• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

3200Mhz DDR4 na MoBo MSI x370 SLI PLUS?

luizmp

Mestre Ancião
Registrado
Beleza galera? Acabei de montar meu novo sistema e compre a memória RAM:

Corsair Vengeance CMU16GX4M2C3200C16 (mas ela não se encontra exatamente o mesmo modelo no site da MSI) https://www.msi.com/Motherboard/support/X370-SLI-PLUS.html#support-mem-12

Embora as especificações da placa mãe no site dizem que suporta: 1866/ 2133/ 2400/ 2667(OC)/ 2933(OC)/ 3200(OC)+ Mhz

Mas ao iniciar o PC, reconheceu como 2133Mhz apenas... o que fazer? Overclock? Deixar assim?
 
ativa o A-XMP da placa que ela deve ir direto pra 3200
 
Eu tinha tentado e quando reiniciou... deu 3 bips... estranho né? Ae desliguei e liguei novamente e voltou pra 2133MHz.... :/
 
tenta o perfil 2 pra 2933Mhz entao.. no A-XMP deve aparecer 2 perfis o com 3200 e com 2933

@ediT >> a BIOS ta atualizada neh?
 
Ativa o XMP, bota 1.36V nas memorias e vê se vai, as minhas estão rodando assim e tranquilas.
 
Estou com esse mesmo problema, só que a minha placa mae é GA-AX370-Gaming 5, quando coloco as memorias a 3200mhz, a tela preta, e nao incia, o maximo que consegui foi 3000 mhz e as vezes da uns bug
 
Uma pergunta : Entre a placa do autor do tópico e a x370 Gaming Fatal1ty X, qual a principal diferença?

Obrigado e desculpe por aproveitar o tópico... Enquanto você não consegue setar, eu não consigo nem atualizar o windows :(
 
Beleza galera? Acabei de montar meu novo sistema e compre a memória RAM:

Corsair Vengeance CMU16GX4M2C3200C16 (mas ela não se encontra exatamente o mesmo modelo no site da MSI) https://www.msi.com/Motherboard/support/X370-SLI-PLUS.html#support-mem-12

Embora as especificações da placa mãe no site dizem que suporta: 1866/ 2133/ 2400/ 2667(OC)/ 2933(OC)/ 3200(OC)+ Mhz

Mas ao iniciar o PC, reconheceu como 2133Mhz apenas... o que fazer? Overclock? Deixar assim?

Bem vindo ao Ryzen.

Boa sorte na aventura da memória RAM.

Recomendo começar com a leitura no tópico fixo, a respeito de overclock de RAM na plataforma. Saiba, desde já, que qualquer coisa acima de 2666MHz no seu kit já é considerado overclock pela AMD.

A dica inicial antes de se aventurar nos timings secundários e terciários é: ativar XMP, subir a voltagem da memória para 1.4v e a voltagem do SOC para 1.1v. Importante: não ultrapasse 1.1v no SOC.

Se não funcionar, ai você vai encontrar tudo o que precisa no tópico fixo mesmo. Tem várias dicas que vão desde calcular manualmente os timings até ajustes fino de outras voltagens e até mesmo amperagens.
 
Galera, valeu pela ajuda, na correria, não tinha lido ainda. Vou tentar a dica do @btoledob depois eu volto a postar aqui pra ver se deu certo.
Uma coisa que queria relatar e perguntar, o mouse dá umas "travadinhas" no Windows quando vou de um lado para outro ... acham que pode ser memória, GPU, CPU? O que poderia ser? Não consigo identificar pois ao mover o mouse nos monitores (uso 3 mas com resoluções, modelos, marcas diferentes... hehehe só pra uso no desktop e não em jogos mesmo) mas ao mover, CPU vai de 2% para 9% e a GPU de 0% para 6% ... Creio que o "uso" é normal, mas o "stuttering" acontece e enche às vezes.... (se que pode fugir do assunto do tópico, mas é uma questão que me intriga, pois já vi acontecer no meu setup anterior e não soube o motivo...
 
Galera, valeu pela ajuda, na correria, não tinha lido ainda. Vou tentar a dica do @btoledob depois eu volto a postar aqui pra ver se deu certo.
Uma coisa que queria relatar e perguntar, o mouse dá umas "travadinhas" no Windows quando vou de um lado para outro ... acham que pode ser memória, GPU, CPU? O que poderia ser? Não consigo identificar pois ao mover o mouse nos monitores (uso 3 mas com resoluções, modelos, marcas diferentes... hehehe só pra uso no desktop e não em jogos mesmo) mas ao mover, CPU vai de 2% para 9% e a GPU de 0% para 6% ... Creio que o "uso" é normal, mas o "stuttering" acontece e enche às vezes.... (se que pode fugir do assunto do tópico, mas é uma questão que me intriga, pois já vi acontecer no meu setup anterior e não soube o motivo...
 
Uma pergunta : Entre a placa do autor do tópico e a x370 Gaming Fatal1ty X, qual a principal diferença?

Obrigado e desculpe por aproveitar o tópico... Enquanto você não consegue setar, eu não consigo nem atualizar o windows :(

Como não consegue atualizar o Windows?
 
tenta o perfil 2 pra 2933Mhz entao.. no A-XMP deve aparecer 2 perfis o com 3200 e com 2933

@ediT >> a BIOS ta atualizada neh?

Eu não tinha achado, mas descobri que bugava o site da MSI aqui... mas agora achei...
Acho que está um pouco desatualizada... vou atualizar aqui pra ver se melhora algo!!
 
Última edição:
Como não consegue atualizar o Windows?

A minha versão era tão velha, que não era compatível com o Ryzen.

Peguei a ISO do W10 atual e rodou numa boa! Isso sim foi presente de natal, pensei que ia ter que me desfazer de alguma peça.

Só pra constar, não tem nenhuma lentidão aqui no windows 10, ta rodando tudo liso...
 
Tenho o mesmo Kit que vc. Consegui deixar as minhas memos em 2800mhz, nenhum dos dois XMP`s funciona. Bip 3x e reseta, quando funcionou, resetou após eu desligar o pc. Testei a BIOS mais recente e uma bios beta, mas nenhuma funcionou. Então deixei em 2800 @ 1.22 nas memos e over no processador @ 3.6 com 1.1875 no vcore.

Tá bem estável.
 
Tenho o mesmo Kit que vc. Consegui deixar as minhas memos em 2800mhz, nenhum dos dois XMP`s funciona. Bip 3x e reseta, quando funcionou, resetou após eu desligar o pc. Testei a BIOS mais recente e uma bios beta, mas nenhuma funcionou. Então deixei em 2800 @ 1.22 nas memos e over no processador @ 3.6 com 1.1875 no vcore.

Tá bem estável.

Caraca 2800Mhz com apenas 1.22V nas memos? Muito bom, aqui consegui 3200Mhz com 1.36V, se colocar o padrao de 1.35V fica bipando.
 
Caraca 2800Mhz com apenas 1.22V nas memos? Muito bom, aqui consegui 3200Mhz com 1.36V, se colocar o padrao de 1.35V fica bipando.

Eu tentei de tudo para colocar as memos @ 3200mhz, mas desisti, não queria passar de 1.36v nas memos, eu acho que não ganho nem 3% com relação a 2800mhz. Então desisti e mantive assim, tá segurando bem a 1.22v. Rodei todos os testes e games, liso liso liso. Quando sair uma BIOS nova eu tento mais algumas vezes.
 
Galera, desculpe por ter iniciado o tópico e nem ter aparecido para dar uma satisfação! Mas correria de fim/começo de ano é foda!

Vamos lá... gostaria que pudessem me ajudar (de novo) heheheh...

Estou usando o XMP no perfil 1... as memórias estão em 3066MHz e o Proc subiu para 3.7GHz....

Mas sou muito noob e medroso nessa área de overclock então gostaria de saber se está ok e o que devo fazer...

Minha preocupação começou ontem, quando fui jogar CoD WWII... deixei tudo no máximo (afinal, é pra dar conta)... mas na primeira tentativa, quando foi entrar no "jogo" em si, ouvi um "plin" do Windows de erro, e as telas (sim, tenho 3, mas 1 só pra jogo) ficaram sem vídeo (!!!!)... fui obrigado a forçar o restart e o PC dava os 3x bips longos (memória...) mas só de desligar a fonte e religar, o PC funcionou novamente.... voltei ao jogo e consegui jogar alguns minutos e "plin" novamente.... acabei desligando o PC com "medo" (e já era 2h da manhã) e resolvi vir aqui relatar tudo para vocês.

Acham que pode ter sido GPU ou memória mesmo? Esses valores são em Idle.... de agora:
mas durante o jogo, só alteração de uso da GPU (100% com uso de quase todos os 8Gb dela) e uso da CPU (quase 100% também na maioria das vezes e bateu 46ºC no máximo).... as voltagens não se alteraram ... então não sei exatamente qual o crash (uma vez que não achei log do jogo)... o que me recomendam?

E, para encerrar, quais benchs posso fazer que recomendam? Para testar GPU, CPU e Memória (separados se possível para detectar um possível erro)?
X7pGnddwQJCGtOZoo4t-vg.png
Abraços e desculpem o longo post!
 
Última edição:
@luizmp instala um programa chamado Ryzen Timing Checker e coloca aqui pa nóis.

Como tá a voltagem da CPU na mobo? Auto? E o LLC?
 
@luizmp instala um programa chamado Ryzen Timing Checker e coloca aqui pa nóis.

Como tá a voltagem da CPU na mobo? Auto? E o LLC?
TCUUFTHNT-yph9HNbJmPoA.png

Está tudo Auto na BIOS... não achei a opção LLC....achei umas info que seria CPU Loadline Calibration Control... Se for está Auto...
s_zLKfQpSm20DyFqGsx3Kg.jpg


3ODt42EoSvO2NxmONta3gw.png
t9SChiwDToK1H9x4WNA_KQ.png


Achei estranho a CPU Temp estar em 45ºC sendo que no Windows marca menos, mas oscila um pouco... de 33º - 44º mesmo pelo que vi...
Outra coisa estranha é o clock da CPU... na BIOS mostra 3.6 mas em TODAS as outras leituras dentro do ambiente Windows (inclusive o próprio Command Center da MSI mostra os 3.7 heheh)
 
Última edição:
@btoledob depois dê sua opinião... valew galera, se alguém tiver alguma dica, fico no aguardo! Abraços
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo