A revista Super Game Power, falou de games online em agosto de 2000

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
Colaborador
Hoje praticamente um padrão, há vinte anos atrás os jogos online estavam apenas engatinhando. Com adeptos crescendo aos poucos, e a certeza de que o futuro seria jogar com gente de todos os cantos do mundo, a Super Game Power #77, de agosto de 2000, tratou de produzir uma matéria especial sobre a nova “tendência” que já mostrava, com os recursos da época, todo o seu potencial.

Na matéria, a revista buscava apresentar as novidades do momento, fazer previsões sobre o que esperar no futuro, e ainda oferecer dicas úteis para quem buscava adentrar no mundo dos games online, já naqueles tempos. Incluindo as ofertas, ainda baixas, de soluções de Internet Rápida.

O passado imagina o futuro​

RetroArkade - A SGP falou de games online em agosto de 2000


“Imagine a seguinte situação: você liga seu console e a imagem hiper-realista toma a grande tela da TV wide-screen de cristal líquido. Seus parceiros botam fé no seu desempenho como cestinha virtual e espera que você não os decepcione na decisão contra os até então imbatíveis americanos. Entre seus companheiros, jogadores de vários lugares do mundo afiam os joysticks para a partida decisiva do grande campeonato virtual de basquete”. Viagem do redator? Delírio futurista? Era o que perguntava a matéria, logo no início.

Usando as informações que estavam disponíveis naqueles dias, o redator não “viajou”. Ele simplesmente descreveu exatamente os nossos dias atuais. Leia de novo o texto acima, e imagine uma partida online de NBA 2K21. Acrescente a isso o fato de que já existe a 2K League, o torneio oficial de NBA 2K. Pois é, amigo redator, você não viajou nem um pouquinho.

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A matéria explica que a indústria dos games, naqueles dias, já estava pronta para o “enorme salto” no mundo dos games online. Lembrou que Sony, com o Playstation 2, e SEGA, com o Dreamcast, já tinham compatibilidade com “poderosos modems de 56 kbps”. E que as empresas de games já estavam preparando o caminho para pavimentar os servidores, para que os jogos funcionassem bem.

Mas também já havia o alerta, que até para os dias de hoje, considerando as devidas diferenças, é válido: apesar dos serviços naquele tempo serem gratuitos, era preciso desembolsar com a compra do game (que sempre foi caro, especialmente no Brasil), além da conexão com a Internet que poderia “maltratar o bolso”. Aliás, “nada de usar assinatura gratuita com o provedor”, pois “a linha cai frequentemente e a transferência de dados é lenta”. A vida do gamer nunca foi fácil, né?

R.47b611bd9b2f9d9a637c1d89f227a963


Então a solução, para a época, seria a banda larga, o qual falaremos mais para a frente. A SGP explica, na matéria, que já havia algo em relação a jogos online em consoles acontecendo. A Dreamarena, que era o serviço europeu para o Dreamcast da SEGA, já contava com 300 mil usuários, e dava os primeiros passos para a SEGANet, o serviço que levou os jogos online ao seu 128 bits.

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Entre outras soluções em 2000, havia também o Playonline.com, da Square, que funciona até hoje, E, ainda falando de SEGA, o NBA 2K1 seria o primeiro game de esporte entre todos a permitir a jogatina de até oito jogadores simultaneamente online. Além de Phantasy Star Online, um dos primeiros grandes sucessos para consoles, e que foi evoluindo com o passar das gerações.

O Brasil, a “Internet rápida” e um tal de Xbox​

RetroArkade - A SGP falou de games online em agosto de 2000

A matéria também nos lembra de um problema que nos acompanha, desde os tempos mais primórdios dos videogames no Brasil: preço e suporte. Apesar disso a Tec Toy, a eterna representante SEGA no Brasil, explicou para a revista que o país receberia o serviço online, através do dreamcast.com.br. A empresa já havia feito um bom trabalho com o Mega Drive, trazendo ao país não só o MegaNet, como o teclado e um serviço melhor do que o esperado.

Por outro lado, o Playstation 2, que estava chegando no ocidente, ainda não tinha representação oficial. Ou seja, para ter um, e japonês, segundo a revista, era preciso passar por regiões como a 25 de março em São Paulo, local conhecido pela venda de diversos produtos, e desembolsar R$ 1.400. Este valor, corrigido pela inflação, gira atualmente em torno de R$ 5.000. Ou seja, videogame sempre foi um negócio caro.

RetroArkade - A SGP falou de games online em agosto de 2000



No Brasil a única opção da nova geração em 2000 era o Dreamcast, que foi lançado pela Tec Toy.
Mas podia piorar. No Morumbi Shopping, a matéria destaca que era possível encontrar o videogame pelo dobro do preço. Ou seja, calculando pela inflação, hoje um PS2 desta forma sairia por R$ 10 mil! Para entender um pouco mais sobre o contexto financeiro da época, o salário mínimo era de R$ 151. E, além de ter o videogame, que tinha questões de compatibilidade, ainda havia o fator de conexão. E como a Sony não tinha suporte oficial no Brasil, nunca houve nada neste sentido por aqui, restando aos interessados buscar soluções na Internet.

E um outro elemento aguardado neste sentido era o Xbox. Ou X-Box, como era chamado na época. A revista afirma que ainda havia muito pouco sobre o console naqueles dias, restando apenas algumas promessas. Mas nós sabemos que foi a Xbox Live que rendeu a verdadeira revolução online para os consoles. A proposta da Microsoft, criada em seu primeiro console, se fortaleceu a ponto de termos, em 2020, diversos produtos online no ecossistema Xbox. Falei, inclusive, sobre como as revistas brasileiras acompanharam o lançamento do primeiro videogame da Microsoft, confira!

Os novos tempos e a conexão para “vitaminar” sua Internet​

RetroArkade - A SGP falou de games online em agosto de 2000


Seu computador em 2000 era exatamente assim!
A matéria trouxe dois boxes, com informações complementares. Uma falava sobre o universo online dos jogos em PC, que já aconteciam há tempos. “Em 1997 eu já virava noites jogando o RPG The Realm, só com gringos. Era como um vício, apesar da lentidão do jogo e da dificuldade de “carregar” cada novo passo”, disse Roberto Mello, em declaração para a SGP.

É lembrado também que, junto com a evolução peculiar dos computadores com o passar do tempo, o conceito de multiplayer foi se fortalecendo. O que surgiu com jogos como Street Fighter II, mas que ainda exigiam a presença dos dois jogadores no mesmo lugar, foi evoluindo. A matéria chega a citar as Lan Houses, que ainda não eram tão populares como em anos seguintes, mas que já davam seus primeiros passos.

A revista chamava estes locais de “game rooms”. E também comentou sobre as possibilidades de momento para quem quisesse jogar online. A UOL, que foi consultada para a matéria, tinha um serviço de agendamento para que dois jogadores se conectem de maneira direta, pelo preço de uma chamada telefônica local. Era necessário que os dois jogadores estivessem na mesma região de DDD. Eram realmente outros tempos.

RetroArkade - A SGP falou de games online em agosto de 2000


Não esquece a senha ou você fica sem Internet
E, enquanto a Internet Discada ainda era limitada, mas ainda era a maior forma de comunicação, a solução era esperar a crescente da Banda Larga, o movimento que introduziu soluções melhores para o uso da rede. A SGP destacou alguns serviços disponíveis, como o Ajato, o Speedy, da Telefônica, e o Virtua, que seria incorporado pela Claro anos mais tarde.

Para título de comparação básica, vamos lembrar que o salário mínimo na época em que a revista foi publicada era de R$ 151. Assim, podemos compreender melhor o impacto dos preços, que eram:

  • Ajato: R$ 90 de instalação e mensalidade, com assinatura mais simples da TVA. Oferecia de 128kbps a 2Mbps.
  • Speedy: R$ 200 de instalação, R$ 14,80 do aluguel do modem, e R$ 50 de mensalidade. Oferecia de 256kbps a 2Mbps
  • Virtua: R$ 279 de instalação, R$ 21 de aluguel do modem, e R$ 68 de mensalidade. Oferecia de 256kbps a 2Mbps
Além disso, era necessário pagar o provedor de acesso, que cobravam em média R$ 35. Entre eles, tinham a Globo.com, o Terra, a UOL ou o Ajato.

Esta viagem no tempo é bem interessante. Pois hoje mesmo você deve ter jogado online, ou acompanhado uma live na Twitch, ou ainda usado qualquer serviço pela Internet. Ler esta matéria prova isso. Mas é muito interessante ver que há 20 anos atrás, as coisas eram um tanto diferentes. O acesso era limitado e as opções ainda eram mais difíceis para serem acessadas.

Mas uma coisa era certa: os jogos online haviam chegado para ficar. E hoje não só chegaram, com fazem parte do nosso dia a dia gamer, assim como era comum, há 20 anos atrás, ir em uma locadora jogar com os amigos.

 
Texto bacana. Parabéns.

Tempos sofridos essa virada de milênio. Mesmo com as conexões em "banda larga" que começaram a surgir no Brasil havia a sacanagem dos uploads que afetavam a jogatina online.
Você contratava um Speedy 256kb que era a velocidade pra download, achava que o upload seria também ótimo, mas a velocidade pra upload eram ridículos 15kb a 30kb, chegava a ser pior que modem de 56kbps. Pra jogatina online isso dava lag direito.

Lembro que gastei um dinheirão comprando o kit da Xbox Live pra ver se conseguia ter mais fluidez e era só um ou dois jogos que eu conseguia fazer algo, a maioria das partidas parecia apresentação em slide.
 
Eu lembro que jogava muito no Dreamcast com apenas 56k mas estava de boa com Quake III Arena, Unreal e Phantasy Star Online, e jogava sem lag sem brincadeira. Esperava chegar as 22h para poder jogar a madrugada toda nos finais de semana hehehehehehe entrar no mIRC pelo Browser do DC para falar com o pessoal no canal #Dreamcast, era bom demais essa época.

Agora no Xbox nunca joguei online, depois disso era só jogando com pirata hahahahahaha não tinha muita vontade de jogar online.
 
Eu lembro que jogava muito no Dreamcast com apenas 56k mas estava de boa com Quake III Arena, Unreal e Phantasy Star Online, e jogava sem lag sem brincadeira. Esperava chegar as 22h para poder jogar a madrugada toda nos finais de semana hehehehehehe entrar no mIRC pelo Browser do DC para falar com o pessoal no canal #Dreamcast, era bom demais essa época.

Agora no Xbox nunca joguei online, depois disso era só jogando com pirata hahahahahaha não tinha muita vontade de jogar online.
Então, eu também me lembro de jogar muita coisa online de boa usando o modem 56kbps

O problema que relatei da época foi a sacanagem da Speedy com a velocidade de upload da banda larga deles que causava lag nos jogos piores do que se tivesse jogando de modem por linha discada.

O upload é extremamente importante pra jogo, daí veja o que deve ser pior pra jogo

Speedy Banda Larga
Até 256kbps Download e média de 15Kbps de upload

Ou

Modem 56kbps
Até 56 kbps de download e 48 kbps de upload

Dai que ferrava a jogatina. Depois percebi na prática que o modem 56kbps estava melhor pra jogo e o Speedy claro era maravilha pra baixar arquivos gigantes pra época, mas lixão pra enviar
 
Eu lembro que jogava muito no Dreamcast com apenas 56k mas estava de boa com Quake III Arena, Unreal e Phantasy Star Online, e jogava sem lag sem brincadeira. Esperava chegar as 22h para poder jogar a madrugada toda nos finais de semana hehehehehehe entrar no mIRC pelo Browser do DC para falar com o pessoal no canal #Dreamcast, era bom demais essa época.

Agora no Xbox nunca joguei online, depois disso era só jogando com pirata hahahahahaha não tinha muita vontade de jogar online.

Tá de sacanagem que você jogava online do Dreamcast. Jesus. Adorei o Dreamcast, porém a minha decepção, foi que eles não conseguiram segurar a onda do mercado, apesar de terem sido inovadores na época. Acho que o meu não tinha modem... bem basicão kkk
 
Tá de sacanagem que você jogava online do Dreamcast. Jesus. Adorei o Dreamcast, porém a minha decepção, foi que eles não conseguiram segurar a onda do mercado, apesar de terem sido inovadores na época. Acho que o meu não tinha modem... bem basicão kkk

ahhhh Alex hahahahahah pior que não viu, joguei muito mesmo on-line no Dreamcast porque toda a turma do canal do mIRC jogava e como era uma novidade em videogame, era legal demais e te juro que não sentia muito lag, poderia até ter, mas acho que era normal na época e a gente nem prestava muito atenção.
 
Bom tópico! Eu tenho uns 40 Gbs de diversas revistas dessas em PDF que baixei não sei de onde :bwahaha: :bwahaha::safadao:
 
Bom tópico! Eu tenho uns 40 Gbs de diversas revistas dessas em PDF que baixei não sei de onde :bwahaha: :bwahaha::safadao:

hahahahahaah caramba que Biblioteca nostálgica em vicechico hahahahaha parabéns.

Eu baixei alguns no Retroscans e outros no Datassette que por sinal, esse ultimo sempre disponibiliza em torrent todo conteúdo do site para baixar tudo em um único arquivo que é show de bola.
 
Lembro como era usar internet na virada do século. Não lembro muito bem o ano que tive contato pela primeira vez, se foi em "1998 ou 1999"... espera meia noite para pagar apenas um pulso :haha:


Primeiro jogo online foi o Age of empires 2, acho que foi em 2001. Bons tempos...
 
Lembro como era usar internet na virada do século. Não lembro muito bem o ano que tive contato pela primeira vez, se foi em "1998 ou 1999"... espera meia noite para pagar apenas um pulso :haha:


Primeiro jogo online foi o Age of empires 2, acho que foi em 2001. Bons tempos...

Bons tempos mesmo hahahahahaah eu tive os primeiros contatos com a internet foi em 1994, entrava muito no mIRC e os jogos eram poucos em rede, acho que só Damas e Xadrez de maneira bem arcaico, tinha que dar o IP da maquina para fazer a conexão, era uma loucura hahahahahaha
 
Bons tempos mesmo hahahahahaah eu tive os primeiros contatos com a internet foi em 1994, entrava muito no mIRC e os jogos eram poucos em rede, acho que só Damas e Xadrez de maneira bem arcaico, tinha que dar o IP da maquina para fazer a conexão, era uma loucura hahahahahaha

1994 :olar:

Quase 30 anos...
 
Putz, fala não, época que jogava Top Game e Mega Drive já e era ótimo os filmes da Sessão da Tarde

Top game... o vídeo game? Foi o meu primeiro console.

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Lembro que jogava Mário nesse vídeo game.
 
Tive meu primeiro contato com a internet em 96 e computador em 89 no trampo do meu velho. Era de cursor verde.
 
Top game... o vídeo game? Foi o meu primeiro console.

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Lembro que jogava Mário nesse vídeo game.

Sim sim, foi o meu primeiro também hahahahahaha ganhei no Natal de 1990 pelo meu querido irmão. Ele já tinha o Atari que tinha ganho em 1984, mas ele comprou para mim esse Top Game e foi uma alegria só, veio com Tiger Heli que joguei tanto e tanto que a música ainda está na cabeça até hoje hahahahahahah

Tem até a foto dele no meu perfil de capa quando você passa o mouse em cima do meu nick.
 
Sim sim, foi o meu primeiro também hahahahahaha ganhei no Natal de 1990 pelo meu querido irmão. Ele já tinha o Atari que tinha ganho em 1984, mas ele comprou para mim esse Top Game e foi uma alegria só, veio com Tiger Heli que joguei tanto e tanto que a música ainda está na cabeça até hoje hahahahahahah

Tem até a foto dele no meu perfil de capa quando você passa o mouse em cima do meu nick.

Tiger Heli... joguei muuuuuuuito. Tanto tempo que nem lembrava mais desse game.


Pena que vendi o meu top game para compra o Super nintendo.
 
Tiger Heli... joguei muuuuuuuito. Tanto tempo que nem lembrava mais desse game.


Pena que vendi o meu top game para compra o Super nintendo.

Eu joguei com o Top Game até ele pifar hahahahaha mas eu vivia no troca troca de produtos e tive outros como Hi top game, Phantom, Turbo Game, Master System etc... quando peguei o Super Nintendo eu passei eu acho com um ano com ele, depois vendi para comprar o 3DO modelo FZ-10 que adorei ter tido ele na época, pena que só eu tinha esse video game no colégio hehehehehe era complicado. Só fui vender ele para comprar o Playstation em meado de 97 mais ou menos.
 
Hoje praticamente um padrão, há vinte anos atrás os jogos online estavam apenas engatinhando. Com adeptos crescendo aos poucos, e a certeza de que o futuro seria jogar com gente de todos os cantos do mundo, a Super Game Power #77, de agosto de 2000, tratou de produzir uma matéria especial sobre a nova “tendência” que já mostrava, com os recursos da época, todo o seu potencial.

Na matéria, a revista buscava apresentar as novidades do momento, fazer previsões sobre o que esperar no futuro, e ainda oferecer dicas úteis para quem buscava adentrar no mundo dos games online, já naqueles tempos. Incluindo as ofertas, ainda baixas, de soluções de Internet Rápida.

O passado imagina o futuro​

RetroArkade - A SGP falou de games online em agosto de 2000


“Imagine a seguinte situação: você liga seu console e a imagem hiper-realista toma a grande tela da TV wide-screen de cristal líquido. Seus parceiros botam fé no seu desempenho como cestinha virtual e espera que você não os decepcione na decisão contra os até então imbatíveis americanos. Entre seus companheiros, jogadores de vários lugares do mundo afiam os joysticks para a partida decisiva do grande campeonato virtual de basquete”. Viagem do redator? Delírio futurista? Era o que perguntava a matéria, logo no início.

Usando as informações que estavam disponíveis naqueles dias, o redator não “viajou”. Ele simplesmente descreveu exatamente os nossos dias atuais. Leia de novo o texto acima, e imagine uma partida online de NBA 2K21. Acrescente a isso o fato de que já existe a 2K League, o torneio oficial de NBA 2K. Pois é, amigo redator, você não viajou nem um pouquinho.

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A matéria explica que a indústria dos games, naqueles dias, já estava pronta para o “enorme salto” no mundo dos games online. Lembrou que Sony, com o Playstation 2, e SEGA, com o Dreamcast, já tinham compatibilidade com “poderosos modems de 56 kbps”. E que as empresas de games já estavam preparando o caminho para pavimentar os servidores, para que os jogos funcionassem bem.

Mas também já havia o alerta, que até para os dias de hoje, considerando as devidas diferenças, é válido: apesar dos serviços naquele tempo serem gratuitos, era preciso desembolsar com a compra do game (que sempre foi caro, especialmente no Brasil), além da conexão com a Internet que poderia “maltratar o bolso”. Aliás, “nada de usar assinatura gratuita com o provedor”, pois “a linha cai frequentemente e a transferência de dados é lenta”. A vida do gamer nunca foi fácil, né?

R.47b611bd9b2f9d9a637c1d89f227a963


Então a solução, para a época, seria a banda larga, o qual falaremos mais para a frente. A SGP explica, na matéria, que já havia algo em relação a jogos online em consoles acontecendo. A Dreamarena, que era o serviço europeu para o Dreamcast da SEGA, já contava com 300 mil usuários, e dava os primeiros passos para a SEGANet, o serviço que levou os jogos online ao seu 128 bits.

Tutorial_Connecting_the_Dreamcast_online_6.jpg


Entre outras soluções em 2000, havia também o Playonline.com, da Square, que funciona até hoje, E, ainda falando de SEGA, o NBA 2K1 seria o primeiro game de esporte entre todos a permitir a jogatina de até oito jogadores simultaneamente online. Além de Phantasy Star Online, um dos primeiros grandes sucessos para consoles, e que foi evoluindo com o passar das gerações.

O Brasil, a “Internet rápida” e um tal de Xbox​

RetroArkade - A SGP falou de games online em agosto de 2000

A matéria também nos lembra de um problema que nos acompanha, desde os tempos mais primórdios dos videogames no Brasil: preço e suporte. Apesar disso a Tec Toy, a eterna representante SEGA no Brasil, explicou para a revista que o país receberia o serviço online, através do dreamcast.com.br. A empresa já havia feito um bom trabalho com o Mega Drive, trazendo ao país não só o MegaNet, como o teclado e um serviço melhor do que o esperado.

Por outro lado, o Playstation 2, que estava chegando no ocidente, ainda não tinha representação oficial. Ou seja, para ter um, e japonês, segundo a revista, era preciso passar por regiões como a 25 de março em São Paulo, local conhecido pela venda de diversos produtos, e desembolsar R$ 1.400. Este valor, corrigido pela inflação, gira atualmente em torno de R$ 5.000. Ou seja, videogame sempre foi um negócio caro.

RetroArkade - A SGP falou de games online em agosto de 2000



No Brasil a única opção da nova geração em 2000 era o Dreamcast, que foi lançado pela Tec Toy.
Mas podia piorar. No Morumbi Shopping, a matéria destaca que era possível encontrar o videogame pelo dobro do preço. Ou seja, calculando pela inflação, hoje um PS2 desta forma sairia por R$ 10 mil! Para entender um pouco mais sobre o contexto financeiro da época, o salário mínimo era de R$ 151. E, além de ter o videogame, que tinha questões de compatibilidade, ainda havia o fator de conexão. E como a Sony não tinha suporte oficial no Brasil, nunca houve nada neste sentido por aqui, restando aos interessados buscar soluções na Internet.

E um outro elemento aguardado neste sentido era o Xbox. Ou X-Box, como era chamado na época. A revista afirma que ainda havia muito pouco sobre o console naqueles dias, restando apenas algumas promessas. Mas nós sabemos que foi a Xbox Live que rendeu a verdadeira revolução online para os consoles. A proposta da Microsoft, criada em seu primeiro console, se fortaleceu a ponto de termos, em 2020, diversos produtos online no ecossistema Xbox. Falei, inclusive, sobre como as revistas brasileiras acompanharam o lançamento do primeiro videogame da Microsoft, confira!

Os novos tempos e a conexão para “vitaminar” sua Internet​

RetroArkade - A SGP falou de games online em agosto de 2000


Seu computador em 2000 era exatamente assim!
A matéria trouxe dois boxes, com informações complementares. Uma falava sobre o universo online dos jogos em PC, que já aconteciam há tempos. “Em 1997 eu já virava noites jogando o RPG The Realm, só com gringos. Era como um vício, apesar da lentidão do jogo e da dificuldade de “carregar” cada novo passo”, disse Roberto Mello, em declaração para a SGP.

É lembrado também que, junto com a evolução peculiar dos computadores com o passar do tempo, o conceito de multiplayer foi se fortalecendo. O que surgiu com jogos como Street Fighter II, mas que ainda exigiam a presença dos dois jogadores no mesmo lugar, foi evoluindo. A matéria chega a citar as Lan Houses, que ainda não eram tão populares como em anos seguintes, mas que já davam seus primeiros passos.

A revista chamava estes locais de “game rooms”. E também comentou sobre as possibilidades de momento para quem quisesse jogar online. A UOL, que foi consultada para a matéria, tinha um serviço de agendamento para que dois jogadores se conectem de maneira direta, pelo preço de uma chamada telefônica local. Era necessário que os dois jogadores estivessem na mesma região de DDD. Eram realmente outros tempos.

RetroArkade - A SGP falou de games online em agosto de 2000


Não esquece a senha ou você fica sem Internet
E, enquanto a Internet Discada ainda era limitada, mas ainda era a maior forma de comunicação, a solução era esperar a crescente da Banda Larga, o movimento que introduziu soluções melhores para o uso da rede. A SGP destacou alguns serviços disponíveis, como o Ajato, o Speedy, da Telefônica, e o Virtua, que seria incorporado pela Claro anos mais tarde.

Para título de comparação básica, vamos lembrar que o salário mínimo na época em que a revista foi publicada era de R$ 151. Assim, podemos compreender melhor o impacto dos preços, que eram:

  • Ajato: R$ 90 de instalação e mensalidade, com assinatura mais simples da TVA. Oferecia de 128kbps a 2Mbps.
  • Speedy: R$ 200 de instalação, R$ 14,80 do aluguel do modem, e R$ 50 de mensalidade. Oferecia de 256kbps a 2Mbps
  • Virtua: R$ 279 de instalação, R$ 21 de aluguel do modem, e R$ 68 de mensalidade. Oferecia de 256kbps a 2Mbps
Além disso, era necessário pagar o provedor de acesso, que cobravam em média R$ 35. Entre eles, tinham a Globo.com, o Terra, a UOL ou o Ajato.

Esta viagem no tempo é bem interessante. Pois hoje mesmo você deve ter jogado online, ou acompanhado uma live na Twitch, ou ainda usado qualquer serviço pela Internet. Ler esta matéria prova isso. Mas é muito interessante ver que há 20 anos atrás, as coisas eram um tanto diferentes. O acesso era limitado e as opções ainda eram mais difíceis para serem acessadas.

Mas uma coisa era certa: os jogos online haviam chegado para ficar. E hoje não só chegaram, com fazem parte do nosso dia a dia gamer, assim como era comum, há 20 anos atrás, ir em uma locadora jogar com os amigos.


Tive um Dreamcast com modem na época, lembro que para conseguir jogar online tive que entrar em contato com o Help Desk da operadora para configurar minha rede adequadamente. No final, EU tive que ajudar o HD porque eles sequer sabiam como configurar o console (que usava o Windows CE) para isso, de tão inovador que era na época. Depois de um pouquinho de stress consegui jogar SF III online com um LAG monstruoso, levei uma surra de um japonês kkkkk
 
Mas era apenas baseado no Windows CE não? Ele era tão intuitivo que nem precisaria de ajuda hahahahahah lembro rinque no manual que vinha e nos sites e nos canais do mIRC tinha informação demais. Para falar a verdade nem sabia desse HD de ajuda.

Muito legal por sinal
 
Mas era apenas baseado no Windows CE não? Ele era tão intuitivo que nem precisaria de ajuda hahahahahah lembro rinque no manual que vinha e nos sites e nos canais do mIRC tinha informação demais. Para falar a verdade nem sabia desse HD de ajuda.

Muito legal por sinal

Intuitivo mas os caras lá da operadora nem sabiam que existia kkkkk
 
Mas que coisa hahahahahah estavam presos ao Saturn hahahahah
 

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