40 anos da ida do Homem a Lua [FOTOS]

Só não entendo como na epoca a tecnologia espacialsovietica estava muito mais a frente com muitoooo mais tempo de estudo fora de orbita...não conseguiram desenvolver como pousar na lua por inumeras dificuldades e em um peido a nasa consegue chegar primeiro..pousar..passear e voltar de boa.

Peguem a historia toda dos gemini e dos saturnos... e vejam quantos deram errado. Quantos nem conseguiam sair da atmosfera... e puff..conseguimos ir a lua??


A URSS estava apenas alguns meses a frente dos EUA no inicio da guerra Fria e os americanos passaram na frente dos soviéticos com o programa Gemini.

O Programa Gemini (que teve inicio em 1962) foi um sucesso e nas suas dez missões tripuladas (de 1965 até 1966) testaram-se todas as técnicas e sistemas necessários para uma missão lunar, como encontros orbitais (Gemini 6 e Gemini 7), acoplagens (Gemini 8), saídas para o espaço (Gemini 4) e vôo de longa duração (Gemini 5).

Os americanos lançaram seu primeiro satélite menos de 4 meses após os soviéticos.

Em 1º de outubro de 1958 a NASA foi fundada.

Menos de 1 mês depois de Gagarin ir ao espaço, o americano Alan Shepard realizou o primeiro vôo sub-orbital. Menos de 11 meses depois de Gagarin ir ao espaço, John Glenn se tornou o primeiro americano a ir ao espaço.


Lançamentos bem suscedidos dos Saturn V e das Geminis. Nenhum Saturn V ou Titan 2 (Gemini) fracassou no lançamento. Os foguetes que explodiam eram os Vanguard no inicio do programa espacial americano que depois foram abandonados, pois não eram confiáveis. Os americanos passaram a usar os Redstones.

800px-Saturn_V_launches.jpg


800px-Gemini_Profiles.jpg






não conseguiram desenvolver como pousar na lua por inumeras dificuldades


Os soviéticos conseguiram pousar sondas não tripuladas na Lua (Luna). Algumas se espatifaram na Lua e outras conseguiram pousar.

Os americanos antes de enviar homens a Lua, enviaram as sondas não tripuladas Surveyor para pesquisar a Lua e preparar as missões tripuladas.



http://en.wikipedia.org/wiki/Surveyor_program

http://en.wikipedia.org/wiki/Luna_program


“Nos mesmos dias da Apollo 11, a União Soviética lançou a Luna 15”, conta o astrônomo Ronaldo Mourão, um dos mais respeitados cientistas brasileiros. A Luna 15 foi uma sonda robótica importante. Tentando desmerecer o feito americano, os soviéticos queriam que ela fosse à Lua, recolhesse amostras e voltasse, mostrando que aquela história de levar gente para fora de órbita era perda de tempo e dinheiro (não deu certo e a Luna 15 se espatifou em uma montanha lunar um dia depois da chegada dos americanos).

Antes disso, no entanto, a sonda serviu como prova para os soviéticos de que os americanos estavam mesmo por ali. Pela primeira vez na história, americanos e russos cooperaram no espaço – meio a contragosto, mas cooperaram. Para evitar uma tragédia espacial, com a sonda soviética colidindo com a nave americana, as duas agências trocaram dados sobre seus planos de voo. Ou seja: a URSS não apenas ouviu as transmissões de rádio vindas da Lua, mas também acompanhou o voo da Apollo 11.


Luna24.jpg

Luna


Surveyor_diagram.jpg

Surveyor na Lua





Existe N observatorios e satelites oticos que poderiam muito bem mostrar os equipamentos deixados na lua...cade???
Só ter como padrão um satelite a lá google... pega até pessoa na rua..quanto mais carro lunar e capsula de pouso.
Cade a mega ultra resolução dakele satelite japones (ou chines) que ia mostrar até os fundilhos da lua em seus minimoooooosssss detalhes?? (como todos sabem EUA e japão nesses termos são unha e carne politicamente)



Por enquanto não existem telescópios capazes de ver objetos com alguns metros na superfície da Lua. Nem o Hubble tem a capacidade de ver objetos pequenos na Lua.

Telescópios podem ver estrelas a anos luz de distancia porque estrelas são infinitamente maiores que os objetos deixados na superfície da Lua.


Objetos artificiais na Lua (sondas, estágios de foguetes, módulos lunares, etc)


http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_artificial_objects_on_the_Moon



Moon_landing_map.jpg




AS VANTAGENS DO TELESCOPIO ESPACIAL HUBBLE EM RELAÇÃO AOS TELESCOPIOS TERRESTRES

A grande importância do Telescópio Espacial Hubble (nome dado em homenagem ao astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble que viveu de 1889 a 1953) está no fato de ele estar colocado no espaço, fora da atmosfera da Terra. A luz dos astros para chegar a ele não precisa passar por nossa atmosfera. Toda informação que obtemos de um astro está na luz que vem deles. A atmosfera sempre "some" com parte dessa informação e é por isso que os observatórios astronômicos profissionais sempre são construídos em locais bem altos.


Há quatro fatores principais que podem limitar a definição da imagem de um telescópio:


• Precisão do formato e regularidade da superfície do espelho
• Diâmetro do Espelho
• Resolução do Detector (CCD)
• Distorção produzida pela atmosfera terrestre


A resolução angular é o menor ângulo “Φ”, que pode ser discernido em uma imagem. É o menor ângulo no qual dois pontos luminosos (ex: duas lâmpadas ou duas estrelas) podem ser vistos separadamente.


Φ = λ / D
λ = comprimento de onda e D = diâmetro do espelho primário


Para luz visível a resolução angular é dada pela formula do limite de Dawes

Φ = 116 / D
Φ = ângulo em arcosegundos e D = diâmetro do espelho primário em mm


Quanto maior o diâmetro do espelho de um telescópio, menor a sua resolução angular.

Acontece que a atmosfera terrestre limita a resolução angular de qualquer telescópio terrestre a no mínimo 0.5 arcosegundos, por maior que seja o espelho.

O telescópio espacial Hubble, que tem um espelho com diâmetro de 2380 mm, possui uma resolução angular de 0.048 arcosegundos, 10 vezes menor do que qualquer telescópio terrestre.
 
Se falsificou a primeira e todo mundo acreditou...vamos fazer mais..desbancar quem está concorrendo conosco e ja era!! Melhor garantir do que remediar.

a NASA não ia conseguir desbancar a USRR com uma farsa! Se os americanos tivessem forjado, os ESPECIALISTAS SOVIÉTICOS IAM DESCOBRIR COM CERTEZA, e iam DESMASCARAR os EUA, e o prejuizo seria MUITO MAIOR para os EUA do que perder 10 Guerras do Vietnan.

Só não entendo como na epoca a tecnologia espacialsovietica estava muito mais a frente com muitoooo mais tempo de estudo fora de orbita

errado, os EUA investiram bilhões e no meio da década de 60 já haviam ultrapassado os soviéticos EM VÁRIAS coisas, inclusive pousando sondas com mais sucesso em outros planetas, primeira caminhada espacial, primeira acoplagem espacial, etc, etc.

E PRIMEIRO SATÉLITE COMERCIAL... a Russia lançou o Sputnik... em 62, os EUA lançaram o primeiro satélite que SERVIA pra alguma coisa... telecomunicações, parceria da NASA com a AT&T.


por inumeras dificuldades e em um peido a nasa consegue chegar primeiro..pousar..passear e voltar de boa.

só pra tu ver como teu raciocinio mata A TI MESMO, a principal razão dos soviéticos não terem chegado primeiro na Lua, foi que eles não conseguiram desenvolver seu MEGAFOGUETE a tempo.

Já os EUA, desenvolveram o SaturnoV, e essa é a parte que menos dá pra desconfiar do programa Apollo, pq MILHARES DE PESSOAS viram o Saturno V (foguete de 33 andares de altura) decolar em várias missões!

Ou seja, a PRINCIPAL tecnologia pra chegar na Lua, essa foi desenvolvida COM CERTEZA, e nunca vi NINGUEM negar.



Peguem a historia toda dos gemini e dos saturnos... e vejam quantos deram errado. Quantos nem conseguiam sair da atmosfera... e puff..conseguimos ir a lua??

puff nada... foi um historico de testes e progresso a cada testes.

mais estranho seria se eles tivessem funcionado perfeitamente na primeira vez.


Existe N observatorios e satelites oticos que poderiam muito bem mostrar os equipamentos deixados na lua...cade???

ah, existem é? Me diga quais poderiam mostrar os equipamentos deixados na Lua e me diga COMO, após analisar as especificações desses observatórios e satelites

Só ter como padrão um satelite a lá google... pega até pessoa na rua..quanto mais carro lunar e capsula de pouso.

em primeiro lugar, a maioria das fotos do Google q mostram pessoas na Rua são tiradas por aviões, não por satélites.

em 2o lugar, não há razão pra colocar tais satélites na Lua só pra provar que os americanos estiveram lá, quando todos cientistas JÁ SABEM disso, pois as provas são inúmeras.

ou tu acha q alguem em sã consciencia vai gastar U$150 milhões pra provar que os americanos estiveram lá?

e obvio, acho q tu sabe, não dá pra mandar um satélite pra Lua e trazer ele de volta pra orbitar a Terra. Bom, não sem elevar o custo da missão de U$150 pra U$500 milhões.


Cade a mega ultra resolução dakele satelite japones que ia mostrar até os fundilhos da lua em seus minimoooooosssss detalhes?? (como todos sabem EUA e japão nesses termos são unha e carne politicamente)

a resolução dele tá lá. Não é mega ultra resolução. É resolução de HDTV.

qto aos EUA e Japão serem unha e carne, é sempre mais uma desculpa esfarrapada dos conspiracionistas.

vcs começam com uma conclusão... o homem não pousou na Lua. A partir daí, vcs INVENTAM fatos pra provar tal coisa. No momento q um país não provou que o homem não foi na Lua, é pq são amigos dos EUA... ou pq x, ou pq y. É lamentável e ridiculo essa atitude.

Não existe prova q te convença. Se a NASA te levar até a Lua e esfregar teu focinho lá, tu ainda não vai acreditar.


Mas acho isso uma extrema curiosidade.... pq será q nunca se fez um teste nuclear fora da terra??? Não seria interessante até mesmo pra essas ideias de explodir um possivel meteoróide que venha pra terra... ???

QUEM disse que nunca se fez??? Eles foram proibidos por um tratado internacional.

na 1a pesquisa q fiz no Youtube já achei um... q alias, derrubou a rede de energia do pacifico sul devido ao pulso eletromagnético



Segundo o que a nasa diz, está previsto uam pequena explosão na lua em uma das crateras para verificar indicios subterraneos de agua.
Seria uma explosão apenas, ou algo como uma bomba nuclear?? Teria algo que eles gostariam de explodir "de proposito" em algum lugar da lua???

bom, o Savino já explicou.

mas essa tua teoria de q eles gostariam de explodir algo de proposito em algum lugar da Lua está correta. Eles querem "explodir" o fundo de uma cratera pra analisar a composição através de aparelhos especiais.

qual o problema?
 
Que loco esse vídeo heim Ace?

Nunca tinha visto esse teste não! Sabia do tratado, imaginei que tinham testado, mas não tinha a confirmação!
Bando de idiotas, podiamos usar esse arsenal todo pra impulsionar uma nave pra marte numa velocidade absurda!
 
Americanos e soviéticos realizaram varios testes nucleares no espaço:


http://en.wikipedia.org/wiki/High_altitude_nuclear_explosion



Teste nuclear Starfish Prime - 1.4 Mt - 9 de julho de 1962 - 400 km de altitude (mesma altitude da Estação Espacial Internacional)


Starfish Prime was a high-altitude nuclear test conducted by the United States of America on July 9, 1962, a joint effort of the Defense Atomic Support Agency (DASA) and the Atomic Energy Commission (AEC). Launched via a Thor rocket and carrying a W49 thermonuclear warhead (manufactured by Los Alamos Scientific Laboratory) and a Mk. 4 reentry vehicle, the explosion took place 400 kilometers (250 miles) above a point 30 kilometers southwest of Johnston Island in the Pacific Ocean. It was one of five tests conducted by the USA in outer space as defined by the FAI. It produced a yield of 1.4 megatons of TNT


http://en.wikipedia.org/wiki/Starfish_Prime


Starfish_Prime_aurora_from_Honolulu_1.jpg

The flash created by the explosion as seen through heavy cloud cover from Honolulu 1,300 km away


Starfish5.JPG

Another view of Starfish Prime through thin cloud, as seen from Honolulu
 
Na verdade não, é filme? Ficção Científica?



Essa idéia de usar arsenal militar como propulsor é antiga, coisa da decada de 70! Se não me engano tem até um projeto, chamado Orion que usava esse sistema.

Vou caçar aqui...

http://en.wikipedia.org/wiki/Nuclear_pulse_propulsion

década de 50 na verdade... projeto comandado pelo Freeman Dyson (inventor do conceito de Dyson Sphere).

Eles inclusive fizeram testes em escala com TNT ao invés de nukes, claro.

Eles queriam chegar nas luas de Jupiter já em 1970 (qdo o homem recem chegou na Lua). O proprio Von Brown se tornou um defensor da tecnologia após conhece-la melhor.

A pá de terra final no projeto veio com a proibição mundial de testes nucleares no espaço.
 
Existe uma lenda que os antigos contam, que diz que o uso do espaço é apenas para fins pacificos
 
Saberia o porque?

oras, como os testes nucleares espaciais foram proibidos por acordo mundial, ficou impossivel de testar uma tecnologia nuclear espacial, mesmo que essa fosse pra fins pacificos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo