• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

8 GB CL 9 vs 16 GB CL11

Dumaw

know-it-all Member
Registrado
Não manjo muito de memória então deixo aqui uma pergunta para alguém que entenda melhor.

Tenho um outro PC meio antigo no escritório e está com 8GB (2x4) de DDR3 1600mhz, latência CL 9, rodando em dual channel.

Se eu colocar 16GB tbm em dual channel (2x8), tbm 1600mhz, porém latência CL 11, vale a pena?

Está rodando windows 10. Uso mais esse outro PC para trabalho, porém eventualmente rodo algum game leve nele tbm no meu escritório.

Há quem diga que essa latência (CL) faz bastante diferença, outros dizem que vc nem percebe...
No meu caso pelo menos dobraria a quantidade de memória bruta.
 
Há quem diga que essa latência (CL) faz bastante diferença, outros dizem que vc nem percebe...
Até faz, mas numa memória mais antiga como DDR3 e na grande maioria das aplicações (e até jogos) não será tão relevante.

No meu caso pelo menos dobraria a quantidade de memória bruta.
16GB nos dias atuais na minha opinião é um must have, eu iria nesse caminho.

Uma pela outra, já que tem a faca e o queijo na mão você pode fazer testes em ambos os cenários pra ver se haverá muita diferença, tanto no uso real como em benchmarks sintéticos.
 
esses pcs mais antigos ddr3 geralmente oque faz ele perder desempenho é protecao contra spectre e meltdown ate 30% mais lento aqui deligo as 2 protecoes afim de da mais gás ao cpu

fjloEdz.png
 
Há quem diga que essa latência (CL) faz bastante diferença, outros dizem que vc nem percebe...
No meu caso pelo menos dobraria a quantidade de memória bruta.
Eu iria sem pensar duas vezes no dobro de memória. A diferença desse CL, na prática, faz pouca diferença, só alguns benchs específicos e jogos igualmente específicos se importam com essa diferença.

Sendo um pouco mais técnico, você precisa ver a diferença direto no tempo de acesso, então como as duas têm a mesma frequência fica bem fácil:
- DDR3-1600 CL11 = 11 x (1600 / 2) = 8,8ns
- DDR3-1600 CL9 = 9 x (1600 / 2) = 7,2ns
- Para efeito de comparação, DDR3-1333 CL11 = 7,3ns

Um nanossegundo e meio de diferença, acredite, é bem pouco para ser percebido na prática. Aqui um tópico com várias comparações. No dia-a-dia, a diferença chega até 3% apenas (em casos bem específicos, até 7%). Logo, ao meu ver, vale muito mais os 16GB.

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo