Juiz determina liberdade de condutor de trem que descarrilou na Espanha
Francisco José Garzón foi posto em liberdade provisória.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2...dutor-de-trem-que-descarrilou-na-espanha.html
Sistema de freio antigo pode ter contribuído para acidente de trem na Espanha
A 300 metros de curva do descarrilamento, acaba sistema que teria reduzido automaticamente velocidade de trem
Apesar de o excesso de velocidade ter sido apontada como possível causa do descarrilamento de um trem em Santiago de Compostela, na Espanha, a ausência de um sistema de frenagem mais moderno pode ter contribuído para o acidente que deixou dezenas de mortos e feridos .
O trem envolvido no acidente circulava em uma rede de alta velocidade que utiliza o ERMTS (Sistema Europeu de Gestão de Tráfico Ferroviário). Tal sistema é formado por uma série de dispositivos posicionados no trilho - chamados eurobalizas - que impedem o condutor de exceder a velocidade máxima permitida.
Caso o limite seja atingido, o próprio trem reduz automaticamente a velocidade e inclusive informa ao condutor para que ele tome as medidas necessárias. Se o condutor não reduzir a velocidade, o sistema automatizado freia o trem imediatamente como medida de segurança.
Entretanto, o trecho no qual descarrilhou o trem não contava com esse mecanismo de frenagem europeu. Fontes do sistema ferroviário afirmaram ao jornal espanhol El Mundo que "o problema é que justamente a 300 metros da curva, na saída de um túnel, termina esse sistema ERMTS e começa outro mais antigo, o ASFA (Anúncio de Sinais e Frenagem Automático)".
O sistema ASFA necessita de uma série de sinais luminosos para se comunicar com a cabine do condutor, diferente do ETCS, que mantém uma comunição constante com a cabine.
Sim Harris, do Railnews, jornal sobre a indústria ferroviária, disse à rede britânica BBC que estava surpreso com o acidente. "Os trens modernos têm muitos sistemas a bordo para impedir esse tipo de excesso de velocidade”, disse Harris. "É muito difícil para o condutor quebrar as regras dessa maneira por conta dos sistemas de bordo do trem."
http://ultimosegundo.ig.com.br/mund...ribuido-para-acidente-de-trem-na-espanha.html
Parentes de vítimas de acidente de trem em Santiago de Compostela, na Espanha, reagem ao receber notícias (25/7).
Mulher reage em posto de informações para familiares montado após acidente de trem em Santiago de Compostela, Espanha.
Francisco José Garzón foi posto em liberdade provisória.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2...dutor-de-trem-que-descarrilou-na-espanha.html
Sistema de freio antigo pode ter contribuído para acidente de trem na Espanha
A 300 metros de curva do descarrilamento, acaba sistema que teria reduzido automaticamente velocidade de trem
Apesar de o excesso de velocidade ter sido apontada como possível causa do descarrilamento de um trem em Santiago de Compostela, na Espanha, a ausência de um sistema de frenagem mais moderno pode ter contribuído para o acidente que deixou dezenas de mortos e feridos .
O trem envolvido no acidente circulava em uma rede de alta velocidade que utiliza o ERMTS (Sistema Europeu de Gestão de Tráfico Ferroviário). Tal sistema é formado por uma série de dispositivos posicionados no trilho - chamados eurobalizas - que impedem o condutor de exceder a velocidade máxima permitida.
Caso o limite seja atingido, o próprio trem reduz automaticamente a velocidade e inclusive informa ao condutor para que ele tome as medidas necessárias. Se o condutor não reduzir a velocidade, o sistema automatizado freia o trem imediatamente como medida de segurança.
Entretanto, o trecho no qual descarrilhou o trem não contava com esse mecanismo de frenagem europeu. Fontes do sistema ferroviário afirmaram ao jornal espanhol El Mundo que "o problema é que justamente a 300 metros da curva, na saída de um túnel, termina esse sistema ERMTS e começa outro mais antigo, o ASFA (Anúncio de Sinais e Frenagem Automático)".
O sistema ASFA necessita de uma série de sinais luminosos para se comunicar com a cabine do condutor, diferente do ETCS, que mantém uma comunição constante com a cabine.
Sim Harris, do Railnews, jornal sobre a indústria ferroviária, disse à rede britânica BBC que estava surpreso com o acidente. "Os trens modernos têm muitos sistemas a bordo para impedir esse tipo de excesso de velocidade”, disse Harris. "É muito difícil para o condutor quebrar as regras dessa maneira por conta dos sistemas de bordo do trem."
http://ultimosegundo.ig.com.br/mund...ribuido-para-acidente-de-trem-na-espanha.html
Parentes de vítimas de acidente de trem em Santiago de Compostela, na Espanha, reagem ao receber notícias (25/7).
Mulher reage em posto de informações para familiares montado após acidente de trem em Santiago de Compostela, Espanha.