• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Estou com medo do i7 13700K ...

d2drumer

Hungry Member
Registrado
Eai galera, estou querendo fazer um UP no meu sistema de: processador, Memo e Mobo. E estou exatamente querendo pegar o i7 13700K especificamente pra games e multiuso.
Mas... O que me assombra é que ouvi dizer que esse 13700K esquenta e muito!

Teria algum outro modelo que tenha mesma eficiência sendo i7 ou i9 que não esquenta muito? Não sou de fazer overclock.

Ou esse problema de calor se resolve com um WaterCooler de 360mm ?
 
Eai galera, estou querendo fazer um UP no meu sistema de: processador, Memo e Mobo. E estou exatamente querendo pegar o i7 13700K especificamente pra games e multiuso.
Mas... O que me assombra é que ouvi dizer que esse 13700K esquenta e muito!

Teria algum outro modelo que tenha mesma eficiência sendo i7 ou i9 que não esquenta muito? Não sou de fazer overclock.

Ou esse problema de calor se resolve com um WaterCooler de 360mm ?

Da pra fazer undervolt nele, não vai esquentar tanto assim, ainda mais se o uso for games.

Hoje se eu fosse comprar um processador para games iria no 7800x3d da AMD, ele esquenta bem menos que o i7 e é tão bom quanto.
 
Da pra fazer undervolt nele, não vai esquentar tanto assim, ainda mais se o uso for games.

Hoje se eu fosse comprar um processador para games iria no 7800x3d da AMD, ele esquenta bem menos que o i7 e é tão bom quanto.

Já eu iria de Ryzen 7 5700X3D.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eai galera, estou querendo fazer um UP no meu sistema de: processador, Memo e Mobo. E estou exatamente querendo pegar o i7 13700K especificamente pra games e multiuso.
Mas... O que me assombra é que ouvi dizer que esse 13700K esquenta e muito!

Teria algum outro modelo que tenha mesma eficiência sendo i7 ou i9 que não esquenta muito? Não sou de fazer overclock.

Ou esse problema de calor se resolve com um WaterCooler de 360mm ?

Os Ci7 não compensa. É melhor vc pegar um Ci5 13400.

Agora se for de AMD recomendo o Ryzen 7 5700X3D.

Ou então vc pode fazer como o outro amigo disse e fazer um Undervolt no Ci7 13700.
 
5700x3d ao meu ver só vale a pena se você já esta na plataforma AM4, como ele vai trocar tudo melhor ir logo para a mais atual.

Fora que vc pode usar DDR4 e dar uma boa economizada. A diferença de valor para uma Mobo+7800X3D+DDR5 é significativa. É meio como vc montar com uma 4060 e com o 5700X3D vc colocar uma 4070 ou 4070Ti. Para jogos vai ser mil vezes melhor.
 
Ryzen 7 7700 se quer gastar pouco ou 7800x3d, mas ambos esquentam, o ultimo é tao quente quanto um i7, porem consome uns 100w a menos... economia na conta da luz
 
5700x3d ao meu ver só vale a pena se você já esta na plataforma AM4, como ele vai trocar tudo melhor ir logo para a mais atual.
Sim, vou fazer um UP geral pois estou saindo de um i7 4790 DDR3 etc... Achei interessante esse i7 13700K mas não sabia da fama de ser esquentadinho kkk.
 
Sim, vou fazer um UP geral pois estou saindo de um i7 4790 DDR3 etc... Achei interessante esse i7 13700K mas não sabia da fama de ser esquentadinho kkk.

Não é só na temperatura que ele deixa a desejar. Em pico máximo ele chega a consumir 367W.




O canal é vc montar com plataforma da AMD com DDR4. Pega um Ryzen 7 5700X3D.
 
Fora que vc pode usar DDR4 e dar uma boa economizada. A diferença de valor para uma Mobo+7800X3D+DDR5 é significativa. É meio como vc montar com uma 4060 e com o 5700X3D vc colocar uma 4070 ou 4070Ti. Para jogos vai ser mil vezes melhor.

Eu ainda acho melhor gastar um pouco mais (se puder) e ir logo para am5 com ddr5, no futuro vai ser possível fazer upgrade apenas do processador, não vejo vantagem em montar kit novo em plataforma velha.
 
Eu ainda acho melhor gastar um pouco mais (se puder) e ir logo para am5 com ddr5, no futuro vai ser possível fazer upgrade apenas do processador, não vejo vantagem em montar kit novo em plataforma velha.

Mesmo pegando um Ryzen 7 5700X3D a pessoa pode ficar tranquila por vários anos. Aí vai trocando apenas a VGA no decorrer dos anos.

Fora que DDR5 ainda está engatinhando. Só vai ficar boa daqui uns anos. Lembro que a mesma coisa aconteceu na época das DDR4. Demorou para chegarem as DDR4 3200Mhz com baixa latência. Fora o preço que também demorou para ficarem atraentes.

Eu se fosse montar um PC agora iria de Ryzen 7 5700X3D com uma VGA mais parruda como uma 4070 ou 4070Ti. Bem melhor do que ir de plataforma nova com DDR5 e pegar uma 4060.
 
Não é só na temperatura que ele deixa a desejar. Em pico máximo ele chega a consumir 367W.




O canal é vc montar com plataforma da AMD com DDR4. Pega um Ryzen 7 5700X3D.

Mas aí tiraram os limites de PL, e possivelmente tenha overclock também.
Em condições normais, não passa de 252W, que é não tão diferente dos 235W de um Ryzen 7950X (TDP 170W).
No caso dos Ryzen é mais fácil de saber o consumo máximo. É só pegar o TDP e adicionar exatamente +38% (para AM5, em AM4 acho é +18%).
power-multithread.png
 
Mas aí tiraram os limites de PL, e possivelmente tenha overclock também.
Em condições normais, não passa de 252W, que é não tão diferente dos 235W de um Ryzen 7950X (TDP 170W).
No caso dos Ryzen é mais fácil de saber o consumo máximo. É só pegar o TDP e adicionar exatamente +38% (para AM5, em AM4 acho é +18%).
power-multithread.png

Intel e AMD passaram a consumir e trabalhar muito quente ao meu ver.

Os Ci5 6400/8400/9400 e Ci7 6700 e os Ryzen 1400/1600/2600/3600/3700X eram bem melhores nesses quesitos.
 
Eai galera, estou querendo fazer um UP no meu sistema de: processador, Memo e Mobo. E estou exatamente querendo pegar o i7 13700K especificamente pra games e multiuso.
Mas... O que me assombra é que ouvi dizer que esse 13700K esquenta e muito!

Teria algum outro modelo que tenha mesma eficiência sendo i7 ou i9 que não esquenta muito? Não sou de fazer overclock.

Ou esse problema de calor se resolve com um WaterCooler de 360mm ?
se você não vai fazer overclock e não mora no inferno (com temperatura diaria de 40 graus pra cima na sombra) sem ar condicionado não tem porque ficar com medo de nada, só lembra de comrpar um watercooler que presta e não o mais simplizinho que achar
 
no meu Ryzen 9 7950x bato perto de 65 watts de uso normal no processador, sem jogos ou aplicativos pesados. Já com stress, para atingir 250W eu precisaria colocar um WC de 360mm, daí o processador decola até esgoelar o WC, se fizer delid possivelmente pego uns 5.4GHz all core (e fico sem garantia, claro). Esse meu consumo é também por estar usando a facilidade de OC automático da placa mãe juntamente com PBO e setado como performance.
 
se você não vai fazer overclock e não mora no inferno (com temperatura diaria de 40 graus pra cima na sombra) sem ar condicionado não tem porque ficar com medo de nada, só lembra de comrpar um watercooler que presta e não o mais simplizinho que achar
Pior kra que aqui em Sorocaba abriram a porta do inferno e esqueceram de fechar kkk droga de cidade calorenta que não faz frio nem com macumba dos índios! Fica oscilando entre 30 e 35 com sensação de 40 a 43º !
Só nunca fiz undervolt que no caso acho que até funcionaria para baixar as temps e se esse undervolt implica em alguma perfomance dele. Não sei como fazer e se a placa mãe precisa ter as funções de BIOS para fazer isso? Digo uma placa própria para fazer o undervolt.
 
Última edição:
Ele frita se vc usa 100% do cpu o tempo todo.
Agora se vc usa em tarefas de gente normais e eventualmente joga "O último de nós" e seus drivers atualizam e os shaders precisam recompilar, ele é bem tranquilo e esquenta menos que os AMD no dia a dia. Ele só esquenta muito quanto é posto em estresse constante.

Isso aqui no 13700k = 220W = air frier, se vc colocar um frango em cima do PC vc assa ele, com certeza.
Obviamente, ele acabará mais rápido por ser melhor.

Sem-t-tulo.png
 
Pior kra que aqui em Sorocaba abriram a porta do inferno e esqueceram de fechar kkk droga de cidade calorenta que não faz frio nem com macumba dos índios! Fica oscilando entre 30 e 35 com sensação de 40 a 43º !
Só nunca fiz undervolt que no caso acho que até funcionaria para baixar as temps e se esse undervolt implica em alguma perfomance dele. Não sei como fazer e se a placa mãe precisa ter as funções de BIOS para fazer isso? Digo uma placa própria para fazer o undervolt.
sobre o undervolt: se não sabe, não mexa, sobre Sorocaba, não se preocupe, o processador foi feito pra aguentar essas coisas, só lembre de não deixar o hardware dentro de um caixão fechado, ventile bem o gabinete, compre cooler ou water cooler que preste e seja feliz.

E compre um ar condicionado, pois o computador pode não precisar mas você precisa :haha:
 
sobre eficiência, o artigo do techpowerup (tpUP) é bom, embora eu não saiba como ele configurou exatamente cada máquina, levo a crer que estejam no modo default, porque a maioria dos usuários apenas liga e vai adiante.

Considerando que ele está no default e o usuário padrão não vai mudar isso, segundo esse tipo de teste, e também tendo em vista que os AMD x3D não vão aumentar muito o consumo ainda que seja alterado o seu perfil para algo mais otimizado e focado em performance, resultando em maiores Clocks, é inegável a superioridade dos modelos x3D, isso é percebido ao também testar a eficiência dos processadores no Cinebench, então, embora um x3D possa não ter tirado a maior pontuação, a sua eficiência é muito maior. Para trabalho e jogos, o 7950x3D é muito eficiente, para jogos o Ryzen 7 7800x3D não tem competidores e se a eficiência for o fator principal, ele vai muito bem no Cinebench sendo que o campeão foi o Ryzen 9 7900, já que ele consegue ser mais frio tendo melhor área de dissipação.

Acho que o pessoal não está olhando com critério essa questão de consumo em jogos, no teste do tpUP o Ryzen 9 7950x3D teve média de 56w, abaixo dos Core i5 mais econômicos

Quanto ao calor gerado, infelizmente é uma realidade da mudança climática também, os invernos sumiram e as máquinas hoje são mais eficientes embora gerem mais calor do que as anteriores com menos núcleos, no entanto, veja que se colocássemos mais núcleos em um processador antigo, ele teria de vir com Clocks menores para não virar uma supernova.
 
Ele frita se vc usa 100% do cpu o tempo todo.
Agora se vc usa em tarefas de gente normais e eventualmente joga "O último de nós" e seus drivers atualizam e os shaders precisam recompilar, ele é bem tranquilo e esquenta menos que os AMD no dia a dia. Ele só esquenta muito quanto é posto em estresse constante.

Isso aqui no 13700k = 220W = air frier, se vc colocar um frango em cima do PC vc assa ele, com certeza.
Obviamente, ele acabará mais rápido por ser melhor.

Sem-t-tulo.png
Então kra, bem isso, só irei usa-lo pra games ou tipo internet, música, vídeos e alguns trabalhos no corel draw etc. Eu quero performance em games e já vi esse 13700K se dando muito bem pelos seus 16cores e 24Threads, pelo seus 5.4Ghz. Achei até a perfomance dele ótima no jogo StarCitizen que está todo em Alpha e bugado.
 
Se eu fosse pegar um intel pra jogos, pegaria o 14600k. Caso contrário, um 7800x3D pela performance e longevidade da plataforma.
 
Eu pegaria um 14600k
 
Eu tenho um 13700K e o problema dele é que as placas mães deixam o PL2 ilimitado, o processador pode puxar a energia que quiser o tempo todo. O meu em stress do cinebench chegava a picos de 280W e dava throttling a 100 graus constante.
Aí quuando eu descobri essa situação e setei no BIOS PL1 e PL2 para 253W, nunca mais tive esse problema. Uso um watercooler Lian Li Galahad 360. É possível setar valoroes menores se o cooler for um impedimento sem perdas significativas de performance.
Mas hoje se eu fosse montar um PC novo eu pegaria um 7800X3D ao invés do intel 13 ou 14.
 
Além das recomendações acima, se fizer questão do i7, pesquise pelo i7 14700 (non-K).
Mais barato, com menor consumo e temperaturas menores.
Eu estou partindo da configuração da assinatura para um 14700 em conjunto com uma B760 DDR4.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo