[TÓPICO DEDICADO] Monitor Alienware AW3418DW / AW3420DW

No review da TFT

Eles falam que o monitor roda o pixel refresh a cada 4 horas, nesse tempo que usei, vi rodar pelo menos uma vez, estava em stand-by e o led ficou verde.

Mas... o que achei curioso e que eles falam que o panel refresh roda a cada 9000 horas, isso dá 1 ano de uso ininterrupto ou 2 anos utilizando 12 horas por dia.
Será que é isso mesmo?
 
Rapaz, a parada ja esta na minha cidade chegando de madrugada mas os caras são fdps que não entregam esperam chegar na data estipulada. Odeio brasspress!!
 
Rapaz, a parada ja esta na minha cidade chegando de madrugada mas os caras são fdps que não entregam esperam chegar na data estipulada. Odeio brasspress!!
Já está com o status "Em rota de entrega"?
Pelo que entendi com esse status está com a empresa que faz a entrega de fato, e normalmente eles tem o prazo de 2 dias (úteis) para fazer a entrega.
 
Único oled alienware que não é o curvo é o modelo AW2725DF
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O pedido de vocês foi confirmado e foi pra produção no site? Aqui tá só recebido desde ontem.
@rlv1204 @GamesBrs
Meu monitor foi enviado hoje, comprado dia 19
Como faço para rastrear na ceva?
 
Meu monitor foi enviado hoje, comprado dia 19
Como faço para rastrear na ceva?
Podes abrir um chamado no teu pedido solicitando o link de rastreio internacional ou ficar tentando na sorte abrindo o PDF do link “visualizar recibo de pacote”, só aparece 1x e some depois.
 
Amanhã passe os feedbacks então, eu estou lendo tudo a respeito desse monitor e controlando a ansiedade aqui :oremos:
Acabei me antecipando e usei hoje os 2 lado a lado por algumas horas com a imagem duplicada.

Lacrei o quarto, e no escuro, com imagens que tenham preto, a vantagem do OLED é bem grande, mas apenas nessa situação (além dos Hz nos FPS).
Já com iluminação normal, na minha opinião o IPS tem vantagem por causa do brilho. De fato achei ele melhor para uso "escritório".
Por fim, como disse, uso muito mais em ambiente iluminado do que ambiente escuro, e mais para trabalho do que entretenimento, então vou ficar com o IPS.

Reembalei direitinho e solicitei a devolução da compra, tentei fazer pelo site mas o processo não avançava, ai tive que ligar no pós-venda da DELL, dei início no processo e agora tem que aguardar até 72 horas para entrarem em contato, espero que venham buscar o monitor e não pedir para eu postar nos correios.

Talvez mini-led seja a solução para mim.
 
Acabei me antecipando e usei hoje os 2 lado a lado por algumas horas com a imagem duplicada.

Lacrei o quarto, e no escuro, com imagens que tenham preto, a vantagem do OLED é bem grande, mas apenas nessa situação (além dos Hz nos FPS).
Já com iluminação normal, na minha opinião o IPS tem vantagem por causa do brilho. De fato achei ele melhor para uso "escritório".
Por fim, como disse, uso muito mais em ambiente iluminado do que ambiente escuro, e mais para trabalho do que entretenimento, então vou ficar com o IPS.

Reembalei direitinho e solicitei a devolução da compra, tentei fazer pelo site mas o processo não avançava, ai tive que ligar no pós-venda da DELL, dei início no processo e agora tem que aguardar até 72 horas para entrarem em contato, espero que venham buscar o monitor e não pedir para eu postar nos correios.

Talvez mini-led seja a solução para mim.

Realmente OLED (de qualquer tipo) + ambiente iluminado definitivamente não é uma boa combinação, em especial os QD-OLED, que entregam essa tonalidade meio roxa / cinza quando expostos à luz. Este é um dos motivos de eu ter optado por uma LCD pra usar na minha sala - que possui cortina de vidro, e no dormitório com black-out eu coloquei uma OLED.
 
Última edição:
Acabei me antecipando e usei hoje os 2 lado a lado por algumas horas com a imagem duplicada.

Lacrei o quarto, e no escuro, com imagens que tenham preto, a vantagem do OLED é bem grande, mas apenas nessa situação (além dos Hz nos FPS).
Já com iluminação normal, na minha opinião o IPS tem vantagem por causa do brilho. De fato achei ele melhor para uso "escritório".
Por fim, como disse, uso muito mais em ambiente iluminado do que ambiente escuro, e mais para trabalho do que entretenimento, então vou ficar com o IPS.

Reembalei direitinho e solicitei a devolução da compra, tentei fazer pelo site mas o processo não avançava, ai tive que ligar no pós-venda da DELL, dei início no processo e agora tem que aguardar até 72 horas para entrarem em contato, espero que venham buscar o monitor e não pedir para eu postar nos correios.

Talvez mini-led seja a solução para mim.
Eu tive esse mesmo problema para acionar a devolução, mas abri pelo chat mesmo.

Quanto a devolução, terá que levar aos Correios, te mandarão um e-mail com o código de postagem (Sedex Reverso)

Vai ter uma guia em anexo para você imprimir e assinar, é a declaração de conteúdo, não esqueça.
 
Acabei me antecipando e usei hoje os 2 lado a lado por algumas horas com a imagem duplicada.

Lacrei o quarto, e no escuro, com imagens que tenham preto, a vantagem do OLED é bem grande, mas apenas nessa situação (além dos Hz nos FPS).
Já com iluminação normal, na minha opinião o IPS tem vantagem por causa do brilho. De fato achei ele melhor para uso "escritório".
Por fim, como disse, uso muito mais em ambiente iluminado do que ambiente escuro, e mais para trabalho do que entretenimento, então vou ficar com o IPS.

Reembalei direitinho e solicitei a devolução da compra, tentei fazer pelo site mas o processo não avançava, ai tive que ligar no pós-venda da DELL, dei início no processo e agora tem que aguardar até 72 horas para entrarem em contato, espero que venham buscar o monitor e não pedir para eu postar nos correios.

Talvez mini-led seja a solução para mim.
Uma pena ter tanta pouca opção de mini leds no BR. Os QD-OLEDs conseguem ser mais baratos que eles.
 
Para dar uma equilibrada, já que muita gente gostou muito, eu sou do time que não ficou impressionado.

Gostei do painel glossy (semi glossy na verdade), dos 360hz (para os jogos que permitem) e do nível de preto quando comparado com o IPS.
O text fringing, que gera um incomodo para leitura, existe, mas é bem pouco.
Ontem a noite joguei mais CS2 e consegui ir percebendo os ganhos de fluidez com 240/360Hz, no IPS jogo em 144Hz.

Não curti o brilho geral baixo, a dificuldade de achar de maneira fácil uma cor equilibrada e o fato dele ser mais indicado para ambientes com pouca ou nenhuma luz, eu tenho uma luz branca led no teto no local do PC, e sempre está acesa, eu gosto assim. Isso afeta diretamente a percepção do nível de preto, pois, com luz incidindo na tela, o nível de preto fica mais para um acizentado escuro (bem escuro) do que preto, e não é o que se espera quando compra um OLED. Com nenhuma luz a noite, ai sim, fica show, mas não é um cenário comum para mim.
Quando liga HDR, ai sim, o preto literalmente fica cinza, deve ter configuração para ajustar, mas não fuçei muito, não sou um fã de HDR.

As cores achei muito parecidas com IPS, já esperava isso, então com jogos ou conteúdo que não tem elementos em preto envolvido, a diferença é negligível, a favor até do IPS, por causa do brilho maior. Ex: CS2, CQII, SF6, Viewfinder, It Takes 2.
Em jogos com maior contraste e cenas escuras, testei CP2077, Ghost Runner 2, FFVII Remake ai o OLED tem uma vantagem legal, ficam bem bonitos esses jogos.

Comprei ele para experimentar o OLED e os 240hz (360Hz foi bônus), já que o IPS está ai a muito tempo sem novidades.
A ideia era passar a jogar mais nele do que TV 4K, mas, quando fiz os testes na TV, realmente o 4K, a imersão (65") e o brilho me mantém na TV, no monitor apenas eventuais jogos ou FPS.
O combo QLED/FALD/BRILHO parece me atender mais que o OLED.

Hoje voltei para o IPS e de imediato "não" senti vontade de voltar para o OLED, ainda mais com a liberdade de não ter que gerenciar conteúdos estáticos e usar temas claros, que me agradam mais. Isso é um sinal que o OLED realmente não me conquistou. Gostei mais dos Hz do que do OLED em si.

Sei que a garantia da DELL está ai para cobrir isso, mas não consigo não cuidar sabendo que o burn-in não é se, mas quando.
Veja, não sou hater, só tenho ciência da tecnologia.

Um ponto importante, é que não fiquei muito tempo mexendo nas configurações, testei os presets, dexei no que mais agradou, uma mexida aqui e ali, ajustei o branco para ficar mais azulado do que amarelado.

Amanhã usarei novamente o OLED o dia todo para uma última comparação, e na sexta decido se fico com ele ou se devolvo, ficaria com ele sem dúvidas se não tivesse custado 5K.
Cara, a sua analise é bem pé no chão, acho bem justa, e falo isso como dono de uma C2 e agora um ex-DWF...

O seu erro talvez foi só ter ignorado/não ter conhecimento que OLED não funciona bem em locais iluminados. Isto posto, não cogito OLED pra salas com luz natural, tanto que o ambiente onde uso esses monitores OLEDs é bem controlado justamente pra ter baixa luminosidade e tirar o melhor aproveito possível da tela - não me importo com isso, mas vai de cada um; as vezes você prefere jogar em um ambiente com alta iluminação e ai não vai dá certo mesmo.

Pra mim, os passos naturais de melhoria no OLED é justamente onde você sentiu por ser o calcanhar de aquiles da tecnologia, mas com o ambiente bem controlado pra luz isso tudo praticamente desaparece e o painel fica beirando a perfeição.

Outro detalhe... Se vc quiser ver seu IPS levar um ''Pau'' de verdade, experimenta jogos em HDR, principalmente os SP que dão suporte, a qualidade de cores, brilho e preto nesse cenário fica uma coisa incrível porque a tela é capaz de gerar o necessário pra essa situação. São poucos painéis LCDs que conseguem oferecer uma experiencia semelhante. Vi que você comentou que não gosta muito, talvez seja justamente pela experiencia com a falta de capacidade dos outros painéis em oferecer um bom HDR.... em tela OLED, isso muda, se tem HDR, a preferencia passa sempre a usar.

Nas outras telas que tive, nunca tive vontade de usar HDR também até ter painel OLED.

Já no SDR, a cobertura de cores é semelhante a um painel IPS, claro que as cores são mais vividas e o preto é profundo no OLED, no ambiente controlado já é melhor que o IPS, mas fora dele...

Sobre os hz, realmente é muito bom, mas a maior vantagem é o tempo de resposta do OLED, a tecnologia é realmente revolucionária nesse aspecto, você praticamente vai ver uma cena em movimento com uma clareza absurda porque não existe a possibilidade de rastro, somente um desfoque de persistência que pra mim é insignificante, só não é perfeito porque falta a inserção do BFI no máximo de hz, mas na hora que surgir isso de uma forma bem implementada, vai ficar praticamente perfeito e o cenário de melhor qualidade possível no competitivo vai está preparado. Pra quem curte um competitivo... é um cenário absurdo de qualidade que se pode ter.

Sobre garantia e a vantagem de comprar um painel da Dell, é justamente o que comentei em outro post, use uns 2 anos dos 3 anos de garantia, se curtir muito o monitor, estende mais 2 anos - fica menos de 1000 reais; é bem provável que se der problema, vai dá tempo de ver nesses cinco anos, na pior das hipóteses vc recebe um outro painel igual ou superior e pega mais uns anos de duração de novo, se durar uns 7/8 anos nessa brincadeira toda ai com essa qualidade de imagem, pra mim o resultado de durabilidade final já está dentro do aceitável.

Por isso que em nenhum cenário compro tela OLED sem garantia, só comprei a C2 com um ano e foi o limite da minha ousadia - mas tá funcionando normalmente até hoje sem burn in. O investimento é muito alto pra pouco tempo de uso pelos motivos que você comentou que de fato é a realidade.

* Edit: Vi depois do meu post que você abriu a devolução, mas deixo o comentário de informação para os demais usuários.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Único oled alienware que não é o curvo é o modelo AW2725DF
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O pedido de vocês foi confirmado e foi pra produção no site? Aqui tá só recebido desde ontem.
@rlv1204 @GamesBrs
O meu tá em produção, mas ainda não foi enviado, mas vamos ver, já tive umas duas/três atualização de datas, umas aumentando o prazo e as outras duas diminuindo, mas a minha previsão de entrega ainda está para pelo menos dia 22 de março, conforme a data original. Acredito que será enviado em breve.

Minhas experiencia com o DWF foi semelhante, mas acabou chegando até um pouco antes da data mínima, vou observando.
 
Última edição:
Cara, a sua analise é bem pé no chão, acho bem justa, e falo isso como dono de uma C2 e agora um ex-DWF...

O seu erro talvez foi só ter ignorado/não ter conhecimento que OLED não funciona bem em locais iluminados. Isto posto, não cogito OLED pra salas com luz natural, tanto que o ambiente onde uso esses monitores OLEDs é bem controlado justamente pra ter baixa luminosidade e tirar o melhor aproveito possível da tela - não me importo com isso, mas vai de cada um; as vezes você prefere jogar em um ambiente com alta iluminação e ai não vai dá certo mesmo.

Pra mim, os passos naturais de melhoria no OLED é justamente onde você sentiu por ser o calcanhar de aquiles da tecnologia, mas com o ambiente bem controlado pra luz isso tudo praticamente desaparece e o painel fica beirando a perfeição.

Outro detalhe... Se vc quiser ver seu IPS levar um ''Pau'' de verdade, experimenta jogos em HDR, principalmente os SP que dão suporte, a qualidade de cores, brilho e preto nesse cenário fica uma coisa incrível porque a tela é capaz de gerar o necessário pra essa situação. São poucos painéis LCDs que conseguem oferecer uma experiencia semelhante. Vi que você comentou que não gosta muito, talvez seja justamente pela experiencia com a falta de capacidade dos outros painéis em oferecer um bom HDR.... em tela OLED, isso muda, se tem HDR, a preferencia passa sempre a usar.

Nas outras telas que tive, nunca tive vontade de usar HDR também até ter painel OLED.

Já no SDR, a cobertura de cores é semelhante a um painel IPS, claro que as cores são mais vividas e o preto é profundo no OLED, no ambiente controlado já é melhor que o IPS, mas fora dele...

Sobre os hz, realmente é muito bom, mas a maior vantagem é o tempo de resposta do OLED, a tecnologia é realmente revolucionária nesse aspecto, você praticamente vai ver uma cena em movimento com uma clareza absurda porque não existe a possibilidade de rastro, somente um desfoque de persistência que pra mim é insignificante, só não é perfeito porque falta a inserção do BFI no máximo de hz, mas na hora que surgir isso de uma forma bem implementada, vai ficar praticamente perfeito e o cenário de melhor qualidade possível no competitivo vai está preparado. Pra quem curte um competitivo... é um cenário absurdo de qualidade que se pode ter.

Sobre garantia e a vantagem de comprar um painel da Dell, é justamente o que comentei em outro post, use uns 2 anos dos 3 anos de garantia, se curtir muito o monitor, estende mais 2 anos - fica menos de 1000 reais; é bem provável que se der problema, vai dá tempo de ver nesses cinco anos, na pior das hipóteses vc recebe um outro painel igual ou superior e pega mais uns anos de duração de novo, se durar uns 7/8 anos nessa brincadeira toda ai com essa qualidade de imagem, pra mim o resultado de durabilidade final já está dentro do aceitável.

Por isso que em cenário nenhum compro tela OLED sem garantia, só comprei a C2 com um ano e foi o limite da minha ousadia - mas tá funcionando normalmente até hoje sem burn in. O investimento é muito alto pra pouco tempo de uso.

* Edit: Vi depois do meu post que você abriu a devolução, mas deixo o comentário de informação para os demais usuários.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Opa, valeu pelas observações.
Poderia indicar 2 jogos onde o HDR ON gerou um impacto legal na experiência?

Aqui é o local onde uso o PC, a iluminação é mais ou menos essa o dia todo, ai a noite apenas a luz do teto fica acesa:
diUNws9.png
 
BOM DIA NESSA P@#&¨$%A QUE MEU MONITOR ESTA ESTA ESTA EU DISSE ESTA EM EM EM EM EM PROCESSO DE ENTREGA

AIMI AN SEXI AND I NOUIEEE
FARUEI FARUEIIII
OHHH OHH OHHHH OHOHOHOH
IM A SCATMANNNNNN PI PA PO PO RO PO PO
 
Opa, valeu pelas observações.
Poderia indicar 2 jogos onde o HDR ON gerou um impacto legal na experiência?

Aqui é o local onde uso o PC, a iluminação é mais ou menos essa o dia todo, ai a noite apenas a luz do teto fica acesa:
diUNws9.png
Um jogo onde todo mundo relata um hdr fantástico é Ori and the Blind Forest.
 
Um jogo onde todo mundo relata um hdr fantástico é Ori and the Blind Forest.
Forza 5 dizem que o HDR faz diferença também... Não posso afirmar porque não tive um monitor com HDR que preste ainda
 
Forza 5 dizem que o HDR faz diferença também... Não posso afirmar porque não tive um monitor com HDR que preste ainda
É verdade, Forza 5 é bom testar mesmo. Tem God of War e Cyberpunk 2077 também. Acho que aquele Returnal é muito bom em HDR também pelos vídeos que vi.
 
tentando acustumar com tanta qualidade kkk, fiz um video aqui testando o AW3225QF, infelizmente o video nao mostra nem 10% da qualidade, mais ja da pra ter um noçao.

So aumentando minha ansiedade e to longe de receber o meu, previsão de entrega só lá para 15 de março, affff.

Essa questão de iluminação que está rolando aqui, estou meio preocupado porque o quarto onde fico, acabamos de reformar a casa então está sem cortina/persiana. Eu fico perto da porta na parede de onde abre a porta e a janela fica no fundo do quarto, mas na lateral, não na frente do monitor.
Não devo demorar colocar uma cortina/persiana no quarto.

A luz do teto atrapalha bastante também? Seria luz de led.

Outra dúvida. O cooler ativo dele faz muito barulho?
 
Opa, valeu pelas observações.
Poderia indicar 2 jogos onde o HDR ON gerou um impacto legal na experiência?

Aqui é o local onde uso o PC, a iluminação é mais ou menos essa o dia todo, ai a noite apenas a luz do teto fica acesa:
diUNws9.png
Imagina!

Oh, na minha opinião, não dá pra ter a melhor qualidade do painel assim, já não utilizaria dessa forma, você tem que literalmente ficar no máximo com a luz do teto acesa enquanto utilizar o monitor.
Pelo fundo, já dá pra ver a sombra do próprio monitor... ou seja, tá batendo uma luz acima do recomendável, já não é o ideal pra uso de telas OLEDs ao meu ver.

No mínimo fechar essa persiana e ter certeza que o local não tem incidência de luz direta no monitor, e isso pra mim é literalmente o mínimo, já explico:

Durante o dia quando estou em casa, uso blackout, nem ligo a lâmpada, só deixo um espaço aberto no cantinho da janela pra entrar um pouco de luz e manter a iluminação geral em penumbra - já é o bastante pra ficar legal, sempre garantido que não haja luz direta na tela.

De noite, as vezes ligo a lâmpada, as vezes não, mas criei o habito de deixar desligado e usar própria iluminação dos periféricos e do monitor (Alienvision) pra fazer uma iluminação mínima que mantenha uma boa visibilidade do ambiente - principalmente quando estou jogando, se for pra trabalho ou navegação, ai ligo a lâmpada ou não, conforme minha vontade.

Ai você precise decidir se esse tipo de uso é confortável pra você ou não, pessoalmente meio que já super me ambientei assim, mas tive algumas adaptações no inicio do uso do OLED.

Sobre jogos em HDR, acho que nunca joguei até o momento um jogo que o HDR foi pior que o SDR nesses monitores, realmente fiquei tentando pensar e nada me surge em mente, é tudo no mínimo igual se o jogo tiver suporte a HDR, mas se é pra degustar, começaria por Cyberpunk 2077 usando o modo 1000 nits. O jogo tem muitas cores e muita iluminação em pequenos detalhes numa cidade noturna, os 1000 nits em 2% e a capacidade de cores deixa o jogo um verdadeiro espetáculo.

Dead Space Remake fica um show também porque é um jogo escuro com bastante picos de iluminação.
God of War fica excelente porque é um jogo com cores vibrantes...
Forza 5 fica um espetáculo - excelente implementação.
Resident Evil - qualquer um dos últimos a partir do 7 melhora bastante - parecido com Dead Space Remake, mas o jogo tem mais cores e o HDR funciona bem nisso.
Lies of P - um show, mesmo caso anterior.
Final Fantasy VII Remake - já é um jogo mais colorido, mas o HDR deixa ainda melhor essas cores.
Starfield - com ajuste pra habilitar o HDR pelo Windows é maravilhoso, encaixa tanto na questão de iluminação quantos cores.
RDR 2 - com ajuste pra habilitar o HDR pelo Windows também é maravilhoso com cores mais vibrantes.

Pra não dizer que foi tudo maravilhoso, um exemplo de jogo que achei quase a mesma coisa que jogar em SDR ou HDR foi Tlous 2, mas em cenários escuros com iluminação ainda é melhor que o SDR, ou seja, ainda é no mínimo um pouco melhor.

Tem dois cenários que vejo muito destaque pro uso do HDR:

* Todo jogo que tiver uma paleta de cores mais saturada, tende a ficar muito bom com HDR.
* Jogos com cenários escuros no HDR 1000 nits também porque qualquer brilho se destaca bastante de uma forma bem suave e bonita.

Tanto que a maioria desses jogos que citei se encaixam muito bem nos dois ou em um desses critérios.

E por ai vai... coisa importante tbm é usar o Windows 11, ele tem alguns updates importantes em relação ao HDR que não está no Windows 10, por exemplo.

Estou dando só exemplos de alguns dos últimos jogos que joguei, mas tudo que joguei até o momento foi no mínimo igual o SDR no HDR, deve ter algum desastre por ai, só não conheço.

Gosto bastante do modo 1000 nits, gosto muito de como o brilho fica realçado nos pequenos detalhes, mas com uma gama de cores de altíssima qualidade.

O problema de um monitor IPS no geral... é que o preto dele é cinza, então ele não consegue gerar a profundidade de cores e o preto necessário pra preencher o aspecto de cores do HDR - já no SDR o IPS é mais autossuficiente apesar de não ser superior ao OLED com iluminação controlada, agora no HDR essas telas IPS dá uma sensação de cores ''lavadas''/''desbotadas'' justamente pela falta de profundidade, tanto que minha última tela em painel LCD era um IPS e nunca usava HDR por sentir que era sempre pior.

Uma dica que dou pra geral aqui nesses monitores Dell Oled é aumentar um pouquinho a saturação do modo 1000 nits no driver de vídeo (Digital Vibrance em 53/55% no máximo pra não estourar) isso se preferir cores mais vibrantes - não tem como personalizar as cores nesse modo e ele meio que é mais calibrado e menos vibrante em cores que os outros modos focados nisso - pra jogos curto algo com cores um pouco mais vibrante - não excessivamente.

Tanto que considero o HDR Modo Jogo muito bom porque é um True Black (400nits) com cores mais vibrantes, mas ainda prefiro o 1000nits só pelo realce de brilho em detalhes que acho um verdadeiro charme, pra mim a magia está aí - inclusive gosto muito mais do HDR do DWF do que da C2 justamente pela gama de cores maiores do QD OLED e esses detalhes realçado com mais brilho que não é possível na C2 - mas o HDR da C2 é excelente também.

Enfim, falando essas informações com base no DWF que acredito ser bem parecido com essa telas.
 
Última edição:
Imagina!

Oh, na minha opinião, não dá pra ter a melhor qualidade do painel assim, já não utilizaria dessa forma, você tem que literalmente ficar no máximo com a luz do teto acesa enquanto utilizar o monitor, pelo fundo, já dá pra ver a sombra do próprio monitor... ou seja, tá batendo uma luz acima do recomendável, já não é o ideal ao meu ver.

No mínimo fechar essa persiana e ter certeza que o local não tem incidência de luz direta no monitor, e isso pra mim é literalmente o mínimo, já explico:

Durante o dia quando estou em casa, uso blackout, nem ligo a lâmpada, só deixo um espaço aberto no cantinho da janela pra entrar um pouco de luz e manter a iluminação geral em penumbra - já é o bastante pra ficar legal, sempre garantido que não haja luz direta na tela.

De noite, as vezes ligo a lâmpada, as vezes não, mas criei o habito de deixar desligado e usar própria iluminação dos periféricos e do monitor (Alienvision) pra fazer uma iluminação mínima que mantenha uma boa visibilidade do ambiente - principalmente quando estou jogando, se for pra trabalho ou navegação, ai ligo a lâmpada, conforme minha vontade.

Ai você precise decidir se esse tipo de uso é confortável pra você ou não, pessoalmente meio que já super me ambientei assim, mas tive algumas adaptações.

Sobre jogos em HDR, acho que nunca joguei até o momento um jogo que o HDR foi pior que o SDR nesses monitores, realmente fiquei tentando pensar e nada me veio a mente, é tudo no mínimo igual se o jogo tiver suporte a HDR, mas se é pra degustar, começaria por Cyberpunk 2077 usando o modo 1000 nits. O jogo tem muitas cores e muita iluminação em pequenos detalhes numa cidade noturna, os 1000 nits em 2% e a capacidade de cores deixa o jogo espetáculo.

Dead Space Remake fica um show também.
God of War fica excelente...
Forza 5 fica um espetáculo - boa implementação.
Resident Evil - qualquer um dos últimos a partir do 7 melhora bastante.
Lies of P - um show.
Final Fantasy VII Remake - já é um jogo mais colorido, mas o HDR deixa ainda melhor.
Starfield - com ajuste pra habilitar o HDR pelo Windows é maravilhoso.
RDR 2 - com ajuste pra habilitar o HDR pelo Windows também é maravilhoso.

Um exemplo de jogo que achei quase a mesma coisa jogar em SDR ou HDR foi Tlous 2, mas em cenários escuros com iluminação ainda é melhor que o SDR.

Tem dois cenários que vejo muito destaque pro uso do HDR:

* Todo jogo que tiver uma paleta de cores mais saturada, tende a ficar muito bom com HDR.
* Jogos com cenários escuros no HDR 1000 nits também.

Tanto que a maioria desses jogos que citei se encaixam muito bem nos dois ou em um deles.

E por ai vai... coisa importante tbm é usar o Windows 11, ele tem alguns updates importantes em relação ao HDR que não está no Windows 10, por exemplo.

Estou dando só exemplos de alguns dos últimos jogos que joguei, mas tudo que joguei até o momento foi no mínimo igual o SDR no HDR.

Gosto bastante do modo 1000 nits, gosto muito de como o brilho fica realçado nos pequenos detalhes, mas com uma gama de cores de altíssima qualidade.

O problema de um monitor IPS no geral... é que o preto dele é cinza, então ele não consegue gerar a profundidade de cores e o preto necessário - HDR nessas telas dá uma sensação de cores ''lavadas''/''desbotadas''.

Uma dica que dou pra geral aqui nesses monitores Dell Oled é aumentar um pouquinho a saturação do modo 1000 nits no driver de vídeo (Digital Vibrance em 53/55% no máximo) se preferir cores mais vibrantes - não tem como personalizar as cores nesse modo e ele meio que é mais calibrado - pra jogos curto algo mais saturado um pouco - não excessivamente, mas com cores vibrantes.

Tanto que considero o Modo Jogo do HDR muito bom - 400nits com cores mais vibrantes, mas ainda prefiro o 1000nits só pelo realce de brilho em detalhes que acho um verdadeiro charme, pra mim a magia está aí - inclusive gosto muito mais do HDR do DWF do que da C2 justamente pela gama de cores maiores e esses detalhes realçado com mais brilho - mas o HDR da C2 é ótimo também.

Enfim, falando essas informações com base no DWF que acredito ser bem parecido com essa telas.
É bem isso que você falou, a diferença entre IPS e OLED em SDR em ambientes claros é pequena (e eu ainda prefiro o OLED). Mas em HDR em um ambiente meia luz (também não curto quarto full escuro) a diferença é enorme.
Cara, quando eu entrei no Elden Ring com esse OLED, eu fiquei em choque que nunca tinha visto o quão florescente e vibrante era a ErdTree (a árvore gigante), e que o brilho dela aumenta quanto mais próximo vc chega (não dá pra ver isso em SDR, e nem em HDR no Miniled IPS eu percebi), além de que todos os efeitos que ganhavam vida, eu não tive essa experiência com o miniled. É um jogo totalmente diferente em HDR e SDR.

Pra mim os melhores jogos em HDR são:
Ori and the blind forest
Tetris connected (insano)
Resident Evil Village (HDR melhor que o do RE4 Remake)
Elden Ring
Cyberpunk 2077
Avatar The Frontiers of Pandora
Dead Space Remake
E os jogos da Sony no geral.
 
Última edição:
É bem isso que você falou, a diferença entre IPS e OLED em SDR em ambientes claros é pequena (e eu ainda prefiro o OLED). Mas em HDR em um ambiente meia luz (também não curto quarto full escuro) a diferença é enorme.
Cara, quando eu entrei no Elden Ring com esse OLED, eu fiquei em choque que nunca tinha visto o quão florescente e vibrante era a ErdTree (a árvore gigante), e que o brilho dela aumenta quanto mais próximo vc chega, além de que todos os efeitos que ganhavam vida, eu não tive essa experiência com o miniled. É um jogo totalmente diferente em HDR e SDR.

Pra mim os melhores jogos em HDR são:
Ori and the blind forest
Tetris connected (insano)
Resident Evil Village (HDR melhor que o do RE4 Remake)
Elden Ring
Cyberpunk 2077
Avatar The Frontiers of Pandora
Dead Space Remake
E os jogos da Sony no geral.
Foi bom você ter comentado do Elder Ring, jogo espetacular com uma tela OLED e tinha esquecido.
Concordo com as observações.
 
Pessoal, como é o ABL dos novos monitores da Alienware?
No meu DWF, eu praticamente não uso mais o modo 1000 nits devido a isso. Só em jogos muito escuros.
No COD, por exemplo, vc tá dentro de um prédio e vê aquela luz linda do sol entrando pela porta, aí é só sair pra rua que tudo escurece de forma muito bruta. Se olhar do chão pro céu, idem.
Já no modo 400 nits eu nunca percebo, e continua tendo um brilho geral bem satisfatório, só sem aqueles picos muito fortes.
 
So aumentando minha ansiedade e to longe de receber o meu, previsão de entrega só lá para 15 de março, affff.

Essa questão de iluminação que está rolando aqui, estou meio preocupado porque o quarto onde fico, acabamos de reformar a casa então está sem cortina/persiana. Eu fico perto da porta na parede de onde abre a porta e a janela fica no fundo do quarto, mas na lateral, não na frente do monitor.
Não devo demorar colocar uma cortina/persiana no quarto.

A luz do teto atrapalha bastante também? Seria luz de led.

Outra dúvida. O cooler ativo dele faz muito barulho?
cara o o meu quando comprei foi 31 de janeiro, e chegou dia 19, chegou 8 dias da data que eles falaram, agora questao do reflexo ele tem um pouco sim, so da pra perceber quando a tela fica preta, porque nao existe luz de fundo, so assim pra ver um reflexo na tela, mais aqui nao me encomada em nada o reflexo, mais de resto o AW3225QF deixou minha C1 no chinelo kkk. pra jogar agora e ver filme, ja tenho o meu preferido kkkk
 
Pessoal, como é o ABL dos novos monitores da Alienware?
No meu DWF, eu praticamente não uso mais o modo 1000 nits devido a isso. Só em jogos muito escuros.
No COD, por exemplo, vc tá dentro de um prédio e vê aquela luz linda do sol entrando pela porta, aí é só sair pra rua que tudo escurece de forma muito bruta. Se olhar do chão pro céu, idem.
Já no modo 400 nits eu nunca percebo, e continua tendo um brilho geral bem satisfatório, só sem aqueles picos muito fortes.
Notei o mesmo comportamento no AW2725DF, tanto é que quase sempre uso o modo True Black. Os Forza Horizon 4 e 5, por exemplo, ficam bem apagados durante o dia no modo Peak 1000, quase como se a câmera do jogo estivesse com óculos escuros. De noite eles ficam lindos, mas prefiro não sacrificar a imagem de metade do jogo pra ter visuais ótimos na outra metade.
 
cara o o meu quando comprei foi 31 de janeiro, e chegou dia 19, chegou 8 dias da data que eles falaram, agora questao do reflexo ele tem um pouco sim, so da pra perceber quando a tela fica preta, porque nao existe luz de fundo, so assim pra ver um reflexo na tela, mais aqui nao me encomada em nada o reflexo, mais de resto o AW3225QF deixou minha C1 no chinelo kkk. pra jogar agora e ver filme, ja tenho o meu preferido kkkk
Show !!

Lá em casa a patroa chega do trabalho e fica com a tv da sala só para ela até hora de dormir, nisso eu fico no quarto apenas.
Como não posso usar a sala para jogar e o quarto é limitado em termos de tamanho, não consigo por nada maior que 32" que já é o limite, comprei logo um monitor top de 32" e vou ficar curtindo quietinho no meu quarto os games do video game e assistindo netflix/youtube. (Não tenho pc e não faço mais questão de montar um pc)

Sempre quis ter uma tv oled ou qled top para jogar, mas na sala não seria viável e no quarto sempre tive limitação do tamanho. Graças a deus e meu trabalho consegui uma $$, agora vou pode curtir com tudo o que dá de melhor qualidade. Só falta agora o Pulse Elite que estou quase encomendando da Amazon.com para chegar junto do monitor e aproveitar o melhor de imagem e som para jogar, hehe.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo