• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Ajuda] Carreira de Engenheiro Bélico

Kronos

know-it-all Member
Registrado
Outro dia estava pensando: Eu sempre quis projetar equipamento bélicos, but how?

Eu não tenho interesse de ficar no brasil, provavelmente vou fazer facul no estrangeiro, não sei o termo correto pra projetista/designer bélico, que cuida da aprte física/mecânica das armas em si, ou então de caças, navios de guerra.

É uma carreira promissora? Paga bem? Vale a pena? Onde estudar? Estava pensando na Alemanha ou USA pela tradição nesse ramo, quais institutos posso tentar?

Esse ano ja vou começar a direcionar os estudos pra esse ramo e queria saber qual rumo tomar.
 
Que eu saiba no Brasil somente o IME (Instituto Militar de Engenharia) oferece isso que você quer. Eles possuem vários cursos de engenharia, entre eles a Engenharia Mecânica e de Armamentos que provavelmente pelo nome é o curso que você procura. Mas acho bom já começar a estudar pesado porque é o concurso vestibular mais difícil do país:haha:

Mas acho que essa não é a única maneira, provavelmente cursando alguma engenharia tradicional, acho que mecânica principalmente, devem existir essas instituições privadas de armamentos que te ofereceriam uma especialização mas não faço ideia de qual seja.
 
Quais instituições no exterior oferecem esse tipo de curso?
 
:okay:Ninguém mais postou :feelbad:...
 
Não existe engenharia bélica ou engenharia militar. O projeto de maquinas de guerra (mísseis, aviões, helicópteros, tanques, navios, submarinos, torpedos, etc) envolve todas as áreas e sub-áreas das engenharias e industria.

O Brasil não tem praticamente nenhuma industria com capacidade de projetar e construir componentes ou maquinas de guerra modernas.



Cursos de engenharia do IME [ENG. FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO; ENG. ELETRÔNICA; ENG. COMUNICAÇÕES; ENG. ELÉTRICA; ENG. MECÂNICA; ENG. MATERIAIS; ENG. QUÍMICA; ENG. CARTOGRÁFICA; ENG. COMPUTAÇÃO]

Instituto Militar de Engenharia - IME



Os 22 cursos de engenharia reconhecidos pelo MEC

http://adrenaline.uol.com.br/forum/papo-cabeca/344390-258-cursos-de-agronomia-arquitetura-e.html
 
Última edição:
Qual instituto estrangeiro recomendas ? Como disse, pensei em Alemanha ou EUA pela tradição militar, mas posso citar suíça, inglaterra tbm...

Mas minhas principais dúvidas são em como seguir carreira nessa área :hmm: Onde e para quem trabalhar (fora do brasil, claro), quanto ganha em média, qual o piso e se tem teto salarial, se é uma área promissora, etc e tal :hmm:
 
nas agulhas negras tem um curso de engenharia no campo de batalha, deve ser legal.
 
Qual instituto estrangeiro recomendas ? Como disse, pensei em Alemanha ou EUA pela tradição militar, mas posso citar suíça, inglaterra tbm...

Mas minhas principais dúvidas são em como seguir carreira nessa área :hmm: Onde e para quem trabalhar (fora do brasil, claro), quanto ganha em média, qual o piso e se tem teto salarial, se é uma área promissora, etc e tal :hmm:

parte militar é como se fosse segredo da nação, não é facil sair por ai sabendo, talvez na russia deve ter, mas só vejo quem faz este curso somente militares, não vi ninguem na area civil fazer. Alias estas empresas de armas contratam eng eletricos, mecanicos e de materiais para tocar muitos projetos, nao precisa ser "eng belico" para fazer armas.
 
Como disseram, o IME não deve a nenhum curso estrangeiro, deve estar até entre os melhores do mundo aliás.
 
O IME é um dos melhores :hmm: Mesmo com nossa política de ''amigo de todo mundo, então dana-se armas'' ele é bom?

E sobre faculdade de mecânica, qual instituto estrangeiro vocês indicam?

Ninguém tem nenhuma ideia sobe carreira nesse ramo? :feelbad:
 
Na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) oferece o curso de material belico. Para poder faze-lo terás que tentar uma vaga na instituição EsPCEx e ser militar.
 
Cara, dá pra ver que vc é novo e não tem muita ideia de como funciona engenharia, mas não leve como insulto, eu passei por isso tbm.

No geral é assim: não existe cara especifico de todo um sistema (tipo eng bélico), mas sim especialistas em cada subdivisão (mecanica, eletronica, telecom). É importante que vc decida que área do armamento vc gostaria de desenvolver: Eletronico pode trabalhar com sistemas de controle, enquanto um mecanico desenvolve um novo modelo de disparo de fuzil. Alias, um especifico que conheço é eng de petroleo, porém as companhias de petroleo (halliburton, schlumberger, baker) preferem pegar os caras das engenharias convencionais e direcionar a cada parte ( eu sou eng eletronico e fui pra wireline pois é onde tem mais eletrônica). Um problema da eng de petroleo é que o cara se forma sem nunca ter visto um poço, é como fazer culinaria sem um fogão.

Você diz que vai estudar fora do brasil, mas não pense que entrar em uma instituiçao de renome lá fora será mais fácil que entrar no IME aqui. Alias, o IME não deve em nada para o resto, assim como o ITA, tem renome mundial. Na minha opinião, o dinheiro que vc gastaria vivendo la fora poderia ser muito bem aplicado em um cursinho preparatorio e especializações durante e depois da facul, com um intercambio de qualidade. Eu fui recentemente pra escola de petroleo em Fort Worth -EUA, curso de especialização que a empresa fornece, e vi que os eng americanos estão muito abaixo dos brasileiros. Enquanto a equipe dos brazucas teve notas sempre acima de 9.5, os americanos penavam pra passar dos 8.5 e dois caras reprovaram (nota menor que 8)

o que fode é que quando o cara se forma no ITA e IME, ele não quer ganhar 5 mil como engenheiro, ele vai ganhar 25 mil como investidor em um banco. E como o outro colega disse, se vc quer mesmo fazer IME esquece o resto da vida, todo o tempo que não seja comendo/dormindo vai ser estudando, antes e durante a facul. Essa é a parte mais séria: você esta disposto a abrir mão das festas, carnaval, facebook e tals?

Se está disposto, o caminho a seguir neste momento é estudar muito matemática e fisica, pois são as principais para qualquer engenharia. Tenha em mente que ingles fluente é o nível mínimo (se vc é embromation é melhor investir pesado em curso de ingles).

Uma vez dentro da universidade fique atento as oportunides de "ganhar" curriculo: publicações, artigos, projetos cientificos, estágios em empresas de renome, ser melhor da turma, congressos, intercambio com parceria da universidade (ir pros eua ser atendente de mcdonalds não vale de nada, só ajuda no ingles), faça tudo que puder agarrar. O network dos professores costuma ser muito bom, e nessa hora indicação com qualidade supera tudo (tipo, o prof conceituado te indica para um intercambio, isso vale ouro)
Mas não desiste, vai fundo que vaga pra engenheiro sempre tem!
 
Última edição:
Procura em Israel.

Dois amigos meu estão lá, Engenheiro de Hardware focado na área bélica.
 
Eu queria estudar fora com foco na europa mais pela tradição que as instituições de la tem e, se possível, ja conseguir emprego/estágio por la. Meu objetivo é sair do brasil exatamente por causa do que você falou, aqui no brasil o cara abre mão da vida dele pra ganhar 5mil por mês, enquanto qualquer um sem estudo ou dedicação ganha centenas de vezes mais (pseudo-celebridades, BBBs, futebol, etc).

La fora um engenheiro sênior ganha o mesmo que grandes executivos, aqui ganha 15~20k com muita, muita sorte, mas isso aqui não vale nada, de qualquer forma. Você ganha menos, e o que vc ganha vale menos, além de viver numa sociedade completamente desestruturada (vc não tem uma estrada boa fora das ruas em bairros nobres).

A grande sacada seria essa: Estudar fora para ja formar num lugar de renome, e, além do estudo, essa convivência la ja servir de base pra futuramente morar la. Matar 2 coelhos com uma cajadada.


A concorrência do IME é estupida, mas anda que não vá encontrar la fora, estou de olho na Universidade de Berlim, ou Munique, por exemplo, são universidades tradicionais e oferecem um grande percentual de vagas para estrangeiros, no pais que, creio eu, tenha a maior tradição em mecânica do mundo, por isso meu interesse.





Eu não sabia que não existia um ramo específico pra parte bélica, mas o interesse na mecânica vai além dessa parte, isso eu sei. O bom da engenharia é que você pode trabalhar tanto no projeto de um carro quanto no de um avião ou de um navio, obviamente existem engenheiros especializados em aeronáutica, mas isso não impede você, que tradicionalmente trabalhava com outras coisas, trabalhar neles, tudo é mecânica.

Meu interesse abrange diversos ramos, não só o bélico, mas, como citei, aeronáutica, automobilismo, etc.
 
Seria legal você fazer engenharia e procurar algum curso com ênfase em materiais bélicos ou algum curso de especialização nisso. Talvez fora exista, mas até onde sei, a base para as engenharias são todas parecidas. O aperfeiçoamento/experiencia que define qual área você pode ficar "sênior"

PS: O San Andreas respondeu a um tópico, isso não se vê todo dia. :poker:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo