8700k temperaturas altas

5Ghz não é garantido, vai depender da sua sorte. Eu nessa geração não dei sorte e meu 8700K só estabilizou 5Ghz com 1.39v, sendo que muita gente estabiliza com 1.35 e até 1.3, e isso dá uma enorme diferença em temperatura. Só foi possível estabilizar 5Ghz aqui depois que fiz delid e organizei meu WC de forma correta E overclock estável é aquele que passa em stress test dentro das temperaturas recomendadas.
usou oq pra fazer delid?
 
Cara suas mensagens estão meio confusas...

CPU SA e CPU IO, como falei, são voltagens pras memórias e vai variar do fabricante das memórias e da frequência delas, a info que a Intel dá é apenas uma base.

Frequência da DDR4 não afeta a temperatura do CPU, o que afeta é uma somatória de coisas como: alto OC nas memórias sem o uso de nenhum fan pra empurrar o calor gerado e outro pra jogar pra fora (lembre que quando usamos AIO "perde-se" o fluxo passivo de ar se fosse um CPU air cooler), gabinete mal ventilado com fans em posições e direções estranhas, etc. De toda forma tudo em stock isso não é problema.

Você colocou fácil em 5Ghz, mas na real tá testando em stock com undervolt? E mesmo em stock com undervolt você não está ficando abaixo dos 100 C em stress test?

Tem algo bem errado aí cara, isso está longe de ser normal pra um CPU em stock usando um WC 240mm.

Se fosse você revia várias coisas, a começar pela instalação do seu WC e se ele está funcionando direito, isso aí tá parecendo muito WC que está com a PUMP desligada, vc ligou ela em qual reader da sua MB??
Além disso:
Os fans do WC estão rodando?
O block do AIO tá com pressão suficiente no CPU?
A pasta térmica é qual?
Seu AIO tá instalado em qual posição e como intake ou exhaust?

Enfim, tem nada de normal aí não.

Abs!


Sobre CPU SA e IO, também achava isso, mas na prática não é isso que acontece, quando vc deixa tudo stock em auto, elas afetam tudo, inclusive a tensão do processador, achei casos interessantes que a vga da intel parou de funcionar quando se excedeu 1.15v.

Achei que podia ser algo desse chipset novo, porém achei casos de pessoas com o mesmo problema com outros chipsets.


Bem, a intel achou a mesma coisa, que era o WC, mas depois de gastar 1 tubo inteiro de pasta térmica e realizar diversos testes, meu problema não é esse, infelizmente... Teste chave foi desligar o pump e verificar o aumento de temperatura gradativo, quando se volta a ligar a temperatura cai como deveria de ser, e a placa mãe recebe a leitura da rotação da bomba normalmente e também da pra sentir e escutar a bomba funcionando.

O block do AIO chegou arranhar na lateral devido a pressão.

A pasta que estou usando atualmente é a Thermal Gryzzly Kryonaut.

Está como exahaust e troquei o cooler de entrada por um de 90 cfm, pensei em colocar como intake porém rola a preguiça de mudar tudo, mesmo porque já perdi muito tempo com isso.

Também fiz o delid do processador.

Achei uns 10 casos do mesmo problema o que me leva a crer que existe uma leva de processadores com problema ou os fabricantes de placa mãe estão com alguma dificuldade em setar todas as tensões.


Você colocou fácil em 5Ghz, mas na real tá testando em stock com undervolt? E mesmo em stock com undervolt você não está ficando abaixo dos 100 C em stress test?

Quando o processador chegou, antes do delid, ele ia pro 100 graus instantaneamente.

Depois da novela toda, agora ele fica em torno de 70-80 no IBT ou prime,


CPU SA e CPU IO, como falei, são voltagens pras memórias e vai variar do fabricante das memórias e da frequência delas, a info que a Intel dá é apenas uma base.

Frequência da DDR4 não afeta a temperatura do CPU, o que afeta é uma somatória de coisas como: alto OC nas memórias sem o uso de nenhum fan pra empurrar o calor gerado e outro pra jogar pra fora (lembre que quando usamos AIO "perde-se" o fluxo passivo de ar se fosse um CPU air cooler), gabinete mal ventilado com fans em posições e direções estranhas, etc. De toda forma tudo em stock isso não é problema.

O problema é o perfil XMP, palavras que eu recebi da intel e da MSI, o XMP afeta todo o sistema e não somente as memórias, quando você seta ele, o sistema realizar um over de tensão em todo o sistema, até aí normal, o problema é quando ele joga elas no teto.

Eu testei isso e é verdade, quando eu desligo o XMP a tensão do CPUI fica em torno de 1.07v, quando ativo ele, mesmo setando a tensão do processador não consigo abaixar de 1.15v sem que o sistema perda a estabilidade.[/QUOTE]
 
Última edição:
estou a acompanhar esse tópico, parece ser bem útil e vou aprender bastante.
até porque deixei o meu processador em 4.7ghz, mais ele é um desses premiados que consegue fazer 5.0ghz com 1.32 de vcore.
 
aproveitando o topico, qual seria o vcore recomendado para o i7 4790k stock com Boost ativado? minha placa mãe seta 1.325v por padrão e vejo gente utilizando o mesmo processador com OC em 4.8 (Boost é 4.2) e o vcore muito menor; tentei aumentar o o core para uns 4.5 ou 4.6 aparti de uns guias, mas o pc reinicia quando começo o teste de estresse.
 
aproveitando o topico, qual seria o vcore recomendado para o i7 4790k stock com Boost ativado? minha placa mãe seta 1.325v por padrão e vejo gente utilizando o mesmo processador com OC em 4.8 (Boost é 4.2) e o vcore muito menor; tentei aumentar o o core para uns 4.5 ou 4.6 aparti de uns guias, mas o pc reinicia quando começo o teste de estresse.

Geralmente a tensão varia muito, o interessante era você procurar pessoas com esse processador ou processador parecido e mesma placa mãe, a ideia é um setup o mais parecido possível com o seu para ter uma boa referência.
 
Sobre CPU SA e IO, também achava isso, mas na prática não é isso que acontece, quando vc deixa tudo stock em auto, elas afetam tudo, inclusive a tensão do processador, achei casos interessantes que a vga da intel parou de funcionar quando se excedeu 1.15v.
Achei que podia ser algo desse chipset novo, porém achei casos de pessoas com o mesmo problema com outros chipsets.

Qualquer tensão errada na BIOS pode afetar a estabilidade do sistema de formas impossíveis de prever. Já vi tenção errada de VPLL fazer PCI-E parar de funcionar. Isso não quer dizer que o SA e IO tenham relação direta com outros pontos. Em stock a MB vai ler o que veio programado na BIOS, e especialmente numa geração nova as primeiras bios tem várias coisas não muito bem calibradas.

Resumindo é, não tem nada de errado em setar SA e IO de uma forma que fique estável pro seu OC, mas definitivamente não são eles sozinhos que estavam fazendo seu CPU ir pra 100 graus.

Bem, a intel achou a mesma coisa, que era o WC, mas depois de gastar 1 tubo inteiro de pasta térmica e realizar diversos testes, meu problema não é esse, infelizmente... Teste chave foi desligar o pump e verificar o aumento de temperatura gradativo, quando se volta a ligar a temperatura cai como deveria de ser, e a placa mãe recebe a leitura da rotação da bomba normalmente e também da pra sentir e escutar a bomba funcionando.
O block do AIO chegou arranhar na lateral devido a pressão.
A pasta que estou usando atualmente é a Thermal Gryzzly Kryonaut.
Está como exahaust e troquei o cooler de entrada por um de 90 cfm, pensei em colocar como intake porém rola a preguiça de mudar tudo, mesmo porque já perdi muito tempo com isso.
Também fiz o delid do processador.
Achei uns 10 casos do mesmo problema o que me leva a crer que existe uma leva de processadores com problema ou os fabricantes de placa mãe estão com alguma dificuldade em setar todas as tensões.
Quando o processador chegou, antes do delid, ele ia pro 100 graus instantaneamente.
Depois da novela toda, agora ele fica em torno de 70-80 no IBT ou prime

Você vai achar muitos casos estranhos, mas tbm muita coisa mal reportadas nos forums.
Block do AIO arranhado na lateral indica que tem algo desalinhado, tipo um dos parafusos não está dando rosca até o final (já tive um cooler que ocorreu isso, tive que colocar fita cano no parafuso pra não ficar soltando do backplate). A menos que vc ficou girando o bloco quando já estava instalado. E se estava desalinhado, que fosse por 1 milimetro, vai afetar muito a temperatura.

70-80 no Prime sem overclock (pelo que entendi vc tá stock com undervolt) é muito alto, continuas com algum problema. Eu teria tentado pegar um air cooler pra me certificar, e se for algo mesmo no CPU acionado a garantia (mas pelo seu relato, to achando que seu block nao está colocando pressão uniforme no IHS do CPU)

O problema é o perfil XMP, palavras que eu recebi da intel e da MSI, o XMP afeta todo o sistema e não somente as memórias, quando você seta ele, o sistema realizar um over de tensão em todo o sistema, até aí normal, o problema é quando ele joga elas no teto.
Eu testei isso e é verdade, quando eu desligo o XMP a tensão do CPUI fica em torno de 1.07v, quando ativo ele, mesmo setando a tensão do processador não consigo abaixar de 1.15v sem que o sistema perda a estabilidade.

Agora você deu mais informações. Sim, o XMP é uma série de instruções que afeta um monte de coisa que a gente nem tem acesso e afeta tudo, e dependendo da Bios o XMP pode estar cagado, tenta pesquisar como estão as BIOS da Pro Carbon.

Por exemplo nas Asus o adaptive vcore só foi funcionar depois da bios 1.0 em algumas placas.

Abs!
 
Geralmente a tensão varia muito, o interessante era você procurar pessoas com esse processador ou processador parecido e mesma placa mãe, a ideia é um setup o mais parecido possível com o seu para ter uma boa referência.

Entendi, minha duvida era basicamente essa, sobre a importancia da placa mãe no Vcore, estava em duvida pois vejo muita gente com o mesmo processador utilizando vcore com uma diferença muito grande, e já tinha notado que em alguns casos a placa mãe era diferente, e já tinha percebido que as placas mãe da Gigabyte vem com Vcore padrão mais alto que a da Asus por exemplo. de qualquer forma agradeço pela informação.
 
Entendi, minha duvida era basicamente essa, sobre a importancia da placa mãe no Vcore, estava em duvida pois vejo muita gente com o mesmo processador utilizando vcore com uma diferença muito grande, e já tinha notado que em alguns casos a placa mãe era diferente, e já tinha percebido que as placas mãe da Gigabyte vem com Vcore padrão mais alto que a da Asus por exemplo. de qualquer forma agradeço pela informação.

É bem complicado de entender, mas imagina que um computador é um conjunto de uma série de eletrônicos que funcionam de maneira individual, cada um possui um range aceitável de funcionamento, a placa mãe em si já é um conjunto de componentes e dependendo da qualidade adotada na sua construção esse range pode variar. O processador é outro, cada um tem um funcionamento particular. Lembro quando começou a onda de overclock, o pessoal havia descoberto uma série de processadores da intel que funcionava com uma tensão baixíssima, virou uma verdadeira caçada a esse lote de processadores :p.

Esse é um dos motivos (ou deveria de ser) do porque a ASUS por exemplo possui diversas séries de placas mãe com preços completamente diferentes.
 
realmente cada kit se comporta de uma maneira diferente, eu mesmo achei o melhor desempenho térmico em 4.7Ghz all cores, como moro em umas das cidades mais quentes do nosso país, eu não posso me dar ao luxo de deixar 5.0ghz
e nem sempre posso estar usando ar condicionado devido ao valor extremamente alto que esta a energia.
sendo assim vou me divertindo e fico despreocupado com as temperaturas.
só para constar:
55@67ºC jogando sem ar condicionado ( picos de 75ºC )
45@59ºC jogando com ar condicionado ( picos de 61ºC )
 
Estranho isso, estou com um 8700k a 5.0Ghz e 1.264v, dei sorte na loteria do silício, porém eu sou OBRIGADO a usar voltagem manual, se eu tento Adaptive Mode mesmo setando AC/DC Loadline pra 0.01 e SVID pra Best-Case Scenario, meu vcore fica maluco e varia até pra 1.50v em stress test, não consegui resolver isso, tem gente que tem esse problema e resolveu setando isso que falei anteriormente, mas aqui deu só uma amenizada, mas continua meio doido. Aqui o VCCIO tbm em auto batia 1.32v e reduzi pra 1.225v de boa, já o VCSSA em auto fica 1.13v e portanto não mexi. Fiz delid também, uma coisa que me incomoda é a diferença de temperatura entre os cores, eu tenho 3 cores que em stress ficam iguais e outros 3 que ficam 5 graus a menos que os 3 primeiros, mas temperaturas iguais, até refiz o delid pra certificar que estava bom o contato do metal líquido com o IHS.
 
Galera, finalmente resolvi o problema, sim era o cooler, depois que decidi vender meu pc, fui testar a placa mãe para a venda com o cooler do cliente, um H115i Corsair, processador ficou a 4x no Prime95.... :(

Pena que já tinha vendido, deu vontade de voltar a trás... :(
 
Não tem problema, ainda estão dentro do normal.



Aqui com 5Ghz eu to tendo que usar 1.39, infelizmente não dei sorte nessa geração, tem gente usando 1.3 pra 5Ghz e até menos =/

Com esse vCore em stress test minhas temps chegam em 75/77 C (HyperPI 32M e RealBench), o que é bem baixo, em jogos mal chega nos 60 C, isso usando o WC com os coolers entre 20 e 40% (no stress test teve picos de 60% quando vai acima dos 75C)

Claro, pra isso eu tive que fazer Delid, e também testei várias posições de fans e do WC no gabinete, minha primeira config de posição tava dando 10 C a mais até eu colocar tudo na forma correta.

Eu tenho 2 fans 140 como exaustor, um atrás e um no topo, um fan de 92mm posicionado na lateral das memórias pra ajudar a empurrar o calor pra trás (o gabinete é grande), e o WC tá posicionado na frente como intake (push).

Abs!

vc me deixou preocupado, eu tava pretendendo pegar uma config exatamente igual a sua, só mudando memorias pra 32gb, o seu caso é padrao ou tu deu azar mesmo no chip "bichado"?
 
vc me deixou preocupado, eu tava pretendendo pegar uma config exatamente igual a sua, só mudando memorias pra 32gb, o seu caso é padrao ou tu deu azar mesmo no chip "bichado"?

Cara não é questão de ser bichado.
5Ghz é possível mas não é garantido, tem gente que não consegue com nenhum vCore, e é assim mesmo.

O ponto é que vivemos no Brasil, não dá pra se basear por fórum gringo que mora em lugar onde a temperatura média é 18 graus e no inverno bate -10.
Vai ser muito diferente se você mora num lugar onde a temperatura ambiente é 25/30 graus, isso afeta bastante, não tem mágica.

E além disso, cada um assume os riscos que quer com OC.
Tem gente que joga um vCore de 1.4 e só faz teste no Intel XT, que esquenta bem menos que um RealBench e outros, e aí o cara já considera que está bom.
Está errado? Não necessariamente, porque a gente sabe que 99% das vezes pra uso comum + games as temperaturas são sempre bem mais baixas do que nos stress tests.

Talvez eu passasse num IXT sem delid com 1.39 ficando ali na casa dos 85-88C (maximo recomendado), mas eu particularmente queria passar no HyperPI 32M e RealBench com temperaturas abaixo dos 80C, o que só foi possível com Delid.

Pra quem tem uma certa experiência com hardware e é cuidadoso, fazer delid com uma ferramenta tipo rockit é bem seguro, o maior cuidado e paciência é na hora de limpar a pasta antiga, aplicar a nova e selar (eu usei SuperBonder Gel nos 4 cantos)

Abs!
Estranho isso, estou com um 8700k a 5.0Ghz e 1.264v, dei sorte na loteria do silício, porém eu sou OBRIGADO a usar voltagem manual, se eu tento Adaptive Mode mesmo setando AC/DC Loadline pra 0.01 e SVID pra Best-Case Scenario, meu vcore fica maluco e varia até pra 1.50v em stress test, não consegui resolver isso, tem gente que tem esse problema e resolveu setando isso que falei anteriormente, mas aqui deu só uma amenizada, mas continua meio doido. Aqui o VCCIO tbm em auto batia 1.32v e reduzi pra 1.225v de boa, já o VCSSA em auto fica 1.13v e portanto não mexi. Fiz delid também, uma coisa que me incomoda é a diferença de temperatura entre os cores, eu tenho 3 cores que em stress ficam iguais e outros 3 que ficam 5 graus a menos que os 3 primeiros, mas temperaturas iguais, até refiz o delid pra certificar que estava bom o contato do metal líquido com o IHS.

Adaptive veio bixado em várias Asus Maximus, creio que só foi corrigido na BIOS 1101. Se faz questão de usar vc pode atualizar pra ultima, 1301: https://www.asus.com/Motherboards/ROG-MAXIMUS-X-HERO/HelpDesk_BIOS/

A temperatura diferente é normal, o chipset divide a carga de forma diferente dependendo da tarefa.
 
Última edição:
Como ta a questão das temperaturas? ainda altas? o meu tá batendo 75 graus facilmente em jogos
 
Como ta a questão das temperaturas? ainda altas? o meu tá batendo 75 graus facilmente em jogos


Aqui chega no máximo a 63°C em jogos. Estou com over tudo automático, o máximo que marcou até agora foi 4.4 e a voltagem máxima 1.2. Se eu fixasse as voltagens em menos, talvez até melhorasse as temperaturas e conseguisse chegar no mesmo clock, mas vou deixar assim por enquanto.
 
Aqui chega no máximo a 63°C em jogos. Estou com over tudo automático, o máximo que marcou até agora foi 4.4 e a voltagem máxima 1.2. Se eu fixasse as voltagens em menos, talvez até melhorasse as temperaturas e conseguisse chegar no mesmo clock, mas vou deixar assim por enquanto.

estou com over em 4.7ghz em todos os núcleos, vcore em 1.21V, temperaturas sempre abaixo de 60 em games.
apenas BF1 foi o jogo que vi batendo picos maiores, algo entre 60 a 70 quando entro em mapas com 64 players
 
estou com over em 4.7ghz em todos os núcleos, vcore em 1.21V, temperaturas sempre abaixo de 60 em games.
apenas BF1 foi o jogo que vi batendo picos maiores, algo entre 60 a 70 quando entro em mapas com 64 players


Detalhe, meu sistema é mini-itx. Esqueci de postar.
No geral achei o 8700k bem mais frio que o 7700k.
 
Detalhe, meu sistema é mini-itx. Esqueci de postar.
No geral achei o 8700k bem mais frio que o 7700k.

a isso é verdade, meu antigo 7700k era realmente quente, para deixar ele com boas temperaturas eu mantive o clock em 4.5ghz em todos os núcleos com vcore mais baixo.
ele subia muito fácil de over, porem a temperatura não ajudava.
 
Estranho isso, estou com um 8700k a 5.0Ghz e 1.264v, dei sorte na loteria do silício, porém eu sou OBRIGADO a usar voltagem manual, se eu tento Adaptive Mode mesmo setando AC/DC Loadline pra 0.01 e SVID pra Best-Case Scenario, meu vcore fica maluco e varia até pra 1.50v em stress test, não consegui resolver isso, tem gente que tem esse problema e resolveu setando isso que falei anteriormente, mas aqui deu só uma amenizada, mas continua meio doido. Aqui o VCCIO tbm em auto batia 1.32v e reduzi pra 1.225v de boa, já o VCSSA em auto fica 1.13v e portanto não mexi. Fiz delid também, uma coisa que me incomoda é a diferença de temperatura entre os cores, eu tenho 3 cores que em stress ficam iguais e outros 3 que ficam 5 graus a menos que os 3 primeiros, mas temperaturas iguais, até refiz o delid pra certificar que estava bom o contato do metal líquido com o IHS.

Essa variação de 5C entre os cores é normal.
 
Preciso dar uma estudada pra fazer um overzinho no meu. Adquiri recentemente a CPU e a Mobo, mas não manjo de over. Tá tudo setado automático, provavelmente com VCore alto pelo que dizem.

As temps ao jogar The Crew 2 ficam 50° ou menos em média, e no BF1 60° em média. Picos máximos que já vi foram de 65 - 67° (coisa de segundos).

Acho que meu H80i com mais de 5 anos deve ter perdido parte da eficiência, mas queria um overzinho pra 4.5Ghz ou 4.7Ghz se não esquentar muito. 5Ghz aqui provavelmente vai torrar!

Quanto a RAM, a minha é 2400Mhz, coloquei em 2800Mhz setando direto na BIOS, mas nem vi as tensões. Será que eu poderia arriscar 3000Mhz? Vale a pena?
 
Preciso dar uma estudada pra fazer um overzinho no meu. Adquiri recentemente a CPU e a Mobo, mas não manjo de over. Tá tudo setado automático, provavelmente com VCore alto pelo que dizem.

As temps ao jogar The Crew 2 ficam 50° ou menos em média, e no BF1 60° em média. Picos máximos que já vi foram de 65 - 67° (coisa de segundos).

Acho que meu H80i com mais de 5 anos deve ter perdido parte da eficiência, mas queria um overzinho pra 4.5Ghz ou 4.7Ghz se não esquentar muito. 5Ghz aqui provavelmente vai torrar!

Quanto a RAM, a minha é 2400Mhz, coloquei em 2800Mhz setando direto na BIOS, mas nem vi as tensões. Será que eu poderia arriscar 3000Mhz? Vale a pena?
Quanto ao overclock de RAM, tem que ver o chip, geralmente essas HyperX chegam no máximo aos @3000Mhz mesmo, dá pra tentar @3000Mhz 1.35V 16-18-18-18-36-54, sem ajustar timings acho difícil você conseguir estabilizá-las.
 
Cara suas mensagens estão meio confusas...

CPU SA e CPU IO, como falei, são voltagens pras memórias e vai variar do fabricante das memórias e da frequência delas, a info que a Intel dá é apenas uma base.

Frequência da DDR4 não afeta a temperatura do CPU, o que afeta é uma somatória de coisas como: alto OC nas memórias sem o uso de nenhum fan pra empurrar o calor gerado e outro pra jogar pra fora (lembre que quando usamos AIO "perde-se" o fluxo passivo de ar se fosse um CPU air cooler), gabinete mal ventilado com fans em posições e direções estranhas, etc. De toda forma tudo em stock isso não é problema.

Você colocou fácil em 5Ghz, mas na real tá testando em stock com undervolt? E mesmo em stock com undervolt você não está ficando abaixo dos 100 C em stress test?

Tem algo bem errado aí cara, isso está longe de ser normal pra um CPU em stock usando um WC 240mm.

Se fosse você revia várias coisas, a começar pela instalação do seu WC e se ele está funcionando direito, isso aí tá parecendo muito WC que está com a PUMP desligada, vc ligou ela em qual reader da sua MB??
Além disso:
Os fans do WC estão rodando?
O block do AIO tá com pressão suficiente no CPU?
A pasta térmica é qual?
Seu AIO tá instalado em qual posição e como intake ou exhaust?

Enfim, tem nada de normal aí não.

Abs!





Silver, não se faz overclock em "auto", especialmente no Brasil que temos um clima quente.

Overclock não é obrigatório pra ninguém, mas pra fazer tem que se empenhar, tem que gostar mesmo, ir atrás, ler a respeito, olhar os guias, etc.
Faço isso há muitos anos porque gosto mesmo, e a cada geração a gente tem que aprender coisas novas.

Seu limitador está sendo usar tudo em auto, a MB deve estar jogando uma voltagem exagerada no CPU e por isso vai dar crash.

5Ghz não é garantido, vai depender da sua sorte. Eu nessa geração não dei sorte e meu 8700K só estabilizou 5Ghz com 1.39v, sendo que muita gente estabiliza com 1.35 e até 1.3, e isso dá uma enorme diferença em temperatura. Só foi possível estabilizar 5Ghz aqui depois que fiz delid e organizei meu WC de forma correta E overclock estável é aquele que passa em stress test dentro das temperaturas recomendadas.

Um bom start é o seguinte:
- jogar seu vcore em 1.35v
- sync all cores com multiplicador 50
- offset AVX em 2
- cache multiplier 42 o minimo 44 o maximo

E aí tem várias outras configs necessárias ali, tipo desativar o MCE e ativar outras coisas, recomendo o tópico oficial dos 8700K no overclock.net pra pesquisar e entender as coisas básicas que precisas.

Boa sorte!
Proucurei, mas nao achei, seria possivel vc postar os pametros completos de seu overclock?
Tenho um kit msi z370 gaming i7 8700k
Memoria trident z 3200mhz
 
Cara suas mensagens estão meio confusas...

CPU SA e CPU IO, como falei, são voltagens pras memórias e vai variar do fabricante das memórias e da frequência delas, a info que a Intel dá é apenas uma base.

Frequência da DDR4 não afeta a temperatura do CPU, o que afeta é uma somatória de coisas como: alto OC nas memórias sem o uso de nenhum fan pra empurrar o calor gerado e outro pra jogar pra fora (lembre que quando usamos AIO "perde-se" o fluxo passivo de ar se fosse um CPU air cooler), gabinete mal ventilado com fans em posições e direções estranhas, etc. De toda forma tudo em stock isso não é problema.

Você colocou fácil em 5Ghz, mas na real tá testando em stock com undervolt? E mesmo em stock com undervolt você não está ficando abaixo dos 100 C em stress test?

Tem algo bem errado aí cara, isso está longe de ser normal pra um CPU em stock usando um WC 240mm.

Se fosse você revia várias coisas, a começar pela instalação do seu WC e se ele está funcionando direito, isso aí tá parecendo muito WC que está com a PUMP desligada, vc ligou ela em qual reader da sua MB??
Além disso:
Os fans do WC estão rodando?
O block do AIO tá com pressão suficiente no CPU?
A pasta térmica é qual?
Seu AIO tá instalado em qual posição e como intake ou exhaust?

Enfim, tem nada de normal aí não.

Abs!





Silver, não se faz overclock em "auto", especialmente no Brasil que temos um clima quente.

Overclock não é obrigatório pra ninguém, mas pra fazer tem que se empenhar, tem que gostar mesmo, ir atrás, ler a respeito, olhar os guias, etc.
Faço isso há muitos anos porque gosto mesmo, e a cada geração a gente tem que aprender coisas novas.

Seu limitador está sendo usar tudo em auto, a MB deve estar jogando uma voltagem exagerada no CPU e por isso vai dar crash.

5Ghz não é garantido, vai depender da sua sorte. Eu nessa geração não dei sorte e meu 8700K só estabilizou 5Ghz com 1.39v, sendo que muita gente estabiliza com 1.35 e até 1.3, e isso dá uma enorme diferença em temperatura. Só foi possível estabilizar 5Ghz aqui depois que fiz delid e organizei meu WC de forma correta E overclock estável é aquele que passa em stress test dentro das temperaturas recomendadas.

Um bom start é o seguinte:
- jogar seu vcore em 1.35v
- sync all cores com multiplicador 50
- offset AVX em 2
- cache multiplier 42 o minimo 44 o maximo

E aí tem várias outras configs necessárias ali, tipo desativar o MCE e ativar outras coisas, recomendo o tópico oficial dos 8700K no overclock.net pra pesquisar e entender as coisas básicas que precisas.

Boa sorte!
Proucurei, mas nao achei, seria possivel vc postar os pametros completos de seu overclock?
Tenho um kit msi z370 gaming i7 8700k
Memoria trident z 3200mhz

oque mexeria aqui?
https://i.imgur.com/FL9AQzB.jpg
https://i.imgur.com/FL9AQzB.jpg
https://i.imgur.com/XBmQyAT.jpg
 
Última edição:
Vou ter que olhar depois pq nem lembro mais, tá estável e faz meses que nem mexo mais em nada.
Suas imagens não abrem aqui, dá acesso negado, devem estar como privadas.
Agora foi hehe
Eigee2l.jpg
b9H6nvM.jpg
nKP0H7N.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo