[AJUDA] 5700 XT congelando/crashando

Fiz o teste no furmark e o máximo de consumo foi de 195w, mas não tive tempo de testar muito mais.

Vocês têm certeza que a fonte é o problema? Sinceramente eu não vejo como uma fonte de qualidade de 500w ou mais não dar conta dessa placa com uma vou moderna.
 
Fiz o teste no furmark e o máximo de consumo foi de 195w, mas não tive tempo de testar muito mais.

Vocês têm certeza que a fonte é o problema? Sinceramente eu não vejo como uma fonte de qualidade de 500w ou mais não dar conta dessa placa com uma vou moderna.
Em questão de potência você está certo mesmo. 500~550w já são suficientes (apesar de preferir um pouco mais do sobra).

O que ocorre é que em alguns casos a fonte desarma, talvez por defeito. No meu caso não era isso, já que o problema ocorreu com 3 fontes diferentes.

Mas um dos users com problemas resolveu trocando a fonte. A fonte dele era de 750w, mas desarmava, rebootando o pc. Pegou outra de 600w e ficou numa boa.


@ devolução : minha vga chegou na loja. Vamos ver como funciona de agora em diante.
 
Em questão de potência você está certo mesmo. 500~550w já são suficientes (apesar de preferir um pouco mais do sobra).

O que ocorre é que em alguns casos a fonte desarma, talvez por defeito. No meu caso não era isso, já que o problema ocorreu com 3 fontes diferentes.

Mas um dos users com problemas resolveu trocando a fonte. A fonte dele era de 750w, mas desarmava, rebootando o pc. Pegou outra de 600w e ficou numa boa.


@ devolução : minha vga chegou na loja. Vamos ver como funciona de agora em diante.
Acho que por defeito realmente pode ser, mas um setup com processador razoavelmente recente e essa gpu não deve chegar nem em 400w de consumo.

Sei lá, fica o aviso para o caso de alguem ler e deduzir que é a fonte ver bem antes de gastar dinheiro, a não ser que ela esteja apresentando algum defeito ela muito provavelmente não é o problema.
 
Fiz o teste no furmark e o máximo de consumo foi de 195w, mas não tive tempo de testar muito mais.

Vocês têm certeza que a fonte é o problema? Sinceramente eu não vejo como uma fonte de qualidade de 500w ou mais não dar conta dessa placa com uma vou moderna.
Pela sua assinatura sua fonte é uma SFX correto ? geralmente as fontes SFX são da Corsair, Silverstone, Fractal e Sharkoon e todas elas de qualidade, acho q só a Fractal q não tem selo ouro, tb acho muito difícil ser a fonte

Eu já empurrei SLI de GTX970 com fonte de 650w 80 bronze com 7 anos de uso e foi tranquilo, então imagine como eu fico vendo essas postagens de q uma fonte não está dando conta de uma VGA mid-end
 
E eu que ja joguei uma Corsair Modular de 750W no lixo

Trouxe dos EUA, nao aguentou nem meu sistema da assinatura, peguei uma XFX 600w depois e ta sobrando, overclock monstro em tudo que é possivel
 
Pela sua assinatura sua fonte é uma SFX correto ? geralmente as fontes SFX são da Corsair, Silverstone, Fractal e Sharkoon e todas elas de qualidade, acho q só a Fractal q não tem selo ouro, tb acho muito difícil ser a fonte

Eu já empurrei SLI de GTX970 com fonte de 650w 80 bronze com 7 anos de uso e foi tranquilo, então imagine como eu fico vendo essas postagens de q uma fonte não está dando conta de uma VGA mid-end
Sim, minha fonte é uma SFX Gold da Sharkoon, igual a Silverstone sst-sx500-lg, inclusive são feitas pela mesma OEM, mas o máximo que temos com isso é uma eficiência maior entre o consumo e o fornecido. A energia fornecida para o componente pode ser mais limpa e tal, mas qualquer fonte razoável de 500w em diante tem obrigação de dar conta.

Tenho uma daquelas tomadas smarts que monitoram o consumo e informam em um aplicativo de celular, vou testar semana que vem, quando chegar o novo watercooler. Aposto que não chega em 450w na tomada o meu 4790k em overclock com essa placa, isso que temos a perda entre o consumido e o fornecido, na prática o sistema utiliza menos do que é "puxado da tomada". Faço o update aqui depois, mas fica o aviso para quem estiver enfrentando esse tipo de problema, a não ser que a sua fonte esteja com algum problema, ela não deve ser o problema.
 
Amigo, meu cunhado teve o exato mesmo problema, quebramos a cabeça pra resolver.. Ele trocou tudo, fonte, memória, ssd, fonte, mobo, processador e nada... Sair decidimos tirar a Rx5700Xt dele e colocar minha RTX no lugar.. Nenhum problema.. solução? Devolveu a RX e pegou uma RTX
 
Acho que por defeito realmente pode ser, mas um setup com processador razoavelmente recente e essa gpu não deve chegar nem em 400w de consumo.

Sei lá, fica o aviso para o caso de alguem ler e deduzir que é a fonte ver bem antes de gastar dinheiro, a não ser que ela esteja apresentando algum defeito ela muito provavelmente não é o problema.
Pois é. Eu achava que não era a fonte, mas esse colega me avisou que o problema dele se resolveu com a troca de fonte. Aí eu troquei a fonte que eu usava por uma que estava no PC2 aqui de casa. Os problemas diminuíram, mas o reboot continuou em um jogo.

Como era uma fonte meio antiga, achei prudente comprar outra fonte, para ter certeza total que o problema não era alimentação. Queria ficar com a vga, e por isso queria ter certeza que o problema era realmente com ela.

Mas como esgotei todo o estoque de testes de hardware e sistema, não sobrou alternativa a não ser devolver a vga problemática. Como eu tinha aberto o ticket no prazo dos 7 dias, deu tempo de devolver.

Vou ficar com uma fonte sobrando aqui, mas como eu gostei da fonte nova e eu sou meu próprio técnico ( :haha: ) é bom ter uma sobrando aqui para eventuais testes/problemas que surjam no futuro. Vou ficar com a fonte comprada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Amigo, meu cunhado teve o exato mesmo problema, quebramos a cabeça pra resolver.. Ele trocou tudo, fonte, memória, ssd, fonte, mobo, processador e nada... Sair decidimos tirar a Rx5700Xt dele e colocar minha RTX no lugar.. Nenhum problema.. solução? Devolveu a RX e pegou uma RTX
Infelizmente é um negócio zoado mesmo. Tem gente que espeta essas vgas e funciona numa boa. Mas alguns (meu caso) entram pelo cano.

Já tive uma 5700 XT comprada ano passado. Não tive problemas de instabilidade com ela, mas os drivers estavam podres e tinha o problema de downclock em alguns jogos em 1080p. Acabei vendendo a placa.

Mês passado surgiu aquele monte de ofertas de 5700 XT com preço ótimo. E tinham relatos que o downclock em 1080p tinha sido corrigido. Acabei comprando de novo a 5700 XT. E deu nisso agora.

Creio que agora não compro Navi novamente. Vou esperar as RTX 3060, ou alguma promoção na geração atual Nvidia na Black Friday ou algo do tipo.

Tenho uma 1660S que dá conta em 1080p, então não tenho muita pressa.
 
Última edição:
Pois é. Eu achava que não era a fonte, mas esse colega me avisou que o problema dele se resolveu com a troca de fonte. Aí eu troquei a fonte que eu usava por uma que estava no PC2 aqui de casa. Os problemas diminuíram, mas o reboot continuou em um jogo.

Como era uma fonte meio antiga, achei prudente comprar outra fonte, para ter certeza total que o problema não era alimentação. Queria ficar com a vga, e por isso queria ter certeza que o problema era realmente com ela.

Mas como esgotei todo o estoque de testes de hardware e sistema, não sobrou alternativa a não ser devolver a vga problemática. Como eu tinha aberto o ticket no prazo dos 7 dias, deu tempo de devolver.

Vou ficar com uma fonte sobrando aqui, mas como eu gostei da fonte nova e eu sou meu próprio técnico ( :haha: ) é bom ter uma sobrando aqui para eventuais testes/problemas que surjam no futuro. Vou ficar com a fonte comprada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Infelizmente é um negócio zoado mesmo. Tem gente que espeta essas vgas e funciona numa boa. Mas alguns (meu caso) entram pelo cano.

Já tive uma 5700 XT comprada ano passado. Não tive problemas de instabilidade com ela, mas os drivers estavam podres e tinha o problema de downclock em alguns jogos em 1080p. Acabei vendendo a placa.

Mês passado surgiu aquele monte de ofertas de 5700 XT com preço ótimo. E tinham relatos que o downclock em 1080p tinha sido corrigido. Acabei comprando de novo a 5700 XT. E deu nisso agora.

Creio que agora não compro Navi novamente. Vou esperar as RTX 3060, ou alguma promoção na geração atual Nvidia na Black Friday ou algo do tipo.

Tenho uma 1660S que dá conta em 1080p, então não tenho muita pressa.
Acho que fez bem, não tem motivo para ficar com algo que tu não confie e que te dê transtorno justamente nos momentos que tu tira para teu lazer. Só comentei mesmo das fontes para evitar que alguém com o orçamento mais apertado gaste com o que não precisa, pra quem puder é sempre aconselhável ter uma fonte reserva mesmo.

Ja perceberam que normalmente quem tem muito problema com a 5700XT usa CPU Rysen?
Também tenho percebido isso, só não sei se é por ter muito mais usuários com Ryzen e RX, pessoal de intel geralmente se mantém nas NVIDIA, acho que é um perfil bem definido dos usuários de Radeon, eu mesmo sempre fugi de AMD e resolvi dar uma chance, mas ciente dos possíveis problemas.





Ontem instalei a placa e fiz um teste bem rápido no furmark, mas para conseguir fazer funcionar foi uma luta que eu nunca tinha enfrentado. Limpei os drivers de vídeo com o DDU no modo segurança antes do teste, fiz o procedimento básico como manda o figurino. Não tinha jeito de o pc dar vídeo com a placa instalada, depois de inúmeras limpezas de CMOS, trocas de slots de ram e tudo mais acabei conseguindo dar vídeo por um cabo HDMI que achei, pelo displayport não tinha jeito, instalei os drivers da Radeon e troquei normalmente para a displayport, mas até isso foram bons minutos de raiva e frustração.

Nesse PC eu já tive GTX 960, GTX 970, GTX 980 e GTX 1060 instaladas, sempre DDU antes da troca e nunca tinha enfrentado isso, era espetar e usar. Dá pra dizer que foi um começo com o pé esquerdo, não indicaria para um usuário mais básico. Para quem está acostumado, instalar e desinstalar uma placa de vídeo 6 vezes e trocar os pentes de slot é algo muito natural, mas muita gente se assustaria e desistiria.
 
Última edição:
Passando para dar o feedback,

Minha fonte nova chegou hoje (Cooler Master MWE 650w Bronze) e já testei um pouco agora no almoço, de cara já coloquei o driver de volta para default e tentei abrir o AC Odyssey que fazia a fonte desarmar (apagar o PC e reiniciar), para minha alegria (até o momento) não desarmou e funcionou tudo certo, entrei no jogo e andei por lá uns 10 minutos, também rodei um pouco de 3d mark e ok por enquanto! durante essa semana vou jogar mais e ver se realmente resolveu o problema :D.

Obs. um detalhe interessante, as duas saída PCI-E da fonte antiga (KCAS 600w), vinha por apenas uma linha (um cabo com as duas pontas 6+2), nesta fonte nova, tem dois cabos PCI-E ( duas 6+2 em uma, duas 6+2 em outro), eu acabei por optar instalar usando os dois cabos em vez de apenas um, talvez não faça diferença, mas pensei que poderia dividir melhor a carga de energia dessa forma.
 
Passando para dar o feedback,

Minha fonte nova chegou hoje (Cooler Master MWE 650w Bronze) e já testei um pouco agora no almoço, de cara já coloquei o driver de volta para default e tentei abrir o AC Odyssey que fazia a fonte desarmar (apagar o PC e reiniciar), para minha alegria (até o momento) não desarmou e funcionou tudo certo, entrei no jogo e andei por lá uns 10 minutos, também rodei um pouco de 3d mark e ok por enquanto! durante essa semana vou jogar mais e ver se realmente resolveu o problema :D.

Obs. um detalhe interessante, as duas saída PCI-E da fonte antiga (KCAS 600w), vinha por apenas uma linha (um cabo com as duas pontas 6+2), nesta fonte nova, tem dois cabos PCI-E ( duas 6+2 em uma, duas 6+2 em outro), eu acabei por optar instalar usando os dois cabos em vez de apenas um, talvez não faça diferença, mas pensei que poderia dividir melhor a carga de energia dessa forma.
Que bom. Tomara que tenha resolvido por aí.

Com relação aos cabos, acho que não faz muita diferença, até porque a linha 12v é única. Quando testei os problemas ocorreram usando dois conectores do mesmo cabo e de cabos separados. O resultado foi o mesmo.
 
Boa tarde pessoal, estava com problemas de Stuttering na minha RX 5700 XT Aorus, e li todos os posts... tentei basicamente todos os procedimentos aqui citados, só não testei com outra fonte.

Primeiramente com relação à este post.

Ja perceberam que normalmente quem tem muito problema com a 5700XT usa CPU Rysen?

Minha config é:
Intel Core i7-9700KF
Memória Corsair Vengeance Rgb Pro 16gb 2x8gb 3200mhz
Placa mãe z390 Aorus PRO-WIFI
Fonte Corsair TX750


então com relação à processador, o problema de Stuttering acredito que pode ser descartado.
Esse vídeo mostra exatamente o que estava acontecendo comigo, na descrição coloquei o tempo exato onde o problema ocorre (em 1:26 é bem visível)..

Comprei a placa de vídeo a 2 meses atrás aproximadamente, e abri um chamado de garantia com o pessoal da Gigabyte semana passada.
Assim que o chamado foi aberto e eles me passaram a orientação de desinstalar drivers e etc, no mesmo dia a placa morreu, simplesmente não dava mais vídeo.

Enviei a placa p/ eles na quinta-feira da semana passada, e a placa chegou ontem pra eles. Segundo me informaram estão analisando o problema, e assim que tiver uma resposta aviso aqui.

Só por desencargo, quem estiver com esse problema de Stuttering, vi algumas pessoas resolvendo esse problema simplesmente desativando o modo "gaming" do Windows 10. Em alguns casos o problema era solucionado.
 
Boa tarde pessoal, estava com problemas de Stuttering na minha RX 5700 XT Aorus, e li todos os posts... tentei basicamente todos os procedimentos aqui citados, só não testei com outra fonte.

Primeiramente com relação à este post.



Minha config é:
Intel Core i7-9700KF
Memória Corsair Vengeance Rgb Pro 16gb 2x8gb 3200mhz
Placa mãe z390 Aorus PRO-WIFI
Fonte Corsair TX750


então com relação à processador, o problema de Stuttering acredito que pode ser descartado.
Esse vídeo mostra exatamente o que estava acontecendo comigo, na descrição coloquei o tempo exato onde o problema ocorre (em 1:26 é bem visível)..

Comprei a placa de vídeo a 2 meses atrás aproximadamente, e abri um chamado de garantia com o pessoal da Gigabyte semana passada.
Assim que o chamado foi aberto e eles me passaram a orientação de desinstalar drivers e etc, no mesmo dia a placa morreu, simplesmente não dava mais vídeo.

Enviei a placa p/ eles na quinta-feira da semana passada, e a placa chegou ontem pra eles. Segundo me informaram estão analisando o problema, e assim que tiver uma resposta aviso aqui.

Só por desencargo, quem estiver com esse problema de Stuttering, vi algumas pessoas resolvendo esse problema simplesmente desativando o modo "gaming" do Windows 10. Em alguns casos o problema era solucionado.

Tentou usar ela através de outra porta, HDMI caso estivesse usando DisplayPort?
 
Estava usando HDMI no caso, e testei com as outras. DisplayPort não testei, comprei até o cabo essa semana p/ começar a utilizar só DP.
Comentei por ter acontecido isso comigo ontem, a placa não dava vídeo e com ela plugada a integrada não funcionava, depois de quase desistir usei um cabo hdmi e funcionou, instalei os drivers e consegui usar a displayport depois normalmente
 
Então, eu acho que meu problema não deve ser fonte também. Mas como me ofereceram de mandar tudo junto, acho que não tem mal em deixar eles testarem né?
Já que meu processador não tem vídeo integrado e o PC iria ficar parado de qualquer forma...
Pelo que entendi, vou ter que pagar um dos fretes de qualquer forma, e o outro eles pagam caso confirme algum problema. Na real, ainda estou pensando se mando a fonte ou não.

Me passaram o código hoje, tenho alguns dias para enviar, acho que vou aos Correios na segunda feira, assim posso me "despedir" das peças
O complicado é que se tiver problema de verdade e eles não tiverem a placa em estoque, vão me estornar... Meu, elas estão custando 50% mais do que eu paguei já...
Eu ia acabar comprando uma 750ti usada e esperar a próxima geração hahah
 
Então, eu acho que meu problema não deve ser fonte também. Mas como me ofereceram de mandar tudo junto, acho que não tem mal em deixar eles testarem né?
Já que meu processador não tem vídeo integrado e o PC iria ficar parado de qualquer forma...
Pelo que entendi, vou ter que pagar um dos fretes de qualquer forma, e o outro eles pagam caso confirme algum problema. Na real, ainda estou pensando se mando a fonte ou não.

Me passaram o código hoje, tenho alguns dias para enviar, acho que vou aos Correios na segunda feira, assim posso me "despedir" das peças
O complicado é que se tiver problema de verdade e eles não tiverem a placa em estoque, vão me estornar... Meu, elas estão custando 50% mais do que eu paguei já...
Eu ia acabar comprando uma 750ti usada e esperar a próxima geração hahah

Se você tem outra fonte (tem do trampo né?).. eu mandaria...

Com relação à estorno, pelo que vi por cima e não é certeza, se está dentro da garantia e tal, vc tem direito a pedir estorno com reajuste.

No meu caso, eles falaram que vão tentar "reparar", mas não quero uma placa com nem 2 meses de uso "reparada"... Ainda mais pelo valor dela... Vou querer uma nova ou um reembolso, daí vou partir pra NVIDIA.
 
Se você tem outra fonte (tem do trampo né?).. eu mandaria...

Com relação à estorno, pelo que vi por cima e não é certeza, se está dentro da garantia e tal, vc tem direito a pedir estorno com reajuste.

No meu caso, eles falaram que vão tentar "reparar", mas não quero uma placa com nem 2 meses de uso "reparada"... Ainda mais pelo valor dela... Vou querer uma nova ou um reembolso, daí vou partir pra NVIDIA.
então, mas a partir de semana que vem o pc do trampo volta pro escritório, então não terei mais ele à disposição... Mas tenho uma daquelas fontes cinzas antigonas e uma 9500GT em algum canto, talvez seja o suficiente só pra eu ver youtube, emails e estudar hahah

Não sabia que o reajuste do valor era possível, se chegar a isso vou conversar com eles, e rolando eu vou esperar a próxima geração da Nvidia também... Tentei ir inteiro de AMD e nunca tive tanta dor de cabeça com computador
 
Fala galera, tudo bem?
Faz uns 3 meses que montei meu PC novo, mas como todo bom usuário das Radeon eu tive uns problemas com a placa de vídeo que foram resolvidos (em parte) pelas atualizações dos últimos meses.

Tenho um problema que não foi solucionado com as atualizações... As vezes, quando estou estressando a placa de vídeo, seja em jogos ou programas de renderização (como o Lumion por exemplo), o PC trava.
A tela congela, não fica preta nem nada, não reinicia de imediato, só congela... O som continua saindo por alguns segundos, mas logo em seguida para também e eu reiniciava o PC pelo botão.
Hoje testei rodar o Furmark até travar, ele congelou e depois de um minuto ou dois o PC voltou, mas a placa de vídeo não funcionava direito, não consegui rodar o programa de novo, ele não renderizava a imagem, e depois de um tempo o PC reiniciou sozinho.
Isso acontece de forma bem esporádica, as vezes é em minutos de uso, as vezes roda por horas... Mas sempre em atividades que estressam bastante a GPU.

As temperaturas máximas rodando Furmark por 30 minutos são: Core: 74ºc Junction: 106ºc Hotspot: 95ºc - Consumo máximo: 196w
Em jogos o consumo chega a bater 210 no max, mas as temperaturas são parecidas.
Jogos leves e estressadores de CPU (Aida64 e cinebench) não me deram problemas.

Será que é caso de mandar a placa para garantia? Pode ser culpa da fonte também? Recomendam algum teste para tentar descobrir o problema?

As configurações completas do PC:
-Ryzen 5 3600 @4.1ghz 1.25v + Gammax L120 (AIO 120mm da DeepCool)
-ASRock B450m Steel Legend
-RX 5700XT Pulse @stock
-2x8gb Teamgroup T-Force Delta 3000mhz @3200mhz
-Fonte Cooler Master 550w MWE V2 Bronze
-SSD Gammix S11 pro 512gb NVME
-SSD KingDian 480gb Sata
-Gabinete Cooler Master Q300L customizado (recortei 2 circulos de 140mm na frente para melhor ventilação e fiz um PSU shroud)
-2x Ventoinhas DeepCool 140mm na frente
-1x Ventoinha stock do gabinete acima do processador

Olá, não deu tempo para ver todos os posts, talvez alguém já solucionou o seu problema ou talvez
eu perguntarei algo para vc à toa, mas eu não usaria essa Fonte Cooler Master 550w MWE V2 Bronze.
Não vejo segurança nela para o sistema todo que vc tem!:oops:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

To tendo o mesmo problema, exato mesmo problema. Vou devolver a placa e migrar pra nvidia.

Qual é a sua fonte de energia?:oops:
 
então, mas a partir de semana que vem o pc do trampo volta pro escritório, então não terei mais ele à disposição... Mas tenho uma daquelas fontes cinzas antigonas e uma 9500GT em algum canto, talvez seja o suficiente só pra eu ver youtube, emails e estudar hahah

Não sabia que o reajuste do valor era possível, se chegar a isso vou conversar com eles, e rolando eu vou esperar a próxima geração da Nvidia também... Tentei ir inteiro de AMD e nunca tive tanta dor de cabeça com computador

Essa questão do reajuste eu não tenho certeza, posso estar falando besteira.. mas vi um caso esses dias onde a empresa não tinha mais um modelo da placa do cara, e devolveram a grana que ele pagou com reajuste.
 
Olá, não deu tempo para ver todos os posts, talvez alguém já solucionou o seu problema ou talvez
eu perguntarei algo para vc à toa, mas eu não usaria essa Fonte Cooler Master 550w MWE V2 Bronze.
Não vejo segurança nela para o sistema todo que vc tem!:oops:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Qual é a sua fonte de energia?:oops:
eita, jura que acha a MWE v2 bronze arrisacada? Eu fui nela pois vi boas analises, inclusive do teclab... Não sei afirmar se é boa, obviamente, mas achei ela bem silenciosa e não esquenta quase nada (de acordo com o arzinho que sai do fundo dela)... Mas se tiver alguma informação sobre, já me passa que se for o caso fico de olho em promoções de outras hahah
 
Olá, não deu tempo para ver todos os posts, talvez alguém já solucionou o seu problema ou talvez
eu perguntarei algo para vc à toa, mas eu não usaria essa Fonte Cooler Master 550w MWE V2 Bronze.
Não vejo segurança nela para o sistema todo que vc tem!:oops:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Qual é a sua fonte de energia?:oops:

so atualiazando, troquei a fonte e ta de boas agora
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo