Vestibulares - [ TÓPICO DEDICADO ] =)

Sei que federal não vale tanto para área de TI, mas eu não consigo não me sentir inferior por não estar em uma.
Bom, aí é um problema do seu ego que te aconselho tratar. Essa necessidade de ter um curso superior foi induzida pelo governo, como se fosse a única maneira de se ter dinheiro e dignidade. Isso na verdade só está prostituindo o mercado de trabalho e matando o espírito empreendedor.

Quer ter grana na área de TI? Faça vários cursos específicos, aprenda inglês e arrume um HO em dólar ou euro.
 
@wmh Vem ver esse post.

Bom, aí é um problema do seu ego que te aconselho tratar. Essa necessidade de ter um curso superior foi induzida pelo governo, como se fosse a única maneira de se ter dinheiro e dignidade. Isso na verdade só está prostituindo o mercado de trabalho e matando o espírito empreendedor.

Quer ter grana na área de TI? Faça vários cursos específicos, aprenda inglês e arrume um HO em dólar ou euro.

Posso estar enganado, mas ele quer tudo mastigado.
 
Se a maioria dos usuários (pelo menos ativos do forum) acham a federal frustrante e acham que dá para ser bom profissional independente da faculdade, por que existe um tópico sobre vestibular no fórum?

Pergunta sincera. Achei que a maioria daqui do fórum concordaria com as minhas palavras e me influenciaria a estudar para entrar na federal.
pq vestibular n existe so pra universidade publica? ou falar o obvio eh mt complicado?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom, aí é um problema do seu ego que te aconselho tratar. Essa necessidade de ter um curso superior foi induzida pelo governo, como se fosse a única maneira de se ter dinheiro e dignidade. Isso na verdade só está prostituindo o mercado de trabalho e matando o espírito empreendedor.

Quer ter grana na área de TI? Faça vários cursos específicos, aprenda inglês e arrume um HO em dólar ou euro.
Ti n precisa de universidade, duvido que ensinam algo tao bem igual tu pode aprender sozinho ou trampando na area
 
Sei que federal não vale tanto para área de TI, mas eu não consigo não me sentir inferior por não estar em uma.
Vc quer fazer federal para ter um ensino de qualidade ou para ser socialmente aceito?

Você está certo. Pode adicionar algumas coisas que realmente pioraram o cenário descrito, como a instabilidade familiar, o relacionamento tóxico que eu tive e a pandemia.
Vc já xingou seus pais, sua tia e sua ex, será que eles todos estão errados e só vc esteja certo?
 
Vc quer fazer federal para ter um ensino de qualidade ou para ser socialmente aceito?


Vc já xingou seus pais, sua tia e sua ex, será que eles todos estão errados e só vc esteja certo?
Falta xingar a gente :bem:
 
Vc quer fazer federal para ter um ensino de qualidade ou para ser socialmente aceito?


Vc já xingou seus pais, sua tia e sua ex, será que eles todos estão errados e só vc esteja certo?
Sinceramente, um pouco dos dois.
Com a federal eu teria um ótimo ensino e mais chance de fazer estágios, mas também teria a possibilidade de fazer novas amizades e ter um novo círculo social.

Minha relação com meus pais sempre foi meio complicada, então não sei ao certo. Talvez eu seja duro demais as vezes e talvez eles queiram o melhor para mim, mas eu não concordo com essa ideia de melhor deles.
Eu sou o tipo de pessoa instável no sentido profissional. Isso é, quero ter uma carreira em uma profissão que eu não tenha que me prender a uma empresa e que eu possa escolher onde vou trabalhar quando eu quiser por causa da minha reputação.

Já os meus pais acreditam que eu devia arrumar algo fixo para vida toda (tanto que por causa disso que me recomendaram pra fazer concurso na área militar e por causa disso querem que eu faça o concurso da empresa que eu trabalho quando abrir).
 
  • Curtir
Reações: sky
@wmh Vem ver esse post.



Posso estar enganado, mas ele quer tudo mastigado.
Obrigado pela atenção amigo :wub:🥰😍.

Fiquei 30 anos afastado dos estudos então é literalmente recomeçar do zero. Não tinha internet na época, lembro de ter estudado sobre dbase, basic, cobol, pascal, básico do assembly, essas coisas. Início da década de 90.

Acabei que não segui mas é o que eu gosto de fazer (usar a cabeça pra resolver problemas), então deveria ter ido por esse caminho. A vida deu um monte de voltas e voltei pro ponto de partida.
 
Obrigado pela atenção amigo :wub:🥰😍.

Fiquei 30 anos afastado dos estudos então é literalmente recomeçar do zero. Não tinha internet na época, lembro de ter estudado sobre dbase, basic, cobol, pascal, básico do assembly, essas coisas. Início da década de 90.

Acabei que não segui mas é o que eu gosto de fazer (usar a cabeça pra resolver problemas), então deveria ter ido por esse caminho. A vida deu um monte de voltas e voltei pro ponto de partida.
O que importas é não passar fome.
 
  • Amei
Reações: wmh
Você,
Não,
Tem,
Capacidade
E
Não é Inteligente.

Sabe por que?

Porque só reclama ao invés de arregaçar as mangas e começar a estudar. Uma pessoa com o mínimo de inteligência vai saber reconhecer seus pontos fortes, fracos e o que precisa fazer pra começar a mudar isso. Estamos no FIM de Setembro.

O que você fez esse ano para melhorar suas notas pro próximo ENEM e vestibular dessas Universidades Federais que você quer?
Você fez algo para melhorar suas notas em exatas?
Quais são os seus planos?

Quem não estuda, porque não gosta/não quer, não tem problema nisso mas todo mundo sabe que o destino é ser atendente, vendedor, garçom, entregador, etc.... a não ser que você tenha nascido com a sorte dos seus pais terem um negócio e, que você tenha a sorte de conseguir herdar e não falir o mesmo em um ano depois de assumir.

A vida é dura, e a concorrência vai ser selvagem em todas as áreas da sua vida, começando pelo ENEM, melhore essa sua atitude, pare de reclamar e saia da internet, vá estudar já que tem a oportunidade.

Ou então, se for só um trollzinho, azar o seu.

Deixa o ego no lixo, vira gente, e corre atrás do que você quer, ou não, a escolha de como vai ser sua vida é sua.
Eita caraio que eu perdi essa lapada! :limo:

cheguei atrasado but...

dis-gon-b-gud-dis-gon-be-good.gif
 
“Instável no sentido profissional”. Você nunca trabalhou (ou melhor: AINDA não trabalhou), então ainda não tem essa experiência.
Se preocupe apenas em ser bom no seu trabalho e melhorar a parte social/mental, o resto é consequência disso.

Se preocupe em aprender, melhorar, ter as primeiras experiências profissionais, depois tu vai entender o que é bom ou ruim.

Esquece essa ideia de que apenas federal presta. Escuta o que o que todos estão te falando (gente da área, inclusive).
Federais são boas? Sem dúvidas. Vai garantir alguma coisa? Não. No final das contas, depende de você. Estude para a federal, mas não menospreze as outras opções. Ser inteligente é saber aproveitar as oportunidades.

Existem, inclusive, pessoas que são bem sucedidas sem ensino superior. Empreenderam, tiveram sorte e/ou competência, buscaram conhecimentos em outras fontes, e progrediram na vida.

Trate de cuidar da sua cabeça, porque se tiver problemas com isso, não tem federal que faça milagre.

Mais uma vez: diminui o ódio, entenda as críticas como DICAS em que você pode melhorar.

Outra coisa: ninguém aqui te conhece ou conhece sua família, mas é desrespeitoso falar dessa maneira. Acha que eles fazem errado? Se cuide e seja melhor, só não deixe essa porcaria te consumir.

E por último, me despedindo do tópico: você pediu a opinião da galera, não espere que todos concordem. Avalie com calma o que todos falaram.

Muitas dicas que você leu até agora não estão em manuais, muito menos em faculdades (seja pública ou privada), são experiências de vida.

Entenda que a “casca” vem com o tempo.


No mais, espero que absorva as dicas do pessoal. Afinal, o único que pode sair prejudicado é você.
 
Mas aí filho do dono realmente não tem como competir.

Falando sério, ninguém aqui é herdeiro ou filho de algum dono de empresa (pelo menos eu acho).
Para quem é pobre, resta estudar!
so ver a glr com 4090/3090 da vida
 
“Instável no sentido profissional”. Você nunca trabalhou (ou melhor: AINDA não trabalhou), então ainda não tem essa experiência.
Se preocupe apenas em ser bom no seu trabalho e melhorar a parte social/mental, o resto é consequência disso.

Se preocupe em aprender, melhorar, ter as primeiras experiências profissionais, depois tu vai entender o que é bom ou ruim.

Esquece essa ideia de que apenas federal presta. Escuta o que o que todos estão te falando (gente da área, inclusive).
Federais são boas? Sem dúvidas. Vai garantir alguma coisa? Não. No final das contas, depende de você. Estude para a federal, mas não menospreze as outras opções. Ser inteligente é saber aproveitar as oportunidades.

Existem, inclusive, pessoas que são bem sucedidas sem ensino superior. Empreenderam, tiveram sorte e/ou competência, buscaram conhecimentos em outras fontes, e progrediram na vida.

Trate de cuidar da sua cabeça, porque se tiver problemas com isso, não tem federal que faça milagre.

Mais uma vez: diminui o ódio, entenda as críticas como DICAS em que você pode melhorar.

Outra coisa: ninguém aqui te conhece ou conhece sua família, mas é desrespeitoso falar dessa maneira. Acha que eles fazem errado? Se cuide e seja melhor, só não deixe essa porcaria te consumir.

E por último, me despedindo do tópico: você pediu a opinião da galera, não espere que todos concordem. Avalie com calma o que todos falaram.

Muitas dicas que você leu até agora não estão em manuais, muito menos em faculdades (seja pública ou privada), são experiências de vida.

Entenda que a “casca” vem com o tempo.


No mais, espero que absorva as dicas do pessoal. Afinal, o único que pode sair prejudicado é você.
ele nem vai ler :haha:
as dicas boas ele passa batido
 
Mas aí vale tanto federal quanto uniesquina?
Não tem diferença, quem faz a profissão e o curso é você mesmo (o diploma é igual). Único ponto positivo garantido da federal é não precisar pagar mensalidade, ou as linhas de pesquisa, como já comentaram.

Em resumo:

O que pensam de faculdade federal: chopadas, vida fácil, emprego garantido, prestígio...

Realidade: estudo por conta própria, sofrimento para se formar no período regulamentar do curso, falta de estrutura, professores que não ensinam droga nenhuma...
 
Não tem diferença, quem faz a profissão e o curso é você mesmo (o diploma é igual). Único ponto positivo garantido da federal é não precisar pagar mensalidade, ou as linhas de pesquisa, como já comentaram.

Em resumo:

O que pensam de faculdade federal: chopadas, vida fácil, emprego garantido, prestígio...

Realidade: estudo por conta própria, sofrimento para se formar no período regulamentar do curso, falta de estrutura, professores que não ensinam droga nenhuma...
Se vc estivesse em uma situação parecida com a minha, o que faria?

Cursinho pré vestibular ou uniesquina?
 
Se vc estivesse em uma situação parecida com a minha, o que faria?

Cursinho pré vestibular ou uniesquina?
Se tivesse quem me bancasse: Uniesquina reconhecida pelo MEC, sem pestanejar. O diploma tem o mesmo valor

Em paralelo tentaria me estabelecer profissionalmente na area.

Fiz isso. Cursava Direito na UFF e fiz concursos públicos. Ao mesmo tempo estagiava (precisava do dinheiro).

Ficar fazendo vestibular é perda de tempo.
 
Prova de títulos? Não faz diferença, Faculdade do Zé tem o mesmo peso que UFAlgumacoisa.
No meu caso é mais o mercado de trabalho mesmo. Não conheço e nem tenho muito interesse nos concursos de TI (o único que conheço é o do banco do Brasil).

Se tivesse quem me bancasse: Uniesquina reconhecida pelo MEC, sem pestanejar. O diploma tem o mesmo valor

Em paralelo tentaria me estabelecer profissionalmente na area.

Fiz isso. Cursava Direito na UFF e fiz concursos públicos. Ao mesmo tempo estagiava (precisava do dinheiro).

Ficar fazendo vestibular é perda de tempo.
 
No meu caso é mais o mercado de trabalho mesmo. Não conheço e nem tenho muito interesse nos concursos de TI (o único que conheço é o do banco do Brasil).
Não sei como é a área de TI pra isso então vou te responder baseado na minha empresa:
Quando vem jovenzinho aqui que acabou de sair do Senai ou sejaláonde com vários cursos de eletroeletrônica e afins os recrutadores ficam felizes mas quando aparece alguém com um curso em alguma instituto relativamente desconhecido porém com experiência é esse que pega a vaga.
Geralmente o jovenzinho recém formado é pego pra ajudante. Técnico com experiência tem mais valor pra gente.
Galera do TI pode te dizer se é assim naquele segmento tmb.
 
Não sei como é a área de TI pra isso então vou te responder baseado na minha empresa:
Quando vem jovenzinho aqui que acabou de sair do Senai ou sejaláonde com vários cursos de eletroeletrônica e afins os recrutadores ficam felizes mas quando aparece alguém com um curso em alguma instituto relativamente desconhecido porém com experiência é esse que pega a vaga.
Geralmente o jovenzinho recém formado é pego pra ajudante. Técnico com experiência tem mais valor pra gente.
Galera do TI pode te dizer se é assim naquele segmento tmb.
Idem pra TI. A não ser que o jovemzinho seja um real prodígio, experiência importa muito mais.
 
Se vc estivesse em uma situação parecida com a minha, o que faria?

Cursinho pré vestibular ou uniesquina?
Vc ainda tá nesse papo?

Vc claramente caiu no conto que só universidade federal presta, que na federal as empresas vêm te procurar na sala de aula, que na federal tem muita festa, que vc vai comer todo mundo...

Em regra as empresas tão cagando para onde vc se formou, elas querem saber de experiência e nada mais. E faculdade não é american pie.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo