500w para uma 3080 ou 4080

Malera

Member
Registrado
Olá, bom dia a todos.

Estou em transição para a nova geração 4K@144Hz e preciso da ajuda de vocês para saber se o meu setup suporta a transição, e qual seria a configuração ideal dentro do possível.

Dentre as mudanças no setup, a minha fonte provavelmente será uma das mudanças que preciso fazer, junto com a troca de GPU

Essa transição se deu por meio da necessidade de um upgrade no meu monitor, para conseguir tirar o máximo proveito do PS5. Isso me fez comprar recentemente o novo monitor da Gigabyte M28U (4k, 144Hz, HDMI. 2.1, HDR 400). Estou muito feliz com o meu monitor.

Abaixou vou deixar as configurações atuais do meu setup, aguardo opniões de vocês sobre o que devo mudar para suportar a geração 4K 144Hz, dentro do limite possível de gastos.
A minha ideia inicial é apenas trocar a placa de video (GPU) e seguir com o hardware que eu já tenho

CPU: Ryzen 5600x
Placa mãe: ASUS TUF Gaming B550M-Plus
Memoria Ram: 16GB (2x8) Memória Corsair Vengeance 3600Mhz
GPU: 1060 6GB
Fonte: 500w
Monitor: Gigabyte M28U 4k@144Hz
Gabinete: Lian Li Lancool II Mesh C

Como sei definir a fonte que preciso comprar?
O próximo upgrade é um water cooler e a placa de video para 4K.
Gostaria da opnião de vocês para uma GPU e se o meu processador vai dar gargalo.
Aceito opniões de Water cooler também, estou precisando.
 
Vai precisar mais que 500w, porém depende do modelo também pois potência apenas não define a qualidade da fonte.

Só a placa de vídeo já tem tdp de 320w (vai consumir mais ou menos isso em jogos, a menos que seja um modelo com tdp mais alto), e o resto do sistema em jogos consome por volta dos 120 a 140w com processadores dessa categoria aí. Ou seja, o PC vai consumir na casa 450w em jogos, com picos rápidos facilmente acima dos 500w.

Enquanto na prática uma fonte topo de linha de 500/550 até poderia aguentar, você sempre vai querer ter uma sobra pra possíveis picos, melhores temperaturas e ruído, e porque as tensões são melhor reguladas com carga mais baixa.

O ideal é pelo menos 650w pra esse PC aí, mas seria melhor pegar 750w de uma vez caso você decida botar um processador com maior tdp ou fazer overclock futuramente.

Entre os modelos disponíveis, basicamente XPG Core Reactor 750/850w ou Corsair RM750x são as melhores opções no Brasil em questão de preço/performance, são fontes topo de linha com 10 anos de garantia. Levando em conta que você vai gastar um pouco mais, não creio que seja problema gastar isso na fonte, se quiser economizar é preferível pegar um gabinete mais barato.

Sobre WC e gargalo vou deixar pro pessoal pois não sei dizer. Depende também do jogo então você consegue achar essas informações mais facilmente no youtube.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo