Air ou Water cooler?

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

DW47

Member
Registrado
Pessoal, é o seguinte, já estou pesquisando sobre isso aqui no fórum faz alguns dias, mas não cheguei a uma conclusão e até surgiram novas dúvidas. A minha dúvida é se devo ir de air ou water cooler para refrigerar o meu i5 4670k. Não estou muito preocupado com o valor, lógico que não vou pagar R$ 400,00 em algo que tem desempenho semelhante a um de R$ 100,00 por causa de marca, mas quero algo que mantenha o processador em uma temperatura aceitável, o meu I5 está chegando a 87ºC quando jogo. :feelbad:

(Aceito sugestões) Tenho dois coolers em mente:

1º - Cooler Master Nepton 280L (RL-N28L-20PK-R1) - eu havia pensado nele em primeiro lugar.
2º - Cooler Master Hyper 212x - depois de um tempo comecei a pensar se um Nepton( ou equivalente) é necessário.



Minhas dúvidas são as seguintes:

1º Esses air coolers semelhantes ao Hyper 212x podem prejudicar a placa-mãe por causa do peso? Vi algumas pessoas falando isso, até que ponto é verdade?
2º É com muita frequência que um WC vaza? Pois também vi algumas pessoas falando que não recomendam mais o WC pelo risco de vazar, qual a probabilidade disso acontecer?
3º Com qual eu teria melhor resultados na temperatura?
4º Em ambos os casos, push/pull compensa? Se sim, quais fans são mais adequadas para isso? No caso do Hyper 212x eu havia pensado em dois Cooler Master Excalibur.
5º Seria bom trocar os fans acompanham o Nepton(ou de outro WC indicado)? Se sim, quais?

Minha placa-mãe é uma Asus Z87M-Plus e o gabinete no qual vou instalar as peças é um HAF-XM.

As opções que tenho aqui perto de casa são essas:

Cooler Master

Hyper 212x - R$ 112,00

Nepton 280L (RL-N28L-20PK-R1) R$ 383,00

Seidon 120V (RL-S12V-24PK-R1) R$ 210,00

Seidon 120XL (RL-S12X-24PK-R1) R$ 313,00

Seidon 240m (RL-S24M-24PK) R$ 360,00


Corsair
Hydro Series H100i Extreme Performance R$ 385,00

Hydro Series H110 Extreme Performance CPU Cooler (CW-9060014-WW) R$ 389,00

Hydro Series H60 (CW-9060007-WW) R$ 209,00

Hydro Series H75 (CW-9060015-WW) R$ 290,00

Hydro Series H80i R$ 309,00

Hydro Series H90 (CW-9060013-WW) R$ 314,00


Intel

RTS2011LC R$ 299,99


Só listei o Hyper 212x de air cooler por não conhecer outros, com exceção do WC da Intel, já vi algumas coisas sobre cada um desses WC.

Desde já agradeço a ajuda de todos!!
 
Última edição:
Respondendo à dúvida por números:

1: Não. Você poderá prejudicar sua placa-mãe se não instalá-lo corretamente, apenas, e mesmo assim você tem que fazer uma bruta força pra isso ocorrer.
2: Não, não é com muita frequência. Os Corsair Hydro, por exemplo, não são comuns. O que você deve ter lido foi o fato de alguns destes watercoolers dessa série terem chegado aos consumidores finais já vazados, isso devido a um problema (segundo a Corsair) de transporte. Watercoolers selados são bastante seguros.
3: Os melhores resultados seriam sem dúvida com o Nepton 280L, mas você deve pensar: Será que eu preciso tanto assim de resultados melhores ou simplesmente preciso apenas manter meu i5 em temperaturas estáveis? Se a segunda parte for a correta, então vá de Hyper 212X.
4: Sim. E sim também. Apesar do sistema push n' pull não fazer tanta diferença, o preço para implementá-lo é mínimo, então não há nada que justifique você não o fazer. Se não o fizer, no entanto, também não terá muita diferença. E eu também recomendo os Excalibur, eles têm maior pressão de ar, o que é um dos fatores mais importantes a serem observados quando se for comprar fans para coolers (diferentemente de fans para gabinete).
5: Normalmente esses fans de watercoolers selados já são projetados para ter bom desempenho (exceto os fans dos Hydro Series não 'i'). Você pode trocá-los se quiser, apesar de que não fará tanta diferença assim. Novamente, recomendo os Excalibur.

As opções são essas mesmo, apesar de que você pode achar preços melhores em promoções na internet. Quanto à outra opções de aircoolers, eu também recomendo o Akasa Venom Voodoo, apesar de ser um pouco mais caro que o Hyper 212X. O Hyper é com certeza um dos aircoolers com melhores custo-benefício do mercado. Talvez não só na categoria aircooler, mas em 'cooler' como geral.

Espero ter ajudado, abraço.
 
Bem, falando em prol dos air coolers, eles são bem mais baratos, livres de manutenção, os resultados são muito bons em situações normais (OC que não seja muito alto) e não existe risco de danificar nada, só se como o amigo falou, ce fizer muita cagada na instalação. Se for um sistema que vai viajar muito, tem de ter cuidado, pois movimentos bruscos (quedas) podem sim fazer com que o peso do cooler quebre alguma coisa. Quanto à segurança dos WC, eles podem sim falhar. Não é frequente, mas também não é raro. E se acontecer o potencial de estragos é enorme.
 
Respondendo à dúvida por números:

1: Não. Você poderá prejudicar sua placa-mãe se não instalá-lo corretamente, apenas, e mesmo assim você tem que fazer uma bruta força pra isso ocorrer.
2: Não, não é com muita frequência. Os Corsair Hydro, por exemplo, não são comuns. O que você deve ter lido foi o fato de alguns destes watercoolers dessa série terem chegado aos consumidores finais já vazados, isso devido a um problema (segundo a Corsair) de transporte. Watercoolers selados são bastante seguros.
3: Os melhores resultados seriam sem dúvida com o Nepton 280L, mas você deve pensar: Será que eu preciso tanto assim de resultados melhores ou simplesmente preciso apenas manter meu i5 em temperaturas estáveis? Se a segunda parte for a correta, então vá de Hyper 212X.
4: Sim. E sim também. Apesar do sistema push n' pull não fazer tanta diferença, o preço para implementá-lo é mínimo, então não há nada que justifique você não o fazer. Se não o fizer, no entanto, também não terá muita diferença. E eu também recomendo os Excalibur, eles têm maior pressão de ar, o que é um dos fatores mais importantes a serem observados quando se for comprar fans para coolers (diferentemente de fans para gabinete).
5: Normalmente esses fans de watercoolers selados já são projetados para ter bom desempenho (exceto os fans dos Hydro Series não 'i'). Você pode trocá-los se quiser, apesar de que não fará tanta diferença assim. Novamente, recomendo os Excalibur.

As opções são essas mesmo, apesar de que você pode achar preços melhores em promoções na internet. Quanto à outra opções de aircoolers, eu também recomendo o Akasa Venom Voodoo, apesar de ser um pouco mais caro que o Hyper 212X. O Hyper é com certeza um dos aircoolers com melhores custo-benefício do mercado. Talvez não só na categoria aircooler, mas em 'cooler' como geral.

Espero ter ajudado, abraço.

Bem, falando em prol dos air coolers, eles são bem mais baratos, livres de manutenção, os resultados são muito bons em situações normais (OC que não seja muito alto) e não existe risco de danificar nada, só se como o amigo falou, ce fizer muita cagada na instalação. Se for um sistema que vai viajar muito, tem de ter cuidado, pois movimentos bruscos (quedas) podem sim fazer com que o peso do cooler quebre alguma coisa. Quanto à segurança dos WC, eles podem sim falhar. Não é frequente, mas também não é raro. E se acontecer o potencial de estragos é enorme.

Obrigado pelas respostas!!

Outra pergunta, preciso de dois fans de 12cm para colocar no gabinete no modo ventilador, vocês me recomendam quais?

Novamente, muito obrigado pela ajuda, abraços!
 
Pelo que todos falam, o melhor CxB seriam as Vipers
 
Eu lhe indico um Water Cooler
H60
H100i

Ai vai do seu bolso, eu tenho um air cooler e estou louco para trocar, por que faz um ruido MUITO chato quando entro no BF4 ou algo que "frite" o processador.
 
Eu lhe indico um Water Cooler
H60
H100i

Ai vai do seu bolso, eu tenho um air cooler e estou louco para trocar, por que faz um ruido MUITO chato quando entro no BF4 ou algo que "frite" o processador.

Mas cara, barulho chato é problema do SEU cooler, não dos air coolers em geral. E air cooler fazendo barulho é só trocar a fan que resolve.
 
Para falar a verdade eu nem ligo muito para barulho - óbvio que tudo tem um limite - mas não sou exigente nesse ponto. Estive olhando o Akasa Viper e vi que ele parece não ser muito barulhento, pois nas especificações diz que le possui um nível de ruído de 6.9~28.9 dB9A, fiquei com dúvida em relação a pressão, nas especificações diz que a pressão seria de 2,64 mm-H2O, isso é bom para um dissipador/radiador? E em fans para gabinete, eu devo procurar por fans que gerem menor pressão?


Mais uma vez agradeço a ajuda, abraços!
 
Última edição:
Para falar a verdade eu nem ligo muito para barulho - óbvio que tudo tem um limite - mas não sou exigente nesse ponto. Estive olhando o Akasa Viper e vi que ele parece não ser muito barulhento, pois nas especificações diz que le possui um nível de ruído de 6.9~28.9 dB9A, fiquei com dúvida em relação a pressão, nas especificações diz que a pressão seria de 2,64 mm-H2O, isso é bom para um dissipador/radiador? E em fans para gabinete, eu devo procurar por fans que gerem menor pressão?


Mais uma vez agradeço a ajuda, abraços!

A pressão importa quando existe algo restringindo muito o fluxo de ar, por exemplo a colmeia de um radiador. Para seu gabinete ou mesmo para o dissipador do cooler a pressão não importa tanto assim.
 
Manolo depende do seu case, eu comprei um h230 e fui instalar o corsair a70 e ficou muito apertado :feelbad: portanto se não quiser gastar muito e ter uma boa refrigeração vai de air cooler,, e por sinal estou passando o meu por misseros 100 mangos :haha:
 
Que eu digo sobre o barulho, depois de um tempo tipo uns 2 anos começa, e igual o meu será dificil mesmo para achar, é um feio pa por.. da intel,
 
Se dinheiro não for problema e quiser melhorar a estética do gabinete, você pode optar por um water cooler. Caso queira economizar e ter um melhor custo/benefício abrindo mão da beleza interna do gabinete vá de air cooler. Tenho um hyper 212 EVO e não tenho do que reclamar.
 
h105 ja viu ? ... porem entre os citados eu fico com o h100i
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo