12 x 20 GB de RAM, a diferença é perceptível?

Undeyr

New Member
Registrado
Salve, galera do fórum.

Comprei recentemente um Notebook Lenovo Ideapad S145, segue as especificações:
  • Processador Ryzen 7 3700U Quad Core 2.3 GHz (Max Turbo até 4.0 GHz);
  • Placa AMD Radeon RX Vega 10 integrada;
  • Tela Full HD 15.6", tipo TN;
  • 8 GB de memória RAM (4 GB soldado na placa e 4 GB em slot) DDR4 e 2400 MHz;
  • SSD 256 GB NVMe M.2;
Comprei o notebook para estudo, mas também pra rodar um jogo ou outro, mesmo que no 720p low. Tenho um HD parado aqui e vou colocá-lo pra não lotar o SSD. Porém, a Vega 10 consome 2 GB da RAM, ficando apenas 6 GB restando. Dito isso, estou pensando em um upgrade de RAM, mas a dúvida é: um pente de 8GB ou um de 16 GB? Li na internet que 8 GB ficam operando em dual channel e o restante opera em single channel. Procede a informação ou vai ficar tudo em single channel? Como a placa não é potente e consome 2 GB, não seria melhor ir logo pra um pente de 16 GB, deixando 4 GB soldado e 16 GB no slot?
 
Eu comprei exatamente esse modelo, e também coloquei mais memória, no caso +16GB, total de 20GB.

A pergunta que você tem que fazer na verdade é 10GB vs 18GB, pq como vc mesmo disse, a placa de vídeo vai reservar 2GB pra ela. E aí nesse caso a diferença já fica muito maior.

E não existe uma parte da memória operar em single e a outra parte em dual, vai operar em dual, mas em modo assimétrico (quando um dos canais tem mais memória que o outro.
 
Valeu, amigo. Vou optar pelos 16GB mesmo, importar da China aqui. A memória dele é de 2400 MHz, o pente que eu comprar tem que ter necessariamente essa frequência? Se eu comprar com frequência menor dá problema? O fator limitante sempre é a de menor frequência? (Ex: se eu comprar 16GB de 2666 MHz, vai operar em 2400 MHz devido à limitação?)
 
Valeu, amigo. Vou optar pelos 16GB mesmo, importar da China aqui. A memória dele é de 2400 MHz, o pente que eu comprar tem que ter necessariamente essa frequência? Se eu comprar com frequência menor dá problema? O fator limitante sempre é a de menor frequência? (Ex: se eu comprar 16GB de 2666 MHz, vai operar em 2400 MHz devido à limitação?)
Sim, adicionando outro pente 2666, elas irão operar a 2400Mhz
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo