A favor ou contra o voto obrigatório?

Sou contra .
Primeiro o sistema eleitoral é uma verdadeira piada ,
Segundo com gente que nem sequer sabe em quem esta votando é obvio que vai dar m****
Terceiro com gente que sabe em quem esta votando e realmente entende do assunto ,a qualidade dos eleitos tenderia a melhorar .
Exemplificando os 2º E 3º , Quem você acha que consegue concertar um carro , um mecanico com conhecimento no assunto , ou um qualquer que tava capinando um lote ?
Mas que P@r#$ DE SISTEMA ELEITORAL É ESSE EM QUE O PARTIDO GANHA O VOTO NÃO O CANDIDATO . ¬¬
Como já disse antes, em minha visão não deveriam sequer existir os partidos porém ainda não tenho a capacidade de bolar um sistema destes . Mas para mudar o governo necessita do povo , para mudar o povo necessita da educação esta que esta nas mãos do governo .Então é necessário uma força interna/externa com influencia sobre ambos para mudar .
 
ou seja...pra acabar com o topico... se voto obrigatorio fosse bom, o brasil seria a maior potencial mundial, politica e social....

dão decadas de voto obrigatorio e só piora a qualidade dos politicos...
Garanto que o modelo de voto obrigatorio no brasil não é nenhum modelo pra nenhum país...

sendo assim, não presta.... e se estamos discutindo se é valido ou não, ja demostra que não serve. Se fosse bom a grande maioria estaria de acordo.

fato final!! :yellowface::coolface::awesome:
 
Conta o voto obrigatório :cereal:



Mas como não vai mudar, votarei nulo :joia:
 
Eu sou totalmente contra o voto obrigatório, mas não acho que torná-lo facultativo resolveria os problemas do país.

A coisa por aqui vai bem mais fundo, partidos, milhões deles, que só existem pra ganhar um ministério aqui outro ali e desviar o quanto for possível, candidatos ruins, vide um outro tópico aqui do fórum com vários exemplos, verdadeiras piadas, sistema eleitoral como um todo, fajuto, que faz o povo engolir as eleições (ao invés de discutir o tema com seriedade) através do horário eleitoral obrigatório, dentre outros exemplo.

Vish, a coisa vai longe. :haha:
 
Definitivamente contra voto obrigatório.

É um direito, não dever.

Uma minoria sabe o que é melhor para a maioria. A maioria é burra, e é burrice achar que um mundo florido de deveres iguais é o melhor para resolver decisões.

Particularmente, não só deveria ser facultativo, como exigido um mínimo de conhecimento sobre história, geografia etc. Uma nota mínima no enem já seria uma opção.
 
Definitivamente contra voto obrigatório.

É um direito, não dever.

Uma minoria sabe o que é melhor para a maioria. A maioria é burra, e é burrice achar que um mundo florido de deveres iguais é o melhor para resolver decisões.

Particularmente, não só deveria ser facultativo, como exigido um mínimo de conhecimento sobre história, geografia etc. Uma nota mínima no enem já seria uma opção.

Vão te descer o pau, pois antigamente o voto era limitado e pelo fato de você dizer que uma minoria sabe o que é melhor para a maioria. Eu concordo em partes com o que disse.
 
Definitivamente contra voto obrigatório.

É um direito, não dever.

Uma minoria sabe o que é melhor para a maioria. A maioria é burra, e é burrice achar que um mundo florido de deveres iguais é o melhor para resolver decisões.

Particularmente, não só deveria ser facultativo, como exigido um mínimo de conhecimento sobre história, geografia etc. Uma nota mínima no enem já seria uma opção.

Triste que essa minoria que sabe é justamente quem tem governado o país, usam de rostos selecionados a dedo para cativarem o povo e por trás mexem seus pauzinhos, mantendo a maioria na ignorância. Todo governo injusto é basicamente composto pela minoria detendora do capital e de conhecimento. Ilusão achar que algo vai mudar proibindo-se o pobre e inculto de votar, para mudar é preciso que a parcela letrada da população tenha alguma atitude em face ao que é a realidade dos mais pobres.

Quando os ricos assumem que o melhor para o pobre é o chicote esquecem que se outros políticos forem espertos e usarem o sofrimento do mais pobre em seu favor conseguirá votos. Uma prova disso é a frequência religiosa em igrejas (me refiro aqui àquelas que dão enfase ao dinheiro ao invés do fiel) onde pessoas choram rios no altar e entregam tudo o que possuem para os pastores mal intencionados.

A culpa maior pela atual condição do país recai exclusivamente em nós da classe média, pois temos acesso a bom estudo, temos saúde e conhecimento de política, vivemos uma vida relativamente segura, mas no entanto nada fazemos para espalhar essa situação para os mais carentes.

No Brasil a cultura da classe média é a do Pedro Malasartes.
 
Eu não sou totalmente contra algo que avaliasse o nível intelectual da população para dizer se tal pessoa pode ou não votar. Mas ainda acho que existem formas eficazes que não excluiriam parte da população.

É incrível como tudo leva a necessidade de educação de qualidade para o povo em geral. Essa é a única saída para os problemas do Brasil. Hoje eu entendo e apoiaria aquele candidato a presidente que teve a pouco tempo que era "chato" com esse tema...Esqueci o nome dele.
 
Para ficar interessante:

Ter somente 2 partidos assim como eh em mtos paises.
Voto facultativo.
Voto manual, como antigamente onde podia escrever. Voto eletronico ninguem tira da minha cabeça,
que tem robalheira.
 
O Voto é inóquo, a fisiologia política dominante circula nas esferas dos partidos políticos, quando um bandido é lançado candidato é porque todos seus comparsas já estão de acordo e mancomunados.
Excelente resposta, reforma eleitoral já.:cereal:
Por um certo lado... o texto acima tem alguma razão.

Se o voto não fosse obrigatório. A tendencia seria a eleição de candidatos que atenderiam as necessidades daqueles que são mais esclarecidos e foram votar. Mas aqueles que não tem muita instrução e, por isso, não dão valor ao voto não teriam sua representação e iriam se ferrar, por pior que fosse a escolha deles.

Mas numa democracia todos devem ser atendidos com igualdade, ate os mais ignorantes e sem instrução que não sabem a importância do voto.

Se eles não sabem dar valor ao voto a ponto de deixarem de votar, seria um grave falha da nossa sociedade. Por isso a obrigatoriedade serviria para cobrir essa falha ate o ponto em que toda ou a grande maioria da população seja contemplada com esse tipo de instrução, assim como ja ocorre nos paises mais desenvolvidos.

Ou seja o brasileiro não é capaz, ainda, de ter uma representatividade justa com o voto facultativo, e por isso faz-se necessário a obrigatoriedade.
Que democracia é essa que te obriga á fazer algo? Isto não é democracia.

A obrigatoriedade só serviria para mascarar essa falha num país desenvolvido, já no brasil essa obrigatoriedade só serve para expôr a cagada que o povo faz.
 
Leram a matéria ? viram os argumentos que a doutora usou ? então, usou como parâmetro o ensino obrigatório, vacinação, patrimônio historial preservando o bem-comum que reflete, realmente, a garantia de qualidade parlamentar existente ?

Será que antes de votar, não é necessário uma preparação para tal, já que a mesma afeta o bem-comum ? quem cuida da educação ? especialistas, quem cuida da vacinação ? especialistas, quem cuida do patrimônio histórico ? especialistas, se tem especialistas no parlamento ? tem mesmo ? como se explica então á pesquisa do Ideb referente a escola pública ?

Se o legislador (cria), o executivo (administra) e o judiciário (resolve), quem os ensina ? educação. Volta a pergunta, como se explica então á pesquisa do Ideb referente a escola pública ?

Vai faltar representatividade ? e quem os ensinou a jamais parde-lo ? não era a educação ? Será que quem vota, realmente, tem a consciência que o candidato e partido podem ter ideologias diferentes ?

Pegar como base a Venezuela é equivalente á comparação dos melhores países de IDH como Noruega ? que por sinal, não é a única e são votos facultativos.

Será que a obrigatoriedade, realmente, faz com que um cidadão tenha mais interesse e menos alienação, com o atual sistema educacional, sobre a política ?

Ora, existem alternativas ?

01°-) Voto Obrigatório COM educação de QUALIDADE
02°-) Voto Facultativo MANTENDO a educação como ESTÁ

Nisso, logo, se pergunta: qual é a vantagem dos parlamentares em escolher uma das duas ? nenhuma ? pois bem, cada um julga como acha que deve julgar.
 
Última edição:
Vocês tão chapados? "direitos, democracia, liberdade, obrigações..."
Que isso tem a ver com democracia?
Democracia é um a escolha de decisões por ou pelo povo :poker:

Mas p entrar no circlejerk, sugiro então usarmos o sistema politico da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Leninista :coolface:
 
Com um povo ignorante o voto obrigatório é a coisa mais preciosa que existe...Enquanto a educação no país era "exemplar" tinhamos poetas, escritores, músicos e etc. exepcionais, veio a ditadura, e com ela descobriram que nunca poderia vencer um povo com o mínimo de cultura, então deram um jeito em nossas escolas e elas desabaram, demoliram com o padrão de ensino no país... pronto.. "geração ignorante podemos fazer o que quizermos ... Cx 2, Mensalão, cuecões... mas continuamos no poder", pq o povo n tem "força" pra mudar isso, afinal hoje apesar de se criarem muitas vagas nas escolas e faculdades elas deixaram de ensinar o principal pra um povo ter ânsia e vontade de crescer... ensinar a pensar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo