Air Cooler ( Dúvidas Gerais sobre sua função e construção )

Creasy

Member
Registrado
Pessoal, boa tarde.
Queria tirar uma dúvida sobre Air Cooler.
Como sou meio leigo nesse assunto, tudo que sei é que quanto mais CFM melhor é para a refrigeração, mas e sobre os heatpipes ? irei citar basicamente dois Coolers com diferenças entre CFM e Heatpipes.

No caso, um tempo atrás, estava a procura de Air Cooler no Aliexpress e me deparei com o ( H120D V2 da Alseye ) porém ontem eu o vi na terabyte o mesmo cooler e me interessei. Só que antes desse interesse, eu iria colocar um ( Gammax 400 V2 / Gammax 400 GT / Gammax 400 GTE ou Gammax 400 Pro ) que não sei nem qual é a diferença entre eles.

Além dos CFM, tem alguma diferença absurda entre '' 4 heatpipes para 6 heatpipes '' ?? // No caso esses Alseye são por presilhas e os outros por parafuso, isso influencia sobre a pressão ?

( realmente nem sei se os processadores iriam usar esses 6 heatpipes já que pode ocorrer talvez deles nem encostarem no cpu para a absorvição de calor )

De 45 CFM para 64,5 CFM ( eu sei que tem uma grande diferença )

Link para mais informações
Alseye H120D V2
45 CFM Cada fan

Alseye Max120
Esse no caso só vem uma fan
66 CFM

Gammax 400 V2
64,5 CFM

Gammax GTE V2
64,5 CFM
 
Os heat pipes fazem diferença sim, quanto mais melhor. Eles trocam temperatura com as aletas, então quanto mais heat pipes mais troca de calor vai ter. E sobre ser de presilhas vs ser de parafuso não tem diferença na eficiência deles. A diferença vai ser a longo prazo, os de presilhas podem apresentar certas deformações com o tempo, os de parafuso é mais difícil. O meu dissipador usa presilhas e é muito bom.
 
Veja o final do teste e as conclusões, nem sempre investir em um cooler parrudo irá ter um bom CxB:


Uma coisa que percebi recentemente é que não vejo mais aircooler usarem Heatpipes de 8mm de diâmetro, hoje vejo em sua grande maioria de 6mm, não sei se isso também pode trazer ganhos significativos.
 
Os heat pipes fazem diferença sim, quanto mais melhor. Eles trocam temperatura com as aletas, então quanto mais heat pipes mais troca de calor vai ter. E sobre ser de presilhas vs ser de parafuso não tem diferença na eficiência deles. A diferença vai ser a longo prazo, os de presilhas podem apresentar certas deformações com o tempo, os de parafuso é mais difícil. O meu dissipador usa presilhas e é muito bom.
Tendi, obrigado por incluir a experiencia pessoal, estava com receio realmente a longo prazo apresentar algo na presilha mas não deve ser algo tão absurdo assim.
Veja o final do teste e as conclusões, nem sempre investir em um cooler parrudo irá ter um bom CxB:


Uma coisa que percebi recentemente é que não vejo mais aircooler usarem Heatpipes de 8mm de diâmetro, hoje vejo em sua grande maioria de 6mm, não sei se isso também pode trazer ganhos significativos.


Sim, realmente dependendo do processador as vezes não muda taaanto assim, agora sobre os heatpipes eu não sabia sobre essa de 6mm e 8mm.
Talvez os de 8mm se tiver,passe mais calor e funcione melhor o resfriamento mas não deve ter uma diferença absurda.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo