• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

4x8 b-die

Arris

Conectividade é massificar internet que funcione
Registrado
Olá!
O que acham desses timings e o que eu poderia melhorar?
São 4 pentes de 8gb single rank samsung b-die

Já tentei acima de 3800 mas não deu, nem mesmo com timings 20 20 20 42 talvez seja por causa de 4 pentes ou porque o cpu é zuado mesmo.

FwTImhT.png
 
Estão melhores que os meus:

akna6lT.png


Também cometi o sacrilégio de comprar 4 pentes, no dia que comprei não tinha kit de 2x16gb ou ficava bem mais caro, não lembro. Pouco tempo depois apareceu 2x16gb mais barato que os 2 kits 2x8 que comprei:blaur:

Fiquei até surpreso de ter funcionado o xmp depois de tantos relatos negativos que li sobre usar 4 pentes, ai resolvi deixar assim mesmo. Como ficou o ganho nessa sua configuração comparado ao xmp?
 
Estão melhores que os meus:

akna6lT.png


Também cometi o sacrilégio de comprar 4 pentes, no dia que comprei não tinha kit de 2x16gb ou ficava bem mais caro, não lembro. Pouco tempo depois apareceu 2x16gb mais barato que os 2 kits 2x8 que comprei:blaur:

Fiquei até surpreso de ter funcionado o xmp depois de tantos relatos negativos que li sobre usar 4 pentes, ai resolvi deixar assim mesmo. Como ficou o ganho nessa sua configuração comparado ao xmp?
Pior q eu nem testei o xmp já fui direto pro over kkk.
Mas não deve ter quase nenhuma diferença. Apenas queria melhorar mais.
Comprei kit 2x16 e tô aguardando chegar pra mexer mais
 
@Arris testa benchmark do aida64 praver a banda, dual channel a 3600 mhz deve passar dos 60 gbps de leitura

130609
 
O que acham desses timings e o que eu poderia melhorar?
São 4 pentes de 8gb single rank samsung b-die

Já tentei acima de 3800 mas não deu, nem mesmo com timings 20 20 20 42 talvez seja por causa de 4 pentes ou porque o cpu é zuado mesmo.

FwTImhT.png

"O que acham desses timings e o que eu poderia melhorar?"

Aquelas calculadoras de timings pra Ryzen fizeram um estrago enorme. Esquece aquelas formulinhas de14 flat, RTP+RAS, etc. A internet pegou essas recitas básicas que é pra usar como um porto seguro e virou lei. tRP, tRAS e tRC têm relação direta com tRTP, RDWR, WRRD e tWR. Tipo de passar um click a mais em algumas combinações que não vai postar nem por milagre. E vários deixam outros completamente inúteis, tipo a zona que é tRAS e tRC. No seu exemplo, tRC deveria ser 39. Mesma estabilidade se colocasse 870... E como seu tRC é 39, automaticamente pode deixar tRAS em 21, que é o mínimo possível. Agora, caso tentasse tRC 38, nunca iria postar.

Tenta copiar esses timings. Muito longe de serem uma maravilha, tô tentando algumas combinações que funcionam no SuperPI, tá rolando campeonato. Vendi meu kit 2x16gb monstro e tô com essa gambiarra, Gskill com PCB A1 e binagem maravilhosa, Patriot PCB A2 com binagem meio vagabunda e duvido que seu IMC seja pior que do meu 5800x3d. Eu nem consigo ficar 2 minutos no Windows em 2000Mhz sem capotar.

WTE0p6d.jpg


Claro, usa seu Vsoc, mas pode seguir as tensões do CLDO. Seu CCD tá muito alto, por isso que não tá conseguindo postar 1900. Seus 2 últimos RTT não fazem sentido. Pra 4x8gb b-die é 7/3/1, 7/3/3, 6/3/3 nessa ordem de preferência. Lembrando que as terminações RTT são 240 Ohms divididos pelo número, então 7 é menor que 3. Só mexe depois de acertar todas as voltagens só se precisar. Basicamente qualquer mobo em Auto vai setar 7/3/1 com 4 pentes.

Edit: esqueci de falar. VDDG_CCD é a voltagem mais importante e, de longe, a mais sacal pra acertar. O Aida64 é completamente sem pé nem cabeça e só serve pra competição e pra acertar a voltagem do CCD. Tem um macete que ajuda bem: seleciona "inicialização de diagnóstico" no msconfig e depois de reiniciar, roda umas 10 vezes só o teste de latência. Da terceira em diante se der uma diferença maior que 0.3ns, vai precisar acertar o VDDG_CCD.
 
Última edição:
"O que acham desses timings e o que eu poderia melhorar?"

Aquelas calculadoras de timings pra Ryzen fizeram um estrago enorme. Esquece aquelas formulinhas de14 flat, RTP+RAS, etc. A internet pegou essas recitas básicas que é pra usar como um porto seguro e virou lei. tRP, tRAS e tRC têm relação direta com tRTP, RDWR, WRRD e tWR. Tipo de passar um click a mais em algumas combinações que não vai postar nem por milagre. E vários deixam outros completamente inúteis, tipo a zona que é tRAS e tRC. No seu exemplo, tRC deveria ser 39. Mesma estabilidade se colocasse 870... E como seu tRC é 39, automaticamente pode deixar tRAS em 21, que é o mínimo possível. Agora, caso tentasse tRC 38, nunca iria postar.

Tenta copiar esses timings. Muito longe de serem uma maravilha, tô tentando algumas combinações que funcionam no SuperPI, tá rolando campeonato. Vendi meu kit 2x16gb monstro e tô com essa gambiarra, Gskill com PCB A1 e binagem maravilhosa, Patriot PCB A2 com binagem meio vagabunda e duvido que seu IMC seja pior que do meu 5800x3d. Eu nem consigo ficar 2 minutos no Windows em 2000Mhz sem capotar.

WTE0p6d.jpg


Claro, usa seu Vsoc, mas pode seguir as tensões do CLDO. Seu CCD tá muito alto, por isso que não tá conseguindo postar 1900. Seus 2 últimos RTT não fazem sentido. Pra 4x8gb b-die é 7/3/1, 7/3/3, 6/3/3 nessa ordem de preferência. Lembrando que as terminações RTT são 240 Ohms divididos pelo número, então 7 é menor que 3. Só mexe depois de acertar todas as voltagens só se precisar. Basicamente qualquer mobo em Auto vai setar 7/3/1 com 4 pentes.

Edit: esqueci de falar. VDDG_CCD é a voltagem mais importante e, de longe, a mais sacal pra acertar. O Aida64 é completamente sem pé nem cabeça e só serve pra competição e pra acertar a voltagem do CCD. Tem um macete que ajuda bem: seleciona "inicialização de diagnóstico" no msconfig e depois de reiniciar, roda umas 10 vezes só o teste de latência. Da terceira em diante se der uma diferença maior que 0.3ns, vai precisar acertar o VDDG_CCD.
Pra 4x16 qual seria o rtt?
Vou testar seus timings no 4x8 obrigado
 
Aqui ta assim, com 4x8gb Asgard 3600cl14:
70T8sMM.png

Eu consigo colocar CL 14 sem problemas, porém o tPHYRDL fica diferente em cada canal, ou eu teria que deixar com o GDM ligado.
E acho que 1T GDM off com tPHYRDL igual em todos os canais ainda acaba sendo melhor que usar CL 14.
Já to usando assim há mais de 1 ano, tentei ir além dos 3800MT/s, porém não consigo eliminar completamente os erros WHEA.
E pra colocar CL 13 teria que subir o VDIMM pra 1.65v, seria uma opção com cooler pra ram, mas tem que subir muito a voltagem pra pouco ganho.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo