[DÚVIDA] 1080p@144hz nativo ou 1080p@144hz em monitor 1440p?

Slenderbuck

Member
Registrado
Galera, vamos la, tenho uma 1060 e sei que em fullhd ela consegue mais de 120fps em games ai como cs go, fortinite e bf, entretanto não sou só eu que uso o pc e como ele é usado para trabalho seria interessante ter um monitor com um resolução maior. o que quero saber, se eu pegar um monitor grande, tipo 28'' e jogarem fullhd, mas não esticado, jogar com as barras pretas dos lados ou jogar no modo janela sem borda, sera que seria a mesma coisa que jogar em um full hd nativo de umas 24" ou 22''? por que se for já estou feliz com isso, é que realmente preciso da resolução para outras coisas, mas gostaria de jogar a 144hz.
 
Galera, vamos la, tenho uma 1060 e sei que em fullhd ela consegue mais de 120fps em games ai como cs go, fortinite e bf, entretanto não sou só eu que uso o pc e como ele é usado para trabalho seria interessante ter um monitor com um resolução maior. o que quero saber, se eu pegar um monitor grande, tipo 28'' e jogarem fullhd, mas não esticado, jogar com as barras pretas dos lados ou jogar no modo janela sem borda, sera que seria a mesma coisa que jogar em um full hd nativo de umas 24" ou 22''? por que se for já estou feliz com isso, é que realmente preciso da resolução para outras coisas, mas gostaria de jogar a 144hz.
144hz pra uma 1060 infelizmente nao vai rolar, exceto em games como CSGO, vc pode ate jogar a resolucoes superiores a fullHD em games leves, mas games mais pesados ela nao vai te deixar usufruir dos 144hz pq ela nao atinge essa taxa de fps nem chega perto. Sobre jogar em modo janela ou com bordas, nao entendi bem sua pergunta, mas se vc pegar um monitor 2560x1440 e por fullHD seja em qqr formato vai perder qualidade de imagem pq monitor nao faz upscalling até onde sei!
 
Não é a mesma coisa, você terá perda de qualidade.
 
144hz pra uma 1060 infelizmente nao vai rolar, exceto em games como CSGO, vc pode ate jogar a resolucoes superiores a fullHD em games leves, mas games mais pesados ela nao vai te deixar usufruir dos 144hz pq ela nao atinge essa taxa de fps nem chega perto. Sobre jogar em modo janela ou com bordas, nao entendi bem sua pergunta, mas se vc pegar um monitor 2560x1440 e por fullHD seja em qqr formato vai perder qualidade de imagem pq monitor nao faz upscalling até onde sei!

Entao, por exemplo, cs go eu jogo ocm configs tudo baixo e resolucao fullhd, fortnite tb, e sei que minha placa roda 120 fps cravado, o que ja é bem melhor que o 60fps. outra coisa, quando o jogo esta no modo janela ele nao faz o upscalling, por tanto acredito eu que a qualidade seria a mesma, mas eu queria saber se alguem tem um monitor desse e ja sabe disso ou nao...
 
Entao, por exemplo, cs go eu jogo ocm configs tudo baixo e resolucao fullhd, fortnite tb, e sei que minha placa roda 120 fps cravado, o que ja é bem melhor que o 60fps. outra coisa, quando o jogo esta no modo janela ele nao faz o upscalling, por tanto acredito eu que a qualidade seria a mesma, mas eu queria saber se alguem tem um monitor desse e ja sabe disso ou nao...
Amigo n fazer o upscaling reduz a qualidade e monitor não faz upscaling de forma alguma seja fullscreen ou janela
 
Amigo n fazer o upscaling reduz a qualidade e monitor não faz upscaling de forma alguma seja fullscreen ou janela
nao faz? ou faz? Muita regente diz que perde qualidade por fazer upscalling ai fala que por nao fazer perde tb? nao entendo isso kk
 
Já ouvi falar que jogar em 1080p em monitor 1440p perde qualidade, PORÉM não fica pior que 1080p nativo.
Como nunca testei não sei se é verdade.
Queria isso também, qual monitor você está olhando?
 
nao faz? ou faz? Muita regente diz que perde qualidade por fazer upscalling ai fala que por nao fazer perde tb? nao entendo isso kk
o upscaling e uma tecnica que as TV´s utilizam para simular pixels que a imgaem original nao tem, no caso nas TV´s vc pega uma imagem FHD e ela simula 4K (em uma tv 4K) desta forma a area da tela onde nao teria pixels é preenchida com clones de outros pixels pra dar uma ligeira melhorada na qualidade, pq a diferença de FHD pra UHD é grande e se nao tiver o upscaling vc ve a diferença na imagem muito nitidamente, eu jogo em uma tv 4K PS3 que faz imagens geralmente em 720p e msmo com upscaling a qualidade e sofrivel em uma 4K, pq 720p e uma resolucao muito baixa pra upscaling. O monitor nao faz upscaling se vc ligar nele um PS3 por exemplo, mesmo o monitor sendo FHD, a imagem perde muita qualidade pq ficam pixels vagos na tela, é mais ou menos isso!
 
Amigo n fazer o upscaling reduz a qualidade e monitor não faz upscaling de forma alguma seja fullscreen ou janela
Sim amigo eu entendo isso mas pensa comigo, um monitor 1440p tem 2560x1440, portanto ao abrir uma imagem qualquer em 1920x1080 nele, que seja uma foto por exemplo, ela nao necessariamente ocupa toda a tela certo? ela utiliza apenas os 1920x1080, sobrando a area de trabalho atras por exemplo. Jogos no modo janela quando setados em 800x600 por exemplo numa tela full hd, nao ocupam a tela toda, eles sao vao ocupar a tela toda caso tu selecione o full screem, é ai que esta a minha duvida, acredito que se setar modo janela, o jogo vai usar apenas 1920,1080 pixels, mesmo que o monitor seja 2560x1440, meu primo tem um monitor ultrahd que é 2560x1080 e alguns jogos noa tem essa resolucao ultrawide, entao quando ele ta jogando ate mesmo no fullhd fica uma tarja preta dos dois lados. Entao pense comigo, um monitor 27'' como o Monitor Dell Gamer de 27" S2716DG tem 61.25 cm x 36.25 cm de tamanho certo? digamos que entao em 61.25 cm temos os 2560p significa mais ou menos que em 45.93 cm teremos 1920p, e se em 36.25 cm temos 1440p em 27.18 cm teremos os 1080p. Essas medidas serão mai sou menos um montor de 21", entao no modo janela o jogo ficaria com essas medidas em cm o que pra mim nao é um tamanho ruim, hoje jogo em um monitor de 22" e ja acho grande, seria tranquilo ficar com um de 21''.

ops respondi o errado
 
144hz no 1440p nao vai rolar se voce nao abrir mao de qualidade no alto ne, se abaixar rola de boa. E na minha opiniao quem compra monitor 144hz tem que estar disposto a isso, se nao estiver nem compre, dinheiro fora

eu no bf4 antigamente abaixei pra rodar com a gtx770 a 144hz, hoje no pubg tbm, se pegar BF5 vou abaixar também.
 
144hz no 1440p nao vai rolar se voce nao abrir mao de qualidade no alto ne, se abaixar rola de boa. E na minha opiniao quem compra monitor 144hz tem que estar disposto a isso, se nao estiver nem compre, dinheiro fora

eu no bf4 antigamente abaixei pra rodar com a gtx770 a 144hz, hoje no pubg tbm, se pegar BF5 vou abaixar também.

sim, estou jogando cs o e fortnite hoje e deixo tudo baixo, so distancia de visao que coloco alto entao roda mas de 60 fps de boa, noa ligo tambem se nao cehgar no 144 exatamente, mas se der uns 100fps ja to feliz, é melhor que os 60.
 
Galera, vamos la, tenho uma 1060 e sei que em fullhd ela consegue mais de 120fps em games ai como cs go, fortinite e bf, entretanto não sou só eu que uso o pc e como ele é usado para trabalho seria interessante ter um monitor com um resolução maior. o que quero saber, se eu pegar um monitor grande, tipo 28'' e jogarem fullhd, mas não esticado, jogar com as barras pretas dos lados ou jogar no modo janela sem borda, sera que seria a mesma coisa que jogar em um full hd nativo de umas 24" ou 22''? por que se for já estou feliz com isso, é que realmente preciso da resolução para outras coisas, mas gostaria de jogar a 144hz.

Amigo, acho que entendi seu posicionamento, ja tive o mesmo. Tenho um monitor de 24" 2560x1440. Sim, tive jogos que eu tinha que reduzir a resolução e nisso eu colocava no modo janela e ficava uma janela de resolução "nativa, 1080p" com toda qualidade dela. Agora se colocar em full screen, adeus qualidade de imagem, realmente fica ruim. Então o lance e colocar em Windowed e na resolução que vc quer.
 
Amigo, acho que entendi seu posicionamento, ja tive o mesmo. Tenho um monitor de 24" 2560x1440. Sim, tive jogos que eu tinha que reduzir a resolução e nisso eu colocava no modo janela e ficava uma janela de resolução "nativa, 1080p" com toda qualidade dela. Agora se colocar em full screen, adeus qualidade de imagem, realmente fica ruim. Então o lance e colocar em Windowed e na resolução que vc quer.

Nossa mano, era isso que eu precisava, alguem que realmente confirmasse pra mim que isso tem logica kk vlws!
 
Nossa mano, era isso que eu precisava, alguem que realmente confirmasse pra mim que isso tem logica kk vlws!

Meu filho ta jogando agora no PC, quando ele terminar eu coloco umas fotinhas pra vc.
 
Bora lá. As pics são dos 2 monitores que tenho (os da assinatura), ambos de 24".

Foto 1. Esse é o fullscreen no monitor 1080p.
2na1k4j.png


Foto 2
Esse é o jogo rodando em janela no monitor 1440p.
5dldn6.png


Compare a qualidade da imagem do jogo.
 
Bora lá. As pics são dos 2 monitores que tenho (os da assinatura), ambos de 24".

Foto 1. Esse é o fullscreen no monitor 1080p.
2na1k4j.png


Foto 2
Esse é o jogo rodando em janela no monitor 1440p.
5dldn6.png


Compare a qualidade da imagem do jogo.

Entao mano, essa duas imagens, uma tem 1599x1200 e a outra tem 1599x901 no caso acredito que o print nao tenha ficado fiel, tipo a gente precisaria de uma foto realmente em 1920x1080 e a outra em 2560x1440p por ao recortar a de 2560x1440p pra ficar do tamanho de 1920x1080 e ai comprar uma com a outra vamos ter certeza ao analisar qual é melhor e cara vlws ai por mandar as fotos muito bacana!
 
rapaz, foi na hora de upar que ficou assim. Aki ta mos tamanhos de cada monitor. Lá vai de novo. A primeira é do monitor 1080p e a segunda é do modo janela no monitor 1440p. Pelo menos nsa outras que mandei deu pra ver como fica a janela no monitor de 24. Se vc pegar um de 24, claro, será uma janela maior.

1.png

3.png


Rapaz, tentei aki, mas realmente esses sites que hospedam imagens redimensionam elas. Se vc quiser, passo as fotos compactadas pra vc. manda MP.
 
Última edição:
rapaz, foi na hora de upar que ficou assim. Aki ta mos tamanhos de cada monitor. Lá vai de novo. A primeira é do monitor 1080p e a segunda é do modo janela no monitor 1440p. Pelo menos nsa outras que mandei deu pra ver como fica a janela no monitor de 24. Se vc pegar um de 24, claro, será uma janela maior.

1.png

3.png


Rapaz, tentei aki, mas realmente esses sites que hospedam imagens redimensionam elas. Se vc quiser, passo as fotos compactadas pra vc. manda MP.

Não mano!! Nessa aí agora que tu recordou exatamente a janela, já deu pra ver quefica igualzinho mano, vlws mesmo da até pra encerrar o tópico agora, qualquer um que tiver a dúvida já sabe como jogar em 1080p num monitor 1440p sem perder qualidade!! Muito bom mesmo!!
 
Pois é. Eu tava com esse problema com Tomb Raider e Hellblade, tirei varias screens pra comparar a qualidade e cheguei a jogar alguns jogos em janela @1080 pra manter os 60fps no Ultra. Placa de video anterior nao tava segurando. Que bom que pude ajudar. Boa escolha aí no proximo monitor. Abrass!!
 
Galera, vamos la, tenho uma 1060 e sei que em fullhd ela consegue mais de 120fps em games ai como cs go, fortinite e bf, entretanto não sou só eu que uso o pc e como ele é usado para trabalho seria interessante ter um monitor com um resolução maior. o que quero saber, se eu pegar um monitor grande, tipo 28'' e jogarem fullhd, mas não esticado, jogar com as barras pretas dos lados ou jogar no modo janela sem borda, sera que seria a mesma coisa que jogar em um full hd nativo de umas 24" ou 22''? por que se for já estou feliz com isso, é que realmente preciso da resolução para outras coisas, mas gostaria de jogar a 144hz.
Eu comprei um monitor 4k 28'' pra trabalho que tbm uso pra jogar, mas te digo, pra jogar sem ser em 4k fica ruim, tenho uma gtx 1070 e pra manter 4k a 60fps em jogos tipo pubg é sofrivel, tudo no very low e quando passo numa smoke ja viu neh FPS vai lá pro chão
E se diminuo a resolução do jogo o upscalling nao fica bom não.
 
Recentemente montei novamente meu PC, os games que estavam já instalados no HD que estava na máquina anterior estavam todos configurados para rodar em 1080p e o monitor atual é 1440p. A diferença de qualidade é absurda, jogar na resolução nativa é muito superior. Então se a sua placa não consegue dar conta do 1440p e você não vê como opção em um futuro não muito distante adquirir uma placa que possa fazer isso ou não se importa e não quer ir para uma resolução maior, então opte por um bom monitor 1080p.

Agora, se tem a intenção de em breve fazer um upgrade de GPU que te possibilite ir para 1440p, então deve já pegar um 1440p e conviver por um tempo com uma qualidade de imagem não tão boa ou mesmo reduzir tudo que der nas configurações dos games para que eles possam rodar de forma descente em 1440p.

Espero ter colaborado. Abs.
 
Recentemente montei novamente meu PC, os games que estavam já instalados no HD que estava na máquina anterior estavam todos configurados para rodar em 1080p e o monitor atual é 1440p. A diferença de qualidade é absurda, jogar na resolução nativa é muito superior. Então se a sua placa não consegue dar conta do 1440p e você não vê como opção em um futuro não muito distante adquirir uma placa que possa fazer isso ou não se importa e não quer ir para uma resolução maior, então opte por um bom monitor 1080p.

Agora, se tem a intenção de em breve fazer um upgrade de GPU que te possibilite ir para 1440p, então deve já pegar um 1440p e conviver por um tempo com uma qualidade de imagem não tão boa ou mesmo reduzir tudo que der nas configurações dos games para que eles possam rodar de forma descente em 1440p.

Espero ter colaborado. Abs.

Ou jogar em 1080p com tudo no máximo no modo janela....
 
Ou jogar em 1080p com tudo no máximo no modo janela....
Sim, essa seria uma ótima opção também e quando o user tiver como ir para uma config que permita 1440p, já vai ter o monitor para isso. Porém, particularmente eu não gostaria de usar desta forma por um tempo muito longo, então, se não estiver nos planos jogar em 1440p, eu optaria por um monitor 1080p.

Abs.
 
Sim, essa seria uma ótima opção também e quando o user tiver como ir para uma config que permita 1440p, já vai ter o monitor para isso. Porém, particularmente eu não gostaria de usar desta forma por um tempo muito longo, então, se não estiver nos planos jogar em 1440p, eu optaria por um monitor 1080p.

Abs.

Entao eu realmente nao me importo em jogar no modo janela, se o monitor for de 27" para cima no modo janela em 1080p a imagem vai ficar do tamanho do meu monitor atual, entao tranquilo!
 
Muito obrigado a todos que contribuíram!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo