Meu problema com a GVT, Deus queira, pode ter sido resolvido de uma vez hoje.
Desde Novembro/Dezembro que ficava lento/com ping alto, lagando tudo, quase que diariamente, e depois voltava ao normal. No começo se cogitou ser do modem Thomson, e realmente era, segundo vários relatos e o que o técnico confirmou hoje (problema com um lote, e teve inclusive o firmware atualizado).
Mesmo após a troca a GVT passou por várias situações iguais à essa. E nisso foram vários resets físicos, até troquei pro SpeedStream 4200 (ótimo modem), suspeita que seria coisa do roteador sem fio (DIR-300, que também é o melhor que já usei)...
Enfim, eu fui o cara que mais enxeu o saco deles e reclamei, porque aqui a internet é usada 24h/dia e sempre que esses problemas ocorriam eu detectava na hora. Em Dezembro a GVT pelo técnico disse que estavam arrumando algo no backbone, e a central de atendimento nunca admitia problemas na rede.
Com o fim de ano chegando tudo voltou à normalidade (por um período recorde). Mas no meio de Janeiro voltaram os velhos problemas, e dessa vez pior, pois mesmo religando e renovando o IP, a conexão ficava horas sem dar sinal.
Isso desde a semana passada. Segundo o técnico de hoje, esse problema (que teria sido resolvido pouco depois) afetou a GVT e outros provedores (e pelo visto foi mesmo, porque teve gente da Velox que relatou o mesmo defeito), foi de quando o Youtube não estava entrando direito, mas aqui coincidentemente, além do YT, os outros sites também não entravam junto (o YT não entrava e os outros entravam normal, mas pouco depois lagou tudo aqui).
Também teve usuário que falou que a GVT estava atualizando seu hardware/software essa semana (deve ter dado sorte, porque nunca ouvi uma confirmação de um atendente que havia algum problema).
O que o técnico constatou (segundo ele) que havia um erro na caixa do prédio que poderia estar influindo no sinal, algo relativo à polaridade invertida (?). Quando isso foi arrumado, o SNR/atenuação teriam baixado em 1 db.
Quando esse problema na rede ocorria por aqui (coincidentemente sempre num período específico, e horas depois voltava ao normal), nunca nenhuma luz do modem apagava ou ficava de maneira irregular (se ficasse seria algo mais sério, como por ex. não dar linha/afetar o canal de voz), e aparentemente o SNR/atenuação também não deviam ficar anormais.
O mesmo ainda informou que está a minha conexão estaria sendo monitorada e que ligaria depois pra saber se o sinal permanece estável. Nesse momento estou usando, por sugestão, o Thomson (ao invés do SS 4200) de volta, pra ver se permanece sem problemas pelos próximos dias.
Algo que notei nele (aí não sei se foi um bug) é que quando fui testar se as portas estavam liberadas (programa do site Portforward.com) acusou que não. Aí entrei no setup interno do Thomson e vi que estavam liberadas, mas pro IP 192.168.1.64 se não me engano.
Acontece que, clicando em "editar", aparecia o IP 192.168.1.65, como se eu tivesse redirecionado pro IP interno (?) errado do modem. Coloquei em 192.168.1.65 e reiniciei o computador, religando o modem (porque logo após isso "lagou" de novo, não sei se eu arrumando aqui precisava dar reboot em tudo, mas dei só por desencargo de consciência). O inverso ocorreu (o IP interno volta a ser .64 e não .65) e eu redirecionei pra 192.168.1.64, e passou a dar sinal VERDE de porta liberada.
Eu já tinha notado mesmo na época que o sinal caía que esse Thomson TG508 parece ter um bug interno, tipo, se você adicionar uma regra nova (existem as pré-definidas lá, por ex. uma delas é do X-Box, que diz pra liberar as portas (vou chutar) 6000-6020, pro protocolo TCP).
Mas as que eu criei dizem pra liberar TCP (entrada) e UDP (saída) e um range/intervalo diferente, tipo 7000-7020. O nome da regra nova eu coloco "UTorrent" por exemplo, e abro o UTorrent e mando ele usar a porta 7005. Aí fazendo o teste, se foi redirecionado correto, o programa dará sinal verde indicando a porta liberada.
Esse bug interno do Thomson (que eu suspeito que exista, mas não tenho 100% de certeza) seria uma dificuldade dele em funcionar à pleno vapor se você criar uma regra nova e mandar o modem liberar um intervalo de portas. É como se ele nas configurações de fábrica funcionasse perfeitamente, mas com algo novo adicionado, ele não ficasse lá 100%.
Outra diferença que notei é na velocidade de upload. Fiz alguns testes no Testepower (Speedtest é inútil pra medir isso) e o DL deu normal (sempre dando por volta de 15.100), mas o UL ficou na faixa de 700 (uma vez deu 800 e pouco). No SpeedStream 4200 (que estava em modo bridge enquanto o DIR 300 estava em DHCP), o UL dava sempre 900 e poucos kbps.
Tentei enviar um arquivo pelo Megaupload e a velocidade oscilou no começo entre 70-50 kbps, mas depois subiu pra 80, 90, e antes de eu interromper chegava em 100 kbp/s. Então há essa queda de performance no UL do Thomson ou é só suspeita minha?
Nesse momento o UTorrent está recebendo arquivos a 1,6 MB/s (torrents de trackers privados em boas condições). Então nesse sentido não tenho do que reclamar. O Pingtest que eu fiz deu normal, um deles deu, creio eu, o valor mais baixo até hoje, que foi 55 ms.
O rapaz que me atendeu (ele e outro) deixou até celular caso tivesse algum problema e disse ser tipo um supervisor técnico do local... felizmente não mandaram um dos dois que sempre vinham aqui e não resolviam nada. Espero que agora a novela tenha terminado (liguei até pra Anatel pra reclamar ontem), eu até tinha avisado (quando me contactou por telefone) que estava normalizado, mas o mesmo veio aqui pra ver.