Adaptador de fan para placa mãe

Ginzulol

Well-Known Member
Registrado
Olá galera,
Eu tinha uma placa mãe da asrock em que era montado meu i5 2500k e uma HD7850, no gabinete tenho 3 akasa viper e nunca tive problemas de superaquecimento. Essa placa-mãe queimou há 1 semana (tava na garantia ainda), e como não podia ficar sem pc, e não queria comprar uma top, acabei comprando uma B75M-D3H. Só que ela só tem conector para 1 fan apenas. Os outros teria que ligar na fonte, tava querendo saber de vcs, se há algum modo de expandir esse número de conectores de fan na placa mãe, mas um adaptador que me permita controlar a velocidadede rotação.

Outro problema é que como a placa é micro ATX, a minha placa de som fica "colada" com a placa de vídeo, e to atingindo temperaturas um quanto tanto altas (78º), sendo que antes não passava de 65º. Tem alguma sugestão para esse problema tbm?

Valeu ae pessoal!

*No momento estou usando o gabinete aberto, pq estou só com 1 viper.
 
Última edição:
Existem cabos splitters da Akasa para 2 fans AK-CBFA04-15, 3 fans AK-CB002 e 5 fans AK-CBFA03-45.

http://www.justshop.com.br

O cabo de 2 fans são alimentadas pelo conector de fan.
Os cabos de 3 e 5 fans são alimentadas pela fonte.

No caso de usar o cabo de 2 fans no conector da sua placa mãe, recomendo que o consumo total das fans não ultrapasse 1A.

O Viper 120 mm tem consumo máximo de apenas 0.17A.
Confira o consumo do cooler do processador para ver se você pode ligar um Viper junto no mesmo conector.

Pelo que entendi da sua placa mãe, o cabo de 2 fans funciona tanto na CPU FAN como na SYS FAN para controlar a rotação das fans.

Já o cabo de 3 e 5 fans o controle de rotação só deve funcionar na CPU FAN.
Se você usar esses cabos na SYS FAN acredito que as fans irão rodar em 100%.

Você pode por exemplo comprar o cabo de 3 fans e ligar na mesma CPU FAN a fan do processador mais as duas fans viper.
 
Última edição:
Acho que o ideal seria colocar um controlador de fans.
 
Acho que o ideal seria colocar um controlador de fans.
A opção ou não por um controlador de fan seria bem subjetivo para cada um.

Dependendo do controlador de fan seu custo seria equivalente a pelo menos umas quatro fans extras.

A placa mãe dele já permite ligar uma das fans.
Ele precisaria ligar apenas mais duas fans.

Dependendo do cabo splitter seria possível ainda ligar mais fans futuramente.
 
Obrigado a todos pela ajuda!
Estive ausente por umas semanas, mas agora vou providenciar esse cabo splitter.

Valeu mesmo pessoal!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo