que acontece?

Seguindo a mesma lógica mas agora com o Índice Bovespa.

se vc comprou um contrato de saca de café a R$150,00 no dia 18/09/2008, pelo que o Doc falou este contrato é para o dia 18/11/2008 (2 em 2 meses)... entao no dia 19/09/2008 vão estar sendo negociados contratos para o dia 19/11/2008!!! o contrato negociado no dia 18/09, ja foi negociado... o preço dele é aquele... se o valor da saca cair, vc fica no "preju" pq comprou mais caro, só que vc vai receber antes tbm.... entendeu? hehe
 
Doc, nessa sua explicação aí de cima fiquei com uma dúvida. :p

Pegando o exemplo do saco de café a R$150. Supondo que eu compre o contrato futuro por R$150, certo? E no dia do vencimento daquele contrato o saco de café sobe ou cai por algum sinistro. O que acontece?

Seguindo a mesma lógica mas agora com o Índice Bovespa.

Vc entendeu que pode vender/comprar o contrato a qualquer momento certo?
Se vc COMPROU, tem que tentar vender por um preço acima do que vc pagou para conseguir lucro, senão acaba saindo no prejuizo.....

se vc comprou um contrato de saca de café a R$150,00 no dia 18/09/2008, pelo que o Doc falou este contrato é para o dia 18/11/2008 (2 em 2 meses)... entao no dia 19/09/2008 vão estar sendo negociados contratos para o dia 19/11/2008!!! o contrato negociado no dia 18/09, ja foi negociado... o preço dele é aquele... se o valor da saca cair, vc fica no "preju" pq comprou mais caro, só que vc vai receber antes tbm.... entendeu? hehe

Péra aí, vamos esclarecer um ponto importante.
O contrato que está sendo mais negociado atualmente no indice Bovespa é o WINV08. Esse contrato tem o UDN (Último Dia de Negociação) firmado para 16/OUT/08, esse dia não muda.
Então ao longo deste mês todo e até próximo do UDN esse é o contrato que está em vigor. Todos compram e vendem o WINV08 (hoje foram 17.965 negócios).

Vc não deve se preocupar tanto com o dia do vencimento (UDN)... é um dia como outro qualquer de negociação, com excessão que as pessoa vão migrando para negociar o próximo contrato que no caso será o WINZ08 com UDN 17/DEZ/08.

Vou postar mais tarde alguns trade que fiz hoje na BM&F pra exemplificar melhor.... mais a noite tô de volta. Postem as dúvidas!
 
Então me explica o que aconteceu hoje:
A bolsa subiu e o dólar TAMBÉM e quase na mesma proporção :eek:
E você não vão mesmo responder ao que eu coloquei?.Claro,a maioria de vocês tem SUPER PCs e não estão nem aí para a alta do dólar :ranting3:
 
Vou dar uma explicação de como funciona a venda de contrato do ibov tambem pra tentar deixar mais claro, pois é meio complicado entender mesmo.

O contrato futuro foi criado para que produtores de commodities pudessem se proteger contra a variação de preço, e são eles os maiores investidores neste mercado.
Uma mineradora de ouro acha que o mesmo irá perder valor no mercado fecha um acordo de venda do contrato futuro do ouro vamos supor a $800,00. Qualquer variação será nula para o produtor já que se subir ele ganha vendendo ouro no mercado a vista e perde no contrato futuro e vice-versa, mantendo assim o preço estável.

A GOL por exemplo faz Hedge em petróleo, já que o preço do combustivel é responsavel por cerca de 63% do seu custo total!

Quando vendemos o IBOV estamos fechando um acordo dizendo que somos obrigado a vende-lo ao preço determinado, vaqmos supor que vendemos a 50.000.
Até este momento voce nao tem o IBOV entao voce precisa compra-lo, assim que voce o compra voce fechou a posicao, pois significa que voce comprou a X e foi obrigado a vende-lo a 50.000. Caso compre abaixo de 50k vc ganhou e acima perdeu.

Os vencimentos dos contratos futuros variam, do dolar é mensal e do ibov é bimestral. Supondo que voce tenha comprado hoje e até o vencimento voce nao fechou, este contrato no fim do dia (do vencimento) é automaticamente fechado com referencia do preço a vista. Porém voce nao é obrigado a aguardar até o fim do vencimento para fechar a posição, na verdade a mioria dos especuladores fazem day-trade. Os que se posicionam é para fazer um tipo de hedge para proteger seus outros investimentos.

Eu nunca consigo explicar bem mas acho que juntando a explicacao do doc e a minha da uma ideia boa.

Que loucura foi hoje, perdi o pregao de hoje e estou vendo as noticias agora. A alta no fim da tarde parece estar relacionado à Inglaterra vetar a venda de ativos a descoberto, e segundo analistas as acoes mais procuradas de mercados emergentes é do Brasil. Será que atingimos o fundo e a tendencia é subir? Eu gostaria que sim, mas nao tem como saber.

Não se esquecam que amanha é sexta e como o mercado essa semana foi muito volatil sem uma tendencia definida, amanha será outro dia do mesmo nivel, os investidores que deveriam entrar comprado ficam receosos de compra-los numa sexta pois podem sair noticias no fim de semana.

Grande abraço.
 
Então me explica o que aconteceu hoje:
A bolsa subiu e o dólar TAMBÉM e quase na mesma proporção :eek:
E você não vão mesmo responder ao que eu coloquei?.Claro,a maioria de vocês tem SUPER PCs e não estão nem aí para a alta do dólar :ranting3:

Investidores extrangeiros posicionados saindo. Mas o BC já falou que vai voltar a vender dólar
 
Vc entendeu que pode vender/comprar o contrato a qualquer momento certo?
Se vc COMPROU, tem que tentar vender por um preço acima do que vc pagou para conseguir lucro, senão acaba saindo no prejuizo.....



Péra aí, vamos esclarecer um ponto importante.
O contrato que está sendo mais negociado atualmente no indice Bovespa é o WINV08. Esse contrato tem o UDN (Último Dia de Negociação) firmado para 16/OUT/08, esse dia não muda.
Então ao longo deste mês todo e até próximo do UDN esse é o contrato que está em vigor. Todos compram e vendem o WINV08 (hoje foram 17.965 negócios).

Vc não deve se preocupar tanto com o dia do vencimento (UDN)... é um dia como outro qualquer de negociação, com excessão que as pessoa vão migrando para negociar o próximo contrato que no caso será o WINZ08 com UDN 17/DEZ/08.

Vou postar mais tarde alguns trade que fiz hoje na BM&F pra exemplificar melhor.... mais a noite tô de volta. Postem as dúvidas!

bom entao eu entendi um pouco errado.... :thumbs_up

agora entendi melhor...
 
Então me explica o que aconteceu hoje:
A bolsa subiu e o dólar TAMBÉM e quase na mesma proporção :eek:
E você não vão mesmo responder ao que eu coloquei?.Claro,a maioria de vocês tem SUPER PCs e não estão nem aí para a alta do dólar :ranting3:


nao somos ricos e etc........ a hora de importar passou quando o dolar bateu R$ 1,56.... comprei o PC da assinatura com o dollar um pouco mais caro, mas nem tanto assim .... era certissimo que iria subir o_O... nao tinha o pq do dolar ficar TAO desvalorizado no mercado mundial... agora mesmo com a escassez do dolar(todo mundo fugindo dos mercados emergentes) ia ter que subir mesmo... mas as reservas de dolar do BC devem ser grandes... acima dos R$ 2,00 eu espero que não fique...
 
Notem que as noticias de comprar estao surgindo!

Hoje o BC comprando real, UBS falando que nao há motivos para a queda dos ativos brasileiros e dando recomendação de compra, tema de amanha da bloomberg é "Oportunidades no mercado de renda varável no Brasil".

Acho que estão tentando nos dizer alguma coisa.

Parece que estamos no momento de uma correção ou mesmo uma reversão , só o tempo dirá.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo