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[PS5] Playstation 5 [ TÓPICO OFICIAL ]

PlayStation 5
Anos dourados. Hoje é jogo levando 7 anos pra ser feito e rodando em 30fps por causa dos gráficos mega ultra realistas :limo:


TLUS2 demorou quase 6 anos para fazer e chegou a 30 de fps e ainda o game é linear :joia:
 
Partiu testar o emulador de PS5 com Horizon Forbidden West!
:clo:

QJDPKFc.jpg


E sobre os consoles pro, particularmente só compraria se fosse comprar meu primeiro PS5, mas jamais faria um upgrade. Muito dinheiro jogado no lixo.
 
Até entendo que, quem não usa pc, não entender o q são 4K-60fps. É muito pesado., nunca que uma máquina de 600 bidens vai rodar. Acho q o ps5 pro vai ser uma boa máquina, rodando mais liso esses upscalings, e só.
A regra é clara: games dessa geração, só irão rodar em 4K 60FPS nos ports pro PS6. :tom:
 
TLUS2 demorou quase 6 anos para fazer e chegou a 30 de fps e ainda o game é linear :joia:
Que danado é TLUS?

Jogo linear não é defeito, ainda mais esse que tem gunplay infinitamente melhor que RDR2 open world lançado 8 anos depois.


Volte pro COD deslize Tik tok, pfvr

:rub1:
 
Uma curiosidade que provavelmente não interessa a ninguém.

Apesar de gostar muito de vídeo jogos, sempre me questionei se valeria a pena manter dois vídeo games (PS5 e XSX), pois são bem similares na maioria dos jogos. Pois bem, estava dando uma olhada aqui na retrospectiva 2023 deles e o curioso é o equilíbrio que mantive, mesmo sem querer. São 398 horas no Play e 397 no Xbox. Obviamente não sei sei tá certo o marcador deles, mas achei curioso.
 
Console "Pro" só serve pra tirar ainda mais dinheiro dos trouxas consumidores e pra deixar ainda mais preguiçosos os devs, principalmente os da Ubi/EA/Activision.
Os games desenvolvidos pelas first-party vão continuar mirando as versões originais do Series X/PS5 até depois do lançamento da próxima geração de consoles.
Hum...

Então seria melhor ter lançado apenas a Radeon 7600 e a Geforce 4060 pros devs focarem em extrair o máximo dessas placas? Pela logica, o high end atrapalha.
 
Anos dourados. Hoje é jogo levando 7 anos pra ser feito e rodando em 30fps por causa dos gráficos mega ultra realistas :limo:


60fps nunca foi norm para jogos "top".

Acontece que hoje diversos estudios podem produzir jogos AAA (graficamente, ao menos). Basta ver os anos 90 como outro exemplo.

Doom 3, Half Life 2 e Far Cry sequer saíram para o PS2, isso mostra o quanto consoles eram desalinhados naquela epoca. Era tão desalinhado que o mais próximo (e muito, muito inferior) aos citados era Black, que era bem B.


60 fps é coisa de crossgen ou de pc high end.


edit:

Outro exemplo é que esses jogos saíram para o XBOX OG (que para um VG era bem parrudo) e ainda assim eram bem capados.

Querer 60 fps em um console com high tech graphics é sonhar. E isso nao é demerito, é só reconhecer que não existe milagre, porque eles entregam muito pelo que custam.
 
Última edição:
60fps nunca foi norm para jogos "top".

Acontece que hoje diversos estudios podem produzir jogos AAA (graficamente, ao menos). Basta ver os anos 90 como outro exemplo.

Doom 3, Half Life 2 e Far Cry sequer saíram para o PS2, isso mostra o quanto consoles eram desalinhados naquela epoca. Era tão desalinhado que o mais próximo (e muito, muito inferior) aos citados era Black, que era bem B.


60 fps é coisa de crossgen ou de pc high end.


edit:

Outro exemplo é que esses jogos saíram para o XBOX OG (que para um VG era bem parrudo) e ainda assim eram bem capados.

Querer 60 fps em um console com high tech graphics é sonhar. E isso nao é demerito, é só reconhecer que não existe milagre, porque eles entregam muito pelo que custam.
Esses jogos só saíram para o XBox OG pq a ele era basicamente um PC (usava um Pentium personalizado, mas com arquitetura x86 padrão).
O PS2, por sua vez, tinha uma arquitetura própria, baseada no MIPS (um processador do tipo RISC).

Era muuuuito mais fácil portar e otimizar os games para o Xbox do q para o PS2.
Essa tb foi a grande "sacada" da Microsoft e o principal motivo de seu sucesso na geração do PS3/X360... a Sony criou uma arquitetura AINDA MAIS COMPLICADA, enquanto a Microsoft manteve a arquitetura parecida com a dos PCs.

Tanto é q, do PS4 em diante, a Sony tb passou a adotar processadores x86, justamente pra não ficar pra trás nessa questão de otimização de seus jogos.

No mais, 60 fps podia ser algo "milagroso" na geração do PS3, mas hj em dia deveria ser o mínimo.
Só não é, por causa da babaquice do Ray Tracing e da estupidez dos 4K.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Hum...

Então seria melhor ter lançado apenas a Radeon 7600 e a Geforce 4060 pros devs focarem em extrair o máximo dessas placas? Pela logica, o high end atrapalha.
Não dá pra misturar a discussão de consoles com a de placas de vídeos, né?
 
Que danado é TLUS?

Jogo linear não é defeito, ainda mais esse que tem gunplay infinitamente melhor que RDR2 open world lançado 8 anos depois.


Volte pro COD deslize Tik tok, pfvr

:rub1:
:ps:
 
Esses jogos só saíram para o XBox OG pq a ele era basicamente um PC (usava um Pentium personalizado, mas com arquitetura x86 padrão).
O PS2, por sua vez, tinha uma arquitetura própria, baseada no MIPS (um processador do tipo RISC).

Era muuuuito mais fácil portar e otimizar os games para o Xbox do q para o PS2.
Essa tb foi a grande "sacada" da Microsoft e o principal motivo de seu sucesso na geração do PS3/X360... a Sony criou uma arquitetura AINDA MAIS COMPLICADA, enquanto a Microsoft manteve a arquitetura parecida com a dos PCs.

Tanto é q, do PS4 em diante, a Sony tb passou a adotar processadores x86, justamente pra não ficar pra trás nessa questão de otimização de seus jogos.

No mais, 60 fps podia ser algo "milagroso" na geração do PS3, mas hj em dia deveria ser o mínimo.
Só não é, por causa da babaquice do Ray Tracing e da estupidez dos 4K.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Não dá pra misturar a discussão de consoles com a de placas de vídeos, né?
Saiu para o XBOX porque ele saiu depois e era mais potente. Tem nada a ver com a arquitetura ou ser fácil ou não de otimizar.

60 fps deveria ser o minimo por qual motivo? Pela crença em milagres de silicio custando menos e entregando mais performance de uma gen pra outra? É só pedir pras devs congelarem o avanço em prol de fps que 60 fps vira padrão já já.

Ryzen 2600/3600 com quase uma 6700 é placa pra 4k 30? Não. Pra 2k 60? Também não. E os consoles são exatamente esse combo que saiu custando quase nada em uma época de covid com preços na estratosfera.

Não tem nada ver com raytracing e 4k. Aliás, 4k nao é besteira... upscaling é realidade e os consoles são muito bem equilibrados no que se refere a resolução, inclusive sempre entregando a mínima possível mais adequada possível. Ou o correto seria parar em 1080p até hoje?

Claro que dá pra misturar, não tem diferença nenhuma.




É muita viagem querer 60fps como se fosse padrão. Quer 60 fps? Vai pro pc. Não quer ir pro pc? Compra a versão pro e o resto é viagem.

Os jogos não saem mais otimizados no lançamento pq a deadline é menor, e não por preguiça ou pq algum zé fica peidando dizendo que não precisa otimizar pq tem/vai sair o Pro. Essa história é migué puro e não sei como isso perdura até hoje em um forum de informatica e tecnologia. Antes fosse no Facebook ou no Yahoo respostas... mas em um fórum?




Sobre Sony e x86:

A Sony depois adotou x86 porque a ideia com a arquitetura dela era tomar conta ao ponto de tudo sair para o Playstation e depois ser portado para o PC em uma época onde o PS era dominante sem depender da Microsoft, assim com o x86 ficando secundário. Isso custava caro e o XBOX nasceu pra barrar isso.

XBOX vem como pedra no sapato pra não permitir isso e o plano é jogado fora, visto que era carissimo uma empresa tentar mudar todo um setor. Isso é bem obvio e embora digam que não, trozentos já afirmaram a mesma coisa (o Gabe Newel sendo um deles).





60 fps nunca foi normal, isso é xilique coletivo pedindo por milagres. "Ah mas o PS2", o PS2 tinha mais jogos em 60 fps porque console estava comendo poeira do PC e a maioria dos jogos era de menor orçamento. Era raro algo ser de ponta (e quando era, era anos luz a frente de outros estudios... so ver iD e Epic dominando os 90s).

Olhe os jogos mais pesados da epoca e como saiam (e não saiam) nos consoles:

Doom (SNES) - capado até a ultima (lançado depois de dois anos do SNES)
Duke Nukem 3D (psx) (lançado depois do PSX e ficava lento no PSX)
Quake 2 (capadaço no PSX)
Doom 3 (não saiu no PS2 e saiu capadaço no XBOX)
Half Life 2 (não saiu no PS2 e saiu capadaço no XBOX)
Unreal Tournament - ports porcos
GoldenEye 007FPS
Perfect Traveira Dark
Crysis - anos depois e completamente porco

E o XBOX só recebeu porque saiu depois e tinha um hardware um pouco a frente por um acordo com a nVidia (totalmente atipico), não foi por merito nenhum de port por blablabla x86 ou dx.

Em suma, antes era PIOR. Hoje os consoles tem a melhor fase deles e são muito mais pareados aos PCs. Podem sofrer com bugs e outras coisas, mas ao menos recebem o que antes não recebiam. A encheção de saco só é maior porque ficou comum rushar lançamento e a internet amplifica e reverbera as coisas.
 
Última edição:
60fps nunca foi norm para jogos "top".

Acontece que hoje diversos estudios podem produzir jogos AAA (graficamente, ao menos). Basta ver os anos 90 como outro exemplo.

Doom 3, Half Life 2 e Far Cry sequer saíram para o PS2, isso mostra o quanto consoles eram desalinhados naquela epoca. Era tão desalinhado que o mais próximo (e muito, muito inferior) aos citados era Black, que era bem B.


60 fps é coisa de crossgen ou de pc high end.


edit:

Outro exemplo é que esses jogos saíram para o XBOX OG (que para um VG era bem parrudo) e ainda assim eram bem capados.

Querer 60 fps em um console com high tech graphics é sonhar. E isso nao é demerito, é só reconhecer que não existe milagre, porque eles entregam muito pelo que custam.
Entregar 60fps, quando comprado a 30fps e um trabalho do caralho.
É basicamente tu entregar uma imagem 2 vezes mais rápida que a de 30fps. Por isso é MUITO mais fácil desenvolver pra 30.

Alan Wake 2 que foi o jogo mais bonito de acordo com a Digital Foundry, já roda todo cagado nos consoles. Ai tu coloca em perfomance mode, as sombras ficam cheio de artefatos e falhando.

Fora que e equivalente ao "lower than low" do pc a 850p. Sem condições.

Similar ao RDR2 no PS4/Xbox, que rodava lower than low.
 
Saiu para o XBOX porque ele saiu depois e era mais potente. Tem nada a ver com a arquitetura ou ser fácil ou não de otimizar.

60 fps deveria ser o minimo por qual motivo? Pela crença em milagres de silicio custando menos e entregando mais performance de uma gen pra outra? É só pedir pras devs congelarem o avanço em prol de fps que 60 fps vira padrão já já.

Ryzen 2600/3600 com quase uma 6700 é placa pra 4k 30? Não. Pra 2k 60? Também não. E os consoles são exatamente esse combo que saiu custando quase nada em uma época de covid com preços na estratosfera.

Não tem nada ver com raytracing e 4k. Aliás, 4k nao é besteira... upscaling é realidade e os consoles são muito bem equilibrados no que se refere a resolução, inclusive sempre entregando a mínima possível mais adequada possível. Ou o correto seria parar em 1080p até hoje?

Claro que dá pra misturar, não tem diferença nenhuma.




É muita viagem querer 60fps como se fosse padrão. Quer 60 fps? Vai pro pc. Não quer ir pro pc? Compra a versão pro e o resto é viagem.

Os jogos não saem mais otimizados no lançamento pq a deadline é menor, e não por preguiça ou pq algum zé fica peidando dizendo que não precisa otimizar pq tem/vai sair o Pro. Essa história é migué puro e não sei como isso perdura até hoje em um forum de informatica e tecnologia. Antes fosse no Facebook ou no Yahoo respostas... mas em um fórum?




Sobre Sony e x86:

A Sony depois adotou x86 porque a ideia com a arquitetura dela era tomar conta ao ponto de tudo sair para o Playstation e depois ser portado para o PC em uma época onde o PS era dominante sem depender da Microsoft, assim com o x86 ficando secundário. Isso custava caro e o XBOX nasceu pra barrar isso.

XBOX vem como pedra no sapato pra não permitir isso e o plano é jogado fora, visto que era carissimo uma empresa tentar mudar todo um setor. Isso é bem obvio e embora digam que não, trozentos já afirmaram a mesma coisa (o Gabe Newel sendo um deles).





60 fps nunca foi normal, isso é xilique coletivo pedindo por milagres. "Ah mas o PS2", o PS2 tinha mais jogos em 60 fps porque console estava comendo poeira do PC e a maioria dos jogos era de menor orçamento. Era raro algo ser de ponta (e quando era, era anos luz a frente de outros estudios... so ver iD e Epic dominando os 90s).

Olhe os jogos mais pesados da epoca e como saiam (e não saiam) nos consoles:

Doom (SNES) - capado até a ultima (lançado depois de dois anos do SNES)
Duke Nukem 3D (psx) (lançado depois do PSX e ficava lento no PSX)
Quake 2 (capadaço no PSX)
Doom 3 (não saiu no PS2 e saiu capadaço no XBOX)
Half Life 2 (não saiu no PS2 e saiu capadaço no XBOX)
Unreal Tournament - ports porcos
GoldenEye 007FPS
Perfect Traveira Dark
Crysis - anos depois e completamente porco

E o XBOX só recebeu porque saiu depois e tinha um hardware um pouco a frente por um acordo com a nVidia (totalmente atipico), não foi por merito nenhum de port por blablabla x86 ou dx.

Em suma, antes era PIOR. Hoje os consoles tem a melhor fase deles e são muito mais pareados aos PCs. Podem sofrer com bugs e outras coisas, mas ao menos recebem o que antes não recebiam. A encheção de saco só é maior porque ficou comum rushar lançamento e a internet amplifica e reverbera as coisas.

esse discurso de obrigação de 60fps e que seja padrao surgiu com o Dave Jones...

Mas na real nunca fiacará no agrado... Se o jogo tiver 60fps vao reclamar da resolução e assim vai
 

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