• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

5800x não boota com DDR4 setada a 3600MHz (Vengeance LPX 3600MHz 2x16GB)

RodrigoBragaMG

Member
Registrado
Olá!
Aqui está meu setup completo sem OC (tudo auto): https://valid.x86.fr/8ht26q

1) 5800x (sem OC) + ASUS Rog Strix B550-F na última BIOS, de 03/12/2020.
2) O kit é de 3600MHz (1.35v).
3) Já tentei relaxar os timings e aumentar a tensão, até 1.45v, sem sucesso (e a tensão do SOC até 1.20v).

Estou usando 3333MHz no momento.

Comprei o 5800x no Aliexpress. Veio como novo, sem nenhuma marca, mas sei lá... Faz até 4800Mhz no auto. Digo isso porque, ou foi azar com o controlador de memória dele, ou com a Corsair (o box é chinês, etc)...

Alguma ideia?
 
Última edição:
Cara, nunca use auto. Até 1.45v é sossegado, mas pra até uns 3800 dá pra usar muito menos. Primeira coisa é usar o Taiphoon pra ver que chip seu kit tem. Depois use 1.05v no SOC e 1v nos CLDDO e vai baixando. Sua placa é bem legal mas não é das melhores, então não sei o que a BIOS te expõe. Os Ryzen 5xxx usam o mesmo IO Die dos 3xxx então pode usar o mesmo material de referência pra OC na RAM.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Edit: lendo melhor, é bom clarificar. Nunca use
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Edit2 dedo gordo: Nunca use voltagem em auto. Fora as Hynix AFR e MRF, 1.5V na RAM mesmo em longo termo não tem problema com bom fluxo de ar. Mais de 1.1V no SOC usando diariamente degrada. Meus dois 3700x e um 3800x não clocam mais como originalmente; isso é meio que comprovado em várias threads de vários fóruns (isso tô falando ~1.1V setado na bios e medido em multímetro; bater 1.2V em auto não tem problema, é normal.

Meu comentário de nunca usar Auto é quando faz OC.
 
Última edição:
Desculpe acho que não entendeu ou eu não expliquei direto... Não usei voltage da RAM no auto, apenas expliquei que o CPU está sem OC e no Auto... Ele faz até 4.7/4.8GHz normalmente, sem OC. Tudo da RAM está manual, exceto quando tentei o DOCP (XMP).
----

Já tentei o SOC até 1.2v só pra ver se bootava e também aumentei aquelas Voltagens embaixo, como a CLDDO. Ela expõe tudo que tem nas X570 da Asus, pelo que comparei.

Mas enfim, vou tentar tacar 1.5V na RAM então... Terça vou levar em um técnico/amigo, e ver se a build dele vai aceitar o mesmo kit de RAM em DOCP sem ajustes extras... Aì vou saber se é um kit de RAM ruim, ou azar com o CPU.

Obrigado.

------

Update:

Já tentei o sugerido; DRAM a 1.5V, CLDO a 1V e SOC 1.1V. Nada, nem boota (até relaxei o timing CL pra testar)...
:/
 
Última edição:
Cara, nunca use auto. Até 1.45v é sossegado, mas pra até uns 3800 dá pra usar muito menos. Primeira coisa é usar o Taiphoon pra ver que chip seu kit tem. Depois use 1.05v no SOC e 1v nos CLDDO e vai baixando. Sua placa é bem legal mas não é das melhores, então não sei o que a BIOS te expõe. Os Ryzen 5xxx usam o mesmo IO Die dos 3xxx então pode usar o mesmo material de referência pra OC na RAM.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Edit: lendo melhor, é bom clarificar. Nunca use
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Edit2 dedo gordo: Nunca use voltagem em auto. Fora as Hynix AFR e MRF, 1.5V na RAM mesmo em longo termo não tem problema com bom fluxo de ar. Mais de 1.1V no SOC usando diariamente degrada. Meus dois 3700x e um 3800x não clocam mais como originalmente; isso é meio que comprovado em várias threads de vários fóruns (isso tô falando ~1.1V setado na bios e medido em multímetro; bater 1.2V em auto não tem problema, é normal.

Meu comentário de nunca usar Auto é quando faz OC.

Só reiterando, SOC pode usar até 1.25 sem degradar mas não precisa usar 1.1 para estabilizar até 3.8

Mas isso ai ta cheirando a ram está meio ruim, tenta bootar com 1 pente só em cada slot
 
Só reiterando, SOC pode usar até 1.25 sem degradar mas não precisa usar 1.1 para estabilizar até 3.8

Be my guest. 1.25V 24/7 arrebenta com o soc, meus 3700x que o digam com 1.2V (é mesmo dos Ryzen 5000). Uso 1.3V ou mais só em suicide shots. Isso vindo de uma pessoa que usa 1.9V em sticks b die toda hora. 1.25V não é nada aconselhável, nem de longe.

@Rodrigo: estava querendo dizer pra não usar auto no vSoc e outras voltagens associadas. Relendo meu post dá margem a confusão. Acho que seu kit não aguenta, sorry; você já fez de tudo e nem boota. Já tive vários kits b die que não iam além de 3200, acontece.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo