Administrar 9 Redes com 30 PC cada

KassioGluten

kassio.info
Registrado
Bom galera é o seguinte, a empresa em que eu trabalho esta crescendo muito rapido, e eu (unico do TI 'sem preparação' ) estou começando a sofrer com isso.
Infelizmente comprei equipamentos de baixo custo no inicio, que servia bem na epoca, que eram poucos computadores.

A estrutura geral é essa: (em cada escritorio com 30 PC em cada) [cada escritorio em uma cidade]

2 internet diferente para servir como reserva quando alguma cair. Cada uma ligada em um roteador, o principal com DHCP ativado, e o reserva com ip fixo.
Quando a internet cai eu mudo manualmente o 'gateway' da conexao local para pegar internet do roteador reserva.

Montei um rack com 2 patchpanel e 2 switch 24p 10/100 (ligo um switch no outro com um cabo de rede "patch cord")

Os computadores sao individuais com Windows 7 (a maioria é dualcore 2gb e5700 [socket775] ou g620 [socket 1155])

Comprei a versao enterprise do Teamviewer (acesso remoto), onde tenho todos os 300 PC cadastrados, e funciona bem para suporte diario. (instalar email, msn, impressora etc...)

Tenho sofrido muito com formatação, ja que os PCs sao individuais e sem nenhum tipo de bloqueio ou limitação. Atualmente eu clono o HD para agilizar, tenho a 'imagem' do hd salva, e a clonagem funciona em quase todos ja que tem o mesmo chipset.

Ouvi sobre Terminal Server, onde vc liga o PC sem HD, ele conectar no Windows Server pela rede, onde é processado todo o trabalho executado no cliente (terminal burro)
E em cada base de 30 PC, parece que esse servidor custa R$6.000 cada.

Entao Adrenaline, alguma recomendação ?
 
primeira defina politicas de segurança com seus gerentes/donos (isso é o principal)
apos isso vc poderia colocar um server em cada escritorio.
use o link sobrando como interligaçao com o seu cpd prinpical (um RRAS da vida ja salva)
adicione um firewall de borda (pfsense :awesome:)
coloque AD's nos escritorios
com os AD's tu ja coloca umas GPO de segurança (ja encurta a tua manutençao nas maquinas)
ou se quiser apelar instale programas tipo deepfreeze nas maquinas clientes.
vuala... vc tera uma monitoraçao completa das 9 (sabendo dos links...consumo de banda i tal) econimizaria na manutenção das maquinas e pouparia seu tempo para outras coias importantes =)


tem soluçoes + robusta como um MICROSOFT SYSTEM CENTER que tu formata a maquina pela rede i tal... e ja instala os programinhas sozinho... mas o valor disso foge da realidade da sua empresa acredito eu.
 
Poderia listar quais são seus problemas?

Acredito que consigo ajudar com várias idéias, mas preciso que organize um pouco melhor, focando nos seus problemas atuais
 
De inicio tu tem que dar jeito nesse aue ai de todo mundo usar a maquina como administrador... Esse é a primeira coisa que tu tem que fazer.

antivirus para todas as maquinas

Vai ter que botar um dominio windows com servidor e adicionar cada usuário, cada um com login.

Isso ai é de inicio... e vai ter que gastar uma grana...

um servidor para cada escritorio, com windows server. E servidor mesmo, nada de botar um PC normal como servidor.

pesquisa ai... pq tu ta é fudido
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo