Jogou Control no PS4 base, Jedi Fallen Order, Cyberpunk, Elden Ring, Crysis Remaster, RE 2 & 3 Remake e Village(com o FPS loucão desbloqueado) e ainda poderia citar mais exemplos. Se tu jogou esses jogos no PS4 base e curtiu a experiência então posso dizer que tu é um guerreiro.
Na gen passada o hardware base no lançamento já era criticado por ser ultrapassado, uma versão Pro era mais que necessária, ainda por cima pela adoção do 4K. Não é possível que tu não esteja vendo como os jogos tão saindo, fazendo 4090 chorar. Aí console Pro vai resolver problema de RT e desempenho que não deveriam existir em primeiro lugar ?
Alguns guris podem até achar algo positivo, mas eu concordo com o colega que tu quotou, acho esse modelo de negócios um lixo. O cara lançar revisão de console a cada 3, 4 anos, sendo que a própria AMD tá indo no contramão disso, desbloqueando o potencial dos chips dela com novos algoritmos que aproveitam as instruções a nível de hardware que já existem. Melhor seria lançar como as VGA's, os smartphones e a MS fizeram, um modelo mais simples outro mais pica, única diferença sendo o intervalo de 6 anos pra dar tempo evoluir a tecnologia.
O que já está ocorrendo provavelmente tende a se agravar, tá vendo quanto tempo Cyberpunk demorou pra ficar um jogo bom, Jedi Survivor ainda tem guri reclamando, Forspoken quase um ano pra ajeitar. Os jogos estão ficando cada vez mais complexos, e as devs tem prazos a cumprir, tu acha mesmo que eles vão perder tempo otimizando pra console base ?
Pra quê, se a gurizada compra do mesmo jeito. O jogo saindo cagado vai vender do mesmo jeito, tão cagando e andando, PS5 base vai continuar vendendo horrores, os jogos quando tiverem que cortar recurso ou sair cagado, vão sair cagados e não vai mudar nada. Ao meu ver o cenário é esse, pelo menos até agora. Foi mal aí pelo textão, tentei resumir eu juro.