A carga tributária vai aumentar (de novo)

pst

Hungry Member
Registrado
Proposta de orçamento mostra crescimento da carga tributária federal
Na proporção com o PIB, receitas da União devem crescer em 2008 e 2009.
Crescimento da carga acontece sem a CPMF, mas com aumento do IOF.

Dados contidos na proposta de orçamento federal para o ano de 2009, enviada na última semana pelo governo ao Congresso Nacional, mostram que a carga tributária da União, o que inclui a arrecadação dos tributos federais, das contribuições do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e das "demais receitas", deverão crescer acima do aumento previsto para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2008 e 2009, o que configura elevação da carga tributária (arrecadação dividida pelo PIB).

Em 2007, segundo dados da proposta orçamentária do próximo ano, a arrecadação do governo com tributos, com o INSS e com as demais receitas (a chamada receita primária total), somou R$ 620,3 bilhões, ou 24,24% do PIB. Para 2008, a estimativa é que este valor, mesmo sem a cobrança da CPMF, mas com aumento da alíquota do IOF para empréstimos (autorizada no início de 2008), suba para R$ 715,7 bilhões, ou 24,83% do PIB. E a previsão para 2009 é de nova elevação: para R$ 808,8 bilhões, ou 25,38% do PIB.

Nesta previsão não está incluída, porém, a arrecadação dos estados e dos municípios. Refere-se apenas aos tributos cobrados pelo governo federal. Faltam ser computados, portanto, as receitas do ICMS, tributo que individualmente mais arrecada no Brasil, além do IPVA, do IPTU e do ISS, entre outros.

Receita líquida

Este montante total de recursos, porém, não fica todo com a União. Parte é repassada aos estados e municípios sob a forma de transferências constitucionais. Em 2007, essas transferências somaram R$ 102,5 bilhões, o que resultou em uma "receita líquida" de R$ 517,7 bilhões para o governo, ou 20,25% do PIB.

Para 2008, a projeção de transferências aos estados e municípios é de R$ 123,7 bilhões, o que resultará em uma receita líquida de R$ 592 bilhões, ou 20,53% do PIB, segundo números da proposta de orçamento federal.

Já para o ano de 2009, a estimativa do governo é de que as transferências aos estados e municípios somem R$ 144,3 bilhões, e que as receitas do governo, após este pagamento, totalizem R$ 664,4 bilhões, ou 20,85% do PIB. Deste modo, a carga do governo cresce mesmo após as transferências constitucionais.

Composição da carga tributária

A carga tributária total do governo engloba três subitens: a receita administrada (impostos e contribuições federais, tanto sociais quanto de intervenção no Domínio Econômico - CIDE dos combustíveis); a arrecadação do INSS (referente à contribuição dos empregadores e trabalhadores) e as "demais receitas".

Nas "demais receitas", segundo o governo, constam as concessões para que empresas privadas explorem determinado serviço como, por exemplo, as rodovias federais. Essas empresas, por sua vez, cobram tarifas dos usuários.

Considera ainda o pagamento de dividendos por empresas estatais, que lucram com serviços cobrados dos seus clientes, além da cota-parte de compensações financeiras (petróleo, gás natural e recursos hídricos para geração de energia elétrica, por exemplo) cujo preço está embutido naquele cobrado do consumidor.

Também considera "receitas próprias" dos órgãos públicos da administração direta ou indireta, em decorrência, principalmente, da prestação de serviços e de convênios, além da cobrança do salário-educação.
 
Não guento mais, vou me embora daqui
 
Não guento mais, vou me embora daqui
[3]
Mais quatro anos...

O problema não é ver as taxas e impostos aumentando, o problema é ver que o dinheiro arrecado não é empregado no que deveria ser, vemos 63 milhões desviado ali, outros ali, e segunça, educação e saúde pública cada vez piores. Vemos crianças morrendo em massa, livros didáticos com erros gravíssimos de português, estradas ferderais e estaduais em péssimas condições, polícia mal preparada e mal paga, vemos Lalaus e Valérios, cartões corporativo, pessoas dadas como morta pelo INSS estando bem vivas, vemos Operação Quimera, aquela mulher que me esqueci o nome (infelizmente... depois me lembro), e muitas coisas mais... ahh, vemos vagabundos recebendo esmolas do governo e também mães fazendo filhos adoidado pra receber essa boquinha, chegando a ganhar mais que um trabalhor que se mata em suas 48 horas semanais. Se o aumento de impostos beneficiasse a TODOS, eu até que aprovaria. Infelizmente não é.
 
Dramos, eu concordava com você meu amigo.

Mas para pra pensar. A porr* das taxas já são altas o suficiente, na verdade não precisa aumentar mais, com 1 ou 2 anos de facul pretendo ir fazer um estágio no canada, e se gostar de lá, já fico...
 
Falta muito para trabalharmos 365 dias no ano para o governo?

Ps.: Não havera mais sabados, domingos e feriados.
 
dramos, eu concordava com você meu amigo.

Mas para pra pensar. A porr* das taxas já são altas o suficiente, na verdade não precisa aumentar mais, com 1 ou 2 anos de facul pretendo ir fazer um estágio no canada, e se gostar de lá, já fico...

[2]
 
Mais 3 anos e eu embarco pra algum país decente. Se eu conseguir ficar vivo até 2011 né, pq tá cada vez mais fácil levar um tiro na cabeça.
 
Cof. cof cof

Tendo dinheiro o resto se arranja meu bruxo, você não deve ter visitado o tópíco de compras ainda
 
brasil é um pais que nem com muito dinheiro vale a pena viver, olha que imposto ridiculo em tudo que vc compra.
 
ta cada vez mais dificil mesmo... espero poder dar o fora tb antes de do dificil pule pro impossivel

e nao falta muito :boring:
 
Esse pais e um lixo mesmo...

Eu mesmo não sei pq nos brasileiros pagamos tanto imposto, a saude e um lixo, educação e uma merd@, para andar em rodovias decentes tem que paga um absundo de pedágio, segurança nem vou comentar, trabalho não sei quantos meses so pagando imposto para esse lixo de pais e não vejo retorno nenhum...



brasil = lixo
 
esse pais e um lixo mesmo...

Eu mesmo não sei pq nos brasileiros pagamos tanto imposto, a saude e um lixo, educação e uma merd@, para andar em rodovias decentes tem que paga um absundo de pedágio, segurança nem vou comentar, trabalho não sei quantos meses so pagando imposto para esse lixo de pais e não vejo retorno nenhum...



brasil = lixo

1234567890
 
Os portugueses escolheram Brasil por que rima com imbecil............fato
 
Sei la, pelo menos onde eu moro eu vejo o dinheiro sendo aplicado. Eh uma pena que nao seja o caso do pessoal ai. Mas eu num estresso nao. O PT ja teve a sua vez, fez até bem o que disse que faria Piorou pra nós, mas não foi surpresa nenhuma. Nas proximas eleições outros partidos devem ganhar e investir o dinheiro de outra forma. Ai equilibra.





Eu apoiei o Lula pq achei que ele ia fazer um trabalho X para melhorar a vida das classes mais pobres. E foi o que ele fez, achei legal, mas fez até demais. A ponto da coisa começar a pesar pro meu lado. Hoje, já não é mais do meu interesse um governo de esquerda. Nas proximas eleições a situação vai mudar denovo.
 
Não guento mais, vou me embora daqui

[5]

e...

e assim vai, o povo continua votando nos mesmo ladroes, o cara coloca uma taxa aqui outra ali um imposto aqui outro ali, pra mascarar isso tdo ele aumenta um pouco o salario minimo, e pronto.

o povo aceita e ainda elogia o cara.
 
Sei la, pelo menos onde eu moro eu vejo o dinheiro sendo aplicado. Eh uma pena que nao seja o caso do pessoal ai. Mas eu num estresso nao. O PT ja teve a sua vez, fez até bem o que disse que faria Piorou pra nós, mas não foi surpresa nenhuma. Nas proximas eleições outros partidos devem ganhar e investir o dinheiro de outra forma. Ai equilibra.





Eu apoiei o Lula pq achei que ele ia fazer um trabalho X para melhorar a vida das classes mais pobres. E foi o que ele fez, achei legal, mas fez até demais. A ponto da coisa começar a pesar pro meu lado. Hoje, já não é mais do meu interesse um governo de esquerda. Nas proximas eleições a situação vai mudar denovo.

Problema é que no brasil não tem nenhum partido de direita.
 
Tsc tsc tsc tsc

A grande massa de Brasileiros é pobre

Tsc Tsc Tsc Tsc

Enquanto tiver esmola pra tudo

Tsc Tsc Tsc Tsc

O lula vai continuar no poder
 
que aumento ou que?
aumentou o PIB e junto aumenta a arrecadação.
diminuiu a sonegação e aumenta tb.

onde teve aumento de imposto nos ultimos 4 anos?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo